quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Entrevista com a Profª Gleicinha da EEM São Francisco da Cruz



Entrevista com a Profª Gleicinha da EEM São Francisco da Cruz, escritora que lançou recentemente um livro que conta a História do Ceará

Fonte: Blog de Olho na noticia

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Até 4 mil trabalharão na CSP no fim de 2012

Expectativa do chefe do Executivo estadual dá o tom do próximo ano, que deverá ser de trabalho intenso

 FOTO: MARÍLIA CAMELO

"Ao fim de 2012, já teremos algo em torno de três a quatro mil pessoas trabalhando na construção da siderúrgica". A frase proferida pelo governador Cid Gomes dá o tom da expectativa quanto ao andamento das obras da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) durante o ano que vem, a partir da assinatura do contrato com a Posco Engineering & Construction, na última sexta-feira, 16, empresa que ficará responsável pela execução do serviço. Contudo, mais do que isso, a projeção ajuda a ilustrar também o pensamento do governador de que, em 2012, o ritmo de trabalho para a execução dos grandes projetos será intenso.

A Refinaria Premium II está incluída nesse bolo. Cid garante que as obras do empreendimento, com operação prevista para 2017, vão começar no ano que vem. "Eu vou lutar para que comece efetivamente em 2012. Posso confirmar, posso afirmar, que começará em 2012", enfatizou o chefe do executivo Estadual, que esteve ontem no Diário do Nordeste para participar da primeira transmissão da TV DN, estúdio na redação que amplia a interação entre o jornal impresso e online.

Refinaria e agendas
Aliás, com relação à refinaria, o governador reafirmou que a formalização da transferência do terreno à Petrobras só não ocorreu ainda por falta de sincronia entre as agendas do próprio governador e do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

"Independentemente desse ato, a Petrobras está fazendo a contratação das empresas, e o Estado continua nos processos. Nós temos o domínio de toda a área requerida pela Petrobras, algumas já com escritura em nosso nome, e outras com imissão de posse. Continuamos fazendo os trabalhos pra regularizar isso. Também está em fase de finalização a licitação do desvio da CE-085. Nós vamos desviar a rodovia para deixar o terreno contíguo, porque a CE passa no meio do terreno da refinaria", explicou o governador.

Ações fundamentais
Outras ações também estão na pauta de Cid Gomes para 2012. Conforme explica, será um ano importante na conclusão de ações fundamentais para o Estado, como o Hospital Regional Norte, o Centro de Eventos do Ceará, a consolidação do Cinturão Digital, "que é uma ação marcante na diretriz de interiorizar o acesso à banda larga", além de ser o ano de finalização da linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), a qual "é uma coisa que se arrastava há mais de uma década", na opinião do gestor.

Ele destacou ainda a inicialização de trabalhos que trarão impactos positivos ao cearense, tais como a Universidade do Cariri, que se trata de uma ação federal no Estado; o Cinturão das Águas do Ceará, obra de recursos hídricos que levará água para as regiões mais secas do Estado, começando pelo Cariri Oriental e dirigindo-se ainda para os Inhamuns, Sertão de Crateús e Central e chegando a praticamente todas as bacias, ajudando na regularização da oferta de água nas bacias do Coreaú, Acaraú, Litoral, Curu e nas metropolitanas.

Linha Leste do metrô
"Vai ser um ano ainda em que a gente deve começar a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que vai fazer um percurso que reúne as duas artérias com maior volume de tráfego em Fortaleza, que é a Santos Dumont e a Washington Soares. O metrô vai ajudar a substituir, vai dar um opção de meio de transporte à população mais ágil e mais confortável", afirmou.

Em 2012, também será dado o pontapé inicial para as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ramal Parangaba-Mucuripe, com vistas à Copa do Mundo de 2014. O governador ainda lembrou que no que vem ocorrerá a finalização do Castelão.

Para o primeiro ano de seu segundo mandato, o governador atribuiu a nota 6,5. "Mas sempre lembrando que no colégio que eu estudei a média era 7,5", brincou. "Eu sou muito avesso à nota.

Você tem muitas áreas e, em cada uma delas, você pode ter tido um desempenho melhor do que o outro", disse.

No próximo ano de governo, se depender de Cid, o ´ staff´ deve ser mantido. "Pelo meu gosto, eu nomeio o secretariado e só quando eu sair ele sai junto comigo. É claro que aqui e acolá um sai por um motivo ou outro, mas por enquanto nada muda".

