sexta-feira, 1 de julho de 2011

II Encontro de Bandas de Música em Cruz‏

O Governo Municipal de Cruz tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o nosso II Encontro de Bandas de Música em Cruz. 
Ficaríamos muito gratos com a vossa participação neste dia do evento.

II Encontro de Bandas de Música em Cruz

Local: PRAÇA AFONSO FONTES
Data: 08/07/2011 - Sexta-feira
Horário: 18h.

Bandas de Música Convidadas:

Banda Juvenil Dr. Edvaldo Coelho Moita  - TIANGUÁ
Manoel de Benta- ASSARÉ
PE. VALDERY - CRUZ
Mestre Milton Gomes - ACARAÚ
Nicodemos Araújo- BELA CRUZ
Maestro Francisco Araújo de Sousa- MARCO

Apoio:

Governo Municipal de Cruz
Secretaria da Educação
Secretaria da Cultura

Realização:

Coordenação de Cultura
Banda de Música Pe. Valdery

Em sua segunda edição o ENCONTRO DE BANDAS, traz para a população de Cruz novamente grande qualidade nas músicas exibidas. as Bandas participantes terão tempos determinados e apresentaraão em torno de cinco músicas cada.

Durante toda a noite o público pode estar apreciando a participação de músicas clássicas, populares brasieliras entre outras num espaço bastante aconchegante como a Praça Afonso Fontes.

Esperamos que com essa iniciativa a população cruzense possa apreciar e prestigiar a boa música e que novos adeptos possam ser formados

Por: Evaldo Vasconcelos

Aluna da Escola de Juritianha vence a I Mostra de Educação Ambiental da Rede Pública Estadual de Ensino


A aluna Iara Silveira (foto), do 3º Ano "C", da Escola de Ensino Médio Vicente de Paulo da Costa (Juritianha/Acaraú) venceu a I Amostra da Educação Ambiental das Escolas Públicas Estaduais (Regional 2) na modalidade cultural (poesia).

A aluna Iara vem sempre tendo destaque nos concursos de poesia. Este ano, já venceu o Concurso realizado para o Dia das Mães, com a poesia intitulada "Mãe, pódium e troféu.". Ela irá, junto com a professora Andrêzza Alves, para Fortaleza, onde apresentará seu trabalho e participará de atividades recreativo-culturais, como: apresentação dos trabalhos, visitas a stands, roda de conversa, passeios ecológicos, oficinas, visitas ao parque aquático e botânico. Um trabalho em conjunto escola - habilidades da aluna, que encontrou êxito e nos anima para participar cada vez mais, com segurança e qualidade, de mais eventos assim. O 2º semestre nos abre portas bem amplas para nossos trabalhos científico-culturais.

Parabéns para a aluna Iara e professora Andrêzza pela conquista, realização e reconhecimento de todos que fazem a Escola. Que esta premiação sirva de exemplo e motivação para todos nós acreditarmos em nossos potenciais! 

Barracas e música junina animaram noite especial no campus de Acaraú

A Alegria contagiou o público que compareceu ao I Arraiá Junino do campus de Acaraú, ocorrido ontem (29/6) no prédio do campus, situado vizinho ao Fórum, no bairro Mons. Edson Magalhães. No espaço, alunos e servidores montaram barracas de comidas típicas e barraca de pescaria, houve a apresentação de casamento matuto e quadrilha improvisada.

Barraca de comida típica
O casamento do casal Mirleide e Vadalco, interpretado pelos alunos Márcia e Francineudo, contou com a participação dos alunos Carlos, Vilziane, Jaila, Carleandro, Tálio e Jéssica. Com muita veracidade, o noivo que segurava uma garrafa de cachaça foi empurrado ao altar para sacramentar a união indesejada. O motivo todo mundo já conhece: ter engravidado a jovem, e por isso é obrigado a casar pelo pai da pretendente. A grande atração da noite foi a banda "Suvaco de Cobra", formada pelos alunos do campus, Carlos, Júnior, Luan, Wesley e Nikson.

