sábado, 26 de maio de 2012

Vale do Acaraú: Representantes do BID concluem missão de análise

A Secretaria das Cidades recebeu, quarta-feira (23), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para conclusão da Missão de Análise realizada em março deste ano. A etapa, denominada Ajuda Memória da Missão de Análise, acontece após a aprovação do financiamento de US$ 106 milhões pelos comitês do Banco, em Washington (EUA). Os recursos serão investidos em projetos da Secretaria das Cidades e beneficiarão as regiões Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe.

O titular da pasta, Camilo Santana irá se reunir com o chefe da missão, Huascar Eguino e consultores do banco para apresentação dos termos contratuais, onde serão ajustadas negociações com órgãos do Governo Federal para tratar do regulamento operacional do Programa Cidades do Ceará – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú.

De acordo com informações do gestor estadual, com a aprovação do banco, a próxima etapa é a assinatura de contrato para, depois, dar início às obras.  “Recebemos as minutas contratuais de empréstimo do Programa e, a partir deste momento, começaremos os trâmites no Ceará e em Brasília para assinatura do contrato”, informa Camilo.

Missão

A missão de Análise do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará, do Banco, visitou os projetos em março deste ano. Durante a programação, foram realizadas reuniões para discutir ações voltadas à melhoria da infraestrutura das cidades polo; o fortalecimento da capacidade de gestão dos governos municipais, e apoio ao estabelecimento do setor produtivo.

O programa integra a política estadual de desenvolvimento das cidades do Interior. As diretrizes aprovadas pelo BID incluem intervenções simultâneas e complementares na melhoria da infraestrutura urbana, fortalecimento dos governos municipais e incentivo ao estabelecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campus avançado do IFCE inicia atividades em Camocim

Campus avançado do IFCE beneficia população do litoral Oeste

O campus avançado de Camocim do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoverá a sua aula inaugural no próximo dia 28 de maio às 10h. A solenidade, aberta ao público, será realizada no prédio da instituição, situado vizinho à Escola Profissionalizante, no bairro Cidade com Deus.

Deverão comparecer ao evento autoridades locais, além da direção e servidores do Campus Avançado de Camocim e do Campus de Acaraú, ao qual o primeiro está ligado. Na ocasião, serão apresentados os objetivos e a estrutura desta nova unidade educacional do IFCE, a qual trará grandes benefícios à população do litoral oeste.   

Na aula inaugural, serão recepcionados 75 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de: Recepcionista de eventos, Formação de merendeiro(a)s escolares e Capacitação comunitária em ostreicultura. Os primeiros estudantes da unidade realizaram suas inscrições no período de 14 a 16 de maio. Conforme o diretor do campus avançado, professor João Portela, a procura pelos primeiros cursos ofertados pela instituição foi acima da média esperada.

As aulas acontecerão no próprio prédio da Instituição e, ao final da capacitação, os alunos receberão um certificado de extensão emitido pelo IFCE. Ao todo, a formação apresenta uma carga-horária de 160 horas aula. O resultado da seleção das inscrições nos cursos pode ser conferido no site do IFCE, no seguinte endereço: www.ifce.edu.br/instituicao/ondeestamos/166-camocim.html.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Festivais de Quadrilhas de Jijoca, Sobral, Senador Sá e Marco já tem datas e atrações garantidas

O 19º Festival de Quadrilhas de Jijoca de Jericoacoara que esse ano traz como tema " Jijoca, avisa que eu cheguei..." acontecerá nos dias 04 e 05 de julho, com as apresentações dos principais Grupos Juninos do Ceará e muitas atrações musicais, a principal é a Banda Garota Safada.

Sobral vai de Coleguinhas, Forró Sacode, Real, Dominguinhos e outras.

Senador Sá terá Lagosta, Forró na Boa, Misturado, Real...

O 49º Chitão de Marco se apresentaram Toca do Vale, Brucelose, Baby Som, Xé pop, Real e outras mais no Park Maravilha.

Fonte: O Acaraú e Camocim Imparcial

Câmara de Cruz homenageará PROERD e Policia Militar

A Câmara Municipal de Cruz realizará sessão solene em homenagem ao PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) e aos 177 anos da Polícia Militar do Ceará.

Durante a sessão, haverá a aprovação de Título de Cidadão ao Instrutor Proerdiano; Entrega de Certificados de Destaque Operacional e Comunitário aos Policiais Militares que compõem o Ronda do Quarteirão em Acaraú; Participação da Banda de Música da PMCE no centro de Cruz e outras atratividades.

