sábado, 16 de junho de 2012

EEEP Marta Giffoni recebe premiação de incentivo do Programa Educação Financeira

Diretora da EEEP Marta Giffoni  ostentando o  prêmio recebido

A Escola Estadual de Educação Profissional de Acaraú-Ceará foi premiada pelo Projeto Piloto de Educação Financeira nas Escolas, uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Financeira em parceria com o Banco Mundial.

A avaliação identifica o impacto em relação ao conhecimento, às atitudes dos alunos e famílias envolvidos no Projeto que teve início em 2010 com alunos do Ensino Médio.

A Gestora da EEEP Marta Giffoni, a Professora Fabiana Morias de Carvalho participou em São Paulo, nos dias 11 e 12 de junho, do Workshop ENEF Internacional, recebendo a premiação.

O programa é dedicado a estudantes do ensino médio e tem por objetivo introduzir a educação financeira como tema transversal em diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia, de modo a ensinar os jovens a planejar o futuro e a tomar decisões de consumo.

O objetivo deste workshop é apresentar os resultados da avaliação de impacto do Projeto Piloto Brasileiro sobre Letramento Financeiro nas escolas e discutir, bem como mostrar, maneiras pelas quais as pessoas podem ser motivadas a continuar sua própria formação no que diz respeito a questões de educação financeira e a desenvolver suas habilidades financeiras. Para tanto, será dado enfoque às iniciativas internacionais criativas que podem ser úteis para a experiência brasileira no futuro.

Parabéns a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Gifonni  de Sousa, pelo Prêmio em educação Financeira pois, somente 4 escolas no Estado do Ceará da rede estadual de ensino foram premiadas.

Fonte: Escola Marta Giffoni

Karatê Esportivo mais um show de evento

IV Copa Estadual Vale do Acaraú de Karatê Esportivo, foi um sucesso, por onde passamos só elogios. Batemos o record desta Copa em inscrições. Foram 270 atletas inscritos, 200 atletas não pertenciam ao Vale Acaraú.

Mesa da Premiação

Banner da Competição

As meninas que entregaram a Premiação

Autoridades presentes

Atleta Arthur Chaves(Acaraú) comandando o Juramento dos Atletas

Equipe Médica

Agradecemos em Especial ao Dr. Alexandre Portela e sua equipe todos voluntários. Muito Obrigado.

Nossa Equipe do Vale Acaraú

Árbitros da Competição

Agradecemos a todos que colaboraram para a realização de mais um evento.

Resultados divulgaremos posteriormente, mas para adiantar você que faz parte do Vale Acaraú pode se orgulhar a nossa equipe AAKC-Karatê dentre 42 associações conquistou o 4º Lugar Geral da Competição.

Fonte: AAKC Karatê-Acaraú

Acaraú sediará II Encontro dos Escritores do Vale Acaraú

A cidade de Acaraú, localizada no litoral oeste cearense, será palco da segunda edição do Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento, promovido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está previsto para ser realizado no próximo dia 27 de junho em horário e local ainda a ser confirmados. A iniciativa premia os destaques da região nos vários campos culturais, dentre os quais literatura, educação, música, religiosidade popular, dentre outros. Os escolhidos, cujos nomes ainda serão revelados pela pasta do Executivo, serão condecorados com o Troféu Nicodemos Araújo, poeta ilustre da região. Devem comparecer ao evento escritores e poetas da região, políticos, secretários municipais, jornalistas, radialistas, educadores e estudantes.

O poeta e memorialista da região, Nicodemos Araújo, grande homenageado do evento, nascido em 10 de março de 1905, na vila de Santa Cruz, hoje, cidade de Bela Cruz, autodidata, que deixou inúmeras poesias e obras que relatam a história de vários municípios integrantes da região do Baixo Acaraú, autor de 12 livros de poesias, 12 de historia, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia. Nicodemos pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e União Brasileira de Escritores, falecendo em 23 de Junho de 1999.

O escritor tem sua memória lembrada no evento, por meio não só do nome do troféu que condecora os ilustres da região, mas também com a exposição de obras, fotografias e objetos de uso pessoal. “Essa é uma iniciativa muito importante, principalmente para as gerações mais jovens, pois as estimula a conhecer o trabalho e obras do escritor Nicodemos Araújo, estimulando o gosto pela leitura, além de ser um momento importante de congraçamento dos expoentes culturais da região”, destacou o professor e poeta Dimas Carvalho, condecorado com o troféu no ano passado, neto de Nicodemos Araújo.