Após o casamento, todos os casais presentes juntaram-se para dançarem no meio do átrio de convivência do campus, onde ao som da banda dos alunos do IFCE Suvaco da Cobra, traçaram os paços típicos da quadrilha. Embalados pelas músicas juninas, a animação tomou de conta do prédio do campus de Acaraú.

Casamento matuto
A abertura das atividades ficou a cargo do diretor-geral do campus de Acaraú, professor Amilton Nogueira, que deu as boas-vindas a todos que compareceram ao arraiá e, felicitando a todos, parabenizou a todos os alunos e servidores que com tanto empenho e dedicação organizaram a festa ocorrida ontem. O gestor definiu que era "muito importante esse momento festivo de preservação de uma manifestação popular tão importante a cultura do Nordeste, como a quadrilha junina".

Prof. Amilton Nogueira, diretor-geral do
IFCE/ campus de Acaraú

Literatura-Memórias jornalísticas

Com cerca de 50 anos de recordações profissionais, o livro "Fatos, fotos e fantasias", do jornalista Nelson Faheina, será lançado hoje à noite



Faheina em ação na TV. O jornalista começou a carreira no rádio, tendo passado também por veículos impressos
FOTO: REPRODUÇÃO
A pergunta foi simples e complicada ao mesmo tempo. "Por que você não escreve um livro"? Com essa provocação da esposa, o jornalista e empresário Nelson Faheina teve aquele estalo de quem descobriu o óbvio. Afinal, seus 50 anos de carreira na mídia local e nacional certamente confeririam estofo para uma publicação autobiográfica.

O resultado será lançado hoje, às 19 horas, no restaurante Caravelle. "Fatos, fotos e fantasias" traz um apanhado da trajetória profissional de um dos mais destacados nomes do jornalismo cearense, por meio de relatos em tom descontraído.

Nascido em Limoeiro do Norte (CE), ainda estudante Faheina foi locutor na Rádio Vale do Jaguaribe. Depois, trabalhou em rádios de Natal (RN) e Recife (PE). Em 1974, estreou na Rádio e TV Verdes Mares, enquanto trabalhava como redator na extinta Tribuna do Ceará.

Nesse período, foi premiado mais de oito vezes, pela Associação Cearense de Imprensa e pelas Secretarias de Cultura do Estado e do Município de Fortaleza, por suas reportagens. Depois de passar pela TV Diário, trabalhou na rede Globo, como repórter no Rio e em São Paulo, tendo voltado ao Ceará alguns anos depois, onde ocupou ainda cargo de assessor de imprensa em órgãos públicos.

"Às vezes, quando chegavam os amigos em casa, eu contava essas histórias. Até que minha esposa sugeriu o livro. Então procurei o Raymundo Netto (escritor e produtor cultural), na Secretaria da Cultura do Ceará", recorda Faheina. O projeto concorreu e foi selecionado no Edital do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense. "Achei a ideia fantástica. Ali nada mais era do que a memória de um de nossos mais reconhecidos repórteres e jornalistas da TV e rádios cearenses", elogia Netto no texto de apresentação do livro.

Dividido em três seções - Histórias Curiosas, Causos Engraçados e Personalidades - a publicação, que ganhou o Prêmio Milton Dias de Crônica, traz o relato de entrevistas com personagens da esfera política, cultural e outras, além de "causos" de trabalho, pautas e os passos ao longo da carreira. "Tem fatos hilariantes, cada história de Governador, de colega jornalista. Também tem coisas sérias, algumas críticas", ressalta Faheina.

"Teve ano que fiz mais de 600 reportagens na TV, viajando pelo Nordeste. Anotava e fotografava os fatos mais interessantes que ia vendo. Acumulei muitos papéis e registros", revela o jornalista. "Participei de muitos acontecimentos com políticos, inclusive durante a Ditadura, entrevistei alguns com exclusividade", complementa. Além do aspecto curioso, a obra termina por constituir um registro de parte da história do jornalismo cearense. "A gráfica estabelece um número máximo de páginas, então muita coisa ficou de fora. Para contar, só se for em um novo livro", brinca o profissional. Sobre o jornalismo praticado hoje no Ceará, com a contribuição das novas tecnologias, Faheina acredita ser mais fácil.