A sessão será realizada nesta sexta-feira, 25, na sede da Câmara Municipal de Cruz, e será presidida pelo prsidente da casa, vereador Edson Vasconcelos.

Fonte: Blog De olho na notícia

CBH Acaraú se reúne em Nova Russas

Em 15 de maio de 2012, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú - CBH Acaraú se reuniu no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Nova Russas, essa foi a 25ª Reunião Ordinária do CBH, que contou com a presença da Comissão Gestora do Açude Farias de Sousa.

A próxima reunião será em Acaraú, onde serão estipuladas as vazões de todos os açudes da Bacia do Acaraú.

Mais informações: www.cbhacarau.com.br

Fonte: Semam-Acaraú

Bela Cruz amplia cidades na Feira da Agricultura Familiar

Bela Cruz Começou ontem a VI Feira dos Agricultores Familiares deste Município. Até amanhã, as ruas ao redor do Mercado Público, no Centro da cidade, se transforma em um espaço onde o agricultor poderá comercializar seus produtos e trocar experiências sobre o trabalho.

Diferentemente das edições anteriores, a 6ª edição da feira alcança um patamar regional. Este ano, a feira foi regionalizada e contará com a presença de vários Municípios do Vale do Acaraú. Cerca de 10 Municípios circunvizinhos apresentam seus produtores, além de caravanas com a população e comerciantes de suas cidades para participar do evento.

Segundo a secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto Oliveira, não há como estimar o número de participantes, nem a movimentação financeira que o evento trará. "Por ser a primeira edição em que nos propomos a trazer expositores de outros Municípios e aumentar a capacidade do evento, não temos como prever a movimentação durante a feira. Nos últimos anos apenas expositores locais participavam comercializando entre si e para os moradores da própria cidade, era um número muito pequeno com relação ao que deverá ter este ano", diz Kassiana.

Ela afirma ainda que, apesar da boa infraestrutura que prepararam para o evento, não há tanto espaço para muitos expositores, cerca de 60 produtores locais foram selecionados. São 20 expositores a cada dia, somados aos participantes dos demais Municípios da região.

A variedade de produtos comercializados é muito grande. São frutas, verduras, legumes, leite, doces, polpa de fruta, iogurte, queijos, entre outros.

Entre os Municípios convidados, Sobral já confirmou que levará o ônibus itinerante que exibe e comercializa produtos feitos a partir de tilápias.

O evento é uma realização da Prefeitura de Bela Cruz, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ematerce e Sebrae, patrocinado pelo Banco do Nordeste e Governo do Estado.


Programação

Durante a feira, acontecem palestras, com o objetivo de contribuir para a capacitação e treinamento dos agricultores. Ontem, Francisca Jeanie Rogério Gomes, agente de desenvolvimento do BNB, falou sobre "Linhas de Crédito Apronaf/Resoluções de renegociação de dívidas", no plenário da Câmara dos Vereadores. Hoje, também na Câmara dos Vereadores, um instrutor do Senar local abordará o tema "Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/Realização de Cursos e Parcerias", às 10hs.

No início das manhãs dos três dias de evento, a feira é aberta com apresentações culturais do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Banda de Música do Município e de um grupo de crianças carentes participantes de programas da Prefeitura.

Durante todo o evento, um grupo de tocadores de zabumba, tambor e sanfona, formado por agricultores de Bela Cruz, animam a feira, percorrendo todos os espaços por onde os estandes estão distribuídos.

Mais informações
IV Feira dos Agricultores Familiares de Bela Cruz, 23 a 25 de maio
Secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto
Informações: (88) 3663.1150

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Policlínica de Acaraú - no Ceará abrem 706 vagas para profissionais da saúde

As ofertas serão para Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara

Está sendo preparado edital para seleção de 706 profissionais da área da saúde para as policlínicas regionais em Acaraú, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Ubajara. A maior oferta de oportunidades é para médicos e técnicos de enfermagem.

A data provável de inscrição é de 29 de maio a 4 de junho - a informação será confirmada com a publicação no Diário Oficial da União. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado e responsável pela coordenação da seleção.

Serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia.

Há vagas também para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso, técnicos de radiologia.

Consórcios públicos
O resultado da classificação final dos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 28 de junho. A admissão dos profissionais será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelos consórcios públicos de saúde das 11 microrregiões que abriram a seleção pública.

Os consórcios são uma estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, para a gestão das policlínicas regionais via custeio compartilhado entre os municípios que integram as microrregiões.

