quarta-feira, 4 de julho de 2012

SEMAM de Acaraú convoca Responsáveis pelos Postos de Lavagem de Veículos

Na 52ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMAR, no dia 24 de abril deste, o COMAR decidiu que a SEMAM realizaria um diagnóstico da situação atual dos lava-jatos e postos de lavagem de veículos em todo o município de Acaraú, sendo este diagnóstico o passo inicial para a legalização desta atividade no município. Os conselheiros do COMAR se mostraram bastante preocupados devido ao lançamento dos efluentes provenientes da lavagem dos veículos no solo, sem qualquer tratamento, motivando assim a decisão de regularizar a atividade. Como informado na referida reunião, uma gota de óleo pode contaminar até 100 litros de água.

O diagnóstico foi realizado nos dias 09, 10 e 11 de maio, sendo agora os Responsáveis pelos postos de lavagem convidados a comparecer a SEMAM, entre os dias 23 e 27 de julho a fim receberem os esclarecimentos necessários para a regularização da atividade.

Além do diagnóstico, fazem parte do Projeto: a conscientização ambiental, a implantação dos separadores de água e óleo, o licenciamento ambiental e a fiscalização ambiental.

A SEMAM disponibiliza um modelo do Separador de água e óleo para ser implantado nos estabelecimentos.

Fonte: SEMAM-Acaraú

Acaraú cresce lendo e brincando

Os projetos EU SOU CIDADÃO e o CEARÁ CRESCE BRINCANDO realizaram na ultima sexta-feira, dia 22, na praça da rodoviaria, uma manhã de contação de historia e recreação.

O evento contou com a participação dos alunos e professores da E.E.I.F. Professora Tereza de Jesus Silva, e teve como objetivo principal ampliar o acesso a leitura e contribuir com o fortalecimento da cultura do brincar e do esporte educacional, como estratégia para a garantia de direitos de criança e adolescentes.

Fonte: SETASE-Acaraú

3ª CREDE realiza Curso de Formação a Distância sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE

PNAE 1

A 3ª CREDE (Acaraú), através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), concluiu com sucesso o módulo do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que faz parte do Curso de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE - Formação pela Escola.

O módulo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Formação pela Escola é um Programa que utiliza a metodologia de educação a distância, tendo como finalidade primordial a capacitação de agentes, parceiros, conselheiros, operadores e demais envolvidos com a execução, acompanhamento e avaliação de ações e Programas financiados pelo FNDE.

Com este módulo de estudo, o Formação pela Escola busca contribuir para a capacitação de pessoas que possam exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gestão do Pnae, bem como atuar não só na busca de garantia da alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos, mas também no desenvolvimento de hábitos e práticas alimentares saudáveis no contexto escolar.

PNAE 2

O objetivo principal do Curso é propiciar ao cursista a aquisição de informações teóricas e práticas que fundamentem sua compreensão e atuação, de forma eficiente e eficaz, na operacionalização, no controle social e no acompanhamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Participaram do Curso o Coordenador e alguns técnicos da CREDE, diretores(as) e pessoal responsável pelo administrativo de todas as escolas públicas estaduais da região, totalizando 37 cursistas.

A tutoria do Curso ficou a cargo do Professor Multiplicador do NTE Roberto Marquedonen Martins dos Santos - Tutor Regional do Programa na região. 

Foram realizados 3 encontros presenciais nos dias 17 de Maio, 11 de Junho e 3 de Julho, respectivamente. Os temas tratados no Curso foram os seguintes:

Unidade I: Alimentação Escolar: um dos fundamentos para uma educação de qualidade;
Unidade II: Conhecendo melhor o PNAE;
Unidade III: Alimentação e Nutrição;
Unidade IV: Gestão e Operacionalização do PNAE;
UNIDADE V: Agricultura familiar;
UNIDADE VI: A prestação de contas no âmbito do PNAE; e
Unidade VII: O Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Roberto Marquedonen M. dos Santos (Prof. Mult. do NTE)

Fonte: CREDE 3 - Acaraú

3ª CREDE (Acaraú) promove o Projeto "Enem não tira Férias"

ENEM

Um total de 140 escolas da rede estadual cearense vai ofertar durante o mês de julho atividades pedagógicas como aulões, simulados e revisões  para os alunos 3º ano do Ensino Médio, com início de atividades definido pela própria escola.

Uma novidade para 2012, é que além das escolas que realizarão o ENEM não Tira Férias, será ofertado aos alunos das escolas estaduais a oportunidade de participar de um projeto de Colônia de Férias com a organização e participação dos alunos da UFC, vinculados à Aprendizagem Cooperativa (PRECE), em 24 Pólos, distribuídos por todo o Ceará. Cada pólo congregará 150 alunos. Os municípios de Maracanaú, Tianguá, Sobral e Itapipoca terão dois polos cada. As atividades de aprendizagem cooperativa ocorrerão em tempo integral, no período de 9 a 13 de novembro.

A ação faz parte do projeto “O Enem não tira férias” que tem como objetivo reforçar a aprendizagem dos jovens, principalmente do 3º ano, que farão o Exame que acontece no próximo mês de novembro de 2012.