"Quando comecei na TV, a câmera não tinha captação de som. Na edição, era preciso sincronizar com o som do gravador do repórter. Então, muitas vezes, a imagem permanecia quando o som já tinha terminado, ou o contrário", lembra.

"Depois veio o som casado com a imagem, ainda em preto e branco, em seguida em cores. Mas ainda era difícil viajar, trazer a matéria. Hoje é muito fácil, tem a internet, o repórter passa tudo na hora, os equipamentos são modernos. O que é necessário, então, é o bom profissional. Especialmente de TV, que precisa ser rápido, ágil, criativo", cobra Faheina.

Livro Fatos, fotos e fantasias Nelson Faheina
Gráfica LCR
2011
288 páginas
R$ 30

Lançamento hoje, às 19 horas, no restaurante Caravelle (Av. Luciano Carneiro, 1936, Vila União). Contato: (85) 3272.1384

Educação-Nova visão e projetos melhoraram resultados

Conforme o estudo, houve redução no número de municípios que apresentam pessoas ainda analfabetas

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi um dos responsáveis pelos índices
FOTO: ADRIANA PIMENTEL (05/12/2008)
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE), Elício Cavalcante Abreu, acredita que nos últimos anos, tanto houve uma relação mais estreita da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) com os órgãos municipais, como um envolvimento maior de diretores, professores e familiares no processo de alfabetização.

Além do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), uma lei que vincula o rateio do ICMS ao crescimento dos índices de alfabetização incentivou a educação. Quem cresce mais, ganha mais recursos.

O comprometimento de todos os gestores e a capacidade de acompanhar o mais próximo possível professores e estudantes também foram apontados como fator de crescimento diz a doutora em Educação, Maria Elenira Teixeira.

Iniciativas
Ainda segundo o estudo, um dos resultados mais visíveis é a redução significante do número de municípios que apresentaram taxa de analfabetismo superior a 35%. Em 2000, eram 128 nessa situação, sendo o pior indicador de, aproximadamente, 50% em Granja. Em 2010, a quantidade de municípios classificados com taxa de analfabetismo neste patamar caiu para apenas dez, onde o pior indicador era de 39% (Salitre).

Claudia Sales, orientadora da Célula de Programas e Projetos Federais da Seduc, afirma que o governo reconhece que ainda é necessário oferecer condições para que todos os cearenses conquistem a sua cidadania, apesar da redução da taxa de analfabetismo, e entende que é imprescindível assegurar a essa população uma educação de qualidade em todas as modalidades de ensino.

Claudia Sales comenta que um dos programas implantados na área de educação no Ceará que interferiu na melhora dos índices é o Brasil Alfabetizado (PBA), em parceria entre os governos federal, estadual e municipais. A iniciativa vem sendo praticada nos 184 municípios cearenses, com o objetivo de alfabetizar jovens e adultos de comunidades rurais, das periferias e centros urbanos.

"Essa redução na taxa de analfabetismo, ao longo do tempo, representa um grande avanço em termos de inclusão social para toda a sociedade cearense. Através de programas como esse, é possível se investir na formação dos alfabetizadores, na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos e em ações para a prática da cidadania", enfatiza Claudia Sales.

Insignificância
Apesar dos números revelados pelo Ipece serem considerados, relativamente positivos, a mestre e doutoranda em Educação e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Xênia Diógenes Benfatti, explica que se analisados dentro de uma perspectiva que envolve um grande número de ações e de políticas os dados referentes à redução são considerados insignificantes. "Temos uma enorme quantidade de programas criados para a redução e erradicação do analfabetismo e em dez anos conseguimos apenas este resultado. Estamos longe de onde deveríamos estar", comenta a especialista.

Para Xênia Diógenes, as iniciativas atuais devem ser revistas e praticadas de uma forma integrada e continuada, revendo os currículos do ensino destinado a jovens e adultos. "Se as ações estão dando esse resultado, precisamos voltar para a realidade e começar a pensar o que pode ser feito ainda, como empreender novas metodologias e ter mais cuidado com os materiais didáticos, por exemplo".