Fonte: O Povo Online

AAKC no No/Ne 2 atletas 5 medalhas

Neste último final de semana aconteceu em Parauapebas(Pa), o IV Campeonato Norte e Nordeste de Karatê Esportivo e Educacional no qual a seleção cearense teve mais uma brilhante participação. Classificou-se como Vice-Campeã Geral da competição.

AAKC - A nossa associação do Vale Acaraú participou apenas com 2 atletas e trouxe na bagagem 5 medalhas no total, foram 3 medalhas de Ouro e 2 medalhas de Prata. Mostrando mais uma vez que nossos atletas estão bem preparados.

Maria Marcia 2 Ouro e 1 Prata

Marcia conquistou 1 medalha de Ouro no Kata e outra no Kumitê e ainda 1 medalha de Prata no Kumitê Equipe, totalizando 3 medalhas.

Paulo Guilherme 1 Ouro e 1 Prata

Paulinho conquistou 1 medalha de Ouro no Kumitê individual e 1 medalha de Prata no Kumitê Equipe.

Palavras do Prof. Robyson Régis "Queremos agradecer a Prefeitura Municipal de Itarema e demais apoiadores que fizeram com que nossos atletas participassem de mais uma competição e parabenizar o Prof. Ricardo Alexandre(Alex) pelo belíssimo trabalho que vem realizando em Itarema e também parabenizar os atletas pela brilhante conquista, no qual compartilho a felicidade de ter conquistado títulos tão importantes não só para a Região como para o Karatê Esportivo Cearense. Oss!!!"

Próximo desafio:

Aproveitamos a oportunidade para convidar a você caro leitor desta matéria a participar ou se fazer presente na Etapa Estadual que acontecerá no Ginásio Coberto de Acaraú(Ce) no próximo dia 10 Junho, na qual estarão presentes atletas da Seleção Brasileira se preparando para representar o nosso Brasil no 5º Campeonato Mundial de Mirim, Infantil, Juvenil e Juniores em Teresina(Pi) no mês de Julho. Na ocasião teremos atletas a partir de 5 anos de idade de ambos os sexos. A expectativa da Organização do evento é reunir mais de 300 atletas de todo o Ceará.

Fonte: AAKC-Karate

Regiões Episcopais da Diocese de Sobral e os novos Vigários Episcopais

No dia 03 de maio de 2012 assinei o Decreto de extinção das Regiões Pastorais em nossa Diocese e seus respectivos coordenadores, e de instituição das Regiões Episcopais e seus Vigários Episcopais.

O objetivo principal desta decisão é valorizar a figura do Vigário Episcopal como colaborador mais direto do bispo (subsidiariedade no governo pastoral da diocese),  proporcionar uma maior representatividade da diocese no Regional Nordeste 1 e

encaminhar o processo em curso de elaboração do Plano de Ação Evangelizadora (PAE) para os próximos anos (2012-2015), a partir das quatro Regiões Episcopais.

Apresento também os nomes dos novos Vigários Episcopais:

Região Episcopal da Sede: Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira

Região Episcopal do Araras: Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva

Região Episcopal Vale do Acaraú: Mons. Manuel Rômulo da Rocha

Região Episcopal Vale do Coreaú: Pe. Emanuel Franklin Leitão Júnior

DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, mccj.

Venite post me

Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica

Bispo Diocesano de Sobral

Aos que o presente DECRETO vir

Saudação, paz e bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo!

DECRETO N°. 003/2012.

Decreto de Extinção das Regiões Pastorais e de seus respectivos Coordenadores e de reconstituição da antiga divisão da Diocese em Regiões Episcopais e de seus Vigários Episcopais.

Com base nos Cânones 381, §1 e 476 e 477, §1, visando uma melhor assistência e articulação de nossa Diocese de Sobral, em vistas de facilitar sua caminhada pastoral e organização das Paróquias em blocos mais iguais em número, faço uso do presente

D E C R E T O

Para:

Extinguir as Regiões Pastorais existentes desde maio de 2009, a saber: Região Pastoral da Sede, Região Pastoral do Coreaú, Região Pastoral da Meruoca, Região Pastoral do Araras, Região Pastoral de Santa Quitéria e Região Pastoral do Acaraú;

Como consequência, extinguir também o serviço de Coordenadores das Regiões;

Constituir a antiga divisão da Diocese em quatro Regiões Episcopais, redistribuindo as Paróquias da seguinte forma:

Região Episcopal da Sede: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Sé, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Paróquia Santo Antonio de Aracatiaçu, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia do Cristo Ressuscitado, Paróquia São Paulo - Apóstolo, Paróquia São Francisco de Forquilha, Paróquia Santa Terezinha de Jaibaras, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Taperuaba.

