quarta-feira, 30 de maio de 2012

Policlinica de Acaraú: Abertas até 4 de junho inscrições para seleção de 707 profissionais no Ceará

Estão abertas até o dia 4 de junho as inscrições para a seleção pública de 707 profissionais para as policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do www.esp.ce.gov.br, site da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado e responsável pela coordenação do processo seletivo, que ocorre em duas etapas, a prova objetiva e a prova de títulos. Os maiores números de vagas, segundo os editais (ver abaixo) da seleção pública, são para médicos, com 281, e para técnicos de enfermagem, com 219.

São oferecidas vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterlogia, oftalmotologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometia, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia. Há vagas para enfermeiros, farmaceuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso, técnicos de radiologia.

Consórcios públicos

O resultado da classificação final dos aprovados está previsto para ser divulgado no dia 28 do próximo mês (junho). A admissão dos profissionais será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelos consórcios públicos de saúde das 11 regiões que abriram a seleção pública. Os consórcios são uma estratégia adotada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, para a gestão das policlínicas regionais via custeio compartilhado entre os municípios que integram as microrregiões. Assim, garante a população de todos os municípios, independentemente do porte, acesso aos mesmos serviços de saúde. Nas policlínicas a população tem acesso a consultas em 10 especialidades médicas e a exames especializados.


EDITAIS DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO - POLICLÍNICAS 2012
- Acaraú
- Brejo Santo
- Canindé
- Caucaia
- Crateús
- Ibiapaba-Ubajara
- Iguatu
- Juazeiro-Barbalha
- Limoeiro do Norte
- Maracanaú
- Quixadá

Fonte: Sesa-Ce

terça-feira, 29 de maio de 2012

Alunos do campus de Acaraú do IFCE realizam pesquisa marinha

Alunos em coleta de dados na praia de Arpoeiras (Acaraú)

Três alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) executaram coleta de dados para realização de pesquisa na área de Biologia Marinha na praia de Arpoeiras, no município de Acaraú. O objetivo foi identificar as espécies de moluscos existentes no ecossistema praiano e pesquisar sobre a interação destes animais com a pesca artesanal de curral. O trabalho de coleta, ocorrido no dia 19 de maio, contou com a orientação da professora Dra. Rafaela Maia.

Conforme a aluna Heleny Noronha, do 2º semestre do curso de Ciências Biológicas, uma das pesquisadoras, as atividades que estão sendo realizadas no âmbito da pesquisa favorecem o aperfeiçoamento do desenvolvimento científico na região. “É uma maneira de obter conhecimento específico e estruturado na área de Biologia Marinha, servindo como fonte de informação para novos pesquisadores”, ressaltou.

Para a professora Rafaela Maia, as atividades de coleta que têm sido desenvolvidas para pesquisa são importantes na formação dos alunos, uma vez que “direcionam seu trabalho de pesquisa, mostrando o exercício profissional de um biólogo nas atividades de campo”, explicou.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Lançamento das Olimpíadas Escolares 2012

Professores, técnicos, diretores e secretários municipais participarão do evento que acontecerá no auditório da Sesporte

/index.php/noticias/1508

Será dada a largada para as Olimpíadas Escolares 2012. Na próxima terça-feira, dia 29 de maio, às 10h, no Auditório Blanchard Girão, da Sesporte (Av. Alberto Craveiro 2775), acontecerá o lançamento da maior competição estudantil do Estado. A Secretaria do Esporte e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará convocam professores, técnicos, diretores e secretários municipais para participarem desse momento onde serão discutidos diversos assuntos referentes aos jogos.

Neste ano, as Olimpíadas Escolares do Ceará terão disputas em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

As Olimpíadas Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem mais de 21 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.

Olimpíadas Escolares

Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.

Fonte: Núcleo das Olimpíadas Escolares na Sesporte

Festival de Jericoacoara: Cinema Digital divulga selecionados

O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e traz ao Ceará nomes como Hermano Penna, Joel Barcelos, Sérgio Santeiro e Tuna Espinheira, além de um grande painel da nova geração dos realizadores brasileiros, na mostra competitiva de 40 curtas-metragens.