DIEGO BORGES
REPÓRTER 

Prêmio da Unifor encerra inscrições dia 23

Com inscrições abertas até sexta-feira, o Prêmio de Literatura da Unifor contempla trabalhos do gênero poesia

O concurso literário da Unifor premiará trabalhos de poetas em duas categorias: poemas avulsos e livros inéditos

Mais três dias. Esse é o prazo restante aos interessados em participar do IV Prêmio de Literatura Unifor, cujas inscrições seguem até o próximo dia 23. Voltado a trabalhos inéditos, neste ano o concurso contempla o gênero da poesia. O Prêmio faz parte de uma série de ações da Universidade de Fortaleza (Unifor) voltada ao fomento da cultura no Ceará.

A seleção divide-se em duas categorias - uma para poemas avulsos e outra para obra (com pelo menos 100 páginas de poemas). "Nem todo mundo tem uma produção completa, mas possui duas, cinco poesias. É uma maneira de contemplar esses autores iniciantes", explica a professora Adriana Helena, chefe da divisão de Arte e Cultura da Unifor, que realiza o prêmio por meio da Vice-Reitoria de Extensão da instituição.

Nos dois casos, os textos precisam ser inéditos e em língua portuguesa. O descumprimento desses critérios implica em eliminação da seleção. O prêmio existe desde 2006, idealizado pelo escritor e professor da Universidade Batista de Lima. Na primeira edição, o gênero escolhido também foi a poesia, sucedido pelo conto, em 2007, e pela crônica, em 2009.

Na categoria de poemas avulsos, cada participante poderá inscrever, no máximo, três trabalhos, com até cinco páginas cada um. Já na categoria de obra encaixam-se volumes com, no mínimo, 100 páginas. Todo o material deve ser entregue sob pseudônimo, com os dados da identidade do autor dentro de envelopes lacrados.

O autor do livro classificado em primeiro lugar receberá como prêmio uma viagem a Washington (EUA), para visitar a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. O vencedor ganha ainda a publicação da obra, com impressão de 400 exemplares. Já na categoria de textos avulsos, serão premiados 20 autores. O primeiro lugar recebe uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ), para visitar a Biblioteca Nacional; os classificados do segundo ao 20º lugar terão seus trabalhos publicados em uma coletânea. O material será avaliado por uma comissão de profissionais da área. As inscrições devem ser feitas na Vice-Reitoria de Extensão, que fica no campus - prédio da Reitoria, 1º andar (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz - Fortaleza - CE, CEP: 60811 - 905). O edital está disponível em http://www.unifor.br. O resultado será divulgado em 21 de março, quando acontece a solenidade de anúncio dos ganhadores e as respectivas premiações.

"Há algum tempo a Unifor vem desenvolvendo ações de incentivo à cultura do Estado. No caso do Prêmio de Literatura, é uma boa oportunidade tanto para escritores iniciantes quanto para aqueles já reconhecidos", ressalta Adriana Helena.

Mais informações
4° Prêmio de Literatura da Unifor Inscrições até 23 de dezembro de 2011. Resultado e entrega dos prêmios: 21 de março de 2012. Contato: (85) 3477.3311 e http://www.unifor.com.br

Mudança de padres na Diocese de Sobral

A Diocese de Sobral anunciou hoje mais mudanças de padres para as paróquias. Eis o novo rodízio, que acontecerá a partir de janeiro de 2012:

Padre João Batista Nery de Abreu deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Coreaú  e vai para Paróquia de Santa Quitéria, em Santa Quitéria. Quem chega para a Paróquia de Senhora da Piedade, de Coreaú, é padre José Lucione, que se estava em Santa Quitéria.

Padre Emídio Moura deixa a Paróquia de Reriutaba e assume a Paróquia de Bela Cruz. Padre Herlandino Sampaio Paiva sai de Santa Quitéria e vai para Pires Ferreira. Padre José Bonifácio Fonseca Matos troca Pires Ferreira pela Paróquia de Cariré.

Padre João Rodrigues Vasconcelos assume a Catedral de Sobral;  padre Emídio Moura Gomes assume a Paróquia de Bela Cruz;  padre Marcos Antônio Ribeiro da Silva assume a Paróquia de Reriutaba;  e padre Agnaldo Timóteo da Silveira assume a Paróquia de  Forquilha.

Assumem ainda como vigários paroquiais: padre Renato Welton Farias Boto (Bela Cruz), padre José Inácio Avelino (Santa Quitéria), padre Elânio Carvalho Alcântara (Massapê), diácono Francisco de Assis Neto (Cruz), diácono Francisco Júlio Nascimento (Massapê) e diácono Francisco Juniel Aguiar (Santana do Acaraú).