Região Episcopal Vale do Coreaú: Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Coreaú, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moraújo, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Frecheirinha, Paróquia Senhora Santana de Mucambo,  Paróquia São João Batista de Pacujá, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Meruoca, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Alcântara, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Martinópole, Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Uruoca, Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Senador Sá, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Massapê e a Área Pastoral de São Luiz Gonzaga em Pe. Linhares-Massapê.

Região Episcopal do Araras: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reriutaba, Paróquia Santo Antonio de Cariré, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Groaíras, Paróquia Senhora Santana de Varjota, Paróquia  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pires Ferreira, Paróquia de Santa Quitéria, Paróquia São Sebastião de Ipu, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Hidrolândia e Paróquia Santa Maria Madalena de Catunda.

Região Episcopal Vale do Acaraú: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Acaraú, Paróquia Santana de Santana do Acaraú, Paróquia Imaculado Coração de Maria de Morrinhos, Paróquia São Manuel de Marco, Paróquia São Francisco de Cruz, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz, Paróquia Santa Luzia de Jijoca, Paróquia São João Batista de Aranaú em Acaraú, a Área Pastoral de Celsolândia em Acaraú e a Área Pastoral de São Francisco da Caiçara em Jijoca.

Em consequência da criação dessas Regiões, constituo também o serviço pastoral de Vigários Episcopais que, depois de consultado o Clero de cada Região Episcopal, será indicado por mim. Faço saber ainda que continua vigorando os serviços do Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos e Administrativos e do Vigário Episcopal para as Religiosas e Religiosos.

Que em decorrência destas mudanças precisaremos realizar as devidas mudanças no Estatuto do Conselho Presbiteral. Portanto, faço saber a todo o Clero que o mais breve possível estaremos fazendo essas devidas modificações.

Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana na cidade de Sobral, sob nossa firma e o Selo de nossas armas episcopais.

Sobral-CE, 03 de maio de 2012.

Festa dos Apóstolos São Filipe e São Tiago menor.

Dom Odelir José Magri, mccj.
Bispo Diocesano de Sobral

Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos
Chanceler da Cúria

Fonte: Correio da Semana

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cruz - Resgate de golfinho encalhado na praia do Preá

clip_image006

Cruz. Um golfinho, com 3 metros de comprimento, foi encontrado encalhado na Praia do Preá, Distrito de Caiçara, neste final de semana, mas já estava sem vida. O coordenador do DAMA - Fabio Lima - fez o resgate do animal e colocou em uma câmara fria na Peixaria O Té até a chegada da equipe de resgate da Aquasis para fazer o translado do animal para análise de laboratório em sua sede em Fortaleza. O animal apresentava sinais de ferimento pelo corpo.

clip_image002

Integrava a equipe técnica da Aquasis o estudante de Engenharia de Pesca José Pitombeira, a Bióloga Katherine Fiedler Choi e a Bióloga Juliana Umezaki, que saíram de Fortaleza às 9h30m de segunda feira com destino à Praia do Preá e retornando às 16hs, levando o golfinho para análise.

clip_image004

A ONG mantem um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), no Sesc Iparana, município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, desde 2001, que qualifica a cada dia o trabalho de socorro aos animais. Quanto mais rápido for o resgate das espécies que chegam com vida à praia, maiores são as chances de sobrevivência. Neste local há duas piscinas Golfinho encalhado na Praia do Preá apropriadas para o tratamento dos animais.

Os golfinhos são muito sensíveis ao manejo de resgate. Não suportam o estresse, barulhos e transporte. Quando encalham, é porque estão com alguma enfermidade. A maioria já chega morta. Quando encalham vivos, recebem os primeiros socorros em lugar próximo, como um rio ou lago.

Fonte: Blog O Acaraú e Jornal A Folha

81% dos estudantes alfabetizados na idade certa

Cerca de 81% dos estudantes da rede pública foram alfabetizados na idade certa. Ceará tem 177 municípios com nível desejável de aprendizado. Os resultados foram divulgados ontem.

08

Falta pouco para que o mapa do Ceará alcance por completo o nível desejável de alfabetização. Dos 184 municípios, 177 alcançaram essa meta. Sobram apenas sete. Cerca de 81% dos estudantes cearenses encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano. É o dobro, se comparado com o início do Programa de Alfabetização na Idade certa (Paic), em 2007, quado eram apenas 40%.