Conforme o coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc), Rogers Mendes, cada escola funcionará como um polo de atendimento e terá autonomia para definir o que fará e o tempo necessário para as atividades. “Essas escolas estarão abertas para dar apoio aos estudantes que queiram intensificar a preparação para o Enem, a partir de julho.

O acompanhamento do projeto ficará com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na capital. Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede estadual e caso sua unidade de ensino não desenvolva esta ação, poderá se inscrever na escola mais próxima.

Para ver o vídeo promocional deste evento na 3ª CREDE (que está disponível no YouTube), CLIQUE AQUI.

Fonte: CREDE 3

Governo do Estado abre 1.641 vagas para Hospital Regional Norte, em Sobral

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) abriu, nesta terça-feira (3),  1.641 vagas para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. As inscrições podem ser feitas desta terça-feira (03) até o dia 5 de agosto no site do Instituto Cidades. O salário chega a R$ 7.955,04.

De acordo com o Governo do Estado, das 1.641 vagas ofertadas, 697 são para nível superior e 342 para médicos. O processo de seleção será feito pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o mesmo que realizou a seleção dos 994 profissionais do Hospital Regional do Cariri (HRC), que já estão atendendo no hospital desde abril de 2011.

O HRN promete atender mais de 1,5 milhão de habitantes dos 55 municípios que compõem a região Norte do Ceará. Com 57 mil metros quadrados de área construída, o equipamento está com 90% das obras prontas e deve ser inaugurado até setembro deste ano.

Na estrutura de assistência, o HRN tem 382 leitos. Desse total, 199 exclusivamente para internação. Só na torre de internação são cinco andares, cada um com 28 leitos de internação e mais um de isolamento. O número de leitos de UTI que a população passará a ter com o novo Hospital chega a 70, além dos 30 leitos semi-intensivos da Unidade de Pediatria.

Equipamento

O HRN pretende ser o maior hospital do Interior da região Nordeste, com capacidade de realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. Os investimentos somaram mais de R$ 229 milhões.

A Sesa destaca o aparelho de ressonância magnética, já que, com ele, mais uma região, além do Cariri, com Hospital Regional do Cariri, passa a ter acesso ao exame de ressonância, que antes era feita apenas em hospitais da Capital e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Fonte: Diário do Nordeste

Escritores do Vale do Acaraú foram homenageados com troféu

Gleiciane Freitas, Professora de História

Escritores, poetas populares, autoridades e estudantes lotaram o auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, na noite do dia 27 de junho, para participarem do II Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, homenageou dez personalidades de destaque no universo cultural de Acaraú, Cruz e Itarema, que receberam o Troféu Nicodemos Araújo de Reconhecimento Cultural. A comenda recebe o nome do poeta e memorialista da região de vasta obra e notoriedade.

Representando a cidade de Itarema, foi agraciado Carlos Alexandre Mulato, diretor do Centro Cultural e Coordenador de Cultura do município, que tem desenvolvido ações para a gestão e produção cultural, como o mapa cultural de Itarema.

A cidade de Cruz, por sua vez, foi representada pelo Padre Manoel Valdery da Rocha, vigário da Paróquia de Cruz, homenageado por ter prestado inúmeras contribuições a educação e a religiosidade popular no município; e pela professora de História, Gleiciane Freitas, por sua importante contribuição no universo educacional.

O município de Bela Cruz, por sua vez, foi representado pelo radialista Edilson Carvalhêdo Sampaio, por desenvolver trabalho em prol da preservação da memória da cidade. Em seu pronunciamento, elogiou a iniciativa da pasta do Executivo Municipal de Acaraú, em homenagear os escritores do Vale do Acaraú. Iniciativa essa, a seu ver, de grande relevância no campo cultural, que deve ser copiada por outras prefeituras.

Já a cidade de Acaraú foi a que mais agentes culturais foram homenageados: a escritora Ana Rosa Martins Silveira; os poetas populares José Ferreira da Cruz (aposentado), Raimundo Horácio de Freitas (agricultor) e José Hortêncio da Silveira Albuquerque (comerciante); a tabeliã do Cartório do 1º Ofício de Notas de Acaraú, Maria Honorata Carmo, que tem desenvolvido trabalho de registro da história dos cidadãos acarauenses; e a professora Cláudia Maria Araújo Matias Rocha, diretora da Escola Estadual Maria da Conceição de Araújo, devido a sua contribuição no campo educacional.

Compareceram ao evento os prefeitos de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos e de Bela Cruz, Daniel Adriano Pinto, o Secretário de Educação de Itarema, Francisco Antônio Neto Santos e o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Acaraú, Nacélio Cruz. Também se fizeram presentes ao evento representantes da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), do Lions Club no município, dentre outras instituições.

Também se fizeram presentes os homenageados da primeira edição do evento, como o poeta Vicente de Freitas, o escritor Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo) e o pesquisador da história de Acaraú, Lucivan Rios-Totó, além de estudantes de escolas municipais e estaduais da região.

Em seu discurso, o Secretário de Cultura do Município de Acaraú, Wandick Mesquita, após parabenizar os homenageados e expressar a importância do evento para a cultura, comemorou o sucesso do evento, que chegou a sua segunda edição. O titular da pasta da cultura exaltou a importância ao universo cultural dos nomes de Nicodemos Araújo e do Padre Antônio Tomaz (tido como o Príncipe dos Poetas), como nomes a serem lembrados eternamente e a serem imitados pelas gerações mais jovens.

Já o professor Dimas Carvalho, em pronunciamento, exaltou a grandiosidade do trabalho de Nicodemos Araújo, seu avô, grande homenageado do evento, enquanto “grande pesquisador da história dos municípios da região do Vale do Acaraú e possuidor de obras que o imortalizarão para sempre.” E remetendo-se aos estudantes que prestigiaram o evento, expressou seu desejo de que o nome de Nicodemos não caia no esquecimento e que sirva de estímulo para o surgimento de novos escritores.

Fonte: Edson Costa

terça-feira, 3 de julho de 2012

Diagnóstico do Município de Acaraú/CE – primeiro passo para os Planos Municipais da Primeira Infância

Relato da experiência da realização do Diagnóstico da Primeira Infância no Município de Acaraú/CE

Por: Isabele Caminha de Freitas – Assistente Social e Técnica da Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS do município de Acaraú/CE

Contextualização da Iniciativa

A ideia da realização do diagnóstico municipal da primeira infância surgiu durante a I Semana do Bebê de Acaraú com o tema “Primeira Infância como prioridade absoluta” realizada em setembro de 2011, quando no seminário de abertura a palestrante convidada, representante do Instituto da Infância e da Rede Estadual da Primeira Infância – REPI/CE, Luzia Laffite, ao demonstrar as diferentes formas de infância vivenciadas no Brasil lançou ao município o desafio de conhecer, por meio da realização de um diagnóstico municipal a realidade da primeira infância em Acaraú.

A partir dessa provocação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sensibilizado para a importância de ampliar o olhar sobre a primeira infância e reconhecendo a insuficiência de informações sistematizadas capazes de subsidiar de forma consistente a formulação de políticas públicas efetivas para este segmento social deliberou pela realização do diagnóstico. A iniciativa foi prontamente abraçada pela gestão pública municipal, que mobilizou uma equipe técnica para a elaboração do projeto da pesquisa que teve como produto a publicação do Diagnóstico da Primeira Infância.

A Metodologia do Diagnóstico

O primeiro passo para a realização do diagnóstico foi a parceria firmada entre as secretarias executivas municipais de saúde, educação e assistência social, a Universidade Anhanguera Uniderp e o Instituto da Infância (IFAN) como colaborador técnico.

A metodologia consistiu em três etapas: (a) Coleta de informações junto às 3.903 famílias identificadas com crianças de 0 a 6 anos, por meio de formulário elaborado especificamente para fim do diagnóstico e aplicado em domicílio pela equipe de agentes comunitários de saúde da rede municipal; (b) Cruzamento dos dados coletados com as informações das Políticas Setoriais da Educação e da Assistência Social (Cadastro Único) e o cartório de Registro Civil, realizada pela equipe de estagiários do curso de serviço social da Universidade Anhanguera (c) Sistematização com a utilização de um banco de dados informatizado desenvolvido pelo município e análise das informações pela equipe técnica da pesquisa composta por profissionais com atuação na área da infância, seguida da publicização dos resultados por meio da Publicação do Relatório Diagnóstico da Primeira Infância do Município de Acaraú (disponível no site: setaseacarau@blogspot.com).

Desdobramentos do Diagnóstico

A publicação do diagnóstico da primeira infância de Acaraú foi lançada em evento público (seminário), ocasião na qual foram também discutidas as diretrizes do plano nacional pela primeira infância e formadas quatro comissões temáticas com a participação de diversos segmentos do governo e da sociedade civil para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, tendo como referências, além do Plano Nacional o diagnóstico municipal e como prazo previsto para finalização o mês de julho de 2012.

Considerações Finais

A realização do diagnóstico da primeira infância no município de Acaraú foi uma experiência relevante e inovadora que possibilitou aos agentes públicos e a sociedade civil identificar os principais entraves para a garantia de direitos humanos de crianças que perpassam desde a ocorrência de vazios de atendimento às questões de natureza intrafamiliar.

A tomada de consciência dessas problemáticas possibilitou o elenco de prioridades na formulação das políticas públicas, estatais ou privadas, na perspectiva de elevar a efetividade das ações de promoção, proteção e defesa da primeira infância que serão consolidadas no Plano Municipal pela Primeira Infância.

Nesse sentido, as comissões temáticas interseriais formadas a partir do lançamento do diagnóstico vêm se reunindo sistematicamente para a formulação do Plano Municipal pela Primeira Infância, fato que, em si, já representa um avanço na integração entre os atores das políticas locais e a comunidade, bem como o fortalecimento do sistema de garantia de direitos, além de demonstrar a sensibilização para a priorização da primeira infância fortemente impulsionada pela realização do diagnóstico.

Por: Luzia Torres (IFAN)

Fonte: Rede Primeira Infância