Um dos principais objetivos do evento é desenvolver nos participantes o gosto pelas diversas expressões culturais. “A gente não ama aquilo que não conhece, e o evento leva os presentes, principalmente os jovens, a tomarem contato com os principais feitos desses personagens, como Nicodemos Araújo e o ilustre acarauense tido como príncipe dos poetas, Padre Antônio Tomaz, possibilitando que surjam novos agentes culturais”, declarou o professor e advogado José Luiz Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia (estudo dos santos), que no ano passado ministrou palestra sobre o papel do escritor. Lira já confirmou sua presença no encontro.

Saiba Mais

Ocorrido em junho do ano passado, o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Souza, em Acaraú, homenageou as seguintes personalidades da região:  o poeta e escritor Dimas Carvalho, o jornalista e escritor Vicente de Freitas, o bispo Dom Edmilson da Cruz, o advogado, ex-deputado estadual e primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes, o professor e memorialista Lucivan Rios (Totó) e o poeta e diretor de museu, José de Fátima.

Fonte para entrevista:

Wandick Mesquita
Secretário de Cultura e Turismo – Acaraú
(88)9900.7640
mesquitaw@hotmail.com

Edson Costa, jornalista, assessor de imprensa do evento
Cel. (88)9693.1002

Fonte: Blog O Acaraú

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acarauenses Covers de Beyoncé fazem sucesso na internet




Veja a performance de Felipe, que ficou famoso na internet após uma briga com o irmão, Douglas, ao som de Beyoncé



Fonte: Rede TV

Campus de Acaraú participa de encontro de pescadores

Participantes do encontro discutindo sobre a pesca

O campus Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) participou do Encontro de Apresentação da Carta Proposta dos Pescadores do Estuário Timonha-Ubatuba, promovido pela comunidade da APA - Área de Proteção Ambiental - do Delta do Parnaíba (PI), juntamente com instituições parceiras. O evento, que foi realizado na cidade de Cajueiro da Praia/PI, no dia 1º de junho, teve por objetivo discutir o futuro da pesca na região, contribuindo para as áreas de ordenamento e zoneamento da pesca, melhoria da renda do pescador, pesquisa e capacitação. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre pescadores e membros de instituições de ensino, pesquisa e do setor pesqueiro.

A Carta Proposta, apresentada no evento, a qual representa o produto final dos Encontros de Pesca iniciados no ano de 2010, foi elaborada por pescadores e marisqueiras dos municípios de Cajueiro da Praia/PI, Barroquinha/CE e Chaval/CE.

Conforme a coordenadora de pesquisa do campus de Acaraú, professora Rafaela Maia, a importância da participação do IFCE no encontro foi substancial, uma vez que “docentes, técnico-administrativos e alunos deram as suas contribuições para o projeto, levando idéias importantes para a sustentabilidade e para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e marisqueiros”, ressaltou.

Compareceram ao evento os seguintes representantes do campus Acaraú: professores João Vicente, Soniamar Saraiva, Rodrigo de Salles e Rafaela Maia; técnico de laboratório Alex Castro; alunos do 4º semestre do curso Técnico Subsequente em Pesca e estudantes do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue).

Fonte: IFCE-Acaraú

Acaraú e Meruoca recebem dia 18 novas unidades de saúde

Fachada  da Unidade Básica de Saúde da Família na Meruoca

Nos sete municípios que formam a região de saúde de Acaraú, na macrorregião Norte, foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 18, será entregue à população a UBSF de Acaraú, localizada no distrito de Curral Velho, a 10 quilômetros da sede do município. A inauguração, com a presença do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, será às 17 horas. 

Pela manhã da segunda-feira, às 9h30min, outro município da macrorregião Norte inaugura Unidade Básica de Saúda da Família. Meruoca também entrega para as famílias do bairro Cohab  unidade construída com recursos do Estado. É um dos 19 municípios dos 24 que integram a regional de Sobral contemplados com as novas UBSFs porque cumpriram metas de atenção básica, apresentando cobertura acima de 70% do Programa Saúde da família, realização de quatro consultas, no mínimo, às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, utilizados pela Secretaria da Saúde do Estado e municípios na gestão das policlínicas e Centros de Especialidades regionais.            

