sábado, 9 de junho de 2012

Falecimento - Pe José Valter da Costa

Faleceu hoje (09-06-2012) no hospital São Mateus em Fortaleza -CE,  Pe. José Valter da Costa ex-pároco de Juritianha.

Padre José Valter da Costa, é filho de José Maria da Costa e Maria José da Costa(in memorian),natural de Santana do Acaraú, concluiu seus estudos e ordenou-se Padre pela Diocese de Itapipoca em 12.12.1986 na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento em Trairí, pelo Bispo Diocesano Dom Benedito Francisco de Albuquerque; onde permaneceu de 12.12.1986 a 31.12.1987.

Assumiu a Paróquia de São João Batista em Uruburetama no período de 02.01.1987 a 04.01.1998.

Permaneceu na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Itarema de 26.06.1999 a 05.03.2002, sendo o 2° Pároco, podemos citar de vários feitos em Itarema a construção da Torre de nossa Igreja Matriz, a implantação do ECC, Encontro de Casais com Cristo, reforma e ampliação do Centro Pastoral,  reforma e construção  da Casa paroquial.

Em vista de seu problema renal (deficiência de seus rins), foi   para sua terra natal  Santana do Acaraú, sendo Vigário colaborador da Paróquia de Nossa Senhora Santa Ana, Diocese de Sobral,  no período de 05.03.2002 a 30.04.2005.

Tendo sua saúde cada dia mais abalada, assumiu a Área Pastoral de Juritianha de 01.05.2005 a 05.04.2008, sendo uma localidade praiana e tendo um clima melhor para seu restabelecimento.

Fonte: Blog Itarema é dez

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Solenidade de Corpus Christi Na Paróquia de Acaraú-CE

A Solenidade de Corpus Christi é uma forte expressão da fé Católica. A Paróquia de Acaraú celebrou este dia, que lembra o Corpo e o Sangue do Salvador do mundo, Jesus Cristo.

A programação começou às 15 horas com adoração ao Santíssimo Sacramento, logo após por volta das 17 horas os fiéis se concentraram em frente a Igreja Matriz e  saíram em procissão, percorrendo por algumas ruas da cidade retornado novamente para a Matriz, onde teve início a santa Missa.

Algumas residências estavam enfeitadas para receber  a Procissão e foram escolhidas três delas para a benção com o Santíssimo, que era carregado por Pe. Eudes e Pe. Juscelino.

Bela Cruz - 1º lugar na feira Ceará faz ciência

O Município de Bela Cruz – CE representado pelos alunos Jonas Siqueira e Paloma Beatriz da Escola Municipal José Batista da Rocha em Cajueirinho foi agraciado com o 1º Lugar – Ensino Fundamental II na Feira “Ceará Faz Ciência” promovida pela SECITECE em 23/05 em Sobral – CE.

Os estudantes belacruzenses desenvolveram um sistema de recepção para sinal de celular utilizando materiais de baixo custo, como fios de cobre e uma tampa de panela. "O sistema beneficia a nossa comunidade e está sendo utilizado em outros locais também, pois já há a comprovação do seu sucesso".

Bela Cruz vem conquistando prêmios em feiras e amostras cientificas a nível local (FEBECITEC), estadual (CEARÁ DA CIÊNCIA e CEARÁ FAZ CIÊNCIA) e nacional (FEBRACE). Os projetos científicos são oriundos da Feira Belacruzense de Ciência e Tecnologia – FEBECITEC promovida anualmente pela Secretaria de Educação com o patrocínio exclusivo e total da Prefeitura Municipal de Bela Cruz na pessoa do Prefeito Daniel Adriano.

Fonte: Blog Bela Cruz meu amor

Acaraú ganhará Unidade de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas

O Ceará ganhará 14 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) em dez municípios e terá duas sedes ampliadas. A seleção de projetos para construção e ampliação das unidades foi divulgado no site do Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (6).

Segundo o MS, os municípios que serão contemplados com as UPAs serão: Fortaleza (3), Acaraú (1), Acopiara (1) , Boa Viagem (1), Camocim (1), Granja (1), Icó (1), Limoeiro (1), Maracanaú (1) e Trairi (1).Já os municípios de Boa Viagem e Crato terão as unidades ampliadas.

