sábado, 28 de abril de 2012

SEMAM de Acaraú inicia Projeto para a Semana do Meio Ambiente

image

No dia 01 de maio de 2012 será dado início ao Projeto: Energia Limpa, este projeto consiste na preparação para a Semana do Meio Ambiente de Acaraú, que ocorrerá nos dias 4, 5, 6 e 8 de junho. Nesses dias a SEMAM estará desenvolvendo várias ações em todo o Município.

Fazem parte do projeto dois concursos: O Primeiro diz respeito ao melhor desenho representativo da Semana do Meio Ambiente de Acaraú, cujo tema é: Energias Renováveis, um Paço para o Desenvolvimento Sustentável. Já o Segundo trata-se de uma Redação sobre o mesmo tema. Poderão participar os alunos do 8º e 9º anos do município de Acaraú.

A Secretatia de Educação de Acaraú foi comunicada hoje do Projeto, sendo solicitado da mesma a comunicação as escolas públicas, porém este projeto também é aberto para as escolas particulares do município.

Os dois concursos terão como julgadores os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Acaraú - COMAR, cuja reunião Extraordinária ocorrerá no dia 16 de maio.

As premiações serão as seguintes:

Concurso de melhor redação: um aparelho celular para o professor e uma bicicleta para o aluno.

Concurso melhor desenho: uma bicicleta para o aluno, um aparelho celular para o Professor orientador e um conjunto de coletores seletivos de resíduos para a escola. O desenho vencedor será estampado na camisa da Semana do Meio Ambiente, com o nome e a escola do aluno.

Com a divulgação deste Projeto, a SEMAM espera unir parceiros e patrocinadores para incrementar as ações na Semana de Meio Ambiente.

Fonte: Semam-Acaraú

Ceará Censo 2010: cerca de um milhão de cearenses nunca frequentou escola

image

Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentou uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado nesta sexta-feira (27) no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, o Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com o menor índice de escolaridade, ficando atrás apenas da Bahia e de Alagoas.

De 2000 para 2010, o percentual de jovens nordestinos que não frequentavam escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de de 7,1% para 3,2%. A maior queda na frequência escolar foi registrada na Região Norte, que caiu de 11,2% para 5,6%. Os melhores índices ficaram com a região Sul, nos últimos 10 anos Santa Cataria apresentou apenas 2,2% da população fora da sala de aula.

Escolaridade

Os números mostram também que o Ceará apresenta cerca de quatro milhões de pessoas que começaram a frequentar o ensino fundamental, mas acabaram abandonando a escola. Atualmente, cerca de 350 mil cearenses têm o Ensino Superior Completo, ou seja, ingressaram em uma faculdade e acabaram se formando e apenas 28 mil optaram por uma especialização, mestrado ou doutorado.

Alfabetização na Idade Certa

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Ceará (Seduc), desde 2007, os cearenses têm acesso ao Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC), que conta com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico, visando a alfabetização das crianças no educação infantil.

Em 2010, o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Educação de Jovens e Adultos

Ainda de acordo com a Seduc, o Ceará também tem o projeto de educação voltado ao público adulto. A educação de jovens e adultos no Estado é semipresencial e ofertada nos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, sendo que 09 CEJA estão localizados em Fortaleza e 23 CEJA em outras cidades do interior distribuídos nas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Atualmente, o projeto conta  com cerca de  40.000 alunos matriculados  nos dois níveis Fundamental e Médio.

Mais informações no site da Seduc

Fonte: Jangadeiro Online

Nota pública de esclarecimento do deputado Eudes Xavier à CPMI Cachoeira

image

O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) vem a público justificar a ausência de suas atividades na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última semana, por motivos de saúde de sua mãe, que foi submetida recentemente, em Fortaleza, a uma complexa cirurgia. Por esse motivo, não teve a oportunidade de assinar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que abre as investigações de possíveis irregularidades envolvendo Carlinhos Cachoeira, parlamentares e empresários.

Ao contrário do que tem sido noticiado em alguns sites, o parlamentar não integra a lista dos políticos que querem esconder o escândalo, mas, sim, que ele seja totalmente esclarecido. O deputado Eudes Xavier agradece ainda pela confiança dos companheiros que não duvidaram de seu compromisso e responsabilidade com o cargo que exerce e pela compreensão dos leitores que acompanharam a notícia apenas pelos jornais, que, infelizmente, não deixam claro quem estava com ausência justificada na semana em que a CPMI foi votada.

