sábado, 7 de maio de 2011

8 de maio - Dia da Vitória

Em comemoração ao Dia da Vitória, o Tiro-de-Guerra 10-018 realizou um passeio ciclístico.

O passeio teve início às 5 horas no TG, Avenida Santo Antônio em direção a Praia de Arpoeiras. Passando pela Comunidade de Caussú até o distrito de Juritianha e regresso a Acaráu pela Estrada do Sol Poente. O encerramento do passeio ciclístico aconteceu por volta da 7:30.

Apesar da chuva o passeio não foi prejudicado e serviu para fortalecer o espirito de corpo da tropa diante deste desafio de pedalar aproximadamente 30 Km.

Fonte: Blog TG de Acaraú

Homenagem do CVP às Mães Cordimarianas






Cofee Break realizado Totó Buffet e Eventos: http://totobuffet.blogspot.com/

Mosteiro das Clarissas busca apoio para obras

As irmãs reclusas de Canindé enfrentam situação de insegurança, após chuva que derrubou muro do mosteiro

Canindé Inaugurado no dia 27 de dezembro de 1996, o Mosteiro do Santíssimo Sacramento, conhecido como Mosteiro das Irmãs Clarissas, está precisando de apoio das autoridades do Município e do Estado. Motivo: uma chuva de 157 milímetros destruiu 160 metros do muro de proteção da casa das religiosas. O fato aconteceu no mês de janeiro, também causando danos em outras áreas da cidade de Canindé. Porém, até agora, as freiras continuam desprotegidas. Elas vivem em sistema de reclusão, e temem a situação de vulnerabilidade em que a casa ficou desde então.

IRMÃ ANA Clara mostra os estragos causados pelas chuvas no Mosteiro da Ordem das Clarissas em Canindé. As religiosas não têm condições para reconstrução do muro de proteção
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES
De acordo com irmã Ana Clara, os prejuízos estão por toda parte. A Ordem das Clarissas não tem recursos para reconstruir a murada. "Isto está ocorrendo porque uma obra que foi feita sem nenhum planejamento, próxima à Praça Dr. Aramis, reteu toda a água do Riacho Doce, que corta a área do Mosteiro. Estamos neste local há quase 12 anos e nunca tinha acontecido um cena desta natureza", lamenta a irmã.

"Foi um prejuízo só. As águas ficaram retidas, sem ter para onde correr, e o fluxo só tem um curso para frente. Quando o muro não suportou mais a pressão, desabou", diz irmã Ana Clara, lamentando o prejuízo.

Recursos
Ela diz ainda que os responsáveis pela obra não deram nenhuma satisfação à administração do Mosteiro. "O que eles ofereceram foram dois mil tijolos furados que não resolve nada. Para deixar o local seguro, serão necessários R$ 36 mil, fora a mão de obra", diz ela, completando, "nós falamos com o governador Cid Gomes, na sua última visita à cidade de Canindé, no dia 4 de maio, e ele ficou de ver com seus secretários uma maneira de nos ajudar, mas isso ficou só na promessa", disse a religiosa. Atualmente, o Mosteiro das Clarissas está sob a dependência jurídica do Ministério Provincial da Província Franciscana do Brasil. Teve sua elevação canônica no dia 20 de março de 1999, quando foi eleita a primeira abadessa, madre Maria Betânia de Jesus Hóstia, que esteve à frente da comunidade de 1999 a 2005.

Hoje a abadessa é madre Elisabete dos Anjos, e conta com 18 irmãs de vários Estados do Brasil, em idades que variam entre 21 a 88 anos. Mesmo com sua estrutura abalada pelos estragos das chuvas, o Mosteiro sediou o 3º Encontro das Religiosas Contemplativas da Regional Nordeste 1, com a presença das ordens Clarissas, Concepcionistas, Carmelitas, Beneditinas e Agostinianas, vindas das cidades de Canindé, Guaraciaba do Norte e Fortaleza.

Irmãs clarissas preparam programação especial para o ano do jubileu, em memória de Santa Clara, a primeira e principal amiga e seguidora de São Francisco de Assis
O evento religioso contou com a participação de dom José Haring, de Limoeiro do Norte, dom José Luis, bispo auxiliar de Fortaleza, dom Rozalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar das ordens, frei José Batista, responsável pela construção do Mosteiro das Clarissas, e irmã Ana Clara. "Esse evento teve como finalidade a nossa preparação para o grande momento de comemoração dos nossos 800 anos de vivência no Brasil", afirmou irmã Ana Clara.

Para frei José Batista, a grande mensagem dada no encontro foi a maneira como as religiosas devem se preparar para festejar uma data relevante para a Ordem. "São 800 anos, não são 800 dias", disse o frei José.

O novo bispo da Ordem no Ceará, dom Rozalvo Cordeiro, ficou emocionado ao conhecer as irmãs religiosas.

"Estou vindo de Alagoas, mas a recepção que foi dada em Canindé, nos dá a certeza de que este momento é o ponto de partida para tornarmos o compromisso com Deus muito mais forte", disse o religioso.

MAIS INFORMAÇÕES MOSTEIRO das Irmãs Clarissas
Rua Paulino Barroso, 31 - Bairro Santa Clara, Município de Canindé
Telefone: (85) 3343.0126

Antônio Carlos Alves
 Colaborador

ENCONTRO DO JUBILEU
Ordem festeja 800 anos de fundação
A família franciscana no Brasil e no mundo está em festa neste ano pelo VIII Centenário da Ordem das Clarissas

Canindé Nos dias 29 de maio a 5 de junho acontecerá no Mosteiro das Irmãs Clarissas, neste Município, o Encontro de Formação e abertura do Jubileu do VIII Centenário da Consagração da Mãe Santa Clara na Porciúncula. Na abertura do Encontro, está prevista a presença do ministro geral da Ordem Franciscana, frei José Rodriguez Carballo.

"Com nossas preces e o coração voltado para os discípulos nos preparamos para este momento singular de nossa Ordem no Brasil, e que ele seja de vivência profunda de encontro com o Senhor na sua renovação, no vigor originário de nossa vocação, benefício concedido a cada dia por nossa mãe, Santa Clara, que nos manda a luz de Jesus", enfatiza irmã Ana Clara.

A religiosa fala ainda que a vida de clausura é uma forma de auxiliar ao próprio Deus, "sustentáculo dos membros vacilantes de seu corpo inefável".

A programação está distribuída da seguinte forma: na abertura do Encontro, dia 30 de maio, está programada uma missa na Basílica de São Francisco, presidida pelo ministro provincial, frei Marconi Lins.

No dia 3 de junho, haverá ofício de vésperas, presidido pelo ministro geral, frei José Rodriguez Carballo.

No dia 4 de junho, está agendado o encontro com o ministro geral e celebração da abertura do Jubileu. Em 2012, as Irmãs Clarissas de todo o mundo estarão comemorando os 800 anos de fundação de Ordem Santa Clara. A família franciscana do Brasil, por meio de sua presidente, irmã Maria Petronila de Sousa, promove com todas as congregações franciscanas, que trazem o seu carisma e a sua espiritualidade inspirados em São Francisco, celebrarão os oito séculos de Santa Clara de Assis, a maior amiga de São Francisco.

O tema leva a mensagem: "Santa Clara de Assis e de hoje caminho da unidade". Já o lema da comemoração é: "Vida vivida em função do amor".

A história de São Francisco de Assis se confunde com a de Santa Clara. Ela foi a primeira a creditar na missão do então jovem cristão, no trabalho de amparar os mais pobres e necessitados. Clara alimentava os leprosos, excluídos do convívio.

Fonte: Diário do Nordeste

Patrimônio histórico abandonado

Locais do acervo do Sítio Caldeirão, como a capela construída pelo beato José Lourenço, estão deteriorados

Calçadas DA CAPELA do Sítio Caldeirão foram danificadas pela chuva. O local foi construído pelo beato José Lourenço. A estrada de acesso também está precária
FOTO: ANTÔNIO VICELMO
Crato A calçada da capela construída pelo beato José Lourenço, no Sítio Caldeirão, foi parcialmente destruída pelas chuvas. O pátio em frente à capela e a biblioteca foram cobertos pelo mato. O estado de conservação da estrada que dá acesso ao sítio é precário. Foi difícil chegar ao local com um ônibus transportando estudantes da Escola de Ensino Fundamental Liceu do Crato, que desenvolvem projeto voltado para a valorização da educação ambiental e para o respeito aos aspectos regionais.

O programa, coordenado pelos professores Marcelo Alencar, Eldinho Pereira e Erlânio Costa, tem o intuito de realizar uma série de aulas de campo em lugares de interesse sociocultural. A aula ocorreu entre escombros e edificações que compõem o Sítio Caldeirão, local onde, segundo o professor Eldinho Pereira, o astuto beato José Lourenço e seus seguidores viveram uma experiência coletiva, religiosa e igualitária.