A medida faz parte do programa Saúde Mais Perto de Você, que está aprimorando os serviços de atenção básica do SUS. Em 21 estados serão construídas 136 novas UPAs e 56 ampliações. Ao todo, serão investidos R$ 331,2 milhões para as unidades. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Confira a lista dos municípios brasileiros que ganharão novas UPAs

Fonte: Jangadeiro Online

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Acaraú recebe caravana nordestina contra o trabalho infantil

No dia 31 de maio, o município de Acaraú recebeu a Caravana Contra o Trabalho Infantil, que consiste de uma série de eventos, com atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil e compromissos dos poderes executivo, legislativo e judiciário com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a erradicação do trabalho infantil.

Participou do evento o Dr Antônio Lima ( Procurador Geral do Trabalho), o Promotor da Comarca de Acaraú, Dr Patrick Corrêa, o Prefeito Municipal de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, secretários municipais, além de representações de secretarias, conselhos de direitos e conselhos tutelares dos municípios de : Itarema, Marco, Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz e Cruz.

O evento teve início na praça do centenário ás oito horas da manhã e realizou o seguinte percurso: Câmara dos Vereadores, Secretaria de Educação,Secretaria de Saúde, Prefeitura Municipal , Conselho Tutelar e finalizou na Escola Profissionalizante, onde foram apresentados painéis abordando a problemática e contou com a participação de crianças e adolescentes que apresentaram propostas para a eliminação do trabalho infantil, além de cobrarem o compromisso dos seguimentos presentes para a eliminação do problema.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho infantil é proibido no Brasil. Dos 14 aos 15 anos, permite-se que o jovem trabalhe como aprendiz. A partir dos 16 anos, é possível trabalhar, desde que não se exerça atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h).

Fonte: Blog Setase-Acaraú

Semana do Meio Ambiente 2012

No dia 04 de junho a SEMAM iniciou a Semana do Meio Ambiente 2012, nas escolas da SEDE de Acaraú. Foram realizadas palestras no tema: Energias Renováveis, um passo para a Desenvolvimento Sustentável, distribuídas revistinhas do Sesinho, agendas ecológicas e mudas de árvores nativas e frutíferas, e sorteadas camisas doadas pelo CONPAM e da Semana do Meio Ambiente de Acaraú.

Além da equipe da SEMAM, contamos também com a ajuda dos Escoteiros de Acaraú, nos dois eventos.

Manhã -  Escola Dona Eulina Magalhães - SEDE - Saguim

Sorteio de camisas doadas pelo CONPAM

Sorteio de Camisas da Semana do Meio Ambiente de Acaraú

Doação de Mudas

Público da Palestra

Tarde - Escola Deputado José Filomeno - SEDE - Paulo IV

Participação do Grupo de Escoteiros

Público da Palestra

Fonte: Blog Semam-Acaraú

Projeto de História: Plenária Sobre a Pena de Morte

Nas últimas semanas foi realizado, nas turmas dos 9º Anos plenárias envolvendo a temática da Pena de Morte diante do atual cenário de violência em nossa sociedade.

Na ocasião foi aproveitado a deixa do Código de Hamurábi (assunto que estava sendo visto em sala) e a relação do mesmo com a atual conjuntura de nossa sociedade.

Assistimos a um filme e promovemos uma plenária em sala de aula.

Fonte: Blog CVP-Acaraú

Ações garantem certificação de trabalhadores em Acaraú

Dinâmica de grupo realizada no NIT de Itarema

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) retomou as atividades do programa Certificação Profissional (Certific), que tem por objetivo reconhecer o saber de operadores de beneficiamento do pescado, de diversos municípios da região, exatamente por meio da certificação profissional, emitida pela instituição. Como parte das ações, a equipe do programa em Acaraú está realizando visitas às indústrias de pesca situadas na cidade de Itarema, com o intuito de concluir o processo de seleção dos trabalhadores iniciado no ano passado.

Os profissionais que forem escolhidos, os quais já passaram por uma pré-seleção, terão seus conhecimentos avaliados e participarão de capacitações gratuitas, promovidas pelo IFCE, em parceria com prefeituras e indústrias locais, com o objetivo de melhorar a sua formação para serem certificados. Dentre as ações realizadas durante as visitas em Itarema, foram promovidas as palestras "Saúde e Higiene" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)", ministradas pela técnica em enfermagem do campus de Acaraú, Damiana Sampaio, no dia 28 de maio.