A trajetória política do deputado Eudes Xavier demonstra seu compromisso com as grandes lutas da população, a exemplo de sua atuação em 2011, quando votou contra o reajuste salarial proposto pelo governo, considerado abaixo do esperado, e contra o Código Florestal, por entender que este beneficia os grandes produtores em detrimento da agricultura familiar. Toda a equipe do nosso mandato almeja sinceramente que esse caso seja esclarecido, pois o povo merece essa resposta da justiça brasileira e de seus representantes eleitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Eudes Xavier

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Acaraú Sedia a Conferência Territorial de Defesa dos Direitos do Consumidor

image

Aconteceu no dia 25/04, no CELPA, a Conferência Territorial de Defesa dos Direitos do Consumidor, realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará e a Prefeitura Municipal de Acaraú, com a participação dos municípios do Marco, Bela Cruz, Morrinhos, Barroquinha, Itapipoca, Camocim e Acaraú.

O evento contou com a presença da Secretária de Justiça do Ceará, Mariana Lobo, do Secretário do PROCON de Fortaleza - Sr. Paulo Roberto, do Prefeito Municipal de Acaraú - Pedro Fonteles, e de secretariado municipais, além de representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

Na ocasião, foram discutidas propostas para a implantação dos PROCON's municipais que serão levadas à conferencia estadual, prevista para julho de 2012, e escolhidos os 30 delegados que representarão o Território Litoral extremo Oeste na próxima etapa.

image

image

image

Fonte: Setase-Acaraú

Comunidade Rainha da Paz comemora 12 anos de missão

image

A Comunidade Católica Rainha da Paz, completou nessa terça(24) seus 12 anos de Missão em Acaraú. Sua comemoração aconteceu nesta quarta com uma missa em ação de graças presidida por Pe. Eudes na Igreja Matriz de Acaraú.

Após a missa,  a festa continuou  com um musical e teatro na casa da Comunidade, situada na Rua dos Poetas, próximo à Matriz.

image

image

image

image

A Comunidade

Somos uma Comunidade Mariana Escatológica, temos como carisma adorar a Jesus Eucarístico como almas esposas e evangelizar exercendo maternidade espiritual. 

Nossa sede está localizada na cidade de Sobral.

Em 24  abril  de 2000 fomos enviados em missão para a cidade de Acaraú tendo como  primeiros missionários Tupy, Acácia, Alexandre e Cleonilda, que foram acolhidos com muita alegria pela comunidade paroquial.

image

Inicialmente morávamos em uma casa alugada,mas anos depois a casa ficava pequena para realização dos eventos e  viu-se a necessidade de arranjar outra casa e a possibilidade de ser a que  D. Vilani Araújo morava que era de propriedade da paróquia.

Foi falado com o Mons. Edson que disse que caso a casa fosse desocupada ele autorizaria que a mesma fosse doada para que funcionasse o Centro de Formação e se construísse a casa de missão.

Depois de alguns meses D. Vilani resolveu mudar-se para residência que foi de seus pais, cedendo assim a casa para a Comunidade Católica Rainha da Paz .

A Comunidade Rainha da Paz está há 12 anos evangelizando em Acaraú, com vários grupos de oração, retiros, e adoração ao Santíssimo.

A Deus a nossa gratidão e alegria.

A bênção especial e materna de Nossa Senhora Rainha da Paz.


Algumas palavras de  agradecimentos de Elizângela Oliveira

Fonte: Blog Paróquia de Acaraú

Conferência de Defesa de Direito do Consumidor chega à Acaraú

image

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, esteve presente na manhã desta quarta-feira (26) na Conferência Territorial de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Litoral do Extremo Oeste do Estado. O encontro foi sediado na cidade de Acaraú e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre representantes da sociedade civil, do poder executivo e legislativo local. A Conferência aconteceu por meio de uma parceria entre a Sejus e a Prefeitura Municipal de Acaraú e tem o objetivo de discutir com a sociedade a municipalização dos direitos do consumidor no interior do Estado.