Mudanças em Paróquias da Diocese de Sobral

 Na foto: Pe. Nery e Pe. Lucione

Com quase 16 anos de Paróquia, o Padre João Batista Nery de Abreu, estará deixando a cidade de Coreaú – Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – no próximo dia 08 de janeiro (2012). O rodízio realizado pela Diocese de Sobral, leva Pe. Nery para Santa Quitéria, e manda para Coreaú, o Padre José Lucione, que se encontrava na Paróquia da maior cidade do estado – Santa Quitéria – há 7 anos.
 
Outras mudanças na Igreja:
- Padre Emidio Moura deixa Reriutaba e assumirá a paróquia de Bela Cruz, no dia 22 de janeiro.
- Padre Herlandino Sampaio Paiva, também deixa Santa Quitéria e assumirá dia 08 de janeiro, a paróquia de Pires Ferreira.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Inauguração do Museu Monsenhor Waldir


Na Noite de 16 de Dezembro de 2011, foi inaugurado na cidade de Marco-Ce, o Museu em memória à vida de Monsenhor Waldir Lopes de Castro. A festa teve a presença de convidados ilustres, dentre eles o Pe. Valdery da paróquia de São Francisco de Cruz-Ce, que era amigo próximo de Mons. Waldir. A cerimônia de Inauguração foi presidida por nosso pároco Pe. Manuel Rômulo, que é um dos idealizadores deste projeto.

A mostra do museu conta um pouco da História de Monsenhor Waldir com objetos pessoais, títulos que recebeu, alguns cadernos de anotações , além de suas vestes litúrgicas, estolas, túnica, alva...

Confira Fotos do Museu: aqui



Cultura popular exalta chegada do Menino Jesus

Nascimento do filho de Deus destaca a espiritualidade católica e inspira a manifestações culturais do Reisado


Mestre Piauí é a grande referência no Sertão Central , especialmente de Quixeramobim, à frente do cortejo que celebra o nascimento do Menino Rei, consistindo na grande festa cristã Foto: Divulgação
 

Quixeramobim. O Natal está chegando e com ele o cortejo do Mestre Piauí ganha as ruas de Quixeramobim em busca de oferendas para o Menino Jesus. Rei, rainha, o Careta, a Catirina, guerreiros, índias pastorinhas e brincantes percorrem no imaginário, o caminho da viagem dos reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, a Belém, para encontrarem o filho de Deus. À frente desse cortejo, o mestre rezeiro comanda sua trupe pelos bairros da cidade, anunciando em festa o nascimento de Cristo, ainda por vir. Enquanto noutros cantos esse ritual começa na noite de 25 de dezembro, e segue até o sexto dia de janeiro, a tradição local se estende pelo derradeiro mês do ano. É a Folia de Reis, acompanhada do boi, da ema, da cabrinha, da jumentinha e do jaraguá, entoando por todos os cantos cânticos herdados de geração a geração.

Antes de partirem, um encontro no terreiro do Mestre Piauí. Apesar de repetirem por todo o ano praticamente os mesmos passos, quando o Natal chega é preciso um pouco mais de afinação, uma vez que o homenageado desta época do ano é muito especial. Além do Mestre, do rei e da rainha, muito alinhados, os súditos brincantes, principalmente as meninas, capricham no embelezamento; a Catirina exagera. O único despojado no cortejo é o Careta, sempre assanhado e maltrapilho. Ele representa os soldados do rei Herodes, em Jerusalém, à procura do pequeno rei para matá-lo.

No rito Jesuíno, como alguns chamam o folguedo desta época, o boi, um dos principais do Reisado no resto do ano simboliza o recém-nascido. Por esse motivo, da noite de Natal até o Dia de Reis, 6 de janeiro, fica escondido.

Arrasta-pé

Enquanto isso, no terreiro, não demora muito para a poeira subir com o arrasta-pé no chão de barro. É sinal de começar a peregrinação de porta em porta, levando a cultura e a tradição nordestina. Os mais dispostos acompanham ruas abaixo, ruas acima. Quando param na porta de alguém são recebidos com aplausos. Os mais velhos fazem saudações religiosas. Alguns abrem apenas as janelas para entregar as oferendas. Outros escancaram as portas e acendem as luzes para receber os brincantes com um banquete muito especial. A caminhada é exaustiva. Tem sido assim desde criança, lembra o Mestre Piauí. Mas para abrir os corações da vizinhança e suas casas é preciso cantarolar a saudação:

"Ó de casa/ Ó de fora/ Quem tá dentro sai pra fora/ Vem ver o Santo Reis / Que chega aqui, agora/ Esta casa/ Está bem feita

Por dentro, por fora não/ Por dentro cravos e rosas / Por fora manjericão".