As atividades em Itarema, que estão sendo dirigidas a 26 trabalhadores, aconteceram no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do município. Durante a seleção, os candidatos, passam por dinâmicas de grupo e optam por uma carga-horária diária de estudo, bem como elegem os dias da semana para a capacitação. As aulas têm previsão de início para agosto deste ano e serão realizadas no campus do IFCE em Acaraú. Para mais informações: (88) 3661-1682.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Acaraú - Projeção de safra no CE recua 74%

A expectativa inicial de 1,4 milhão de toneladas foi reduzida para 374 mil ton para este ano em virtude da estiagem

Falta de chuvas é apontada como principal fator para queda na projeção de grãos FOTO: KID JÚNIOR

Fortaleza/Rio. Quem achava que a queda de 54,03% na expectativa da produção agrícola do Ceará apresentada em abril, em relação à estimativa inicial de janeiro, não poderia piorar acabou se enganando. Segundo dados divulgados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice apresentou decréscimo de 74% no mês de maio, já que a expectativa inicial de 1,4 milhão de toneladas foi reduzida para 374 mil toneladas.

Em relação à safra obtida no ano passado, estima-se um decréscimo de 71,25%. De acordo com o LSPA, que refere-se ao período de 16 de abril a 15 de maio, o principal motivo da queda segue sendo a ausência das chuvas nas regiões de plantio. A macrorregião do Sertão Central e Inhamuns foi aquela que apresentou o maior desvio percentual negativo, pois dos 120.1 milímetros esperados, só choveu, neste período, 14,2 milímetros.

O estudo do IBGE revela ainda que a macrorregião da Jaguaribana ocupou o segundo lugar em maior desvio percentual.

Maiores perdas

No grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas, observa-se que todas as alterações foram negativas, ficando por conta do algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz de sequeiro, fava, feijão de arranca de 1ª safra (Phaseollus), feijão-de-corda de 1ª safra, girassol, milho (grão), milho (semente), sorgo granífero, mamona, e algodão arbóreo.

O feijão-de-corda de primeira safra (Vigna), por exemplo, teve uma perda maior que a informada anteriormente, já apresentando perda de área ( 150 hectares) e declinando em macrorregiões como o Litoral de Camocim e de Acaraú, Ibiapaba, Santa Quitéria, Itapipoca, Baixo Curu, Uruburetama, Médio Curu, Canindé, Baturité, Sertão de Quixeramobim e Sertão de Crateús.

Trigo

Com o recente aumento no preço da farinha de trigo, havia uma grande preocupação com a estimativa de maio para a produção nacional de trigo, que foi de 5.075.845 de toneladas, 6% a mais do que a previsão total para o mês de abril.
Houve também avanço de 2,7% na área plantada ou a ser plantada, e uma expectativa de acréscimo de 3,2% no rendimento médio, informou o LSPA.

No entanto, a produção nacional de trigo segue recuando em relação ao ano passado, com produtores desestimulados pela falta de competitividade do produto em relação ao proveniente da Argentina. A queda esperada na produção é de 10,9% em relação ao trigo colhido em 2011.

No País

O País deve colher uma área de 49,9 milhões de hectares na safra de 2012, um aumento de 2,5% em relação à área colhida em 2011, mas 0,7% menor do que o estimado em abril, apontou o IBGE.

As três principais culturas do País - arroz, milho e soja -, que somadas representam 91,0% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, respondem por 84,6% da área a ser colhida.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O criador de oportunidades online

O POVO apresenta a trajetória de um cearense de 22 anos que teve sua vida revolucionada pela educação. Hoje, através da educação, é ele quem revoluciona a vida de milhares de brasileiros

O cearense Thiago Feijão, aluno do ITA, comanda o QMágico, empresa que quer levar educação de qualidade para todos as escolas públicas do paísO cearense Thiago Feijão, aluno do ITA, comanda o QMágico, empresa que quer levar educação de qualidade para todos as escolas públicas do país (Claúdio Gatti)

O cearense Thiago Feijão ainda cursava a 6ª série do ensino fundamental no Colégio Militar de Fortaleza quando descobriu o poder revolucionário da educação. “Tudo começou quando um grande educador, mentor e amigo meu, o professor Geraldo, de Matemática, me convidou para participar da tese de mestrado dele, sobre Educação e Cidadania”, conta Thiago, em entrevista exclusiva ao O POVO.