A secretária de Cultura do Crato, Daniella Esmeraldo, tem conhecimento dos estragos causados pelas chuvas. Ela disse que esteve lá com o secretário da Infraestrutura, José Muniz, que prometeu recuperar os danos. A primeira providência, de acordo com Daniela, foi contratar uma pessoa para cuidar do patrimônio.

Além da restauração da capela e da casa do morador, deixados pelo beato, foram construídos, em parceria com o Governo do Estado, um museu com auditório e biblioteca, dois banheiros e aberto espaço para acolher os turistas e os romeiros que visitam a localidade.

Atrativos culturais
O objetivo do projeto, segundo a secretária, é fornecer uma estrutura com atrativos culturais, turísticos e históricos, com aproveitamento racional do potencial do espaço, trazendo como elemento a memória histórica da experiência vivenciada. É o resgate não só material, mas imaterial também.

Dentro das metas estruturais do projeto, nos moldes arquitetônicos das construções da região, consta a reconstrução da casa do beato José Lourenço, resgatando o modelo original, restauração completa da capela de Santo Inácio, com altares, santos e mobiliários, restauração completa do cruzeiro, das fundações e identificação dos cemitérios e dos túmulos dos jesuítas. Além dos acessos aos caldeirões, construção de Memorial da Religiosidade dos povos do Nordeste, incluindo o próprio Caldeirão, Canudos, Pedra Bonita, Pau de Colher, entre outros locais.

Instalando-se no Sítio Caldeirão, propriedade de Padre Cícero, os camponeses formaram uma pequena sociedade coletiva e igualitária, prosperando tanto que chegaram a vender os excedentes nas cidades vizinhas pela região.

Difamação
O Sítio Caldeirão causou preocupação para as elites da época, desagradando fortemente à Igreja e os latifundiários que perdiam a mão-de-obra barata da região. As difamações culminaram com a acusação de que o beato Zé Lourenço era "agente bolchevique".

Quando Padre Cícero morreu, em 1934, as terras foram herdadas pelos padres salesianos e os camponeses do Caldeirão ficaram desamparados.

No mês de maio de 1936, a comunidade era dispersa e o sítio foi incendiado. Zé Lourenço e seus seguidores rumaram para nova comunidade. Alguns dos moradores resolveram se vingar e realizaram emboscada, matando alguns policiais, o que foi respondido com verdadeiro massacre de camponeses pelos policiais (estima-se entre 300 e mil mortos).

Antônio Vicelmo
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Cultura do Crato, Centro Cultural do Araripe
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.2365

Fonte: Diário do Nordeste

Coletivo musical cearense

Jotabê faz, hoje, mais um show do CD "De Samba e Choro", no Iate Clube, com os cantores cearenses Eudes Fraga, Evaldo Gouveia, Marcus Caffé e Paulo Façanha
Jotabê já realizou outros shows para divulgar as canções do disco "De Samba e Choro"
Acontece, hoje, no Iate Clube de Fortaleza, a partir das 21 horas, mais um lançamento do CD do cantor e compositor cearense Jotabê, "De Samba e Choro". O evento é o terceiro do gênero e é o primeiro deles apenas com artistas cearenses, Evaldo Gouveia, Marcus Caffé, Paulo Façanha e Eudes Fraga, depois de três edições semelhantes acontecidas no Theatro José de Alencar, Centro Cultural Oboé, e, em São Luiz, no tradicional teatro Arthur de Azevedo. Jotabê e os cantores convidados serão acompanhados por experientes instrumentistas da cena, em Fortaleza. São eles: Tarcísio Sardinha (violão 7 cordas), Tito Freitas (piano elétrico), Giltácio Santos (flauta e clarinete), Luiz José (cavaquinho), Hoto Júnior (percussão), Igor Caracas (percussão) e Fernando do Pandeiro (percussão).

No palco, os intérpretes cantarão algumas músicas do terceiro disco de Jotabê e dois de seus sucessos, com exceção do compositor Evaldo Gouveia, que, por conta do seu repertório de clássicos na MPB, terá direito, inicialmente a três canções. Como o autor de "Sentimental demais" sempre recebe pedidos, certamente terá mais espaço.

MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do disco "De Samba e Choro", hoje, 21 h, no Iate Clube. Mesas: R$ 100,00 (4 lugares). Contato: (85) 3263.1744

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Quadrinhos - Curto e grosso

O personagem de quadrinhos Ariosto, do artista João Belo Jr. ganha sua primeira antologia. Tirinhas e cartuns retratam as desventuras de um machão inveterado

O personagem ariosto, perdido em um de seus delírios de conquistador inveterado, no traço de seu criador, João Belo Jr.
O tal "macho jurubeba", de que tanto fala o jornalista e escritor cearense Xico Sá, tem lá seu pé na modernidade. Claro, ele não vai querer confessar, mas podemos dizer que se trata de um rapaz multimídia. É o que prova "Ariosto - A Evolução Natural do Conquistador", álbum de tirinhas, cartuns e charges do artista de HQs cearense João Belo Jr.

O álbum reúne as aventuras do personagem Ariosto, como já foi dito, um macho jurubeba, metido a conquistador e, como todo canastrão, um potencial fracassado em suas (muitas) tentativas de conquistar donzelas e as não tão donzelas assim. Contemplado na categoria Luiz Sá (voltada para obras em quadrinhos), no I Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, "Ariosto" será lançado hoje, às 16h, na Livraria Cultura.

Artimanhas da conquista
Ariosto não chega a ser um metrossexual, mas capricha no visual. Um tanto antiquado, mas tem lá seu estilo. Óculos escuros, jeans e cabeleira longa e impecavelmente penteada, contudo, não o tornam tão atraente quanto ele espera. E é aí que o personagem tenta ser criativo, apresentando um vasto repertório de cantadas, quase todas canastríssimas e, para o deleite do leitor, garantias de fracasso.

O interessante de "Ariosto" é que o álbum não se sustenta apenas no talento de João Belo Jr. para o formato tira - um formato difícil, aliás, já que exige capacidade de síntese e precisão para se fazer entender e provocar o riso do leitor. Além das tiras, que são maioria no volume, há cartuns e charges, um instantâneo em que tudo se resolve num único quadro; e uma introdução que evoca uma linhagem de conquistadores, que abriga alguns modelos mais bem sucedidos que o incansável Arioso, caso do fictício Don Juan e o histórico Casanova.

Café com quadrinhos
Outro projeto de João Belo Jr. que merece atenção é o site The Comics Cafe (www.thecomicscafe.com). A página é administrada e alimentada por João e outros dois quadrinhistas, seu irmão Júlio Belo e Falex Vidal (famoso na cena local de HQs por seu projeto multimídia "O Rato do Prédio", quando a intercessão dos quadrinhos com a internet ainda engatinhava mundo afora).

No Comics Café, o leitor encontra quadrinhos (claro), pin-ups (ilustrações isoladas de personagens conhecidos e experimentações dos três artistas), além de imagens dos bastidores das criações do trio, notícias relacionadas a HQs (sobretudo do Ceará) e uma loja virtual para venda de produtos do grupo. Por enquanto, dá para adquirir o tal álbum de estreia de "Ariosto" e o primeiro número da revista do personagem Rato do Prédio (R$ 5). A qualidade do acabamento gráfico de ambos os produtos é mais um diferencial que deve agradar os leitores.

TIRAS 
Ariosto João Belo Jr.Expressão gráfica, 2011, 60 páginas, r$ 25Lançamento às 16 horas, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010). Contato: (85) 4008.0800 e www.thecomicscafe.com

DELLANO RIOS
EDITOR

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Poeta lança livro nos Sertões dos Inhamuns

Às 20 horas de hoje, no Restaurante O Wanderley, o poeta Dideus Sales lança seu "Jitiranas de Luz". É a sua 13ª obra literária, na linha poética. Lançado em abril, em Aracati, onde ele reside, a obra será lançada em vários outros locais do País, até julho. Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Mossoró já estão marcados para os próximos dois meses. Será apresentado pelo promotor de Justiça, José Arteiro Soares Goiano.

Fonte: Diário do Nordeste

Morre o publicitário Tarcísio Tavares

Foto - Neysla Rocha
Morreu nesta madrugada, vítima de AVC hemorrágico, o publicitário Tarcísio Tavares. Ele fundou a primeira agência de publicidade e propaganda no estado do Ceará, a Publicinorte.

Tarcísio Tavares criou promoções que fizeram um sucesso imenso em Fortaleza. São dele a invenção do ‘Quarteirão do Sucesso’, também na Barão do Rio Branco, e das ‘Loucuras de Setembro’.