Para os secretários de saúde de Acaraú e Meruoca as novas unidades vão ampliar e qualificar o acesso aos serviços da atenção básica. “Vamos sair de uma situação paliativa, de um imóvel inadequado e alugado, para uma estrutura planejada e organizada”, afirmou o secretário de Acaraú, João Júnior Berlezi. Lá, a unidade está funcionando desde esta sexta-feira, 16, com atendimento médico, odontológico, enfermagem, serviços de vacinação, dispensação de medicamentos para as 657 famílias de Curral Velho. Já a secretária de saúde de Meruoca, Ana Laura Aguiar, destaca as condições de trabalho e de acolhimento às famílias da nova unidade: “os profissionais vão trabalhar em condições ideais e a população será recebida em espaços mais amplos e melhor estruturados”. 

Acessibilidade

As novas UBSFs têm os mesmos padrões sanitários, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e arquitetônicos. Cada uma tem área de 211 metros quadrados de construção.  Em todo o interior do Estado são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família, um investimento em obras do Governo do Estado de R$ 26,6 milhões. A acessibilidade está assegurada em todas elas, incluindo rampas e banheiros para pessoas com deficiência. 

Fonte: SESA-Ceará

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Campus de Acaraú inscreve em capacitação de Matemática

Primeira edição do evento, realizada no ano passado

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com as inscrições para a segunda edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que será realizado no mês de julho. O aluno receberá todo material didático gratuitamente e um certificado de participação. O treinamento é destinado, preferencialmente, a professores de Matemática do Ensino Médio de escolas públicas, e podem participar alunos de matemática e áreas afins.

O PAPMEM trata-se de uma formação continuada direcionado a professores do Ensino Médio, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, ministrado pelos professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e distribuído para diversas universidades brasileiras.

As inscrições, gratuitas, que se iniciaram no dia 8 de junho, poderão ser realizadas até o dia 8 de julho de 2012, por meio do site:

https://sites.google.com/site/papmemifceacarau/inscricao.

Neste endereço, deve-se preencher formulário obrigatório, com os dados pessoais, formação acadêmica, informações profissionais e experiência com o Programa. Ao final, será emitida confirmação de inscrição no alto da página.

A formação, que será realizada no período de 16 a 20 de julho, acontecerá no auditório do campus de Acaraú do IFCE, sob a coordenação do professor Renato Targino. A capacitação, que inclui resolução de exercícios e dinâmicas, é transmitida por meio de videoconferência, e traz discussões sobre a metodologia do ensino desta área. 

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

I Sarau Lítero-Musical na Escola Marta Giffoni

Realizou-se em 12.06.2012 na EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, o I Sarau Lítero-Musical.

Evento bastante comum no século XIX o sarau vem sendo redescoberto por seu caráter inovador e descontraído. Consiste de concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.

É onde se reúnem as pessoas ligadas à arte e à cultura para somar conhecimentos e delícias.

Nessa perspectiva o Centro de Multimeios da EEEP Marta Giffoni apresentou, como atividade do Projeto Clube do Leitor o I Sarau Lítero-Musical, por ocasião do Dia dos Namorados, com o objetivo de homenagear os casais enamorados ali presentes e também reverenciar o amor, razão maior da nossa existência.

A programação constou de declamações de poesias, balé, teatro, músicas, dublagens e outros textos. Além disso foram lidos recadinhos e mensagens de amor.

Para iniciar a festa foi relembrada uma clássica história de amor – Romeu e Julieta interpretada pelos alunos Jéssica e Nilson. Durante a apresentação houve a participação de José Dias que cantou "Um momento para nós" ao som do violino de Cláudio Lima (professor de música).

Durante o evento foram sorteados vários brindes para os participantes.

Agradecemos a todos os que contribuíram para que esse momento fosse um sucesso, especialmente os que participaram das apresentações: Fabiana, Denise, Geovâneo, Jeová, Gillenê, José Dias, Claudio Lima, Cáritas, Sheila e Emmanuel Bento (professores), Jéssica, Nilson, Tatiele Lino, Ranyelle, Nicolas, Andrezza, Lara Lys, Jane Cristina, Sara Cristina, João Victor, Karina Silva, Jane Kelly, Ana Cristina e Jênifa Ellen (alunos).