A partir daí, o pré-adolescente - sempre pródigo em notas excelentes - encantou-se com a capacidade transformadora da formação de um cidadão. Ao terminar a oitava série, a saída do Colégio Militar deu-se no mesmo momento em que sua família passava por grave crise financeira e foi o seu desempenho acadêmico excepcional que lhe garantiu uma bolsa de estudos integral em um dos mais conceituados colégios particulares de Fortaleza. De lá, saiu direto para a faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

Hoje, dez anos depois de ter aceito o convite do mestre Geraldo, Thiago é o responsável pela criação do Quadrado Mágico, uma plataforma digital que disponibiliza gratuitamente 700 vídeos com aulas de matemática para alunos dos ensinos fundamental e médio e que tem como objetivo conectar os brasileiros à oportunidade de se educar.

“Quando eu entrei no ITA, em 2008, comecei a trabalhar no terceiro setor com educação e comunidades de baixa renda. Vivi a realidade deles. Percebi que deveria contribuir para a solução desse problema, e tudo que eu já pensava antes a respeito de educação se intensificou. Queria que aquelas pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive”.
ONGs
Até chegar ao Quadrado Mágico (www.qmagico.com.br), o site de “aprendizado misturado” (ou Blended Learning, no original em Inglês) onde as aulas estão disponíveis, Thiago foi professor, diretor de Recursos Humanos e presidente da ONG Casd, que prepara jovens de baixa condição financeira para o vestibular.

Na sequência, fundou outras duas organizações não governamentais. A Casdinho e o Instituto Semear. Em ambas o foco é reverter, através da educação, “uma realidade social marcada pela desigualdade” e, ao mesmo tempo, “despertar nos jovens assistidos a cultura da educação como um fator de mudança social”. Foi o sucesso destas iniciativas que o levou para a criação do Quadrado Mágico.

“O estalo da ideia veio quando se inscreveram mais de 2.000 alunos para o processo seletivo de uma das minhas ONGs, e nós somente tínhamos 120 vagas”, lembra Thiago. “Fiquei me questionando como eu criaria algo que fosse ‘sustentável e escalável’ para que eu conseguisse replicar o modelo das ONGs para todas as escolas, professores e alunos de todo o Brasil a baixíssimo custo. Assim, surgiu o QMágico”.

Entre a o insight inicial, em março de 2011, e o lançamento da plataforma, no mês passado, passou-se pouco mais de um ano. Tempo necessário para atrair mais dois parceiros e co-fundadores, montar uma equipe pedagógica e aperfeiçoar a plataforma. Em menos de 20 dias no ar, os 700 vídeos de matemática do Quadrado Màgico já foram assistidos por mais de 10 mil alunos.

“Os alunos podem assistir a vídeos, resolver exercícios interativos, ganhar pontos e medalhas, compartilhar o conhecimento com os outros”, orgulha-se Feijão, que já pensa emestender para outras disciplinas as aulas disponibilizadas.

700
aulas de matemática, divididas por ano escolar e por áreas de conhecimento (como Geometria, Funções e Conjuntos) estão disponíveis no site 

10 MIL
alunos já utilizaram o material pedagógico disponibilizado no Quadrado Mágico 

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br

Fonte: O Povo

domingo, 3 de junho de 2012

Coroação de Nossa Senhora. Reconhecimento pelo amor a seus filhos

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizou nesta quinta feira (31 de maio), a coroação de Nossa Senhora. Algumas Crianças foram colocadas ao lado da imagem de Maria, representando os anjos que povoam o céu. Depois de cantar, rezar e ofertar símbolos da fé católica  à Nossa Senhora, o grupo de crianças, com sua pureza e inocência, coroou  nossa Mãe Maria.

O ofertório deste dia foi diferente, os fiéis ofereceram alimentos e material de utilidade doméstica, em prol do Seminário Diocesano e da Fazenda da Esperança.

A celebração, que foi presidida por Pe. Eudes, contou com um grande número de fiéis, que no último  dia do mês Mariano, veio homenagear aquela Mulher que carregou a Salvação do mundo em seu ventre.

Nos despedimos deste mês especial com o coração renovado e pedimos que Nossa Mãe Maria rogue por nós e derrame bênçãos sobre a humanidade para que tenhamos paz na família, no trabalho, na rua e  em todos o lugares onde haja vida.

Fonte: Paróquia de Acaraú