(Informações TV Diário)

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Teatro do Seu Noel

Neste mês de maio, dois espetáculos teatrais cearenses integram memórias e canções de um dos maiores compositores de samba do País: o bom malandro da Vila Isabel, Noel Rosa


A noiva e o condutor, montagem do Coral de Artes Cênicas do IFCE: homenagem ao Poeta da Vila
Fazendo homenagem ainda ao centenário do bom sambista da Vila, Noel Rosa, ocorrido no ano passado, grupos cearenses exploram a prosa e a poesia de suas letras em dois espetáculos cênico-musicais. A partir de hoje, o Coral das Artes Cênicas do IFCE inicia uma temporada de apresentações pelos Centros Culturais do BNB, em Juazeiro, Sousa (na Paraíba) e Fortaleza com o espetáculo "A Noiva e o Condutor". Já a peça "Boteco do Seu Noel" será encenada apenas em Fortaleza, em duas praças da cidade, hoje e em todas as sextas-feiras de maio.

Adaptação
A parceria entre o diretor Aldrey Rocha e o Coral das Artes Cênicas do IFCE começou em 2007, mas a inserção de Noel Rosa na vida do grupo aconteceu no fim de 2008. A escolha pelo compositor foi estimulada pela pouca difusão do trabalho de Noel no Ceará. "Ele não é tão estudado aqui e poucas pessoas, na verdade, conhecem mesmo a obra dele. Noel é mais conhecido pela interpretação de outros artistas, mas isso causa confusão. Nem todo mundo sabe quais são as músicas de sua autoria", comenta Aldrey.

Tendo como ponto de partida a opereta "A Noiva do Condutor", o grupo adaptou a curta novela, transformando em um espetáculo que une teatro e canto. "A opereta só tem 20 minutos, o que nós fizemos foi nos basear na história para criar um texto e incluir na trama músicas do compositor, que já são todas de domínio público", explica o diretor.

"A Noiva do Condutor" foi composta entre os anos 35 e 36 e retrata com humor e simplicidade os hábitos da sociedade carioca na década de 30. A trama fala de Helena, moça apaixonada por Joaquim, que se diz grande advogado, homem das leis. O pai de Helena, vendo a filha tão enamorada, com muito custo consente o noivado. Mas os problemas começam quando Helena e o pai, certo dia, tomam um bonde no Centro e descobrem que Joaquim nada mais é do que um reles condutor.

O grupo, que é composto por 27 pessoas, leva aos palcos 18 artistas, que ofertam ao público canções como "Com que roupa", "Dona Emília", "Tudo pelo teu amor" e "Tipo zero". Percorrendo o Ceará e a Paraíba, o Coral de Artes Cênicas fará um total de oito apresentações no período de 3 a 13 de maio.

A temporada começa no CCBNB-Cariri, em Juazeiro do Norte, nos dias 3, 4 e 5, sempre às 19h. Em seguida, nos dias 6 e 7, também às 19h, no CCBNB-Sousa. A temporada se encerra em Fortaleza, nos dias 11, 12 e 13, com apresentações às 18h30.

Lembranças
Investindo em um modo original de relembrar os sucessos do sambista, o diretor e roteirista Murillo Ramos montou o espetáculo "Boteco do Seu Noel".

Na trama, quatro atores, malandros dos dias de hoje, contam a história do poeta de Vila Isabel em uma roda de botequim. O improviso e a atmosfera de festa ficam por conta da apresentação ao ar livre, que acontece em duas praças de Fortaleza: a Murilo Borges, próxima ao BNB e a José de Alencar, ambas no Centro da cidade.

A proposta da peça surgiu num dia em que Murillo e seus outros três amigos, que integram o elenco, ouviam "Fita amarela". "Quando soubemos que aquela composição era de Noel, ficamos pensando em quantas pessoas escutam suas canções sem conhecer sua história. Por isso, a iniciativa de montar um espetáculo", comenta o diretor. Há anos trabalhando com teatro de rua na Trupe Caba de Chegar, Murillo definiu que a peça deveria ser encenada no meio da praça.

Assim, longe da paisagem de época, mas sim em um boteco improvisado, ao sabor do churrasquinho de gato, da pinga quente e da cervejinha de isopor, músicas inesquecíveis do cancioneiro popular brasileiro são lembradas junto à história do sambista. "Nossa ideia era contar a vida do Noel aos moldes de hoje", afirma Murillo. Desse modo, pode-se considerar que a questão fundamental do espetáculo é: quem é o malandro dos dias atuais?

"O malandro daquela época, de paletó branco e chapéu-palheta, era o cara mal visto pela sociedade elitizada, eram os artistas da comunidade. Hoje ele é traduzido pela bermuda e chinelas de dedo, pela linguagem popular, mas a identidade dele ainda é um tanto indefinida", teoriza o diretor.

"Boteco do Seu Noel" acontece apenas em Fortaleza, nas quatro sextas-feiras de maio, sempre às 17h, na Praça Murilo Borges (dias 6 e 20); e na Praça José de Alencar (dias 13 e 17).

MAYARA DE ARAÚJOREPÓRTER

MAIS INFORMAÇÕESBoteco do Seu Noel. Hoje e 20 de maio na Praça Murilo Borges, às 17h; e dias 13 e 17 na Praça José de Alencar, às 17h. Contato: (85) 3464.3108

 Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lançamento da obra “Mentiroso e o Aprendiz de Fado”, do escritor cearense Well Morais

 "Dia 07 de maio (sábado), às 19 horas, no Ideal Club, ocorrerá o lançamento da obra “Mentiroso e o Aprendiz de Fado”, do escritor cearense Well Morais.
 
O livro conquistou, em 2010, o I Prêmio Literário para Autor (a) Cearense, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na categoria Prêmio Rachel de Queiroz, de Literatura Infantil e Juvenil para obras inéditas.
 
Well Morais é escritor independente com oito obras lançadas desde 2002, voltadas principalmente para o público infanto-juvenil. Mais de 40 escolas do Ceará e de Pernambuco já adquiriram obras de Well Morais. O escritor, que já vendeu mais de 22.000 exemplares, busca sempre uma parceria com as escolas no intuito de aproximar leitor e escritor por meio de palestras e eventos literários.
 
A entrada no evento é gratuita e o número de participantes limitado. O livro “Mentiroso e o Aprendiz de Fado” estará à venda no local, juntamente com as demais obras do autor que também podem ser encontradas em livrarias de Fortaleza ou pelo site www.wellmorais.com.br.

Serviço:
Lançamento do livro “Mentiroso e o Aprendiz de Fado”, de Well Morais.
Data: 07 de maio de 2011.
Local: Ideal Club (Espaço: Terraço do Piano Bar)Av: Monsenhor Tabosa, 1381 (Entrada pela Rui Barbosa)Horário: 19hAquisição de livros no local

Fonte: Blog Ceará é Noticia

Teatro na calçada

A partir de hoje, até domingo, sempre no finalzinho da tarde, o grupo Nóis de Teatro apresenta seu mais novo espetáculo - "O que mata é o costume!". O trabalho pretende suscitar discussões sobre cultura contemporânea, convenções sociais e os paradigmas cênicos do teatro de rua. Tudo isso ao ar livre, bem em frente ao TJA

O grupo cearense Nóis de Teatro, em sua nova montagem, "O que mata é o costume!": Brecht e crítica à cultura pop

Atores, vários equipamentos eletrônicos e músicas em alto volume de cantoras pop internacionais. Tudo isso no meio da rua, bem em frente ao Theatro José de Alencar. A proposta, inicialmente meio maluca, faz parte do espetáculo "O que mata é o costume!", do grupo Nóis de Teatro. A apresentação acontece amanhã, sexta e sábado, e foi montada com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

Dividida em dois atos, a peça é uma livre adaptação do texto "Aquele que diz sim, Aquele que diz não", do alemão Bertold Brecht (1898 - 1956), baseado em um conto japonês e escrito em 1930. A temática, no entanto, permanece atual.

No caso de "O que mata é o costume!", a reflexão gira em torno de como o ser humano se comporta diante de determinadas situações. Os dois atos são compostos de situações extremas, com desfechos diferentes. A montagem parte de um processo colaborativo, no qual os atores experimentaram a fusão de elementos do Teatro Épico, do Teatro do Oprimido, da performance e outras linguagens.

"Abordamos pontos como homofobia, matrimônio, aborto e outras situações sociais, nas quais os atores-perfomers precisam tomar decisões, dizer sim ou não, como explica o título do texto de Brecht", explica o coordenador geral do Nóis de Teatro, Altemar di Monteiro. "Muitas vezes não são os personagens que respondem, porque são empurrados socialmente", complementa.