Houve também redução no número de alunos com baixo índice de aprendizado. Caiu de 47,4% em 2007, para 8,8%, em 2011. Os dados fazem parte do Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) de 2011, divulgado ontem pelo Governo do Estado.

Para o governador Cid Gomes, os números representam o esforço cotidiano de professores e alunos. “Os resultados demoram a acontecer na educação. Estamos vivendo uma revolução”, classifica. O desafio agora, segundo a secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, é a igualdade dos resultados. “Nossa meta agora é elevar a média”, destaca. Em 2011, as turmas do 2º ano alcançaram 177,1 pontos. Em 2010, foram 162,6.

Nova Olinda lidera o ranking de municípios com melhor desempenho na avaliação do 2º ano, com 282,4 pontos. Para a secretária municipal da Educação de Nova Olinda, Vanda Lúcia Sampaio Oliveira, é preciso vontade política. “Tem que ter investimento e compromisso”, diz. O município figura entre os primeiro colocados desde 2010. O mesmo ocorreu com Jijoca, Solonópole, Mucambo e Deputado Irapuan Pinheiro.

Entre os alunos do 5° ano, também houve avanço no nível de aprendizado de português e matemática. Em 2010, apenas um município estava no nível adequado. Em 2011, são 12. Na disciplina de português, 22,2% das crianças estão em nível adequado. Em matemática, 18,5%.

“Estamos em processo contínuo de construção do currículo e capacitação dos professores”, pontua Izolda Cela. Ao todo, 244.785 alunos do 2º e 5 º ano de 4.519 escolas públicas participaram da avaliação da Seduc.

Na escala da alfabetização, os municípios são classificados por cinco níveis. Abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário; de 125 a 150 – suficiente; acima de 150 –desejável. Já no resultado do 5º ano, os municípios são identificados por quatro níveis em relação à Língua Portuguesa e Matemática.

Escola nota 10

As escolas com os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar, foram premiadas com o título de Escola Nota 10. A premiação é destinada as 150 escolas com melhor média, que recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado pelo Spaece.

A titular da Seduc lembra que no ano de implantação do prêmio ão foi possível alcançar a cota estipulada, apenas 148 escolas atingiram o perfil. Em 2011, mais de 850 estavam elegíveis.

ENTENDA A NOTÍCIA

Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano foram apresentados com festa ontem pelo Governo do Estado. Cerca de 81% dos estudantes da rede pública sabem ler e escrever.

Saiba mais

A solenidade de apresentação do Spaece-Alfa 2011 estava marcada para iniciar às 8h30min. Mas a comitiva com o governador Cid Gomes e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, chegou cerca de uma hora e meia depois.

Logo na entrada, os dois foram abordados por representantes do Sindicato Apeoc que entregaram uma carta ao ministro, pedindo a federalização da carreira de professor.

Cid e Mercadante foram ovacionados pelos representantes do Município.

No fim do evento, o governador Cid Gomes não falou com a imprensa. Disse apenas que estava acompanhando o ministro.

O clima na solenidade era de festa. Durante a manhã, água, picolé e pipoca foram distribuídos para a multidão.

 Viviane Gonçalves vivi@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Comemoração do Dia do Técnico de Enfermagem na Escola Marta Giffoni

Alunos das 2ª e  3ª  Séries  B do Curso Técnico de Enfermagem e professores Técnicos

A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, promoveu na manhã de hoje- 21.05.2012 - um encontro  em comemoração ao dia do Técnico de Enfermagem, com os  alunos das 2ª e 3ª Séries do Curso Técnico de Enfermagem. A programação contou com ministração de palestras com os temas: Biossegurança e Marketing Pessoal. Logo após as  palestras foi servido um Coffe e Break  e finalizando  o encontro foi  exibido o filme " Um golpe do destino" que aborda a  humanização da assistência na saúde.

Fonte: Escola Marta Giffoni

Semana do Meio Ambiente de Acaraú 2012 já possui símbolo

Na Reunião do dia 15 de maio de 2012, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMAR, avaliou, discutiu e votou o melhor desenho representativo da Semana do Meio Ambiente de Acaraú, sendo escolhido o desenho abaixo:

O desenho vencedor foi feito pela aluna Rafaela Duarte Lima, do 8º ano “B” que receberá uma bicicleta como prêmio,  o Professor Orientador Sr. Manoel Orzete Silveira receberá um aparelho celular e a EEIEF Professora Joelina Ribeiro Ramos Viana receberá um conjunto de cinco coletores, para coleta seletiva.