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bento XVI envia sua primeira mensagem pelo Twitter




O papa Bento XVI enviou nesta terça-feira, 28, sua primeira mensagem pelo Twitter, anunciando o lançamento do portal de notícias do Vaticano. O pontífice escreveu: "Queridos amigos, acabei de lançar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI".

O portal www.news.va agrega, pela primeira vez, informações de veículos impressos, online, rádio e televisão do Vaticano e é mais um esforço para levar a mensagem de evangelização a uma audiência maior, acostumada com a Internet.

A iniciativa ocorre após incursões da Santa Sé no Facebook, Twitter e YouTube. Bento XVI colocou ele mesmo a mensagem online usando um iPad, disse Thaddeus Jones, coordenador de projeto e funcionário da Conselho Pontifical de Comunicação Social.

O pontífice de 84 anos mostrou o portal e suas características em detalhes. Jones o descreveu como "interessado e impressionado" e disse que o papa "claramente gostou" da experiência. "Ele admira novas tecnologias", disse Jones. "Trata-se de um momento mais leve, mas também importante, que marca uma nova forma de comunicação." As informações são da Associated Press.

Docente de Acaraú participa de Congresso de Malacologia


A professora Rafaela Camargo, da área de Biologia do campus de Acaraú do IFCE, participou do VIII Congresso Latinoamericano de Malacologia (estudo dos moluscos). O evento, que contou com conferências plenárias, simpósios, mesas redondas e comunicações livres, aconteceu de 12 a 17 de junho na cidade de Puerto Madryn, na Argentina. O Congresso é organizado pela Associação Latinoamericana de Malacologia.

Além de interagir com professores e pesquisadores do mundo todo presentes no VIII CLAMA, onde pode amadurecer um olhar crítico sobre a área, a professora Rafaela Camargo, que em seu Doutorado realizou pesquisa na área, e vem desenvolvendo pesquisas afim apresentou no evento pôsters e participou de sessões temáticas. Os temas tratados pela docente de Acaraú versaram sobre o “Ciclo reprodutivo do gastrópode Melamphus coffeus no Nordeste do Brasil”, além de “Efeitos de salinidade sobre a dinâmica populacional do gastrópode Melemphus coffeus em manguezais do Nordeste brasileiro”.

A professora Rafaela Camargo destaca que a sua participação no Congresso Latinoamericano de Malacologia foi muito importante, uma vez que “divulgou resultados das pesquisas realizadas em Acaraú, representou o IFCE em um evento internacional tão importante à área, além de trazer contribuições científicas de uma espécie que jamais havia sido estudada”.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Talentos colegiais

Olimpíadas Escolares serão disputadas em julho, com início na próxima sexta-feira
As finais das Olimpíadas Escolares serão disputadas em Fortaleza, após as fases municipal e regional (BANCO DE DADOS)

As Olimpíadas Escolares 2011 estão confirmadas para o período entre 1º e 31 de julho. Até lá, as inscrições podem ser feitas na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). As Olimpíadas se dividem em três fases: municipal, regional e estadual. A primeira delas ocorre em cada município. A expectativa é que cerca de 100 mil alunos, na faixa etária entre 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará, participem da competição.

Este ano, a Sesporte definiu que as Olimpíadas Escolares serão disputadas em 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Todas elas, nas categorias masculino e feminino. A supervisão técnica das competições cabe às federações amadoras das respectivas modalidades.

Os jogos são realizados em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, já que o evento também tem caráter pedagógico. O objetivo também é diminuir a evasão escolar, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado.

Finais em FortalezaComo as disputas são regionalizadas, apenas na fase final das Olimpíadas Escolares é que os jogos serão trazidos para Fortaleza. E os melhores do Estado disputarão as Olimpíadas nacionais. A competição envolve alunos de escolas da capital e também do interior cearense. 