Tudo junto e misturado
A partir disso, a peça propõe uma reflexão ainda mais ampla, sobre a cultura contemporânea e a quebra de paradigmas no teatro de rua. "Ao nos aproximarmos do texto de Brecht, vimos que ele tinha a ver com a quebra de costumes, o que suscitou também uma abordagem de questões políticas e da quebra de paradigmas na concepção dramática e cênica do teatro de rua", analisa Monteiro.

A concepção do espetáculo passou também por uma pesquisa sobre experiências urbanas como performances, happenings e os flash mobs. "Aliamos tudo isso a elementos da cultura pop, da qual nos apropriamos para poder também criticá-la. No espetáculo, usamos músicas de cantoras pops internacionais, como Madonna e Lady Gaga. Vimos que é um barato, as pessoas passam, ouvem o som e param. É uma estratégia diferente de chamar atenção", observa Monteiro.

Já no segundo ato, uma grande novela é apresentada ao público, como uma sátira, uma crítica ao produto enlatado. São utilizadas músicas temas, cenas clássicas e outros elementos relacionados ao formato.

Outra estratégia utilizada na peça para discutir a questão do espaço cênico na rua é a utilização de ferramentas audiovisuais e de equipamentos eletrônicos diverso. "Temos televisões, liquidificador, ventilador. Levamos essa parafernália para a calçada, em uma encenação multi-midiática. Com isso pretendemos questionar o que é o teatro de rua, quais suas novas possibilidades", detalha o coordenador geral.

Todas essas reflexões, e o próprio espetáculo "O que mata é o costume!" derivam de outra peça, "Sertao.doc", também criada pelo grupo e em cartaz aos domingos deste mês no palco sob a passarela do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

"Em ´Sertão.doc´ também utilizamos recursos multi-midiáticos, como projetores e música ao vivo. Em seguida, começamos a afinar mais essas pesquisas a partir da criação de um grupo de estudo, o Regra de Três", recorda Monteiro.

"Sertão.doc" trata de questões sociais relacionadas à terra, a exemplo da reforma agrária. "Envolve experiências que tivemos com assentamentos. Já fomos a Porto Alegre com essa peça, vamos ainda à Bahia e ao Maranhão. Ela nos deu boa visibilidade", comemora Monteiro.

Voltado ao teatro de rua, o Nóis de Teatro existe há nove anos. Entre seus espetáculos mais importantes destacam-se "O Juiz de Paz na Roça" (2007), Artimanhas (2008), "A Granja" (2009), "Sertão.doc" (2010) e "O que mata é o costume!" (2011), totalizando mais de 200 apresentações nos últimos três anos de atividades.

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

MAIS INFORMAÇÕES
Espetáculo - "O que mata é o costume!",
do Grupo Nóis de Teatro. Às 17h30, na calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro). Grátis. Contato: (85) 3101.2583 e (85) 8720.1135

Fonte: Diário doNordeste

Edilmar Norões tomou posso na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo

O diretor Geral de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, tomou posse ontem na cadeira 3 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, sendo prestigiado pelo diretor administrativo do Diário do Nordeste, Igor Queiroz Barroso.

FOTO: MARÍLIA CAMELO
 Fonte: Diário do Nordeste

Alfabetização melhora, mas qualidade não

Estado ultrapassou a região Nordeste e o País, em termos de população com as primeiras letras, um total de 82,8%


Os resultados do censo de 2010 indicam que houve uma melhoria na educação, quando comparado ao ano 2000, o Ceará detinha na época uma taxa de alfabetização de pessoas de 10 anos ou mais, equivalente a 75,3%, inferior à taxa da região Nordeste (75,4%) e a do Brasil (87,2%). No entanto, em 2010 já ultrapassou a média da região Nordeste (82,35%), chegando a um total de 82,8% da sua população alfabetizada, esse aumento representou uma variação de 9,97%.

Ao analisar a taxa de alfabetização, segundo as áreas urbanas e rurais, verificou-se que o Ceará aumentou a taxa de alfabetização, ficando acima do Nordeste e do Brasil em termos relativos, destacando-se a elevação da taxa referente à população rural no Estado.

"Porém não temos como saber qual a qualidade dessa educação. Pois a pergunta do censo é apenas se você sabe ler ou não", disse o analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Vitor Hugo Miro.

Os especialistas do Instituto atribuíram a melhora no índice de aprendizagem da população cearense, nos últimos dez anos, ao aumento na taxa de alfabetização percebido em todas as faixas etárias estudadas, a partir de 5 anos de idade.

No entanto, a maior variação (71,4%) da taxa de alfabetização da década coube às pessoas da faixa etária de 5 a 9 anos de idade e a menor ficou com a faixa etária de 15 a 19 anos, ou seja, 6,52%. "O índice, especificamente nessa faixa etária, pode refletir diretamente na redução do trabalho infantil, se analisarmos a população rural", observou o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba Barreto.

Mesmo apresentando a menor variação no período, isso no que se refere a faixa etária de 15 a 19 anos, o Ipece destacou que essa população é a que apresenta maior taxa de alfabetização, com 96,37% em 2010.

"Porém precisamos ter uma escola mais atrativa, que segure essa população na sala de aula", disse o diretor.

A taxa de alfabetização, segundo o censo 2010, cresceu entre os idosos, mas ainda é significativo o percentual dessa faixa etária sem instrução no Ceará
FOTOS: ANTONIO VICELMO
Melhor Idade
O Instituto, em sua análise, também destacou as faixas etárias de 50 a 59 anos e 60 anos ou mais, esta última refere-se a pessoas que normalmente são denominadas como da ´melhor idade´. A taxa de alfabetização cresceu nessas duas faixas, respectivamente, 21,95% e 18,51%. Os resultados podem estar ligados a programas educacionais direcionados aos adultos e idosos, objetivando uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

No entanto, ainda é significativo o percentual de idosos sem instrução no Ceará, tendo em vista que os alfabetizados representam apenas 54,14% da população acima de 60 anos, sugerindo uma maior dificuldade que as pessoas com mais idade tiveram de ingressar nas escolas na época adequada.

Variação
Em comparação com o Brasil e com a região Nordeste, durante a década, o estado do Ceará registrou variações percentuais superiores, em todas as faixas etárias, exceto a que fica entre 15 a 19 anos e 60 anos ou mais, que melhoraram, acima da média nacional, mas abaixo da média da região.


ALFABETIZAÇÃO
Crescimento ainda é considerado tímido
Na educação, entre os dados de maior destaque revelados pelo Ipece está o aumento de 9,97% na taxa de alfabetização, entre os anos de 2000 e 2010, no Ceará. Apesar de o número ser considerado importante, a doutora em Educação, Selene Penaforte, destaca que o crescimento é bastante tímido se considerado que em uma década a taxa cresceu cerca de 1% ao ano.

Para a especialista, mesmo sendo o índice insignificante perante a realidade, a informação revela a tentativa do poder público, em especial, neste caso do Governo Estadual, de desenvolver e aplicar ações que visem melhorias na educação, principalmente aquelas relacionadas à alfabetização. "Observamos que as iniciativas estão surgindo. Elas podem ter sido importantes para este crescimento, mas ainda é preciso um maior incentivo e empenho", destaca.

Dificuldades
Conforme a pesquisa, a maior variação da taxa de alfabetização (71,4%) ocorreu entre pessoas da faixa etária de cinco a nove anos de idade, enquanto que a menor ficou com a faixa etária de 15 a 19 anos, 6,52 %.

A respeito do fato, Selene Penaforte diz que ele deve ter sido motivado pela criação de programas específicos para o primeiro grupo. No caso do ensino médio, segundo a especialista, os dados podem ser explicados pelas dificuldades enfrentadas, como a ausência de professores habilitados a ministrar determinadas disciplinas. "Para que a situação em geral melhore é necessário valorizar os professores e incentivar o acesso à cultura e à leitura, peças fundamentais na formação do estudante.

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informou que só se posicionará sobre os resultados da pesquisa após a análise desta.

Fonte: Diário do Nordeste

Encontros debatem educação no Ceará


Seminários regionais ampliarão discussão sobre as mudanças no Plano Nacional de Educação
Fortaleza A campanha "PNE pra Valer", que congrega entidades educacionais cearenses reunidas em prol de mudanças no novo Plano Nacional de Educação, promoverá a partir deste mês seminários em sete Municípios cearenses. Definidos após aprovação de requerimento apresentado pelo deputado federal Chico Lopes, os encontros se destinam a ampliar as discussões sobre o PNE, estendendo o debate a professores de todas as macrorregiões do Estado do Ceará, divulgando o tema e colhendo sugestões para a elaboração de emendas a serem apresentadas pelos deputados federais cearenses ao projeto atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

O primeiro seminário acontece em Fortaleza, dia 16, na Assembleia Legislativa. Ao longo deste e do próximo mês serão realizados outros seis encontros, nos Municípios de Maracanaú, Quixadá, Sobral, Crateús, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, sendo uma cidade a cada semana.