O lançamento do festival acontece nesta terça-feira, 29 de maio, às 19h, no Cineclube Avenida, com exibição do filme “Couro de Gato”, marcando o início das homenagens aos 80 anos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade

Mais uma vez, o cinema independente brasileiro e grandes nomes do audiovisual nacional vão se encontrar, em um dos mais belos cenários do litoral cearense. O III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e destacará um total de 40 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital e selecionados em meio a 322 obras inscritas por realizadores de 19 estados.

O resultado da seleção, realizada após inscrições abertas nos meses de fevereiro, março e abril, consolida a dimensão nacional do festival, que chega à sua terceira edição assistindo a um expressivo crescimento de aproximadamente 50% no número de inscrições. O Ceará é o estado com maior número de filmes selecionados, mas outros 13 estados contarão com representantes no festival. Foram aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental, sempre curtas-metragens.

Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual brasileira, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.

“Ficamos muito satisfeitos com o aumento do número de inscrições, de 19 estados, porque o objetivo do festival é justamente mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, os novos realizadores - muitos deles jovens, outros que há pouco tempo têm contato com o fazer cinematográfico”, afirma Francis. “São esses realizadores novos, que não precisam de muitos recursos financeiros e viabilizam suas produções em cinema digital, que estão fazendo o novo cinema brasileiro acontecer, mesmo com dificuldades para angariar visibilidade para suas produções. O festival vem justamente oferecer uma oportunidade de exibição desses filmes”, acrescenta o diretor do festival.

Francis Vale ressalta que nesta terceira edição a relação do festival com a comunidade de Jijoca de Jericoacoara se intensifica ainda mais. “Para nós, o diálogo com a comunidade é tão importante, que optamos por fazer o festival na baixa estação, para levar a Jericoacoara uma maior movimentação nesse período. E este ano o festival trabalhará com grande destaque o tema da sustentabilidade – tanto a ambiental, quanto a do novo cinema independente brasileiro”, explica, sobre os “motes” do evento para este ano: cinema, independência e sustentabilidade”

Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada uma das 40 obras selecionadas. “A ideia é favorecer que as pessoas realmente possam conviver em Jericoacoara, participando efetivamente do festival, trocando ideias sobre cinema, se integrando aos debates e se aproximando do público”, reforça Francis Vale.

Premiação

Ao longo do festival, os 40 filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

Edição 2012: homenagem a Joaquim Pedro de Andrade

A edição 2012 do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital demonstra evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional, em junho de 2010, atraindo elogios de cineastas como os consagrado Silvio Tendler e Walter Lima Jr. Reconhecimento consolidado em 2011, quando o festival prestou homenagem a Nelson Pereira dos Santos e discutiu em seminário o livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Hollanda, e o filme de mesmo nome, dirigido por Nelson.

Este ano o festival presta homenagem a Joaquim Pedro de Andrade, por ocasião dos 80 anos do diretor de “Macunaíma”,”Garrincha, Alegria do Povo” e “Os Inconfidentes”. Os três filmes serão exibidos no festival. Esses e outros trabalhos de Joaquim Pedro de Andrade terão exibição, entre agosto e outubro, no Cineclube Avenida, em Fortaleza.

Participarão do festival e receberão homenagens Franzé Santos, cineclubista e produtor; Zita Carvalhosa, produtora do Festival de Brasília, e Orlando Bonfim, ex-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas.

Outros homenageados do festival, in memoriam, serão Darcy Costa, histórico cineclubista cearense, e o cineasta Linduarte Noronha, diretor do clássico documentário curta-metragem “Aruanda”, de 1960.

Lançamento do festival: 29/5

O lançamento oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece em Fortaleza, em coquetel nesta terça-feira, 29/5, às 19h, no Cineclube Avenida (Avenida Shopping, na Av. Dom Luís, 300, 1º Subsolo). Na ocasião, será exibido o curta “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade e serão divulgados mais detalhes sobre a programação do festival.