O Símbolo será estampado na camisa comemorativa da Semana do Meio Ambiente 2012, onde será também estampado o nome da aluna e da escola.

Parabéns à todos os participantes.

O Concurso de Redação ainda está aberto, sendo o dia 25 de maio o último dia para entregar as redações na Diretoria de Educação Ambiental da SEMAM. A melhor redação dará uma bicicleta para o aluno e um aparelho celular para o Professor. A redação deverá ser no tema da Semana do Meio Ambiente: Energias Renováveis, um passo para o desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente terá início em 04 de julho de 2012, sendo as premiações entregues no dia 05 de junho, e terminará do dia 08 de junho.

São parceiros da Semana do Meio Ambiente 2012:

Fonte: Semam - Acaraú

Acaraú - Prêmio Escola Nota Dez

03Secretária do Estado do Ceará entrega placa NOTA 10 ao prefeito de Acaraú.

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em função da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic) que tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

01Sec. de Educação Arcelino Batalha com professores  

ESCOLA NOTA DEZ

Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quarta  edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano , tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE  5).

07Prefeito de Acaraú Pedim do Cleto com profesores das Escolas Nota 10

O Município de Acaraú foi comtempado com 7 Escolas Nota 10:

Escola Francisca Silveira Gomes

Escola Manoel João de Araujo

Escola Manoel Duca da Silveira

Escola João Domingues de Sousa

Escola Higino de Sousa Brandão

Escola Deputado José Filomeno

Escola Fernando Falcão

Evolução do nível de Acaraú

09-vert

10-vert

15-vert

16-vert

Fonte de Dados: Jornal O Povo

Municípios cearenses atingem níveis desejáveis de alfabetização, segundo avaliação

Os níveis de alfabetização nos municípios cearenses foram considerados satisfatórios em 2011, segundo dados da avaliação da alfabetização obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Ao todo, 178 municípios atingiram níveis desejáveis, segundo o levantamento.

Fortaleza, Jaguaretama, Jaguaribara, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Parambu ficaram um pouco abaixo do nível desejável, atingindo nível suficiente. Na avaliação das séries de 5º ano, o município de Mucambo atingiu a melhor média, com 269,1. Já de 1º ano, Nova Olinda ficou com a maior nota: 282,4.

Em 2011, um total de 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas foram avaliadas em 2011.

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em função da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade.

O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Prêmio

O Governo do Estado também fez a entrega da quarta edição do Prêmio Escola Nota Dez. A premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

Escola Nota 10 (2011) contempla a inclusão da premiação para o 5ª ano, o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. Nesta edição, além da média, os critérios passaram a considerar a condição da escola e do município com relação à garantia da universalização do aprendizado.

Em 2011, a turma de 2º ano do Ensino Fundamental atingiu uma média de 177.1 pontos. Um crescimento significativo em relação ao ano anterior que apresentou média de 162.6 pontos, já situada no intervalo desejável. A análise demonstra que 81,5% dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término do 2ª ano do Ensino Fundamental. Em 2007, esse percentual era de apenas 40%.

Viviane Gonçalves

Fonte: O Povo Online

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ceará é referência nacional na alfabetização de crianças

PAIC_Externa

“O Ceará é nossa maior fonte de inspiração na alfabetização de crianças. Saio daqui hoje seguro para entrar nesse clima. Queremos ver o Brasil fique todo verde também”. Foi assim que o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, avaliou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Acompanhado do governador Cid Gomes, o Ministro conheceu nesta segunda-feira (21) os resultados do Programa referente ao ano de 2011, anunciados pela secretaria da Educação (Seduc) durante solenidade no Cambeba. Segundo o Ministro, o PAIC – um programa de incentivo a alfabetização de crianças até seis anos de idade implantado em 2007 por Cid Gomes - será referência para instalação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “O PAIC é um programa muito exitoso. Com ele o Ceará desenvolveu uma capacidade fantástica de ensinar as crianças a ler e escrever. E queremos que esse Programa aconteça não só mais no Ceará, mas em todo o Brasil”, declarou o Ministro.

PAIC_Interna

Na ocasião, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano. Os números apontam que em relação aos 184 municípios cearenses avaliados pelo Spaece Alfa-2º ano, 178 atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de seis que estão no nível suficiente. Fazendo um comparativo no mapa do Ceará quando o PAIC foi iniciado, apenas 14 municípios eram identificados pela cor verde, fazendo uma referência ao nível de proficiência desejável. “Isso que está acontecendo no Ceará é a grande revolução da educação”, comemorou Cid Gomes.

Durante a solenidade, os primeiros 12 municípios com melhor avaliação no Spaece Alfa-2º ano receberam um troféu das mãos do Governador, foram eles: Nova Olinda, Abaiara, Mucambo, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha. O mesmo aconteceu em relação a avaliação Spaece Alfa 5ºano, que avalia o nível de educação em relação as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cid Gomes também fez a entrega de premiação ao 12 municípios que já se encontram com seus alunos no nível adequado. Os municípios que alcançaram o nível desejável foram Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira.

PAIC_Interna2

A secretaria da Educação, Izolda Cela,  também comemorou os resultados do PAIC, que desde sua implantação em 2007, já aponta 800 escolas cearenses, em situação desejável para serem premiadas.  Segundo a Secretária, o desafio agora do Programa é fazer com que todas as escolas cearenses possam ser premiadas. “Quando o PAIC foi lançado, a intenção foi buscar um ritmo mais rigoroso de mudança. Mas a proposta era desafiadora. Hoje temos bons resultados, mas não devemos considerar só o nível de proficiência, nós precisamos ter compromisso com participação dos municípios e nos ajustarmos para buscar a igualdade nos resultados”, destacou Izolda Cela.

Sobre o PAIC

PAIC_Interna3

De acordo com o levantamento, 244.785 alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, IDE-ALFA, das habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Em relação ao 5º ano, é o IDE-5 que expressa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos da rede pública. Para o Governador Cid Gomes, a “chave do sucesso” do PAIC está nessa avaliação. “A partir de uma iniciativa simples, apoiando as coordenadorias, melhorando a gestão e fornecendo o material didático estamos conseguindo aqui no no Ceará um futuro melhor para nossas crianças através da educação pública de qualidade. Mas o diferencial desse Programa é a avaliação de todas as crianças, em todos os municípios do Ceará”, destacou Cid Gomes.

Prêmio Escola Nota 10

PAIC_Interna4

Durante a solenidade, também foi entregue do Prêmio Escola Nota 10. Em sua quarta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5). Em 2008, quando o prêmio foi instituído, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes do 2º ano do ensino fundamental atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Em 2011, o prêmio contempla dentre suas  principais inovações a  Inclusão da premiação para o 5º ano o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. As 10 primeiras escolas premiadas estão localizadas nos municípios de Forquilha; Pedra Branca; Guaraciaba do Norte; Mucambo; Brejo Santo; Sobral; Porteiras; Itarema; Tamboril; Quixeramobim; Martinópole e Sobral. Essas 150 escolas receberão também o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado por meio do Spaece.

Estavam prestigiando a solenidade o Senador Inácio Arruda; o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o Presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Roberto Cláudio; os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Ferruccio Feitosa (Copa), Maurício Holanda (executivo da Seduc); a representante do Unicef, Ana Márcia Diógenes; os deputados federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, José Guimarães, Eudes Xavier e Chico Lopes; os deputados estaduais Neném Coelho, Professor Teodoro, Wellington Landim, Raquel Marques e Dedé Teixeira.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nota: Acaraú - 7 escolas receberam Nota 10

Acaraú na I Mostra Internacional das Semanas do Bebê em Canela, Rio Grande do Sul.

Evento, que reunirá experiências de municípios brasileiros, é promovido pelo UNICEF e será realizado durante a 13ª Semana do Bebê de Canela (RS), município pioneiro na realização da iniciativa

17

Brasília, 9 de maio – Entre os dias 16 e 18 de maio, o UNICEF realizará a I Mostra Internacional das Semanas do Bebê em Canela, Rio Grande do Sul. No evento, dezesseis municípios que já realizaram a Semana do Bebê apresentarão suas experiências de mobilização em favor da primeira infância (ver lista dos municípios abaixo).

Os trabalhos foram selecionados por meio processo seletivo que contou com a participação de 80 municípios de várias regiões do País. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parcerias.

Além da apresentação das 16 experiências municipais, a programação contará com conferências, mesas redondas, atividades culturais e artísticas.

18

O evento terá a participação de representantes de Portugal, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado Ceará (que apresentará a experiência realizada em presídio feminino), e das cidades do Rio de Janeiro e Castanhal, no Pará.

O objetivo é promover a troca de experiências entre países e Estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos de mães, gestantes e crianças de até 6 anos de idade.

A I Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF e da Prefeitura Municipal de Canela, com o apoio da Procter & Gamble, da Rio Grande Energia (RGE), do Itaú, da Ulbra e da UCS.

Fonte: Unicef-Brasil

Paróquia de Acaraú promove encontro com crismandos

Jovens que irão receber o Sacramento da Crisma e seus monitores estiveram reunidos na manhã deste domingo na quadra do Colégio Virgem Poderosa,

O encontro, que começou por volta das 08 horas, teve como animador a Comunidade Católica Rainha da Paz, que de forma dinâmica conseguiu tocar o coração da juventude.

Formação, adoração e louvor marcaram o encontro. Pe Eudes e Pe. Juscelino pregaram para a juventude presente na quadra e no final da manhã houve a Santa Missa celebrada por nosso pároco Pe. Eudes, encerrando assim o evento.

A Crisma da Paróquia de Acaraú está agendada para o dia 10 de junho, onde teremos a presença do Bispo Diocesano de Sobral Dom Odelir.

Fonte: Blog Paróquia de Acaraú

Baixo Acaraú dos mais modernos perímetros irrigados do Ceará

Parte das terras dos 13 perímetros irrigados do Ceará não é utilizada, apesar de contar com infraestrutura fornecida pelo governo federal. Onde a produção existe, agricultores investem em novas culturas, inclusive de clima temperado, para aumentar os ganhos. Uva, laranja, cacau, pera, caqui e maçã são algumas das novidades.

Instalados em regiões do Nordeste que viviam em permanente abandono, os perímetros irrigados implantados pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão subordinado ao Ministério da Integração Nacional, mostram que é possível extrair riqueza do solo calcinado mediante investimentos em tecnologia, linhas de crédito para o pequeno produtor e continuidade nas ações governamentais.

Mas os “gigantes do Sertão” – por suas vastas áreas de plantio irrigado – encontram-se, em parte, adormecidos. Isso porque muitas extensões de terra nesses perímetros ainda estão sem plantio ou subutilizadas.

E os motivos são muitos. Pequenos e médios produtores, assim como grandes empreendimentos, cobram uma mudança nas políticas de exploração dos lotes e mais apoio financeiro para aquisição de tecnologias como equipamentos on farm (irrigação por microaspersão ou gotejamento), manutenção e assistência técnica permanente ao pequeno produtor.

Perímetros

O Ceará tem 13 perímetros públicos, sendo que, destes, oito são irrigados. Os do Baixo Acaraú e Tabuleiros de Russas são os mais modernos, criados em 2002 e 2004, respectivamente.

No principal deles, o Perímetro Irrigado de Tabuleiros de Russas, distante 160 km de Fortaleza, dos 15 mil hectares (ha) da primeira etapa, 10.765 ha são irrigáveis. São 592 lotes distribuídos entre pequenos produtores, lotes destinados a técnicos agrícolas, a agrônomos e os lotes empresariais. Da área total irrigada, algo em torno de 5.100 ha estão nas mãos dos pequenos produtores e o restante são lotes empresariais.

O perímetro está sendo ampliado em mais 3 mil ha que formarão a segunda etapa. Lá, também estão sendo desenvolvidas variedades que não são típicas da agricultura local, como a uva (que já possui 10 ha plantados comercialmente por pequenos produtores) e também manejo de pera, cacau e maçã em empreendimentos de grande porte, como na agrícola Fruta Cor. Nesta fazenda, estão sendo plantados 1,5 ha de culturas de clima temperado, sendo meio hectare de pera, meio de maçã e meio de caqui.

“A produção deve ter início no segundo semestre deste ano, provavelmente em outubro”, diz Ítala Nunes, tecnóloga em irrigação da empresa, que também acompanha experimentos com laranja valência sem semente para consumo à mesa.

Os experimentos com essas frutas fazem parte de um projeto da Embrapa Semi-Árido (Pernambuco), com Banco do Nordeste, Univale (MG) e Sebrae-CE em várias regiões do Estado, para testar o desenvolvimento dessas culturas em vários climas, e também em Petrolina (PE). No Ceará, o plantio ocorreu na mesma época – novembro de 2009 - com mudas vindas de Santa Catarina. (Rebecca Fontes)

Números

10,7 mil hectares de terras são irrigáveis no Perímetro Irrigado de Tabuleiros de Russas, no Vale do Jaguaribe

Fonte: O Povo