sexta-feira, 22 de junho de 2012

Campanha da Aftosa: SDA realiza reunião no Marco

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participa nesta sexta-feira (22), de reunião com prefeitos e secretários de agricultura dos municípios da Região do Baixo Acaraú. O encontro acontecerá no município do Marco e envolverá também representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri).

Segundo o secretário Antônio Amorim, a Região Baixo Acaraú é uma das que apresenta os menores índices de vacinação e a reunião tem como objetivo alertar os produtores e as autoridades sobre a importância da vacinação do rebanho. Os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara apresentam os piores índices de vacinação. Criadores de Jijoca de Jericoacoara ainda não vacinaram seu rebanho ou não declararam suas vacinações. Já em Cruz, o índice de vacinação é de 0,14%, ou seja, dos 4160 animais do município, apenas 6 foram vacinados, e de 356 propriedades rurais, apenas uma vacinou. Em todo o Ceará, o índice de vacinação é de 39,53%, segundo relatório da Adagri, gerado nesta quinta-feira (21 de junho). O secretário Antônio Amorim reforça o apelo para que os criadores vacinem o rebalho.

“É importante que cada produtor procure a Ematerce e a Adragri, vacine o rebanho e atualize o cadastro. Nós precisamos levar esta campanha a sério para realmente conseguirmos atingir o status de zona livre de aftosa com vacinação”, apelou o secretário.

O Ministério da Agricultura e Pecuária que no mínimo 90% do rebanho seja vacinado. A meta do Estado do Ceará é vacinar 100%. A vacinação é um dos passos mais importantes para o que Ceará saia da zona de risco médio de febre aftosa e alcance a zona livre com vacinação, o que vai permitir abertura do comércio de animais com outros estados. Apenas Bahia e Sergipe são os Estados Nordestinos livres de aftosa. O presidente da Adagri, Augusto Júnior, informa que o investimento de na dose da vacina é de R$ 1,50 por cabeça de gado. “Ao final da campanha a Adagri vai fiscalizar as propriedades que não vacinaram, e aplicar multa de R$ 14 por cabeça. Nós não queremos multar e sim conscientizar os produtores da importância da vacina”, afirmou.

Sorologia

Cerca de 5 mil animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da febre aftosa. Esta ação é a sorologia do Mapa para saber se o Ceará está realmente livre do vírus da febre aftosa.

Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas. Em cada uma delas, 20 animais foram escolhidos para a colheita do sangue. Durante 90 dias os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Adagri.

Serviço

Reunião com prefeitos e secretários municipais do Vale do Acaraú para apresentar a Campanha de Combate à Febre Aftosa, a partir das 14 horas
Rua Governador Raul Brabosa, S/N, próximo ao Mercantil Lourenço

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDA

Policlinica de Acaraú - Divulgado gabarito da prova objetiva da seleção para policlínicas

Poli_limoeiro

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Estado,  divulga os gabaritos pós-recursos, o resultado da prova objetiva e convoca os candidatos para a entrega de títulos do Processo Seletivo Público Simplificado para 11 policlínicas regionais, construídas pelo Governo do Estado.  Os habilitados à Prova de Títulos deverão realizar a entrega dos documentos nos próximos dias 21 e 22 de junho de 2012 - ver locais de entrega no quadro abaixo. Conforme  editais do processo, ficam habilitados à prova de título os candidatos que recebem as maiores notas na prova objetiva, respeitando o limite de até cinco vezes o número de vagas para cada emprego público. No dia 26, próxima terça-feira, a partir das 17 horas, nos sites da ESP-CE e da Sesa, será publicado o resultado preliminar da prova de títulos.

No dia 28, será divulgado o resultado final dos aprovados. São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicologia, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, técnicos em farmácia, técnicos de laboratório, técnicos em imobilização ortopédica/ técnicos em gesso, irão atender a população nas policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Tianguá.

Aditivo ao Edital 01/2012, nos seguintes termos:
1. A cláusula 6.2. do respectivo Edital passa a viger com o referido texto:
6.2. Serão habilitados à Prova de Títulos os candidatos que obtiverem as maiores notas na prova objetiva, respeitando o limite de até 5 (cinco) vezes o número de vagas para cada emprego público.
2. Acrescenta-se ao respectivo Edital a cláusula 6.2.1., conforme abaixo:
6.2.1. Sendo atingido o limite previsto na cláusula 6.2. deste edital, e ocorrendo empate técnico entre os candidatos do processo seletivo, todos que encontram-se empatados na última vaga prevista, participarão da etapa de análise de títulos.
::    GABARITOS PÓS-RECURSOS
::    RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

LOCAIS DE ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA PROVA DE TÍTULOS

ACARAÚ
- ESP-CE -  Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Prédio da 12ª CRES. Av. Capitão Diogo Lopes, 233 Centro, ACARAÚ-Ceará.

BREJO SANTO
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Brejo Santo – CPSMBS. Rua Manoel Antônio Cabral nº 609, Centro, BREJO SANTO-Ceará.

CANINDÉ
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE CANINDÉ – CPSMCA. Rua Célio Martins, Nº 736, Bairro Imaculada Conceição, CANINDÉ-CE.

CAUCAIA
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- 2ª CRES. Rua Vila Gois, nº 82, Bairro Grilo, CAUCAIA-CEARÁ. Referência: próximo à Autarquia Municipal de Trânsito.

CRATEÚS
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Rua Firmino Rosa s/n, 1º andar, Centro. CRATEÚS–Ceará. Referência: ao lado da New Center.

IGUATU
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Escola de Saúde Pública de Iguatu. Rua Júlio Cavalcante, 54, Bairro Areias, IGUATU-Ceará. Referência: próximo ao Parque de Exposição. Horário de funcionamento: 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

JUAZEIRO DO NORTE/BARBALHA
- ESP-CE. Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Rua José Marrocos, s/n, Santa Tereza, JUAZEIRO DO NORTE-Ceará.

LIMOEIRO DO NORTE
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Rua Napoleão Nunes Maia, s/n. LIMOEIRO DO NORTE-Ceará. Referência: ao lado da Policlínica.

MARACANAÚ
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Prédio da 3ª CRES. Av. Mendel Steinbruch, s/n, Pajuçara, MARACANAÚ-Ceará.

QUIXADÁ
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou
- Unidade de Vigilância à Saúde. Rua Dom Quintino, 127, Centro, QUIXADÁ-Ceará.

IBIAPABA/UBAJARA/TIANGUÁ
- ESP-CE - Av. Antônio Justa, 3161 Meireles. FORTALEZA-CE; ou

- Rua Coronel Pedro Francisco de Assis, s/n, Bairro Monte Castelo (ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO), UBAJARA-Ceará.

Fonte: www.esp.ce.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Campus de Acaraú do IFCE realiza plantio de mudas

Os alunos do laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Acaraú do IFCE realizaram o plantio de 50 mudas de plantas de manguezal dos gêneros Avicennia e Langucularia na praia de Arpoeiras, no município de Acaraú. A ação, ocorrida no dia 5 de junho, data em que se comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente, foi coordenada pela professora Dra. Rafaela Maia, da área de Biologia. Este é o primeiro ano de atividades do grupo Ecomangue.

Conforme a professora Rafaela Maia, os locais que receberam o plantio foram escolhidos mediante estudo prévio de caracterização estrutural realizado pelo Ecomangue na área. Além disso, será realizado o acompanhamento do desenvolvimento das mudas pelos próximos seis meses, para garantir que as espécies cheguem ao estágio adulto.

O objetivo do Ecomangue é ajudar o processo de recomposição das áreas de manguezal impactadas da região de Acaraú para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. “Por meio dessas ações, vamos gerar conhecimento para que essas populações também possam realizar o plantio”, ressaltou a professora Rafaela Maia, que prometeu, em breve, promover uma oficina com esse intuito.

Fonte: Blog IFCE-Acaraú

Poética do sertão

Carneiro Portela estreia amanhã, na Rádio Verdes Mares, seu novo programa "Nordeste Caboclo"

O pesquisador da cultura popular Carneiro Portela estreia amanhã, dia 10, seu novo programa, "Nordeste Caboclo", na Rádio Verdes Mares.

A novidade vai ser focada em uma temática que já é marca registrada do locutor: a poesia sertaneja.

"Nossa única intenção é privilegiar a cultura popular", diz Portela. Na programação do "Nordeste Caboclo", o apresentador promete muita diversidade com o forró dos mestres da sanfona, intérpretes nordestinos, música cabocla, interatividade e notícias de utilidade pública.

"Tenho uma grande vivência sertaneja e intimidade para falar sobre esse assunto, pois fui agricultor durante anos. Consigo decodificar o que o sertanejo lê e pensa. Na programação, não há música fabricada e nem forró de duplo sentido. O forró, em sua essência, tem suas nuances e suas peculiaridades", defende Portela.

Experiência

Pesquisador, poeta, professor e autor de 32 livros publicados, dentre os quais de destacam as obras "Poesia Cabocla" e Os Novos Poetas do Ceará", o apresentador confessa estar ansioso para estrear o programa e tem certeza que seu público cativo apoiará o novo trabalho.

"Tenho 35 anos só atuando na Verdinha. Meu público tem uma cumplicidade comigo muito grande", diz. O "Nordeste Caboclo" vai ao ar todos os domingos, das 4h às 6h da manhã, na Verdinha.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ENERGIMP aposta na responsabilidade social no Ceará

A empresa entrega a reforma do laboratório da escola Antonieta Cals, além de realizar doação de computadores

Semana Meio Ambiente de Acaraú

A ENERGIMP S.A., do grupo IMPSA, líder em energias renováveis na América Latina, aposta nas ações sociais como forma de integrar a empresa com as comunidades próximas aos seus parques eólicos. No Ceará, onde possui três parques em operação comercial e 17 em diferentes etapas de desenvolvimento entre as cidades de Acaraú, Aracati e Tianguá, a empresa busca amenizar a falta de estrutura das cinco comunidades de moradores que ficam distantes das respectivas cidades. Nesta quarta (20 de junho), a IMPSA inaugura às 10h a reforma do laboratório de informática da escola Antonieta Cals, em Aracati, além de realizar a doação de computadores, os quais serão distribuídos entre a escola e a creche. Serão beneficiados 315 alunos das comunidades de Majorlandia e Caraço, próximas ao parque eólico de Quixaba.

01

 Laboratório de informática da escola Antonieta Cals, em Aracati

02

Promovendo a conscientização ambiental, a ENERGIMP participou como convidada do Programa Agrinho, iniciativa da mesma escola, buscando proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem em campo e estudo mais aprofundado a respeito da energia eólica. A população, junto com os alunos da escola, visitou o parque eólico de Parajuru, na cidade de Beberibe. A empresa reforçou com essa ação a importância das energias limpas, numa programação que envolveu fórum de debates e palestras sobre a preservação do meio ambiente.

O projeto "A Nossa Cidade de Mãos Dadas com o Planeta", desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Município de Acaraú, contou com participação da ENERGIMP na organização de atividades pedagógicas.  Receberam atenção temas como reciclagem, coleta seletiva e reflorestamento, incentivado através da doação de mudas de árvores frutíferas para todos os alunos.

A geração de empregos representa um dos pontos importantes para modificar a situação socioeconômica das comunidades. Além de aproximar a população das entidades de apoio e formação, por meio de eventos como a Feira de Estágios e Emprego de Fortaleza, que recebeu patrocínio da ENERGIMP, a empresa vem contratando moradores das comunidades vizinhas para as obras civis dos parques na fase de implantação.

A comunidade do Morgado, na cidade de Acaraú, recebeu obras de melhorias no abastecimento das residências, construção de quadra poliesportiva e de estufas de plantas nas escolas. Ainda foram concedidas obras de melhorias nas ruas da comunidade e reforma e ampliação da igreja

As ações sociais da ENERGIMP também buscam estimular o potencial esportivo e cultural através de atividades lúdicas que reforcem a interação social. Eventos como Dia das Crianças e Natal Solidário são oportunidades para doação de brinquedos e cestas básicas e integração das comunidades, com o estímulo da arte e da música.

Sobre a ENERGIMP

• Holding brasileira pertencente ao grupo IMPSA e FI-FGTS.

• Produtor independente de energia, que tem como missão desenvolver, estruturar e administrar os contratos de compra e venda  de geração de energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

• Maior gerador de energia eólica da América Latina, com 800 MW de empreendimentos com Contratos de Compra e Venda de Energia (PPA) assinados, dos quais 321 MW estão em operação comercial e os outros em diferentes etapas de desenvolvimento.

Fonte: Exclusiva!BR

terça-feira, 19 de junho de 2012

Liceu de Acaraú desenvolve projeto de conservação e valorização do patrimônio público

Nas aulas de Formação Cidadã a professora Silvana Gomes trabalhou com os alunos do 3º D do turno manhã a temática conservação e valorização do patrimônio público através de um projeto com o objetivo de despertar para a consciência cidadã participativa e necessidade da preservação dos bens públicos.

Os alunos visitaram vários prédios da cidade como cemitério, praças e até mesmo o próprio Liceu que também faz parte do patrimônio público, após as visitas os alunos produziram textos, vídeos e usaram o LIE para fazer a culminância do projeto apresentando suas produções.

Nesta culminância, como ação do plano dos professores envolvidos no Curso Disseminadores da Educação Fiscal, os alunos tiveram também uma palestra com a temática Educação Fiscal com o Sr. Fremerio que trabalha na prefeitura municipal no setor de Tributos.

Nesta palestra eles ficaram cientes dos impostos que são arrecadados e onde são investidos, assim ficaram mais conscientes ainda de que o patrimônio público precisa ser valorizado e conservado pois é fruto dos impostos que todos nós pagamos.

Fonte: Blog Liceu de Acaraú

Sec. de Saúde do Estado entrega Unidade Básica de Saúde da Família em Acaraú

Unidade Inaugurada em Curral Velho

Secretario de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Arruda Bastos, entregou nesta segunda feira, 18, uma Unidade Básica de Saúde da Família em Acaraú, construída com recursos do Governo do Estado.

A UBSF de Acaraú foi construída na Localidade de Curral Velho, à 10km da sede do município e leva o nome de um nativo da localidade, Sr. Manoel Oscar Fontenele, in memoriam. 

Nos sete municípios que formam a região de saúde de Acaraú, o 12° CRES, na macrorregião Norte, foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos próprios do Governo do Estado. 

Ainda nesta segunda-feira, outro município da macrorregião Norte que inaugurou a Unidade Básica de Saúda da Família foi Meruoca, entregue para as famílias do bairro Cohab, unidade construída com recursos do Estado.

Dezenove municípios que integram a regional de Sobral foram contemplados com as novas UBSFs porque no ano de 2010 cumpriram metas de atenção básica, apresentando cobertura acima de 70% do Programa Saúde da família, realização de quatro consultas, no mínimo, às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, utilizados pela Secretaria da Saúde do Estado e municípios na gestão das policlínicas e Centros de Especialidades regionais. 

Fonte: Blog O Acaraú e Fotos: Josy Guedes

Aluna de Sobral apresenta trabalho em Fórum Mundial

A aluna Italândia Ferreira de Azevedo, do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, apresentou, na categoria pôsteres, o trabalho “Construindo Protótipos Simples com Materiais Recicláveis” no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu no período de 28 de maio a 1º de junho, em Florianópolis (SC). O estudo foi orientado pela professora Nórlia Nabuco Parente, do IFCE – Campus de Sobral.

A partir de um trabalho voluntário realizado em uma escola pública da rede municipal, os estudantes do Campus de Sobral realizaram oficinas com alunos doze alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Durante o projeto, foram construídos “brinquedos robôs”, com a utilização de materiais reciclados e componentes eletrônicos descartados, como: garrafas PETs, periféricos de computadores, peças de circuitos eletrônicos, entre outros.

O IFCE levou uma caravana com 42 alunos ao Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que reuniu mais de 15 mil pessoas na capital catarinense. Além da apresentação de trabalhos científicos, o evento contou com debates, relatos de experiências e atividades culturais. “O Fórum permite a integração entre as instituições que tratam do ensino profissionalizante”, destaca o Diretor de Ensino do Campus de Sobral, Eliano Vieira Pessoa, que também participou do evento. A próxima edição do fórum ocorrerá em 2014, na cidade de Recife (PE).

Fonte: IFCE-Sobral