Fonte: Escola Marta Giffoni

TJA comemora 102 anos e realiza I Festival Internacional de Artes Cênicas

Teatro

Durante a semana de aniversário de 102 anos, o Theatro José de Alencar (TJA), abre o Zona de Transição - I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará. De 15 a 24 de junho, o centenário palco recebe mais de 40 produções da Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha-Guiné Bissau, Guatemala, Itália e Paraguai.  E realiza seminário com diretores, programadores e produtores de  festivais artísticos da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Panamá e Uruguai.

O I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará concentra suas ações nos vários espaços do próprio TJA e migra pelo Centro, a área de Fortaleza que tem o maior número de equipamentos culturais da cidade.  Assim, integram a programação espetáculos, intervenções  e performances que despontam em diversos palcos: os múltiplos espaços fechados e abertos do TJA, praças,  ruas  e espaços não convencionais, como a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).  O Zona de Transição diz do desejo e necessidade de convidar a cidade, de convocar a cidade, de falar com muitas das cidades que Fortaleza abriga.

Para a diretora do TJA, a proposta tem a ver da relação que temos como espectadores dos produtos culturais e não somente consumidores. “Talvez uma das possibilidades de um festival artístico passe pela construção de público, de invenção de público para além da compreensão de público como sinônimo de consumidor. Talvez um festival artístico possa convocar a atenção pública para algo mais além da compra e venda que atravessa quase todas as nossas relações hoje. No caso do Zona de Transição, convocar a atenção para as artes cênicas, para o TJA, para o Centro de Fortaleza a área que concentra o maior número de equipamentos culturais da cidade e, muito provável, a área mais explicitamente degradada de Fortaleza ”, pontua.

Uma promoção do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e Theatro José de Alencar, o Zona de Transição é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e Instituto de Cultura e Arte do Ceará (Incarte).

Festival mantém o caráter de escola dos encontros internacionais do TJA

O Festival amplia as duas edições anteriores do  Zona de Transição, que  aconteceu em 2009 e 2010 como Encontro Internacional de Artes Cênicas do TJA. Uma realização do Governo do Estado do Ceará – Secult que tem como uma proposta de intercâmbio reunindo espetáculos e uma escola livre de circo, dança e teatro.  A proposta dos encontros se expandiu para o formato de festival, contemplando discussões abertas (o Seminário Cidades e Festivais de Artes), espetáculos de acesso gratuito ou com preços subsidiados (ingressos variam: R$ 2 e 4, R$ 5 e 10, R$ 10 e 20),  Zona Escola Livre com ações de formação do artista e formação do espectador (demonstração técnica de processo de trabalho, ensaio aberto, desmontagem de espetáculo, roda de conversa e debate),  e a itinerância por cidades do interior do Ceará. 

Pensando na formação do artista e na formação do espectador, o projeto coloca em cena 10 espetáculos internacionais em diálogo com mais de 30 produções do Ceará, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O Ceará entra em cena com mais de vinte obras de Arneiroz (Sertão dos Inhamuns, 5 horas de Fortaleza), Fortaleza, Itapipoca (Litoral Oeste, 2 horas de Fortaleza) e Juazeiro do Norte (Cariri, Sul do Ceará, 8 horas de Fortaleza).  Desde abertura de processo de criação de espetáculo (01) a ensaios abertos (02), passando por pré-estreia (01) e estreia (03), o Ceará participa com produções em diferentes formatos, como números circenses de circos itinerantes do Estado (Mirtes Circo, Circo Teatro Pimenta e Circo Motoka), que se revezam na programação especial no Lar Torres de Melo, residência de idosos em Fortaleza, dia 11 de junho, antecipando o festival. No Lar Torres de Melo, o Circo Sem Lona  é uma ação conjunta com a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece).

Mostra Inédito & Dispersos reúne 11 obras curtas

É também do Ceará a coletânea de 11  produções que compõe a Mostra Inéditos & Dispersos, dedicada a trabalhos cênicos curtos, de até 15 minutos de duração.  O objetivo é estimular a partilha com o público de trabalhos que não trafegam no tempo convencional de espetáculo, como exercícios, experimentos, intervenções, novos ou não.