Na despedida não é diferente. Enquanto a meninada se aproxima para ver as palhaçadas da Catirina e vaiar o Careta, a eminha, a cabrinha e a burrinha de aconchegam ao lado do Mestre do Reisado. Não é só carinho não, embora encobertas por tecido fino e leve as carcaças são feitas de ferro. A do boi chega a pesar mais de 20 quilos. Para disfarçar o cansaço fingem estarem dormindo. Mas não demora pouco é hora de despertar. Cada apresentação demora mais de meia-hora, a noite é longa e alguns ainda têm trabalho na manhã seguinte. É hora de se despedir: A Deus nosso amor / Até para o ano/ Se vós vivo for / O nosso bloco não é desigual/ Adeus amigo/ Não há outro igual".

Esse ritual se repete há mais de meio século na mais antiga cidade da região Centro do Estado. A tradição é preservada graças ao folclorista Antônio Batista da Silva, hoje com 72 anos, o Piauí, um dos Mestres da Cultura do Ceará, cujo pseudônimo herdou dos avós. Mas segundo ele, o comando da folia de reis na sua terra natal foi conquistado graças ao auxílio da família e de dezenas de colaboradores.

Paixão

Todos são voluntários, na maioria crianças e adolescentes apaixonados pelo colorido dos trajes e também fascinados pela bicharada do folguedo. A maioria ficava a observar o ensaio dos mais velhos. Criaram gosto e resolveram entrar na brincadeira. O ponto alto da Festa de Santo Reis, como o mestre costuma tratar o folguedo do ciclo natalino, é a matança do boi, dedicada aos Reis Magos.

Deles, sabe apenas os nomes e o motivo da homenagem, por conta da visita dos nobres à manjedoura do Menino Jesus. A representação costuma ser feita nos terreiros, geralmente diante de uma imensa plateia. Dependendo do agrado, às vezes repetem a apresentação, principalmente nos aniversários, quando recompensa financeira para manter os trajes e pagar as despesas de deslocamento.

Aniversário

No penúltimo dia do ano, 30, quem abre as portas para o Mestre Piauí e seu cortejo é o professor historiador Ailton Brasil. Será momento de comemorar o oitavo aniversário da filha, Ana Luzia, e reunir os familiares, amigos e outros apaixonados pela cultura nordestina para apreciar um dos momentos mais belos de demonstração da manifestação de nossas raízes colonizadoras. Quem quiser pode ir assistir o espetáculo, na rua Pedro Teles de Menezes, 134, no bairro Duque de Caxias. Ailton Brasil é o atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq).

MAIS INFORMAÇÕES
Reisado do Mestre Piauí
Telefone: (88) 9466.7988
Iphanaq - Sertão Central
Telefone: (88) 9998.7434

HISTÓRIA E PERSONAGENS
Mestre e Reisado de Boi preservam as tradições

A festa chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses e se disseminou pelo País

Quixeramobim. Em seus estudos sobre o folclore brasileiro, o historiador, antropólogo e jornalista Luís Câmara Cascudo, considerado um dos maiores pesquisadores da cultura popular nacional, cita o Reisado como a dominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de Reis. Essa manifestação cultural chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. Ainda conservando a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus, conhecida como Reisado ou Reseiro.

O Reisado é uma espécie de revista popular, recheada de histórias folclóricas, mas sua essência continua a mesma, com uma mistura de temas sacros e profanos. A denominação de Reisado persiste ainda na maioria dos estados do Nordeste. Entretanto, em algumas regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. O solista dos cânticos não muda, é sempre o Mestre, respondido pelo coro a duas vozes, geralmente acompanhados pela sanfona, a zabumba, a viola, a rebeca ou violão, o ganzá, pandeiros, pífanos e os *maracás* e chocalhos feitos de lata, enfeitados com fitas coloridas.

Herança colonial

Segundo pesquisadores e estudiosos o Reisado instalou-se preliminarmente em Sergipe no período colonial. Atualmente é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados.

À medida que foi se enraizando no país, Nordeste adentro esse pacote cultural foi recebendo algumas transformações, mas sem perder sua essência espiritual do Natal.

Assim, a essência permanece, mas alguns modos e personagens variam de um lugar para o outro. Classicamente, o Mestre, o contramestre o Rei, a Rainha, o Careta os guerreiros não podem faltar. Não é diferente no Reisado do Mestre Piauí, onde o Boi, a ema, o Jaraguá e outros bichos acompanham o cortejo .

Na opinião do Mestre em História, Danilo Patrício, na medida em que traz, no chamado ciclo natalino cristão, o enredo que tem como personagem o boi de dançar, morto pelo vaqueiro em nome do desejo feminino de comer o coração do Boi, constroem-se experiências de promessas para o Santo Reis, como se referem os brincantes da festa ao rei negro Baltazar, um dos três que presenteiam o Menino na liturgia cristã.

Ele ressalta que a festa do Reisado encerra-se anualmente com um banquete na casa do Mestre, onde são consumidas as doações do período na ¨tiração de reis¨- comida e bebida -, incluindo arrecadação no comércio da cidade, e as contribuições de quem comparece ao almoço final.

Para o estudioso as muitas ofertas contribuem para a concretização de um banquete comunitário numa festa de pobres que se mistura com as demais forças da cidade, entre conflitos e alianças. Cânticos, coreografias e indumentárias possibilitam perceber na festa de hoje agregação de outros repertórios, como as congadas e os curiosos caboclinhos.

Os relatos orais de hoje atingem o início do século XX. São preservados pelos Mestres da Cultura, "tesouros vivos", pessoas e grupos artísticos que recebem um salário mínimo da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) como apoio para a manutenção das atividades culturais tradicionais.

O Reisado do Mestre Piauí é formado por 26 figuras folclóricas, como o Mestre, Contramestre, Rei, Rainha, Catirina, Catirina, Guereira e Índia.

ALEX PIMENTEL
Colaborador

Atrativos incrementam férias

Região tem o privilégio de reunir opções diversificadas para o visitante , como as serras e o litoral Oeste

Serra e Mar fazem parte da diversificação da paisagem e instigam o interesse de quem quer viajar e conhecer a Zona Norte, região que dispõe ainda de programação cultural para as férias Foto: Divulgação

Sobral. As férias chegaram e é hora de arrumar as malas para conhecer o Ceará. Cheio de encantos, o Estado oferece boa estrutura turística em pelo menos 50 das 184 cidades distribuídas das suas oito macrorregiões (Sul, Centro, Norte, Metropolitana, Litoral Oeste, Inhamuns, Litoral Leste e Maciço do Baturité). Os opções de passeio são variadas e fica a gosto e escolha do turista.

Para estas férias Jericoacoara oferece, por exemplo, passeios diários saindo de Fortaleza (Avenida Beira Mar e hotéis) com escolha de pernoite ou voltar no mesmo dia. Jeri, uma das praias mais conhecidas do Mundo, apresenta boas novidades para dezembro de 2011, janeiro e fevereiro de 2012. Uma dessas são as lojinhas para venda da grife Jeri. Uma outra é o disciplinamento do estacionamento na Vila. Novidades também em Viçosa do Ceará e Meruoca, cidades serranas localizadas na Zona Norte cearense.

Meruoca, com a implantação definitiva do seu Plano de Planejamento Turístico, oferece agora novos restaurantes e pousadas. As pousadas com diárias variando de R$ 40,00 a R$ 120,00. Já nos restaurantes os pratos para duas pessoas vão de R$ 25,00 até R$ 80,00. Os novos restaurantes são Dois Irmãos, Alto da Serra, Brisa da Serra, Fresta, O Ivan e Canto Mineiro. Todos eles oferecem cardápio variado com destaque para as carnes, aves e pescados.

Para subir a Serra de Meruoca, que fica a 260 quilômetros de Fortaleza, a dica para quem vem de carro é sair de Fortaleza pelas CEs estruturantes por Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Morrinhos, Santana do Acaraú, Sobral até subir 11 quilômetros de Serra. Tudo isso para evitar a BR-222, que está em recuperação com vários trechos em meia pista e ainda muita esburacada.

 Foto: Divulgação
Trilhas

Em cima da Serra da Meruoca, numa altitude de 850 metros, há opções de trilhas ecológicas e a prática dos esportes radicais. Um empreendimento que já deve funcionar em 2012 é do Sítio Monte Olimpo que oferecerá uma dezena de atrações entre trilhas, esportes, casa de farinha, casa de engenho, restaurante, camping e anfiteatro.

Um banho de bica pode ser usufruído na Bica São Daniel. Mas a principal estrutura de recepção de turistas na Meruoca continua sendo o complexo Ytacaranha com uma dezena de atrações ecológicas. O Ytacaranha oferece há 16 anos, além de hotel, parques aquáticos, trilhas e serviços de bar e restaurante.

 Foto: Divulgação

Festival do Bolero

Em Viçosa do Ceará, a 365 quilômetros de Fortaleza, a grande novidade para esta alta estação é o Festival do Tango, Chocolate e Bolero. O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) deu o suporte de consultório e um grupo de empreendedores em Viçosa vai estrear em janeiro o Festival. "Trata-se de uma ação interessante de turismo que vai unir boa música e um bom chocolate com a abertura de novos empreendimentos nos ramos da gastronomia e do divertimento", aposta o articulador do Sebrae, Sílvio Moreira. Para chegar em Viçosa, a dica é só pegar a BR-222 a partir de Sobral.

O caminho via rodoviário é seguir de Fortaleza pelas CEs estruturantes passando pelos nove municípios (Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Morrinhos e Santana do Acaraú). Chegando em Sobral seguir pela BR-222 até Tianguá e de lá pegar as CEs 311 e 313 até chegar ao paraíso serrano de Viçosa com sua temperatura variando de 12 a 20 graus à noite.

Foto: Divulgação

Litoral

Em Jericoacoara, com a atuação do Sebrae-CE, as lojas de moda praia estão se modernizando e oferecendo a grife Jeri. Os lojistas receberam treinamento e consultoria para desenvolver as peças, como saídas de banho, biquinis, toalhas e toda sorte de lembrança da praia.

A moda praia de Jeri foi lançada durante a Casa Cor Ceará 2011, em Fortaleza. As peças já estão à venda nesta alta estação.São peças de crochê criadas por costureiras da vila, que participam do projeto "Destinos Referência em segmentos turísticos de sol e praia". Em meio a ambientes que misturavam sofisticação e modernidade, artesanato e releituras de novas tendências, as modelos na Casa Cor mostraram o resultado de meses de trabalho e que deram nova identidade à produção local. Batizada de Mundo Jeri, a coleção exibiu 30 peças.

O projeto envolve diversas ações, como: elaboração de plano de marketing de Jericoacoara, realização de inventário turístico, apoio à comercialização do destino e fortalecimento da produção associada ao turismo. Nessa última ação, criaram-se condições para que a comunidade resgatasse suas tradições e raízes culturais.

MAIS INFORMAÇÕES:
Sebrae Escritório Regional
Norte, Avenida Doutor Guarany, 1059
Município de Sobral
Telefone: (88) 3611.8300

JERICOACOARA
Trânsito de veículos está disciplinado

A criação do estacionamento foi a forma de evitar que o fluxo de veículos causasse prejuízos à vila

Sobral. Para curtir as belezas naturais de Jeri, agora há maior disciplinamento. O turista que quiser se encantar com a Pedra Furada, as dunas do por-do-sol, as lagoas interdunas, os lagos da Torta e Grande, a travessia Guriú e o passeio Cavalo Marinho tem que obedecer à legislação municipal, que disciplina o estacionamento de veículos nas ruas da vila.

Isso decorre da determinação de evitar ao máximo a circulação de veículos na Vila, causando impactos negativos na infra estrutura local, impactando também no bem estar do morador e do visitante daquela praia do litoral Oeste do Estado.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Jijoca, José Osmar Fonteles, desenvolve o projeto "Eu amo Jeri: por isso eu cuido". O projeto trata primeiramente de um estacionamento disciplinado para a praia.

"O objetivo é mobilizar a sociedade para se engajar com a experiência, transformando-a em caso de sucesso que pode minimizar os impactos socioambientais na vila de Jericoacoara e entorno", informa Osmar Fonteles, confiante que a medida é a mais racional para compatibilizar os interesses ambientais da Vila daquele trecho do litoral.

O estacionamento em Jeri foi regulamento pela Lei Municipal 289/2010. Ao chegar ao estacionamento, o turista faz um cadastro, pagando R$ 10,00 por diária. Em seguida, ele vai até a pousada ou hotel onde está hospedado, deixa as pessoas com suas respectivas bagagens e retorna ao estacionamento, onde deve deixar o veículo.

Em seguida um carro o deixará na pousada ou hotel. A partir daí, toda vez que precisar se deslocar para fora da vila, contará com o mesmo carro até o estacionamento, funcionado 24 horas, sem custostores de turismo, bugueiros, caminhoneteiros ou outros prestadores de serviços.

Moda

Enquanto isso, outra atração é a moda praia de Jeri que foi lançada durante a Casa Cor Ceará 2011, em Fortaleza. As peças já estão à venda nesta alta estação. São elaboradas com crochê por costureiras da vila, que participam do projeto "Destinos Referência em segmentos turísticos de sol e praia".

Em meio a ambientes que misturavam sofisticação e modernidade, artesanato e releituras de novas tendências, as modelos na Casa Cor mostraram o resultado de meses de trabalho e que deram nova identidade à produção local. Batizada de Mundo Jeri, a coleção exibiu 30 peças de moda praia.

Mundo Jeri é um projeto envolve, ainda, diversas ações, como: elaboração de plano de marketing de Jericoacoara, realização de inventário turístico, apoio à comercialização do destino e fortalecimento do produto turístico regional.