As secretarias estadual e municipais de Educação e as Credes também participarão da organização dos seminários, além de entidades como a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE), o Sindicato Apeoc, Aprece, Fetraece e outras instituições.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alfabetização do Ceará cresce 9,97% e supera média do NE

Foto: Divulgação   
O Ceará, em 2010, apresentou uma taxa de alfabetização de 82,81% em relação ao ano 2000, representando crescimento de 9,97%, superando a média verificada na região Nordeste, que foi de 82,35% e aproximando-se ainda mais da média nacional, de 90,98%. Este é apenas um dos resultados que revela o trabalho Informe/Ipece (nº 06), que  foi divulgado na tarde desta quarta-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

O desempenho do Ceara é ainda mais importante quando o resultado na área da educação obtido em 2010 é comparado ao índice que o Estado apresentava no ano de 2000, onde a taxa de alfabetização era de 75,3%, valor abaixo da taxa da região Nordeste, de 75,4%, e a do Brasil, de 87,2%. Os resultados, de acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, mostram a proporção de pessoas alfabetizadas acima de 10 anos para o Ceara, o Nordeste e Brasil.

O trabalho do Ipece, que é uma análise profunda dos primeiros dados da Sinopse do Censo Demográfico de 2010, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca, segundo Flávio Ataliba, os principais resultados sobre a evolução de indicadores econômicos na última década para o Ceará, o Nordeste e o Brasil. O estudo do Instituto, no Informe/Ipece, abrange as áreas População, educação, renda e condições dos domicílios.

Ainda analisando a taxa de alfabetização, Flávio Ataliba afirma que nas áreas urbanas e rurais verifica-se que o Ceará aumentou a taxa de alfabetização acima do Nordeste e do Brasil para estas duas áreas geográficas, em termos relativos. Destaca-se a elevação da taxa de na área alfabetização da população rural no estado do Ceará, que registrou um crescimento relativo de 17,46%, saindo de 59,9% em 2000 para 70,4% em 2010.

A melhora no índice de alfabetização da população cearense, nos últimos dez anos, foi decorrência do aumento na taxa de alfabetização percebido em todas as faixas etárias estudadas, das pessoas a partir de cinco anos de idade. No entanto, a maior variação (71,4%) da taxa de alfabetização da década coube às pessoas da faixa etária de cinco a nove anos de idades e a menor variação ficou com a faixa etária de 15 a 19 anos, com 6,52%. Mesmo apresentando a menor variação no período, deve-se destacar que essa faixa etária é a que apresenta maior taxa de alfabetização, com 96,37% em 2010.

Água e esgoto
O indicador mais utilizado para analisar a forma de abastecimento de água refere-se à proporção de domicílios com abastecimento de água adequado, ou seja, quando a proveniência da água do domicílio for da rede geral de distribuição. O abastecimento de água por rede geral, em princípio, oferece uma água de melhor qualidade. Em 2010, do total nacional, 82,85% dos domicílios contava com este serviço. A maior elevação deste indicador foi observada no Ceará, que passou, segundo o estudo do Ipece, de 60,8% em 2000, para 77,2% em 2010 dos domicílios com abastecimento de água adequado. Com isto, o Estado, que se encontrava em um patamar inferior em relação ao Nordeste e Brasil, em 2000, foi capaz de superar a média nordestina e aproximar-se ainda mais da média nacional em 2010.

O trabalho do Ipece mostra que no ano 2000, 22,80% dos domicílios do estado do Ceará estavam ligados a rede geral de esgoto ou pluvial, ao passo que para o Nordeste e o Brasil estes valores foram, respectivamente, de 26,56% e 48,60%. Em relação ao percentual de domicílios com forma de esgotamento do tipo Fossa Séptica, tem-se uma pequena diferença entre as regiões estudadas, uma vez que o Brasil registrou no ano 2000 a marca de 15,17%, sendo de 13,37% e 12,80% os valores para o Nordeste e o Ceará. Para o ano de 2010, constata-se uma relativa melhora nos indicadores para o Ceará e as demais áreas geográficas analisadas.

Coleta de lixo
No tocante a coleta de lixo dos domicílios por serviço de limpeza, o Ceará obteve um percentual de domicílios superior à média do Nordeste em 2010, alcançando também o maior crescimento relativo no período analisado. Por fim, em relação à proporção de domicílios ligados a rede de energia elétrica, o Brasil, e consequentemente o Nordeste e o Ceará caminham para a universalização deste serviço.

Confira o estudo completo no www.ipece.ce.gov.br


Fonte: Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins ( padua.martins@ipece.ce.gov.br / 3101.3508)

Rachel de Queiroz e dez debates marcam segundo dia da Semana de Humanidades


Com a abertura da exposição "RACHEL – paisagens da vida inteira", sobre a escritora cearense Rachel de Queiroz, a VIII Semana de Humanidades UFC/Uece dá início, nesta quarta-feira (4), ao segundo dia de atividades, com mais de dez palestras, mesas-redondas e conferências.

Além da mostra sobre Rachel, aberta a partir das 9h no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), um dos destaques da programação de hoje é a mesa-redonda sobre "O Estilo na canção popular brasileira", que contará com a presença do cantor e compositor Fausto Nilo e dos professores José Américo Bezerra Saraiva e Nelson Barros da Costa, ambos do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. O debate será no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades da UFC, Benfica), das 14h às 16h.

Ainda à tarde, das 16h às 18h, haverá palestra sobre o tema "Jorge Luís Borges e a invenção da tradução", com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Walter Costa, no Auditório do curso de História da UFC (Área 2 do Centro de Humanidades, Benfica).

Em paralelo, no mesmo horário, pesquisadores debatem, no Auditório Rachel de Queiroz (Área 2 do Centro de Humanidades), a "Organização e o uso da informação: perspectivas de ensino e pesquisa", com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) José Augusto Chaves Guimarães e a professora Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Essa é apenas uma parte da extensa programação de quarta-feira da Semana, que pode ser conferida, na íntegra, no site da VIII Semana de Humanidades. Haverá discussões sobre teatro, língua portuguesa, prática docente, fotografia, entre vários outros temas, além de lançamento de livros nos campi da UFC e da Uece.

No total, o evento, que ocorre junto ao II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades, oferece 29 minicursos, 36 oficinas, 22 mesas-redondas e mais de mil comunicações de pesquisas.

Fonte: Coordenação da VIII Semana de Humanidades da UFC/Uece - (fone: 85 3366 7600)

Oficina sobre música e cultura cearense é realizada em Porto Feliz

A oficina de espetáculo “Pérolas do Centauro – 30 anos da música de Pingo de Fortaleza e 40 anos da musicalidade cearense” foi realizada no dia 29 de abril, na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”, em Porto Feliz. O evento contou com a presença de alunos da Escola Municipal de Música Romário Antonio Barbosa.

Durante o encontro, o músico falou sobre a importância do maracatu na cultura cearense, suas particularidades e variações dentro dos demais estados do nordeste
O responsável pela oficina foi o cearense Pingo de Fortaleza, 48 anos, cantor, compositor, poeta, músico e pesquisador, que apresentou-se também no “1º Mega Festival da Canção Sertaneja – Homenagem ao Trabalhador Porto-Felicense”, que ocorreu no dia 1º de maio, na praça da Matriz.

Durante o encontro, o músico falou sobre a importância do maracatu na cultura cearense, suas particularidades e variações dentro dos demais estados do nordeste, e explicou as diferenças culturais entre povos e sua importância na identidade de cada local. Ao lado dos alunos da Escola Municipal de Música, Pingo de Fortaleza também apresentou algumas de suas composições presentes em seus 20 álbuns gravados em quase 30 anos de carreira.

Fonte: Site Itú

Rachel de Queiroz: Paisagens da Vida Inteira é aberta hoje no Mauc

Reunindo fotos, charges, objetos de uso pessoal e uma infinidade de publicações, a mostra destaca vida e obra da escritora cearense a partir de hoje no Mauc 
Um apanhado da vida e obra da escritora cearense, morta em 2003, encontra-se em cartaz até 3 de junho (CHICO GADELHA, EM 12/9/1998)
Com uma conferência da professora-doutora Odalice de Castro, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Ceará (Mauc) abre hoje (4), às 10 horas, a exposição Rachel de Queiroz: Paisagens da Vida Inteira.

Tendo como mote ainda as celebrações pelo centenário da escritora cearense, a mostra com curadoria de Fernanda Coutinho dá um apanhado da vida e obra de Rachel de Queiroz, desde sua infância até sua rica produção literária, isto por meio de fotos em painéis explicativos, objetos de uso pessoal, charges, cadernos especiais em jornais, primeiras edições de livros, entre outros.

“A exposição vem dividida em três segmentos: O Outrora da Infância, Lugares da Memória e Uma Escrita no Tempo”, adiantou Fernanda sobre a mostra que permanecerá com visitação aberta ao público até o dia 3 de junho.

Para a realização de Rachel de Queiroz: Paisagens da Vida Inteira, a presença de apoiadores como o Centro Cultural Banco do Nordeste, Editora José Olímpio e Instituto Moreira Sales (ambos do Rio de Janeiro), José Augusto Bezerra, jornal O POVO e Fundação Demócrito Rocha.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO RACHEL DE QUEIROZ: PAISAGENS DA VIDA INTEIRA
Quando: abertura hoje (4), às 10 horas, com palestra.
Onde: Museu de Arte Contemporânea da UFC - Mauc (av. da Universidade, 2854 - Benfica).
Visitação: gratuita.
Outras info: 3366 7481

Fonte: O Povo

Comissão debate criação do Instituto do Livro e da Leitura no Ceará


A Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa do Ceará realizou na tarde desta terça-feira (03/05), no Complexo de Comissões da Casa, audiência pública para debater políticas públicas para o livro e leitura no Estado e a criação do Instituto do Livro e da Leitura. A iniciativa atendeu a requerimento do presidente da Comissão, deputado Ferreira Aragão (PDT).

O parlamentar ressaltou a importância de se apoiar iniciativas que estimulem a leitura e assumiu o compromisso de levar ao governador do Estado documento propondo a criação do Instituto, subscrito por 11 instituições.

O deputado Júlio César Filho (PTN), presente ao debate, ressaltou a importância do incentivo à leitura, principalmente para a juventude. "Se tomarmos como exemplo as nações mais prósperas, vemos que a política de incentivo à leitura sempre esteve presente nas suas histórias. É valorizando essa idéia junto aos nossos jovens que vamos conseguir mudar nossa realidade", afirmou.

Representando o Conselho Consultivo do Anuário Literário do Ceará, o professor Auto Filho apresentou um documento com elementos para a criação do Instituto. “Várias entidades reuniram suas ideias nesse documento com as medidas necessárias e urgentes para a criação e gestão do nosso instituto, dando assim uma contribuição decisiva para tornar o Brasil uma sociedade leitora, digna de figurar entre as grandes nações cultas do mundo", pontuou.

A presidente da Associação Cearense de Imprensa, jornalista Ivonete Maia, declarou apoio à criação do instituto também como cidadã. "O que está no documento precisa ser concretizado. E quando estiver pronto, que sirva ao povo e não vire mais um ornamento. O Ceará merece isso", declarou. Concordando com as palavras da jornalista, o vice-presidente da Academia Cearense de Letras, poeta Barros Pinho, apoiou as ideias presentes no documento: “Entramos nessa empreitada convictos do nosso sucesso. O instituto vai enriquecer nossa cultura".

Estiveram presentes ao debate representantes da Secretaria de Cultura do Estado, Sindicato das Indústrias de Gráfica do Estado, Sindicato dos Livreiros do Ceará e Câmara Cearense de Letras.
LA/CG

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

Peça Cearense Por Opção, com desbiografia de Rodolfo Teófilo

Nesta terça-feira (3),  o Teatro Dragão do Mar de Arte  e Cultura recebeu a apresentação do espetáculo Cearense Por Opção: uma desbiografia de Rodolfo Teófilo, do Grupo de Teatro Científico Seara da Ciência.
  Foto: Divulgação

No espetáculo, um grupo de jornalistas tenta impedir a destruição de um patrimônio histórico e durante o conflito surge uma das figuras mais ilustres do estado do Ceará: Rodolfo Teófilo. Na peça, sua vida é contada com liberdade poética para recriar os acontecimentos da época, por isso é utilizado o nome desbiografia. A narrativa mescla tons cômicos e trágicos.

Com texto de Andrei Bessa, Cearense por opção: uma desbiografia de Rodolfo Teófilo utiliza uma linguagem acessível e atual e tem também inspiração no sistema Curinga, que foi criado no Teatro Arena nos anos 60. Essa perspectiva propõe que todos os atores convivam com o protagonista, o que leva o público a não ligar a figura do ator ao personagem principal.

Rodolfo Teófilo foi cientista, escritor, industrial e divulgador científico. Um de seus maiores feitos foi a campanha de vacinação contra a varíola, doença  que vitimou milhares de cearenses na passagem do século XIX para o XX. Além disso, foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras e participou da Padaria Espiritual.

Grupo de Teatro Científico Seara da Ciência
O grupo é um órgão da Universidade Federal do Ceará, que tem o intuito de popularizar a divulgação da ciência. Teve início na Seara da Ciência no ano 2000, quando foram encenados quatro  monólogos: “Lavoisier”, “Einstein”, “Darwin” e “Seara da Ciência”.

No repertório do Grupo são tratados outros temas como metabolismo do corpo humano, características de insetos, fontes alternativas de energia, entre outros.

O termo Teatro Científico é utilizado para que os espetáculos não sejam confundidos com Teatro Pedagógico, que tem o objetivo de moralizar o público. No Teatro Científico a arte entra como uma linguagem da comunicação, para aproximar o público do universo da ciência, que muitas vezes está distante das pessoas.

A maioria das peças do Grupo de Teatro Científico Seara da Ciência é escrita por professores da área de teatro com colaboração de profissionais de teatro.

A apresentação do espetáculo Cearense por opção: uma desbiografia de Rodolfo Teófilo, faz parte da programação de maio do projeto Teatro da Terça do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo às artes cênicas no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). 

O espetáculo continua em cartaz na programação, sendo novamente apresentado em todas as terças de maio, sempre às 20 horas, no Teatro Dragão do Mar.

Fonte: Jangadeiro Online

terça-feira, 3 de maio de 2011

Festival Nacional de Humor

O Festival de Maranguape foi criado em 2009, para homenagear Chico Anysio, natural da cidade 

Fortaleza O que seria da vida sem a alegria? E, para os cearenses, é ainda mais difícil se manter com mau humor, afinal, o Estado do Ceará é conhecido, nacionalmente, como "A Terra do Humor". Para divulgar ainda mais este título e promover os novos artistas, no Município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, já se tornou tradição o Festival Nacional de Humor, neste ano, em sua terceira edição.

O humorista local Mixirico é um grande contador de "causos" e piadas e será uma das atrações
O festival, que é promovido pela TV Verdes Mares, tem patrocínio da Oi e do Banco do Nordeste e é organizado pela Via de Comunicação e Cultura.

Risos e gargalhadas vão contagiar a cidade de 16 a 21 de maio. Além dos artistas cearenses, outros Estados também participarão do evento, com seus talentos. O evento terá uma programação diversificada e tudo gratuito, com atrações para todos os públicos e idades. Além de piadas, quem for conferir o festival também vai poder ver shows musicais, apresentação de filmes e uma competição que irá premiar os melhores humoristas do Brasil.

Até as crianças terão oportunidade de participar, com oficinas direcionadas para este público de adereços de humor na Sociedade Artística. Haverá ainda workshops de caricaturas e tirinhas de humor ministrados pelos quadrinistas Weaver Lima e Franklin de Oliveira, do Núcleo ARTZ, que acontecerão na Biblioteca Nacional.

Skolástica será uma das convidadas para participar e divertir o público na cidade de Maranguape
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Os humoristas que desejavam participar da Mostra Competitiva puderam fazer as inscrições até ontem. As escolas municipais vão receber uma atividade itinerante: a apresentação do Teatro de Bonecos "De Crack a Campeão", de 16 a 18 de maio. A peça, de cunho educativo, conta a história de um menino que chegou ao fundo do poço com o consumo de drogas, mas teve força para se reerguer e se tornar um lutador.

Nos mesmos dias, serão exibidos para o público em geral filmes de Oscarito, grande comediante do cinema brasileiro, no Cine Sesc Volante.

Entre as atrações do festival está o humorista local Mixirico, grande contador de "causos" e piadas. Ele levará seu show "Humor de Feira" à rodoviária e ao mercado. Também estão previstas sessões de filmes de comédia no Teatro Pedro Gomes de Matos, cortejo puxado pelo Grupo Raízes Nordestinas, que vai passar pelas ruas anunciando os espetáculos que acontecerão à noite, em palco aberto, na Praça Capistrano de Abreu.

A Mostra Competitiva vai premiar os melhores entre 12 humoristas nacionais que se apresentação no evento. O troféu entregue aos três primeiros colocados foi inspirado em Chico Anysio, eles ainda dividirão o prêmio de R$ 10 mil. Nos dias 19 e 20, haverá eliminatórias da mostra, e no dia 21 a comissão julgadora indicará os três premiados. A competição acontecerá sempre às 20 horas, na Praça Capistrano de Abreu.

Convidados
Além da mostra, os shows dos humoristas convidados vão arrancar gargalhadas do público até o fim da noite. Entre as atrações estão Dion Queiroz, vencedor da Mostra Competitiva de 2010; Nizo Neto, filho de Chico Anysio e também comediante; além de Adamastor Pitaco (CE), Skolástica (CE), João Cláudio Moreno (PI) e Tirulipa (CE), filho do humorista Tiririca. As apresentações serão seguidas de shows musicais dos grupos cearenses Kabra da Peste, Marcos Lessa e Marajazz.

O III Festival Nacional de Humor de Maranguape é um dos projetos beneficiados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011. A lista completa com os selecionados do Ceará pode ser acessada no link http://www.oifuturo.org.br/cultura/patrocinios/resultado.php .

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), e conta com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, do Oi Futuro e, ainda, da Caixa Econômica Federal.

MAIS INFORMAÇÕES
III Festival Nacional de Humor de Maranguape
, de 19 a 21 de maio
Site: www.festivalnacionaldehumor.com.br  Telefone: (85) 3262.7230

Evelane Barros 
Subeditora do Regional
Fonte: Diário do Nordeste

O passo constante da leitura

Acontece hoje na Assembleia Legislativa a primeira audiência pública voltada à criação do Instituto do Livro e da Leitura do Ceará

Hoje será dado um importante passo para o campo da leitura no Ceará. Com participação de representantes de diversos segmentos da cadeia do livro e da leitura no Estado, acontece na Assembleia Legislativa a primeira de várias audiências públicas voltadas à criação do Instituto do Livro e da Leitura do Estado do Ceará. A iniciativa é fruto de debates levantados no seminário "Do autor ao leitor: caminhos do livro e da leitura no Ceará", realizado em 2009, pelo Fórum de Literatura e Leitura do Ceará (Fllec).

Durante o evento, foram criados quatro núcleos correspondentes às respectivas cadeias do livro e da leitura - Criativa, Mediadora e Formadora, Produtiva e Reguladora. A partir das palestras do seminário e da divisão dos núcleos, foi possível enumerar propostas de ação em um documento.

Coube à cadeia Mediadora e Formadora, coordenada por Kelsen Bravos e Urik Paiva, a mobilização de setores públicos e políticos no sentido de fomentar e apoiar ações relacionadas aos autores, à leitura, ao leitor e ao livro; a contribuição na formulação de políticas públicas que permaneçam como prioridade seja qual for a administração à frente dos governos; e a realização de audiências públicas específicas para discutir o Instituto do Livro e da Leitura do Estado do Ceará, dada a importância estratégica dessa entidade para este setor cultural, entre outras metas.

"No Brasil já existiu um Instituto Nacional do Livro (INL), criado em 1937 (e extinto em 1990). Era dentro dele que as ações da política do livro e da leitura eram construídas. Por isso, há uma demanda nacional pelo retorno do INL. Da mesma forma, discussões estaduais também aconteceram", esclarece a livreira Mileide Flores, integrante da Comissão Provisória do Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará.

"O Instituto seria um espaço onde se discutiriam as questões intrínsecas ao campo do livro, não apenas como instrumento cultural, mas econômico, profissional, tendo em vista que a leitura esta na base da formação cidadã de um País", observa Mileide Flores.

Segundo a livreira, o Instituto possibilitaria a realização de metas de maneira mais ágil. "Seríamos um dos primeiros Estados a ter o Instituto com discussão mais adiantada. Existe um documento que foi escrito pelo Fórum, chamado ´Por uma Política do Livro e Leitura para o Estado do Ceará´, que deve ser lido durante a audiência e será balizador para o debate. É apenas o inicio de uma longa conversa, porque a criação do Instituto é algo grande, que requer tempo e vai ter impacto sobre a população como um todo", destaca.

MAIS INFORMAÇÕESAudiência pública sobre a criação do Instituto do Livro e da Leitura do Ceará. Hoje, às 15h30, no
Complexo das Comissões/Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807, Aldeota)

ADRIANA MARTINS

REPÓRTER

Conversas com Anne Cauquelin

A francesa Anne Cauquelin, referência mundial na crítica de Arte Contemporânea, ministrará, nesta semana, uma série de palestras na Capital. A especialista é autora de livros importantes da área, dentre os quais "Teorias da arte" e "Arte Contemporânea: uma introdução", além de "A invenção da paisagem"

A professora francesa Anne Cauquelin, referência mundial em Arte Contemporânea, terá uma intensa programação de palestras e debates em Fortaleza, esta semana
FOTO: LUCIANA AITH/DIVULGAÇÃO
Pela primeira vez em Fortaleza, a convite da professora doutora em Sociologia da Arte, Kadma Marques, do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a teórica Anne Cauquelin trará para o debate questões significativas que permeiam o cenário recente da Arte Contemporânea. Doutora e professora emérita da Universidade de Picardie, na França, e redatora-chefe da revista "Revue d´esthétique", ela realizará três palestras para o público cearense, com reflexões em diferentes temáticas.

A primeira delas acontece hoje, às 19 horas, no Auditório Castello Branco, durante a VIII Semana de Humanidades das Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC/ Uece), em que focará o tema "Na intercessão de mundos possíveis". Amanhã, às 15 horas, a professora volta a se apresentar com a palestra "A condição paradoxal da Arte Contemporânea", dentro do Programa Arte em Crivo, do Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Paradoxo
Segundo a teórica francesa, ao considerar a Arte Contemporânea, hoje, um paradoxo emerge rapidamente: à medida que se afirma cada vez mais o desaparecimento da obra, no sentido clássico do termo, e aquele do artista ou autor, se confirmam e se desenvolvem, de maneira bastante exponencial, dispositivos que permitem uma ampla dinâmica de glorificação da arte, de comercialização de seus produtos e de celebração do vasto domínio da cultura.

"É possível crer que o definhamento da obra, conjugado ao suposto desaparecimento do autor, libera o conceito de arte da sacralização que o mantinha de certa maneira nos limites de uma consideração convencional. Tais limites veem-se agora deslocados ou ignorados, e outros critérios são ativados para definir antes processos artísticos do que produtos acabados, dispositivos - tais quais aqueles que são mobilizados em uma exposição - mais do que a simples exibição de obras que incitam à contemplação", destaca a crítica Anne Cauquelin.

Assim, ela explica que é acerca deste movimento de contraste, entre a expansão ao ápice do domínio artístico semelhante a uma espécie de globalização da cultura, e aquele de retração atual de características da obra tradicionalmente admitidas - o qual intervém na configuração do meio próprio da Arte Contemporânea, que tentará analisar em sua palestra no MAC.

Agenda
Para encerrar a programação da autora em Fortaleza, haverá, nesta quinta-feira, na Livraria Cultura, às 19h30, um bate-papo com Cauquelin e mediação da professora Kadma Marques, sobre Arte Contemporânea. Na ocasião, Cauquelin também falará sobre alguns de seus livros traduzidos para o português, que se tornaram referências para os estudos em artes em todo o mundo. Anne Cauquelin empreende, dentre outras, uma pesquisa abrangente sobre estética, levando o leitor à reflexão especulativa dessas e demais questões.

É a partir da influência das teorias no domínio da arte, com a exposição de diversas categorias de pensamento, que a autora constrói uma trajetória que parte de Platão, visita Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e aporta em Aristóteles, Kant e Adorno.

Além disso, ela busca em seus diversos estudos compreender o efeito da Arte Contemporânea ou, antes, como entender a arte? Debruçando-se sobre o papel do artista diante da obra exposta, o lugar do ready-made (uso de objetos industrializados na arte), a diferença entre moderno e contemporâneo e a crítica de arte.

PROGRAMAÇÃOHojeÀs 19 horas, palestra "Na interseção de mundos possíveis". Local: Auditório Castello Branco na Reitoria UFC. Grátis.

AmanhãÀs 15 horas, palestra "A condição paradoxal da Arte Contemporânea". Local: Auditório do Dragão do Mar. Grátis.

Quinta-feiraÀs 19h30, bate-papo com Anne Cauquelin e mediação de Kadma Marques. Local: Livraria Cultura. Grátis

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Ganhadores do Prêmio Literário da Secult lançam suas obras

Daniel Coutinho, Jesus Irajacy Costa e Raimundo Aragão, ganhadores do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense da Secretaria da Cultura do Ceará, lançam neste mês de maio suas obras. Os autores foram os vencedores das categorias “Prêmio Jáder de Carvalho, de Romance”, “ Prêmio Moreira Campos, de Contos e “Prêmio Milton Dias, de Crônicas/Memórias”, respectivamente.

“O Senhor Irineu”, obra de Daniel Coutinho, retrata duas épocas distintas, ao passo que movimenta diversos temas, num conjunto de 16 capítulos. O lançamento acontecerá no dia 04, no auditório central da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA, Sobral, às 20h.

Jesus Irajacy Costa, com seu livro “Contos Farpados”, retrata uma longa e importante tradição de médicos escritores na literatura cearense. O evento se realizará no Centro Cultural OBOÉ, rua Maria Tomásia, 531, Aldeota – ao lado do shopping Aldeota Open Mall, no dia 10, às 19h30.

Já no dia 11, o autor Raimundo Aragão, lança sua obra “De Frente para o Norte”, na Casa da Cultura de Sobral, às 20h.

Fonte: Secult.Ce

O olhar necessário para a Cultura

Duas instituições oficiais brasileiras – o IBGE e o IPEA –, em parceria com o Ministério da Cultura, publicaram resultados de pesquisas sobre o consumo cultural do povo brasileiro, em 2007. O resultado mostrou como a injusta distribuição de renda no Brasil deixa a imensa maioria do povo sem poder ir ao cinema, ao teatro, ao museu, e sem acesso a livros.

Por Mazé Leite

 Mostra também como a Educação está intrinsecamente vinculada ao gosto e à fruição de cultura, pois quanto maior o grau de escolaridade, mais consumo cultural.

No final de semana de 16 e 17 de abril em São Paulo, durante 24 horas, mais de 4 milhões (!) de pessoas foram para o centro da cidade para se alimentar de cultura, na Virada Cultural.


Espalhados em diversos palcos, artistas de categorias as mais diversas tiveram como público verdadeiras multidões. Dois exemplos me tocaram especialmente: primeiro, no Pátio do Colégio – lugar histórico do centro de São Paulo – acontecia, no sábado à noite, dia 16, a apresentação do grupo de Ópera "Pagliacci" que, junto à Orquestra Sinfônica Municipal e ao Coral Lírico, encenou uma peça musical.

Não sei dizer quantas pessoas cabem no Pátio do Colégio, mas estava absolutamente tomado de gente, em silêncio impressionante, olhos no palco e no telão da tradução do italiano para o português! Gente de todo tipo, todos juntos ouvindo a orquestra e a voz de tenores e sopranos. Segundo exemplo: no encerramento da Virada Cultural, na Praça da República, Paulinho da Viola atraiu uma multidão, que cantava e dançava sem parar.

Mesmo nos dois momentos em que o cantor executou duas músicas instrumentais, o silêncio aqui também era tocante, encerrado apenas ao final das músicas quando a multidão aplaudia, gritava e assobiava. E voltava a cantar, junto com ele, os clássicos do samba bom de Paulinho da Viola.

Este é apenas um dos inúmeros exemplos que podíamos dar sobre a importância crucial das artes e da cultura na vida do homem. Se incluirmos todas as festas populares, os eventos folclóricos, as atividades artísticas que acontecem pelo Brasil a fora, chegaremos, com certeza, a números altíssimos.

Pois a ideia de que Cultura é algo supérfluo é totalmente enganosa diante das prioridades e da alocação real de recursos das famílias brasileiras. Uma importante constatação fez o IPEA: as famílias brasileiras em seu conjunto dispensam mais recursos de seu orçamento para a fruição de produtos culturais do que o governo gasta com Cultura! As classes A e B consomem 3,5% de seu orçamento com cultura; a classe C, 3,1%; e as classes D e E (onde se incluem os “miseráveis”) 2,3%.

No Brasil, em 2010, o orçamento da União para a área chegou em torno de 1%, alcançando um patamar alto, se comparado com governos anteriores, como os de FHC, Fernando Collor, etc. Mas muitíssimo abaixo da importância que tem o setor para o desenvolvimento de qualquer povo e país. É sempre bom lembrar que Gramsci, um marxista bastante empenhado em destacar o papel que a cultura exerce na vida em sociedade, disse certa vez que nenhuma grande transformação política pode ser feita sem uma grande transformação cultural.

Mas se o Poder Público ainda não se convenceu da importância que deve ser dada à Cultura, a empresa privada sabe. Diz a pesquisa do IPEA que o “desenvolvimento cultural tem seguido a direção da crescente privatização dos espaços de produção, fruição e consumo, da ampliação dos espaços de mercado e da relevância crescente da cultura transmitida por meios eletrônicos.”

Por isso também, o consumo de bens culturais mantém relações estreitas com as desigualdades sociais. Pois se a maioria do povo não é “dotado de capital econômico” isso “implica alta probabilidade de desapossamento do gosto e dos hábitos de consumo de certos bens da cultura, ou seja, implica uma grande possibilidade de desapossamento cultural”, diz o IPEA.

Um outro dado importante do IBGE: de 2003 a 2005 as empresas da área cultural tiveram um crescimento 19,4% superior ao total de empresas de outros setores. Entre 2005 e 2006, em consequência, o número de trabalhadores do setor cresceu 5,4%, contra os 2,4% de trabalhadores de outras categorias.

O relatório do IBGE lembra que nas duas últimas décadas do século XX Cultura deixou de ser sinônimo de Belas Artes e luxo acessível a uma elite, para ser encarada como direito humano que pertence a todos. E acrescenta que “mais recentemente, a palavra “Cultura” como termo e como conceito, passou a ser incorporada às cartas constitucionais da maior parte dos países latino-americanos”.

Apesar de terem se passado quatro anos da divulgação dessas pesquisas, elas mantém sua atualidade, porque esses números lançam sobre o governo a responsabilidade imensa de tentar diminuir a desigualdade social, também na área da cultura. Dilma Roussef tem falado em erradicação da miséria; não podemos esquecer que acabar com a miséria econômica passa por também acabar com a miséria cultural, e passa por propiciar, à ampla maioria da população, o direito básico e fundamental da fruição de Cultura.

É muito preocupante, portanto, que neste ano de 2011 o governo vá pagar 230 bilhões de reais de juros a banqueiros, a tal dívida pública! Esse montante é quase 15 vezes maior do que o que deve ser destinado ao Bolsa-Família e quase seis vezes maior do que os 40,1 bilhões de reais destinados ao PAC. Para piorar a situação atual, no recente corte de 50 bilhões feitos pelo governo, nos gastos públicos, a Cultura é um dos setores duramente atingidos.

Essa situação só agrega mais injustiça social, pois os mais ricos podem continuar indo a shows, ao teatro, ao cinema e podem comprar livros, enquanto que a imensa maioria do povo ainda está longe disso, como se vê na pesquisa “O Consumo Cultural das Famílias Brasileiras”, do IPEA:

- das pessoas das classes D e E, 92% nunca vão a shows, 95% nunca alugam filmes, 83% nunca vão ao cinema, 92% nunca vão ao teatro e 75% nunca leem nada (nem livro, nem revista, nem jornal)! A maior forma de fruição cultural da maioria das famílias brasileiras vem – pasme-se! – da televisão!

Um país com 5.565 municípios (censo do IBGE de 2010), possui 2.953 municípios que não têm um único centro cultural, um único museu ou cinema! 84,6% das cidades brasileiras não têm órgãos exclusivos para gerir cultura e só 4,2% possuem uma Secretaria de Cultura!

“Além disso, se convive com uma produção simbólica que circula em aura de raridade, não pela sua raridade e genialidade intrínseca, mas em razão da falta de apoio institucionais consistentes. Nesse cenário, o bem cultural distante e produzido por especialista ganha um encanto que permite tanto sua sacralização quanto seu desprezo, dada a dificuldade para entendê-lo”, acrescenta o estudo do IPEA (grifo meu). Onde espaços públicos de cultura são escassos e pouco acessíveis e os deslocamentos confusos, desorganizados e caros, resta outra alternativa do que a telinha e o plim-plim?

É preocupante saber que o consumo cultural das classes D e E, e mesmo da C, é pouquíssimo direcionado às belas artes e às letras! Pois isso mostra que bens culturais estão fortemente submetidos à extrema desigualdade de renda, às desigualdades de escolarização e à desigualdade de acesso a equipamentos públicos que ofertem bens culturais variados.

Para completar o índice das desigualdades: o que dizer de um povo cujo público consumidor de livros reside em 90% nas classes A e B? E que 75% das classes D e E não leem sequer jornal ou revista, quanto mais livros? E que apenas 42% dos pobres têm mais de 10 livros em casa (incluindo aí livros didáticos e religiosos)?

É necessário pensar a política cultural brasileira a partir de uma ênfase que seja inovadora, para propor rumos diferentes que levem nosso povo a um outro padrão de vida econômico, social e cultural. Para um necessário salto de civilização, a cultura concorre em muito! Proponho, em face disso, um olhar reflexivo maior – e mais frequente – sobre a vida cultural do povo brasileiro.

Fonte: Vermelho