Mariana Lobo abriu seu discurso informando das Conferências Territoriais são de extrema importância para que o Estado possa construir um Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. "Precisamos fazer um debate amplo com a população do interior do Estado para podermos conhecer as necessidades de cada cidade e levar as propostas para a I Conferência Estadual de Defesa do Consumidor. Dessa forma, a Secretaria da Justiça e Cidadania pode cumprir seu compromisso de dar apoio às necessidades da sociedade cearense e construiremos, assim, um Sistema com maior amplitude", salientou a secretária.

image

Ela ainda falou da importância dos órgãos que atuam hoje na Defesa do Consumidor no Ceará, mas ressaltou que o Governo do Estado pretende dar maior capilaridade , atendendo também a população do interior. "Percebemos que há uma carência muito grande no interior em relação ao tema. Então, a proposta é de fato discutir as necessidades da população e levar as ideias para a Conferência Estadual, onde tentaremos atender da melhor maneira possível as sugestões repassadas com apoio de todos os órgãos".  

A secretária da Sejus destacou também que esse é um momento ímpar, tendo em vista que o debate sobre esse tema diretamente com a população do interior é importante pois é por meio da construção coletiva e democrática. "As Conferências Terrioriais são de extrema importância para se debater as políticas públicas na construção efetiva de um Sistema Estadual e também no fomento da educação em direitos, que é uma das metas da Sejus. Nós temos um papel social de servir a população e estamos aqui para ouvir todos vocês. Temos o interesse de apoiar a construção desse Sistema e amparar o consumidor nas suas necessidades", finalizou.

image

Após discurso de Mariana Lobo, o secretário do Procon de Fortaleza, João Ricardo, proferiu a palesta com o tema "Avanços, desafios e perspectivas na municipalização da Defesa do Consumidor". Durante seu pronunciamento, ele ratificou o que foi falado pela secretária de Justiça e Cidadania no que diz respeito ao compromisso com a sociedade e destacou ainda que a mesma sensibilidade que a Sejus vem demonstrando para discutir o tema, o Procon de Fortaleza também tem. "Estamos à disposição de vocês. O Procon de Fortaleza vai se mobilizar como for necessário para atender qualquer demanda. O Estado do Ceará, há muito tempo, deve isso à sua população e essa articulação da Sejus com os órgãos de defesa do consumidor só vai trazer benefícios para os cearenses", salientou o secretário.

Ainda na programação da Conferência houve a leitura e aprovação do regimento interno, debate entre grupos e a escolha dos delegados para representar a região na Conferência Estadual está programada para julho. As próximas Conferências Territoriais acontecem em Beberibe, Madalena, Ocara, Sobral, Crateús e na Região Metropolitana de Fortaleza.

Fonte: Sejus-Ceará

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Acaraú selecionado pelo o UNICEF no processo seletivo da I Mostra Internacional das Semanas do Bebê

image

Brasília, 24 de abril – O UNICEF divulgou hoje os nomes dos 16 municípios selecionados para apresentar suas experiências com a realização da Semana do Bebê durante a I Mostra Internacional da iniciativa. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de maio em Canela, no Rio Grande do Sul.

Participaram do processo seletivo os trabalhos de 80 municípios de várias regiões do País. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parcerias.

Os critérios de avaliação levaram em conta a narrativa clara e objetiva do processo de planejamento, mobilização, divulgação, implementação de atividades diversificadas – envolvendo o maior número de segmentos do governo e da sociedade civil – e a fase de avaliação. Os municípios que criaram lei municipal ou seguiram lei estadual oficializando a Semana do Bebê receberam mais pontos no processo de avaliação.

O objetivo da mostra é promover a troca de experiências entre países e Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

Além da apresentação dessas 16 experiências municipais, a programação contará com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas.

O evento terá a participação de representantes de Portugal, do Uruguai, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado Ceará (que apresentará a experiência realizada em presídio feminino) e da cidade do Rio de Janeiro.

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura Municipal de Canela, com o apoio da Procter & Gamble, da Rio Grande Energia (RGE), da Ulbra e da UCS.

O UNICEF agradece e dá os parabéns a todos os municípios que enviaram seus trabalhos por sua atuação em defesa dos direitos da primeira infância.

Mais informações:
Elisa Sousa

Fone: (61) 3035 2920
E-mail: mesousa@unicef.org

Conheça os municípios que apresentarão suas experiências na Mostra

 

Município UF
Abaetetuba PA
Acarau CE
Acopiara CE
Bela Cruz CE
Campina Grande PB
Codó MA
Itupeva SP
Juina MT
Major Sales RN
Malacacheta MG
Morros MA
Nova Mutum MT
Oriximiná

PA

Pacajus CE
Santa Bárbara do Pará PA
Santiago

RS

Fonte: Site Unicef-Brasil

O município de Acaraú mostrou comprometimento com a 1ª infância ao realizar a I Semana do Bebê

image

No período de 19 a 23 de Setembro de 2011o município de Acaraú realizou a I Semana do Bebê, que teve como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade, acerca da importância do proteger e cuidar do bebê, para construção de uma sociedade mais desenvolvida e menos violenta.