VAGAS EM DISPUTA
Os melhores na disputa ganham vaga nas Olimpíadas Escolares nacionais. E os melhores do País, nos Jogos Sul-Americanos.

100 mil alunos irão participar das Olimpíadas Escolares no Ceará, envolvendo jovens de 12 a 17 anos de escolas dos 184 municípios.

Rogério Gomes
rogeriogomes@opovo.com.br

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aluno francês acompanhado de estudantes de Pernambuco visitam Acaraú


Cerca de 12 alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal - Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), campus de Petrolina, visitaram Acaraú, sob a coordenação do professor Francisco Messias Alves Filho, da área de produção e nutrição de não-ruminantes. O grupo visitou a fazenda de camarão e estaleiro em Acaraú acompanhados pelos professores Márcio Bezerra e Max William, de Recursos Pesqueiros e Aquícolas e Geórgia Lima, de Turismo, ambos do campus de Acaraú do IFCE.

No período da manhã, o grupo visitou um estaleiro particular da região, no bairro Camboa, às margens do Rio Acaraú, onde o professor Max William explicou os materiais em que são fabricadas as embarcações de pesca, motores utilizados, artefatos usados (como manzuás) na pesca, o custo na fabricação e de venda dos barcos. O grupo foi repeccionado por Tatiane, esposa do proprietário do estaleiro.

No período da tarde, foi visitada a fazenda de camarão Joli Aquicultura, situada próxima a Praia de Arpoeiras (Acaraú), o professor Márcio Bezerra, do campus de Acaraú, explicou os procedimentos operacionais do cultivo, as análises realizadas, o mercado de camarão em nível nacional e estadual, bem como as técnicas utilizadas nos processos de engorda da carcinicultura na região.

O professor Max William explicou que a experiência por que passou o grupo de Zootecnia foi enriquecedora a sua formação profissional, uma vez que “nunca tinham estado numa fazenda de cultivo de camarão, além de terem oportunizado o contato dos alunos com uma nova realidade”. No grupo estava presente o aluno francês Máxime Bolle pertence a uma escola de ensino profissionalizante européia. Sua visita faz parte de uma cooperação técnica internacional entre os institutos federais do Brasil e da França. “Ter conhecido a aqüicultura no Brasil e, em especial, no Ceará, foi uma experiência fantástica”, afirma Máxime, que até aproveitou para velejar de caiaque dentro dos viveiros de produção da fazenda simulando uma oferta de ração aos camarões.

Além disso, o professor Márcio Bezerra, do campus de Acaraú, que também é coordenador de extensão e relações empresariais, firmou uma parceria com o professor Francisco Messias Alves Filho do campus de Petrolina do IF Sertão-PE, por meio do qual será oportunizada a visita dos alunos do campus de Acaraú aos campi de Petrolina e Paulo Afonso do IFPE, para que os discentes tomem contato com as pesquisas e realidades na área. Na imagem, fachada do campus do IFCE em Acaraú.

Cinema com Rapadura

O cinema no circo Jeri
Durante uma semana de festival, a população de Jericoacoara teve contato com 50 produções na Mostra Competitiva

Festival apresentou a produção independente para os moradores e visitantes de Jericoacoara
O fenômeno cinema tem invadido cada canto do Ceará. Seja pelas escolas de Audiovisual ou pela produção independente que fomentam o cenário local, o cinema está em todas as partes. Não poderia ser diferente na praia paradisíaca de Jericoacoara.

Foi anunciada na quarta-feira (21) passada os grandes vencedores do II Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, realizado pelo cineasta cearense Francis Vale, no Circo Jeri, um picadeiro montado nas areias da vila.

Concorriam 50 curtas de diversos estados brasileiros, dos quais CE, SP, PB, PE, RJ, DF e RS levaram o Troféu Pedra Furada. Na categoria Melhor Ficção, “Timing”, de Amir Admoni (SP), foi eleito o melhor do Festival. Com a participação de Caco Ciocler, a produção preza pela linguagem correta e aborda a questão do tempo que passa pela nossa vida.

O curta "Mato Alto - Pedra por Pedra", do jovem realizador cearense Arthur Leite, venceu nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Direção. O reconhecimento do júri gerou até surpresa no olhar de Arthur, que realizou sua primeira obra em Quixeré (CE) a partir do projeto “Revelando os Brasis”.

A animação “A Menina da Chuva”, de Rosária Moreira (RJ), foi o curta mais premiado da noite, levando os troféus nas categorias de Melhor Animação, Melhor Trilha Original e Melhor Roteiro.

Na categoria Filme Experimental, “Uma Noite em 68”, de Ionaldo Araújo (PE), foi o grande destaque. A lista completa dos vencedores pode ser vista no CCR on-line.

Realizado em período de baixa estação, o objetivo principal do Festival de Jericoacoara levar aos moradores da vila e aos eventuais visitantes a oportunidade de conhecer a produção de cinema independente do Brasil.

Em 2007, quando Francis Vale, se instigou para pensar e criar um Festival na praia, ele percebeu que o acesso à produção cinematográfica nacional era baixa e resolveu dar sua contribuição.

O Cinema com Rapadura acompanhou o Festival desse ano e assistiu às diferentes experiências cinematográficas selecionadas. Ainda que a qualidade de parte dos concorrentes tenha sido irregular, os premiados mereceram levar para casa o Troféu Pedra Furada. Que tenha mais Jeri próximo ano!

FOTO: STÉPHANIE OLEGÁRIO
Jovem Talento
Durante o Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, o cineasta cearense Arthur Leite foi a maior surpresa entre os concorrentes cearenses. Seu primeiro filme profissional, “Mato Alto - Pedra por Pedra”, foi consagrado pelos jurados. O curta, que não entrou para a Mostra Competitiva do Cine Ceará realizado na semana anterior ao de Jeri, mostrou o cuidado com o faro cinematográfico do realizador e foi aplaudido pelo público. Arthur promete aproveitar o reconhecimento e não parar por aí. Agora o objetivo dele é cursar Audiovisual e aprimorar seu talento.

Pottermore I
A saga de Harry Potter no cinema acaba em julho, mas a autora J.K. Rowling não pretende desapontar seus fãs. Ela anunciou o lançamento do portal Pottermore (www.pottermore.com). Os fãs já podem se inscrever para ter acesso.

Pottermore II
No dia 31 de julho será lançado um desafio online para todos os inscritos. Um milhão de pessoas que terminarem o desafio poderão conferir o portal em sua versão beta. Os sortudos também poderão dar sugestões para o projeto.

Mostra I
Estão abertas até 22 de julho as inscrições para a 4ª Mostra Outros Cinemas. Os interessados devem enviar as produções acompanhadas da ficha de inscrição preenchida, além de fotos, release e autorização de exibição.

Mostra II
Cada participante poderá inscrever até dois filmes e/ou vídeos, de acordo com sua duração (curta metragem - até 23 minutos), sobre qualquer tema e inédito. Mais informações: http://mostraoutroscinemas.blogspot.com.

PANELADA RESPONDE
Panelada, quando estreará o remake de "Footloose"? (Antônio Nunes - São Paulo/SP)

Antônio, o remake do clássico de 1984 está previsto para estrear mundialmente no dia 14 de outubro desse ano. Até lá, a divulgação do longa promete ser incansável. O trailer oficial já está disponível no CCR on-line e mostra o ator Kenny Wormald mostrando seu talento na dança.

Projeto de incentivo à leitura ganha sede

Desenvolvido pelo Instituto Waldemar Falcão, projeto social será instalado na antiga sede da LBA, em Aracati

Casa da Leitura está sendo preparada para proporcionar uma viagem pelo mundo da leitura para crianças, jovens e adultos

Aracati Uma biblioteca é como se fosse a igreja dos livros, templo das leituras. Tem lugares de leitura que são apenas bibliotecas. Mas tem um lugar em Aracati onde a leitura vai além da pesquisa e da consulta. Lá se idealiza e realiza. Desde o ano passado, o Instituto Waldemar Falcão (IWF) desenvolve o projeto Ler e escrever: muito prazer. Leitores de todas as idades fazem teatro, publica livros, expõe gravuras, produzem filmes em curta-metragem e abordam as diversas linguagens. Agora o projeto terá um espaço próprio.

"Tudo que é importante pra gente tem um lugar de destaque. Uma foto a colocamos num portarretratos sob a estante. O livro também tem que ter um lugar importante. Não um lugar empoeirado, sombrio. Tem que ser um lugar bonito de se ver. Porque quando a criança entra nesse ambiente de leitura ela compreende como é importante ler. A Casa da Leitura vai mudar a visão de pais e filhos a cerca do ato de ler. Na casa, as crianças serão acolhidas e serão levadas a perceber o prazer do momento da leitura, tão importante como todas as coisas maravilhosas da vida", explica a professora de Ensino Fundamental, Aldalena Fiúza.

Antiga sede da Legião Brasileira de Assistência, em Aracati, abrigará projeto de incentivo à leitura
FOTOS: ARQUIVO/REPRODUÇÃO

Quem conhece Aracati sabe que ali se encerra um pedaço da história do Ceará, e as que se inicia são outras, pelas palavras, literalmente, dos novos memorialistas, historiadores e dos novos estudantes das antigas escolas. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, em quase um ano, já é sucesso entre famílias, alunos e educadores. E dentre as metas de 2011 é ter um lugar para chamar de seu. A "Casa da Leitura", como já é chamada, terá mais que livros.

"Queremos proporcionar aos nossos jovens mais que um ambiente físico para o desenvolvimento de atividades. A proposta do projeto é o de desenvolver o olhar sobre as diversas leituras que podemos fazer das coisas", afirma o coordenador do projeto, Marciano Ponciano.

A casa já nasce histórica. Será a antiga sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e onde está situada traz o nome de personagens históricos: na Rua Coronel Pompeu, esquina com Rua Adolfo Caminha. O Instituto Waldemar Falcão promete fazer da "Casa da Leitura" um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Pela importância da construção, o IWF organizou uma equipe orientada pelo artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos da arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati (Nasihara). A inauguração da casa está prevista para os próximos dias.

"Eles desenvolvem a leitura por prazer. Esse gosto ajuda na compreensão de até outras disciplinas, trará bons frutos", defende Soraia Holanda, mãe de Ana Raquel e João Victor, dois "leitores por prazer".

MAIS INFORMAÇÕES


Telefone: (88) 3421.1481

Melquíades Júnior
Colaborador

Arte-A ameaça da invisibilidade

Homenageado com uma mostra retrospectiva de sua obra pela Pinacoteca de São Paulo, o artista visual cearense Sérvulo Esmeraldo tem mais de 30 obras espalhadas por Fortaleza, grande parte delas sem sinalização adequada e outras degradadas pela falta de conservação. Sérvulo Esmeraldo é, há décadas, um dos principais nomes das artes plásticas no Ceará. Criador plural, que não se prende a fórmulas, técnicas ou materiais. Hoje, o Caderno 3 passeia por esta descuidada galeria a céu aberto, repleta de obras-primas que são, também, marcos visuais de Fortaleza
Fora de cena por anos, a Femme Bateau exposta nas longarinas da Ponte Metálica, voltou recentemente a seu lugar, após restauro feito a partir de programa do Estado
FOTO: FRANCISCO VIANA

Espalhadas por Fortaleza, as esculturas de Sérvulo Esmeraldo assumem dimensões monumentais, integrando a arquitetura de espaços públicos e construções privadas. São fontes, peças metálicas, painéis e relevos que compõem a paisagem urbana e rompem com as formas corriqueiras e utilitárias da Capital cearense.

As "esculturas públicas" são um capítulo à parte na produção do artista, destacadas no livro "Servulo Esmeraldo", organizado pela crítica de arte Aracy Amaral. Em um dos artigos do livro, João Rodolfo Stroeter classifica Sérvulo como "um arquiteto de formas funcionalmente ´inúteis´, porém ricas de significados". O livro é parte da homenagem da Pinacoteca de São Paulo ao artista cearense, lançado no último dia 18, durante a abertura da mostra retrospectiva de sua produção que segue em cartaz até 14 de agosto.


Em Fortaleza, entregue às mãos de seus mantenedores, público ou privados, muitas das obras-monumentos encontra-se, entretanto, quase que invisíveis, ocultadas pela degradação, falta de sinalização, por intervenções no entorno, ou mesmo desaparecidas, retiradas de seus locais de origem.

O artista diante da escultura localizada em uma das entradas do Campus do Pici, da UFC, antes da instalação de paradas de ônibus
Má conservação
Quem reclama dos maus tratos despendidos à obras é a curadora, crítica de arte e esposa de Sérvulo, Dodora Guimarães. Recentemente, ela fez um levantamento da situação de todas as obras do artista em Fortaleza. "Ele é valorizado no seu Estado, haja visto o número de obras que ele tem em Fortaleza. Mas a Cidade e as instituições são responsáveis pelo seu patrimônio. É uma pena (a falta de atenção com as obras). Sérvulo fica triste em ver o estado de conservação", lamenta.

Ela cita a escultura que fica na entrada do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, como exemplo da falta de respeito. Defronte a ela foram colocadas várias paradas de ônibus que impossibilitam que seja vista pelos passantes. "Isso é um crime, porque aquela é uma escultura cinética, que se modifica virtualmente, vai se transformando (a medida que o observador se movimenta). Essa colocação de abrigos tira esse interesse", argumenta. A Universidade Federal do Ceará, por outro lado, argumenta que a situação foi decorrência do túnel construído próximo ao local, na Avenida Engenheiro Humberto Monte, pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que obrigou a uma redução na praça onde a escultura está instalada. A UFC anunciou ainda que, em breve, o local será novamente reformado, não sabendo informar se como ficará exposta a obra.

Obra de Sérvulo Esmeraldo na Beira-Mar, mantida pela Cagece: alvo constante de pichadores

Beira-Mar
Outras que servem de mau exemplo dessa falta de preocupação com a arte de Sérvulo Esmeraldo na Cidade são duas obras instaladas no calçadão da Av. Beira-Mar. "A escultura em homenagem aos jangadeiros (próxima ao mercado dos peixes do Mucuripe) está num estado de abandono total. Também o Monumento ao Saneamento Básico, na praia do Náutico, é um marco (entre as obras do artista) e está sempre mal conservado", reclama Dodora.

A escultura da Praia do Náutico é uma vítima constante de pichadores. Vandalismo que assola obras e monumentos públicos da Capital - e que faz lembrar que a conservação do patrimônio não passa sem a consciência histórica e cultural e o envolvimento de sua população.

A Prefeitura de Fortaleza, que é responsável apenas pela homenagem aos jangadeiros, informou que a escultura passará por restauro no Plano de Reordenamento da Beira Mar, cujas obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano e serão executadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). A intervenção também prevê o deslocamento da estátua por 50 metros a oeste no passeio. Para evitar que ela venha a se deteriorar novamente, a PMF informa ainda que quando as obras forem concluídas, a manutenção desta e de outras esculturas da orla da Beira Mar será definida por meio do Plano de Gestão da Orla, que será desenvolvido após as intervenções.

O Monumento ao Saneamento Básico é de responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa afirmou que os reparos na obra integram seu cronograma normal de serviços. Não há revisões periódicas e as intervenções são feitas quando a administração toma conhecimento de danos feitos à obra.
Fique por dentro Sérvulo Esmeraldo

Nascido no Crato, em 1929, Sérvulo Esmeraldo é escultor, gravador, ilustrador e pintor. Começou pela gravura, mas ampliou seu leque de técnicas quando, a partir de 1947, em Fortaleza, passou a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). No período, tomou aulas de pintura com Jean-Pierre Chabloz (1910 - 1984). Em 1951 trabalha na montagem da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Passou uma temporada na França e retorna ao Brasil apenas 1978, quando se fixou em Fortaleza e dedicou-se à arte pública.

FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA O CADERNO 3