LAURIBERTO BRAGA
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Professor da UFC recebe Prêmio Chico Mendes no Acre

 Foto: Agência de Notícias do Acre

O Prof. Eurípedes Antonio Funes, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado na noite desta quinta-feira (15) com o Prêmio Chico Mendes de Florestania, concedido pelo Governo do Estado do Acre.

A premiação, que está na oitava edição, homenageia personalidades, entidades e instituições que desenvolvem relevantes trabalhos na área ambiental e na preservação dos ideais humanistas de Chico Mendes, líder seringueiro e ambientalista assassinado em 1988. A entrega da distinção aconteceu no Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre.

O Prof. Eurípedes Funes é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente leciona no Departamento de História da UFC, como professor associado.

Ele atribui a premiação à sua trajetória de pesquisador iniciada na Amazônia, onde trabalhou com comunidades quilombolas (oeste do Pará) e populações amazônicas na fronteira do País com o Peru e a Bolívia, tendo convivido com Chico Mendes. Mesmo morando no Ceará, o professor continua a pesquisa na área de história e meio ambiente.

O Prêmio Chico Mendes de Florestania é concedido anualmente pelo Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour. Um dos principais objetivos é valorizar o líder seringueiro, que deu sua vida em defesa dos direitos dos povos amazônicos e da natureza. O colegiado do Programa de Pós-Graduação em História envia votos de congratulações ao professor Euripedes Funes por esta importante conquista. 

Acaraú Recebe Selo Município Verde


No dia 15 de dezembro deste, no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza, realizou-se a cerimônia de entrega do Certificado do Programa Selo Município Verde, promovido pelo Concelho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM.

39 municípios foram agraciados, entre eles Acaraú, que este ano completou quatro certificações consecutivas.

Hoje o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, assinou o convênio de repasse de recursos para a aquisição das premiações, de 2009: uma prensa para resíduos sólidos; de 2010: uma moto; e de 2011: um kit fiscalização com: um GPS, uma máquina fotográfica digital, um notebook e um decibelímetro (medidor de ruido). Toda a premiação deverá ser empregada no setor ambiental.

APAE de Bela Cruz - CE classificada no Concurso de Cartões de Natal da APAE


O Concurso de Cartões de Natal é promovido e realizado anualmente, sendo fruto da produção artística, relacionada ao tema Natal, dos(as) alunos(as) das Escolas Especiais e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado, mantidos pelas APAEs e Instituições regularmente filiadas à Federação Nacional das APAEs, com a finalidade de divulgar o potencial artístico criativo dos mesmos e de selecionar trabalhos para ilustração de Cartões de Natal a serem produzidos para divulgação e comercialização.
Este evento apresenta seletivas nas fases local, regional, estadual e nacional, coordenadas pela Gerência de Projetos de Educação Artística da FENAPAES e pelos Coordenadores de Artes das Federações dos Estados, onde os trabalhos elaborados passam por criteriosa avaliação de profissionais especializados na área de artes visuais, classificando-os para participação em cada fase subseqüente.
Neste ano, a fase nacional do concurso, aconteceu com a exposição e julgamento dos trabalhos, durante a realização do XXIV Congresso Nacional das APAEs, realizado em Belém, capital do Estado do Pará, de 06 a 09 de novembro, onde classificaram –se os trabalhos que farão parte do Catálogo de Natal para o ano de 2012, sendo os seguintes, em ordem alfabética:

1 - Carlos da Páscoa Souza – APAE de Rio Branco - AC

2 - Claudemir Júnior Pereira – APAE de Andradas - MG

3 - Deliane dos Santos André - APAE de Conceição do Castelo - ES

4 - Francisco Edgleison Andrade – APAE de Bela Cruz - CE

5 - Gilson Rodrigues Bernardo – APAE de Iguatemi - MS

6 - Jonatan da Silva Furtado – Campo Novo do Parecis - MT

7 - Jucemar Braz Costa – APAE de Morro da Fumaça - SC

8 - Julio Cezar dos Santos Dourados – APAE Distrito Federal - DF

9 - Marcos Gomes de Souza – APAE de Araraquara - SP

10 - Maria Antônia Pereira – APAE de São João - PR

11 - Osvaldo Francisco Toledo – APAE Seberi - RS

12- Rafaela de Nazaré Castro de Oliveira APAE de Belém – CE

Municípios do Ceará devem receber ônibus escolares


Trinta e quatro municípios do Ceará devem receber ônibus escolares do Ministério da Educação. O investimento de R$ 18,9 milhões em transporte escolar foi anunciado ontem pelo senador José Pimentel.

De acordo com ele, os prefeitos têm até o fim do ano para assinar convênio com o MEC e receber os veículos já em março de 2012. Foram contemplados os municípios de Alcântaras, Aiuaba, Amontada, Barbalha, Baturité, Camocim, Choró, Coreaú, Fortim, General Sampaio, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itarema, Jaguaruana, Madalena, Meruoca, Milhã, Miraíma, Morrinhos, Moraújo, Mucambo, Novo Oriente, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Senador Pompeu, Tururu e Uruburetama.

“A iniciativa deve atender os pequenos municípios. Em 2012, vamos dar continuidade para universalizar o transporte escolar no Estado”, aponta. Ainda segundo Pimentel, a contrapartida dos municípios é de 1%. Além disso, as prefeituras têm a obrigação de pagar os seguros dos veículos.

Fonte: O Povo

Vídeo Rio Acaraú Escola Sinhá Sabóia Delene Rodrigues


Fonte: Delene Rodrigues

Maria e Francisco são os nomes mais usados no Ceará

Arte: Felipe Berlamino
  
Nomes com origem ou ligação religiosas são os mais usados para registrar as pessoas no Ceará. A afirmação é baseada em uma pesquisa que fez um levantamento em aproximadamente 165 milhões de CPFs em todo o Brasil e apurou os 50 nomes mais utilizados no País. No nosso Estado "Maria " lidera o ranking, com mais de 1 milhão de registros. Em seguida vêm Francisco , com 500 mil, e José com quase 420 mil.

A pesquisa foi baseada em 3.582,872 registros de CPFs no Estado, de um total populacional de quase nove milhões de habitantes. O trabalho foi feito pela proScore, Bureau de Informação e Análise de Crédito.

Especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste Online indicam que os nomes usados pelos pais para registrar os filhos variam de acordo com a época vivida e com a devoção aos santos do catolicismo, por exemplo. No Ceará, com a forte devoção a São Francisco de Assis em Canindé e ao padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte, os nomes também acabam se propagando pelos cartórios.
  
"Escolha depende da época", diz professora
De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, Maria Neyára de Oliveira Araújo, a escolha dos nomes depende muito da época vivida. "É comum ver nas pessoas idosas nomes bíblicos. Já nos adultos, que nasceram na década de 1980 e 1990, nomes tidos da 'moda'. E, nas crianças de até 10 anos, por exemplo, notamos a reutilização dos nomes religiosos", informa.

Segundo Neyára, com o crescimento dos meios de comunicação e o acesso mais fácil da população as informações, os nomes de artistas e celebridades podem ser notados em boa parte dos jovens entre 18 a 24 anos, período que ingressam nas faculdades. "Nomes como Michael e Raísa são bastante comuns na lista de presença", diz.

"Igreja Católica exerce forte influência", afirma o professor Pinheiro
Para o doutor em História e secretário de Cultura do Ceará, professor Francisco José Pinheiro, há uma forte influência da Igreja Católica para a escolha dos nomes das pessoas no Ceará. "Dependendo da Região, nomes como Franscico e Cícero são muitos usados, devido a devoção do povo aos santos São Francisco de Assis e Padre Cícero", explica.

Com o advento das mídias, a partir dos anos 1980, ocorre um novo fenômeno para a escolha dos nomes baseado na moda, ou seja, as celebridades da televisão são tidas como referência para a escolha. "A televisão, com sua forte influência, dita o que é legal, até mesmo não sendo", comenta Pinheiro.

Do modo geral, na visão do professor, os pais se espalhem em três fatores para a escolha dos nomes de seus filhos: religiosidade, mídia e amor aos ídolos. "Quem é fã do Roberto Carlos, por exemplo, é provável homenageá-lo colocando o seu nome em seu filho", diz.

Professor cearense recebe prêmio do Ministério da Educação por projeto inovador

Projeto de combate à dengue é desenvolvido em Araripe (Foto: Mobiliza Araripe)

Um professor cearense foi homenageado pelo desenvolvimento de um projeto inovador pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na última quarta-feira (14). É a segunda vez que Luciano Guedes Siebra, que dá aulas para estudantes das três séries do ensino médio da Escola Dona Cartola Távora, em Araripe, região do Cariri, recebeu o prêmio.

Siebra destacou-se por associar iniciação científica e cuidado com a saúde pública, ao desenvolver um projeto para monitorar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

Com seus alunos, o professor desenvolveu uma armadilha para capturar as fêmeas do mosquito. Assim, o controle é feito pela eliminação dos ovos antes que virem larvas. “Com isso, a gente evitou o surto de dengue no município em novembro do no ano passado”, relata Siebra que disse enviar ofícios à Secretaria de Saúde de sua cidade regularmente com os dados do trabalho.

Segundo o Ministério da Educação, mais de 1,6 mil trabalhos foram inscritos no concurso, mas apenas 39 foram premiados.