Além da participação da Drª Luzia Torres Gerosa Laffitte ( Superintendente do Instituto da Infância/IFAN na abertura da Semana do bebê e do lançamento Nacional do Cadastro de Adoção no município, outras ações mereceram destaque nessa semana, tais como palestras sobre a Importância da amamentação e noções de Shantala ( realizadas pela secretaria de saúde), e o encerramento dos Grupos de Gestantes dos CRAS, com distribuição de kit enxoval ( secretaria de assistência).

Para encerrar as atividades da I Semana do Bebê, o município de Acaraú foi convidado para participar do “ Coloquio sobre a Primeira Infância”, realizado no dia 26 de Setembro ( segunda-feira), na Assembléia Legislativa em Fortaleza. A Srº Maria Irene Barbosa Goes Mota, secretária do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo, representou Acaraú no evento, que foi um momento de troca e registros das experiências municipais.

image image

image

Fonte: SETASE-Acaraú

Campus de Acaraú do IFCE recepciona novos alunos

image

O campus de Acaraú do IFCE retomou as atividades letivas, dando início às aulas do semestre 2012.1 no dia 23 de abril. Os alunos novatos dos cursos técnicos e superiores participaram de um seminário de integração, realizado no auditório no período de 23 a 25 de abril. Nesse encontro, os estudantes receberam orientação acerca de todos os serviços oferecidos pela instituição, por meio de palestras proferidas pela Diretoria Geral, Departamento de Ensino, Coordenadorias Técnico-Pedagógica e de Controle Acadêmico, Setores de Biblioteca e Saúde, além do Serviço de Assistência Estudantil e da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação.

Para a coordenadora técnico-pedagógica do campus, Kézia Dantas, o momento foi muito importante, uma vez que “integra o aluno novato no cotidiano acadêmico da instituição de modo a oportunizar que ingresse com segurança no ambiente escolar”, ressaltou.

Mario James, de 18 anos, calouro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, revelou ser grande a expectativa em relação ao curso: “Pretendo me formar e atuar na área do magistério, que me cativa bastante”. Já Francisca Luciana, de 24 anos, que está iniciando o curso Técnico em Pesca, acredita que o mercado de trabalho irá se beneficiar dos cursos oferecidos pela instituição. “Tem emprego, e necessita de gente qualificada”, disse.

Os alunos foram recepcionados pelo Diretor Geral do campus de Acaraú, Professor Amilton Nogueira, que ressaltou a importância do equipamento educacional, o qual leva “qualificação profissional, formando cidadãos com nova visão de mundo, aptos a conquistarem os melhores empregos”.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Lions Clube Acaraú ganha ambulância do Governo do Estado

imageTeunas Ramos, Pres. do Lions Clube de Acaraú  recebendo a ambulância das mãos do prefeito Veveu Arruda de Sobral

O Lions Clube de Acaraú, participou da XIII Convenção do Distrital LA 4, realizada no Centro de Convenções de Sobral, nos últimos dias 20, 21 e 22, onde estiveram reunidos representantes  dos Lions Clubes de todo o Ceará, com uma vasta programação de palestras e debates.

O Prefeito de Sobral Veveu Arruda representou o governador Cid Gomes na abertura do encontro, na ocasião, houve o sorteio de uma ambulância doada pelo Governo do Estado, entre os clubes participantes da convenção. Na oportunidade, o Lions Clube de Acaraú foi o sorteado, recebendo a Carta de Crédito da ambulância das mães do representante do governador.

A ambulância deverá ser entregue ao Lions Clube de Acaraú, no dia 06 de Maio, data em que o clube comemora 33 anos de fundação, em seguida deverá ser repassada para uma instituição a der definida pelo clube.

imageLeo Clube de Acaraú recebe prêmio de LEO mais jovem

Por Jhônata Adams

Fonte: Blog O Acaraú

Blog Acaraú Online volta as atividades

image

Prezado leitor e amigo

Vimos comunicar-lhe que as noticias atuais do Acaraú e do Ceará serão publicadas no Blog Acaraú Online e no Blog Acaraú pra recordar as matérias sobre a cultura, literatura e história.

Agradeço desde já

Totó Rios-Editor