A extensão ao interior do estado,  com o Circuito Teatros Centenários do Ceará, passa pelos  teatros São João, em Sobral (Zona Norte, 4 horas de Fortaleza), e o Pedro II, em Viçosa (Chapada da Ibiapaba, 5 horas de Fortaleza), que recebem o palhaço argentino Tomate, com espetáculo  e atividade de formação, respectivamente nos dias 19- 20 e 20-21.  A primeira edição do Zona de Transição, em 2009, fez extensão com teatro de bonecos, indo até Sobral e o Teatro da Ribeira dos Icós, em Icó (Centro Sul, 5 horas de Fortaleza).

O Zona de Transição conta com outras possibilidades de relação com o público. É o caso da  Caixinha de Teatro, da Cia. Epidemia de Bonecos, teatro de formas animadas em uma caixa de fotógrafo lambe-lambe. Serão três encenações de um minuto cada, para um espectador a cada vez. Na categoria Ensaio Aberto,  duas companhias mostram a parte do trabalho quase sempre invisível ao público:  “A mão na face”, do grupo Bagaceira, com Marta Aurélia como atriz convidada; e “Boca de Siri”, primeiro solo do ator e diretor Carri Costa, criador da Cia. Cearense de Molecagem.  O grupo Teatro Máquina, por sua vez, faz a abertura de processo de criação do espetáculo “Leonce&Lena”, com estreia prevista para outubro de 2012. O Máquina também apresenta  “Myrna”. A partir dos textos de Nelson Rodrigues como a consulta sentimental Myrna, a intervenção acontece em filas de acesso de espetáculos do dia 23. Junto com “Bravíssimo”, solo do ator e diretor Ricardo Guilherme, é a reverência do festival ao dramaturgo pernambucano que faria 100 anos de nascimento em 2012.

II Virada do TJA: No dia 17 de junho de 2012, o Theatro José de Alencar completa 102 anos. E propõe uma nova edição da viradinha cultural. A programação inicia às 13 horas de sábado (16). A última atividade começa às 20 horas de domingo. A I Virada do TJA aconteceu em julho de 2010, ano do centenário da instituição. A programação cruza com a da mostra Conexões Latinas, que apresenta dois shows musicais a partir das 22 horas de sábado (16), na Praça José de Alencar: da cantora Tiê (SP) e do grupo Tangheto (Argentina). Em seguida aos shows, performances no TJA e festa com DJs convidados.

14.06.2012

Atendimento à Imprensa

Email: festivalzonadetransicao@gmail.com
Twitter: @ztransicao)
Facebook: facebook.com/zonadetransicao
Bianca Felippsen - (85) 9688-8008  @bifelippsen
Júlia Lopes – (85) 8848.3227 / 9678.0356 @julialopesss
Kiko Bloc Boris – (85) 8892 1195
Giúllian Rodrigues - +5585 99125000 / @giullianvr

Fonte: Governo do Ceará

Jeri em tempo de cultura

Cinema digital, música cearense e rap paulista se encontram em dois festivais em Jericoacoara, a partir de amanhã. É tudo gratuito

O filme Homem-Ave, de David Cunha, é um dos trabalhos em destaque GELO ZOLINI/DIVULGAÇÃO

Num dos cenários mais bonitos do litoral cearense, Jericoacoara (a 313 km de Fortaleza), diferentes facetas da cultura se encontram a partir de amanhã, 15. O audiovisual independente ganha destaque na terceira edição do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital e a música vem representada no 5° Jeri Eco Cultural, que além de artistas cearenses traz o rapper paulista Criolo para sua primeira apresentação no Ceará.

Iniciam os trabalhos do Jeri Eco, na sexta-feira, o grupo de capoeira Tribo Jeri e a Orquestra Sinfônica de Jijoca, seguidos da Banda Nigroover e do DJ Leo Teruz. A cantora Nayra Costa abre a noite de sábado, 16, e prepara o público para receber o MC, cantor e compositor Criolo com seu Nó na orelha, eleito melhor disco de 2011 pela Rolling Stone brasileira.

Cinema

Quarenta curtas-metragens, produzidos inteiramente com tecnologia digital, serão exibidos até o dia 21 deste mês no Festival de Cinema Digital. Idealizado pelo cineasta cearense Francis Vale, o evento teve 322 obras inscritas por realizadores de 19 estados.