Filmes selecionados

01. CHAPADA – Valério Fonseca – RJ – Exp – 5′
02. ASSIS QUE SE FAZ – Carlos Segundo – MG – Doc – 15′
03. BANQUETE EM TRANSE – Thalles Chaves – RN – Exp – 5′
04. ROBERTO,ROBERTA – Adriano Pequeno/Danilo Lima – SP -Fic – 6’48″
05. TEMPUS FUGIT – Lino Meirelles – DF -FIC- 9’52″
06. INACABADO – Márcio Farias – PE – Doc – 15′
07. 8 ESTAÇÕES – Célia Gurgel(coletivo) – CE – Doc. -15′
08. MARCAS D’AGUA – Thaís Oliveira – GO – Fic – 15′
09. PIQUE-SALVA – Antonio Balbino -DF – Fic – 6’40″
10. MEIO A MEIO – Danilo Amorim Rabelo – ES – Anim. – 2’40″
11. GUERRA NO BRASIL – Ionaldo Araújo – PE – Doc. – 15′
12. DOIDO PELO RIO – Márcio Câmara – RJ – Fic. – 15′
13. NICO – Felipe Matzembacher – RS – Fic. – 10′
14. HOMEM-AVE – Bernardo Canto/Rafael Saar – RJ – Exp. – 7′
15. FÁTIMA – Jéferson Tadanori/Sobral H. – CE – Anim. – 5′
16. QUANDO SAIO DE CASA – Robson Lopes – RJ – Exp. – 7′
17. IRMÃS – Gian Orsini – PB – Doc. – 14’55″
18. OS SUSTENTÁVEIS – Lisandro Santos – RS – Anim – 1′
19. HEMPOCRISY – Maria Aline – PE – Doc. – 13′
20. PINHEIRINHO – A HISTÓRIA DE NAJI NAHAS E DONA MARIA – Coletivo Luta Popular – SP – Doc. – 13’20″
21. COMUNICANDO – Telmo Carvalho – CE – Anim.- 4’49″
22. O MAR DE LIA – Hanna Godoy – PE – Doc. – 12′
23. PARAYZOO – Amaury Tangará – MT – Fic. 15′
24. ALDEIA – Zeca Ferreira – RJ – Fic. – 15′
25. EM TERRA DE CEGO – Bruno Surian – PR – Fic.- 15′
26. RITMOS – Elisa Cabral e Laurita Caldas – PB – Exp.- 5′
27. SUCATA DE PLÁSTICO – Yargo Gurjão – CE – Doc. – 6’37″
28. DESTIMAÇÃO – Ricardo de Podestá – GO – Anim. – 13′
29. SOY LOCO POR TI – Nathália Barreto – RJ – Doc. -14′
30. O RIO MEARIM SECÔ – Rwanyto Oscar – MA – Exp – 3,29″
31. POETA URBANO – Antonio Carrilho – PE – Doc. – 15′
32. PRAINHA DO CANTO VERDE – Maria Évila – CE – Doc. – 11’08″
33. O QUADRO – Humberto Rosa/Thayron – RJ – Fic. – 15′
34. MONTE PEDRAL – Marcley de Aquino – CE – Doc. 15′
35. ERICKSON LUNA – Osman Godoy – Doc. – 13′
36. O CONTADOR DE FILMES – Elinaldo Rodrigues – PB – Doc.- 15′
37. QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA – Camilo Vidal – CE – Fic. – 15′
38. UM DIA QUE CORRE – Arthur Leite – CE – Fic – 15′
39. BRAVO – Bruno Monteiro – CE – Anim. – 2′
40. O REINO DO CHOCOLATE – Rafael Jardim – BA – Anim. – 4’36″

Fonte: Assessoria do Festival de Jericoacoara

Governador decreta emergência em 91% dos municípios

Durante encontro com prefeitos e outras autoridades, o governador decretou estado de emergência em 168 municípios cearenses e anunciou uma parcela extra do Garantia-Safra, que será custeada pelo Governo do Estado

Manifestantes cobram ações que possam minimizar efeitos da estiagem que atinge o Estado MARCELO COSTA/ESPECIAL O POVO

O governador Cid Gomes decretou estado de emergência em 168 dos 184 municípios cearenses. O anúncio foi feito ontem, no Centro de Convenções, durante lançamento do Pacto de Convivência Com a Seca. O programa tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem no Estado, agravados este ano devido à escassez de chuvas na chamada quadra invernosa.

Confira Relação - 168 municípios cearenses decretam situação de emergência 

Com o anúncio, o governador diminui a burocracia na liberação de verbas que serão destinadas a medidas emergenciais. Além disso, o Governo do Estado pagará, em junho, parcela extra do Garantia-Safra, no valor de R$ 136,00 para os municípios que estiverem em dia com as parcelas do programa até o próximo dia 5 de junho.

As outras cinco parcelas serão pagas pelo Governo Federal, de julho a novembro, totalizando R$ 816,00. De acordo com o governador, a parcela extra custará ao Estado R$ 32,6 milhões, beneficiando cerca de 240 mil agricultores.

No anúncio das medidas estiveram presentes dezenas de prefeitos, bem como representantes de diversos órgãos, além de parlamentares da bancada cearense no Congresso Federal, entre eles os deputados José Guimarães (PT), Chico Lopes (PCdoB), Antônio Balhmann (PSB), Danilo Forte (PMDB) e o senador Inácio Arruda (PCdoB), além de alguns secretários estaduais. “Estamos atuando conjuntamente, procurando agilizar a burocracia necessária”, afirmou Cid.

Para garantir o acompanhamento das ações, foi criado o Comitê Integrado de Combate à Seca, formado por representantes de instituições estaduais, federais e associações, que vão se reunir semanalmente para discutir ações de enfrentamento à seca.

Foram repassadas ainda informações sobre o Bolsa Estiagem, programa federal que repassa R$ 400,00 em cinco parcelas, a pequenos agricultores que não estejam inscritos no Garantia-Safra. Segundo Cid, mais de 100 mil agricultores cearenses estão nessa condição e deverão ser beneficiados.

Outras medidas emergenciais anunciadas foram a ampliação do abastecimento de água através de carros-pipa, a redução no preço da saca de milho (R$ 18,10 para pequenos produtores), a renegociação de dívidas e a concessão de crédito emergencial.

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA

Com o decreto do estado de emergência, os municípios enfrentam menos burocracia para conseguir verbas federais que, neste caso, serão destinadas a ações emergencias visando a amenizar os efeitos da seca.

Serviço

Confira, no O POVO Online, a lista dos 168 municípios que tiveram o estado de emergência decretado ontem.

Link: http://bit.ly/KLxx9G

Saiba mais

Têm direito ao Garantia-Safra agricultores inscritos no programa, que morem em municípios onde for detectada a perda de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas típicas do Semiárido.

O abastecimento de água através de carros-pipa é feita pelo Exército. No momento, a operação conta com 469 carros para atender 79 municípios. Outros 22 municípios já fizeram solicitação. Alguns prefeitos presentes ao encontro disseram que o número de caminhões é insuficiente.

O governador Cid Gomes disse que o Governo Federal destinou R$ 10 milhões para serem investidos em abastecimento de água. “Vinte e cinco por cento desse montante será utilizado na recuperação de poços e 75% no abastecimento das cisternas”, explicou o governador. Outros R$ 16 milhões deverão ser destinados para a instalação e perfuração de poços profundos.

Sobre projetos estruturais, Cid falou principalmente da necessidade de cisternas e de sistemas simplificados de abastecimento de água. Ele cobrou que os prefeitos apresentem projetos de execução, já que, até agora, dos 1500 que ele estabeleceu como meta, apenas 174 foram aprovados.

Marcos Robério

Fonte: O Povo

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Acarau participa da I Mostra Internacional de Semana do Bebê

O Município de Acaraú participou no período de 16 a 18 de maio de 2012 da 1º Mostra Internacional das Semanas do Bebê realizada em Canela/RS, apresentando a experiência do município e participando do Ciclo de Palestras que teve como foco a discussão de estratégias integradas para a Primeira Infância em âmbito nacional.

A mostra contou com a participação de representantes do UNICEF, da Rede Nacional pela Primeira Infância, da Rede Cegonha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e dos 16 municípios brasileiros convidados, além de representantes das experiências da Semana do Bebê em Portugal. 

Secretária Irene Mota e o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros.

Secretária Irene Mota, Vital Didonet (Rede Nacional pela Primeira Infância) e a Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará, Francis Helen.

Da esquerda para a direita Francis Helen (CEDCA), Vital Didonet (RNPI), Paulo Bonilha (Rede Cegonha/RS), Rita Coelho (Coordenadora Geral da Educação Infantil), Irene Mota (SETASE/Acaraú).

Apresentação da experiência da Semana do Bebê do Acaraú.

Expositores das experiências de Acaraú/CE e de Campina Grande/PB e representantes do UNICEF.

Fonte: Setase-Acaraú