Além da mostra competitiva, o público poderá conferir parte da obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, falecido em 1988 e grande homenageado do festival. Segundo Francis, há filmes do diretor nunca exibidos no Ceará que agora serão apresentados ao público. Caso de Os Inconfidentes, de 1972.

Oficinas de audiovisual para jovens de Jericoacoara e discussões sobre a sustentabilidade – do meio ambiente e da produção audiovisual – também fazem parte da programação. “O cinema independente é feito de forma solitária, há pouco financiamento. Não tem uma sistemática para que a coisa continue, se sustente. Nós temos que discutir como dar essa continuidade”, explica Francis.

Com as salas de cinema do País abarrotadas de produções estrangeiras, para Francis os festivais “são a salvação do cinema brasileiro, principalmente dos curtas-metragens”. Um dos realizadores cearenses que concorrem ao prêmio de R$ 5 mil na categoria documentário, por Sucata de Plástico, Yargo Gurjão acredita que as mostras estimulam a produção, mas não devem ser as únicas vias de escoamento dos filmes.

Com a Internet, primeira tela para muitos filmes independentes, o digital abre outras possibilidades para os realizadores. “O digital tem a intenção de reverberar, dessacralizar as salas de cinema. Também é uma maneira de as linguagens interagirem melhor”, diz Yargo.

Célia Gurgel, que concorre com a produção coletiva 8 Estações, aposta no viés político-social das imagens feitas de forma digital. “Nesta época, todo mundo tem a possibilidade de capturar imagem, de transformar essa imagem numa historinha. Então, o uso dessa imagem pode ser um elemento muito mobilizador”, afirma.

Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br

Fonte: O Povo

terça-feira, 12 de junho de 2012

Festa junina toma de conta do IFCE - Campus de Acaraú

Barraca de comidas típicas, do I Arraiá do campus

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizará a segunda edição do arraiá junino, organizado pelos alunos do curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar da Instituição, sob a orientação da professora  do curso, Amaurícia Lopes.

A festividade será realizada no prédio da instituição, situado no bairro Monsenhor Edson Magalhães, vizinho ao fórum, na noite desta quarta-feira, dia 13 de junho, data em que se comemora o dia de Santo Antônio, um dos santos juninos. O evento, que é aberto ao público, contará com barracas de comidas típicas e de artesanato.

Os presentes poderão divertir-se com a brincadeira da pescaria, concorrendo a premiações, além de poderem participar de uma quadrilha improvisada. A animação fica por conta de banda local de forró pé de serra.

Fonte: IFCE-Acaraú

Acaraú - Sesa divulga calendário da seleção para policlínicas regionais

Poli_Baturit

O edital da seleção pública para as 707 vagas ofertadas em 11 policlínicas regionais construídas pelo Governo do Estado traz uma série de datas para a agenda dos candidatos. A partir de agora, até o resultado final, são nove importantes datas. A mais próxima é a da divulgação dos locais de provas, que ocorrerá nesta sexta-feira (15), nos sites da Secretaria da Saúde do Estado e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Domingo (17), é o dia da prova objetiva. Nesse mesmo dia, a partir das 17 horas, será divulgado o gabarito da prova também nos sites www.esp.ce.gov.br e www.saude.ce.gov.br. Outra data importante é o da entrega de títulos para os que forem classificados na prova objetiva: 21 e 22 deste mês (junho), no protocolo único da ESP-Ce, avenida Antônio Justa, 3161.

Após a homologação das inscrições, ficou em 16.134 o total de candidatos habilitados a concorrer na seleção pública. Os aprovados irão atender a população nas policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá.

O maior número de inscritos foi de técnicos de enfermagem, totalizando 7.264 que disputam as 219 vagas ofertadas. Em segundo lugar, aparecem os enfermeiros, com 3.183 inscritos. A maior concorrência dos enfermeiros é pelas vagas das policlínicas regionais em Caucaia, na Região Metropolitana, e em Barbalha, na região do Cariri. Em Caucaia, são 721 inscritos para 2 vagas ofertadas e em Barbalha são 657 que concorrem também a 2 vagas. Entre os médicos, o maior número de inscritos foi da clínica médica, 176. Eles concorrem a 22 vagas nas 11 policlínicas.

Cronograma completo

Tabela_Sesa

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa