sábado, 4 de agosto de 2012

Escola Marta Maria Giffoni realiza palestra sobre o Enem

Alunos(as)  das 3ª  Séries dos  Cursos  Técnicos de Aquicultura, Enfermagem e Informática

A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, realiza Palestra – 03.08.2012 - sobre o novo ENEM que será ministrada pelo professor Geovânio Silveira (Professor-Disciplina de Matemática).

A palestra tratará das mudanças ocorridas para o ENEM 2012, matrizes de habilidades, desafios, dicas, novidades, apresentação de vídeos  motivacionais e  é direcionada a todos os alunos  das 3ª  Séries  dos Cursos Técnicos de Aquicultura, Enfermagem e Informática, todos  inscritos ao Exame Nacional ENEM 2012.

Fonte: Blog Escola Marta Giffoni

Lançamento do livro BELA CRUZ biografia do município de Vicente Freitas.

 

O poeta e historiador belacruzense, Vicente Freitas publicou uma obra sobre sua cidade: “Bela Cruz, biografia do município”. O lançamento do livro ocorrerá hoje sábado, dia 4, às 20h30min, no Centro Pastoral Monsenhor Odécio Loiola Sampaio, no Centro de Bela Cruz.

Conforme o autor, este livro é mais uma notícia ou roteiro destinado ao melhor conhecimento da história da ribeira do Acaraú e, especialmente, do município de Bela Cruz. Tem como objetivo esclarecer o que há de real e de fictício nas crônicas e anais daqueles que nos precederam pelas veredas da história.

Vicente Freitas defende que não se trata de um livro para especialistas, mas para os cidadãos belacruzenses. A obra é lançada no ano em que a cidade de Bela Cruz completa 55 anos, elevado que foi a essa categoria a 23 de fevereiro de 1957.

Data: 04 de agosto de 2012 (Sábado)
Local: Centro Pastoral Mons. Odécio, Bela Cruz
Hora: 20:30

Fonte: Blog Bric a Brac

Vigário da cidade de Cruz participa de Encontro Internacional em Brasília

Foto: Divulgação

De 21 a 26 de julho, a cidade de Brasília foi palco do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. Mais de 7 mil pessoas vindas de várias partes do mundo permaneceram reunidas no Brasil para traçar diretrizes dos trabalhos das Equipes de Nossa Senhora (ENS). Dentre os participantes, o vigário da Paróquia de Cruz, na região do Baixo Acaraú, Padre Waldery da Rocha.

Para Padre Waldery, toda a programação do Encontro causou reflexão, principalmente sobre como deve ser o nosso comportamento diante dos desafios atuais. “Estamos sendo convidados a ver o mundo de maneira Cristológica, a reconhecer o Cristo no outro”, explicou.

Padre Waldery, que há mais de quatro décadas está a frente do vicariato da cidade de Cruz, informou que as equipes aconselhadas por ele o ajudaram a financiar a participação dele no evento. “Eles fizeram questão de contribuir”, ressaltou.

Na programação, houve conferências, testemunhos, momentos de oração e cultural, além de celebração eucarística, além de ter contado com uma mensagem especial do Papa Bento XVI. Conforme o vigário de Cruz, foi um momento rico de fé importante para reafirmação da fé.

Fonte: Blog Vale do Acaraú Noticias

Sobral registra tremores de terra

A Prefeitura informa que a população já apresenta uma maior calma em relação a tremores no Município

Sobral Novos abalos sísmicos foram identificados, na última quinta-feira, neste Município. Conforme o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o epicentro foi na Serra do Rosário, no Distrito do Jordão. Os abalos foram registrados às 4h14, com 2,9 pontos na escala Ritcher, e às 4h41, com magnitude de 2,2. Alguns moradores de Sobral, Alcântaras e Meruoca puderam sentir e ouvir os tremores. Não houve danos.

Técnicos da UFRN e da Defesa Civil monitoram os sismógrafos em Sobral FOTO: WILSON GOMES

O Laboratório de Sismologia da UFRN aponta que já foram registrados 3.253 tremores de terra de diversas magnitudes, pelo sismógrafo instalado na Serra do Rosário. No próximo dia 15, técnicos da instituição retornarão a Sobral para manutenção do equipamento, segundo informa o professor Eduardo Alexandre Menezes.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento, Cidadania e Segurança, Jorge Trindade, atualmente existem dois sismógrafos em Sobral, sendo a Serra do Rosário uma das estações. Há também um equipamento em Morrinhos e outro em Marco. Ele diz que a população já está mais tranquila em relação aos abalos, pois, desde 2008, quando ocorreu um tremor de magnitude 4,2, a Defesa Civil vem desenvolvendo um trabalho nesse sentido. "Antes, um abalo de 2,7 pontos já causava pânico na população. As pessoas ligavam pedindo socorro e iam a Centros de Saúde da Família. Nos abalos ocorridos quinta-feira, eles apenas ligaram para informar do ocorrido", comparou.

Conforme Trindade, as atividades sísmicas são acompanhadas pela UFRN. "Nos anos de 2008 e 2009, a região chegou a ter 12 sismógrafos", completou.

Os aparelhos ficam na casa de um dos moradores que passa por um treinamento para a troca diária de folhas. O material serve para fazer marcação de tempos para conhecimento exato do movimento sísmico. Diariamente, os moradores enviam as leituras a Sobral, onde são calculadas as magnitudes e, em seguida, enviadas para o Laboratório de Sismologia da UFRN.

O secretário acrescenta que, de acordo com a UFRN, não há uma época certa para o início dos tremores, diferentemente do que parte da população acredita. Os tremores, informa, nunca pararam, apenas não acontecem com frequência numa magnitude perceptível pelas população. "Isso não está relacionado com as estações do ano, como alguns acreditam, e sim com o acomodamento das placas tectônicas. A atividade sísmica é constante, mas, normalmente, fica abaixo de 2,0 na Escala Richter", explica o gestor.

Bairros afetados

Em Sobral, os bairros que sentiram o tremores foram Cohab 3 e Renato Parente, na zona oeste da cidade e mais próximos da Serra da Meruoca. Os moradores da Cohab 3 disseram ficar em dúvida se era realmente um abalo, pois muitos pensaram que era apenas "um raio".

A secretária Liduína Melo disse que já estava acordada no momento do segundo tremor, e apenas ouviu um barulho. "Não relacionei o barulho a um abalo. "Levanto às 4h30 para me exercitar. Não senti nada, apenas ouvi um barulho como se fosse um trovão", disse.

Já o comerciante Lucas Aguiar diz ter sido alertado por sua filha, que dormia no beliche de cima. "Ela desceu da cama na hora em que foi registrado o primeiro tremor e, quando me falou, não acreditei, mas, como ficamos acordados, sentimos o segundo abalo", fala.

Para as crianças que não se lembram da experiência anterior, a situação foi divertida. Maria Clara Lima, de 6 anos, comentou que já espera o próximo. Os pais, porém, estão apreensivos. "Se não sentimos muito forte é porque estamos familiarizados. E se um dia não sentirmos o início de um tremor maior?", indaga o operário Luis Carlos Lima, pai de Maria Clara, dizendo não ter gostado de se acostumar com a situação.

Prevenção

Na ocasião de tremores, a Defesa Civil instrui a população para que proteja prioritariamente a cabeça, pois o maior risco é a queda de telhas. "Não importa se você vai para debaixo da mesa ou põe um livro sobre a cabeça, o importante é não deixá-la descoberta. Mas, se a pessoa tiver tempo para sair de casa, é melhor", alerta Jorge Trindade.

Diferentemente dos abalos de 2008, onde quase 800 imóveis públicos e privados foram reformados ou reconstruídos, ele explica que os atuais abalos não são tão fortes a ponto de causar rachaduras, mas uma telha pode se deslocar naturalmente cair com o tremor. Casas antigas tendem a apresentar mais danos em tremores maiores.

JÉSSYCA RODRIGUES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Novos tempos - Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú

Foto: Cláudio Lima

Neste mês de agosto, 366 irrigantes do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú iniciam uma revolução em nosso modelo de agricultura irrigada. Todos os dias, eles irão receber as informações necessárias para utilizar, de forma racional, a água e a energia na agricultura.

Um software criado pelo, Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), vai informar por mensagem de celular (SMS) a melhor forma e, principalmente, o Tempo de Irrigação necessário para cada cultura. O irrigante terá também uma página na internet com os históricos da irrigação, além de diversas informações para viabilizar uma boa produtividade.

Este software, aliado a uma equipe técnica - qualificada para dar suporte técnico presencial aos irrigantes - constituiu o projeto piloto denominado Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI) que é pioneiro no Brasil e o Ceará está servindo de referência. Muitas Instituições já manifestaram interesse nesta tecnologia como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Agência Nacional de Águas (ANA). O Governo do Estado do Ceará mostrou interesse em implantar o SAI no Complexo Castanhão. Desta forma, ficará fácil para o irrigante saber como, quando e quanto irrigar.

Em relação à agricultura, ainda há muito por fazer, principalmente quando pensamos em termos de transferência de tecnologia. E é neste campo que o SAI atuará, criando uma nova perspectiva para a pesquisa, para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação da agricultura irrigada.

SÍLVIO CARLOS RIBEIRO
DIRETOR GERAL DO INOVAGRI

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Almofala - Novenário abre festejos dos 300 anos da igreja

Apesar do aniversário ser em setembro, os eventos referentes à data vêm acontecendo durante o ano todo

Itarema No povoado de Almofala, na região Norte do Ceará, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição inicia, de 5 a 15 de agosto, o novenário da santa, padroeira do local. O evento faz parte da comemoração dos 300 anos do templo, tombado em 18 de abril de 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A igreja de N. Sra. da Conceição, construída em 1712, foi tombada pelo Iphan no dia de 18 de abril de 1980

Apesar do aniversário da Igreja ser apenas em setembro, as comemorações têm ocorrido durante todo o ano, sendo o novenário a principal atração, que reúne centenas de fiéis. Os festejos estão sob a organização da Prefeitura Municipal de Itarema e da Diocese de Itapipoca, tendo o padre Afonso como coordenador Geral.

Show de abertura

De acordo com o coordenador de eventos diocesanos, padre Ailton Ramos da Silva, no dia de abertura do evento, haverá show que terá como atrações os Cantores de Deus, grupo que foi formado pelo padre Zezinho para acompanhar seus shows.

No decorrer das comemorações da padroeira de Almofala, haverá também apresentações culturais com bandas gospel da região e algumas vindas de Itapipoca e Itapajé, além de barracas com produtos típicos da região, como comidas e vestimentas produzidas pelos moradores. Acontecerão, ainda, apresentações de danças indígenas com a tribo dos Tremembés.

O padre Ailton diz também que, apesar de ser pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Município de General Sampaio, estará presente durante as comemorações de Almofala.

"Já hoje (ontem) estarei indo para Almofala, onde acompanharei todas as atrações e atividades. Quem conhece a igrejinha sabe que, mesmo com sua pouca capacidade, já que lota com cerca de 100 pessoas, se encanta com o estilo português dela, ela tem um charme especial. Esse é um momento histórico pra região", afirma.

Na ocasião do encerramento, haverá outro show com o frei capuchinho Ricardo Régis, de Salvador. "Nós trouxemos o frei por ocasião do lançamento do seu novo CD", diz o religioso.

Histórico

Padre Ailton lembra também do roubo de duas imagens, que aconteceu no ano de 2006, quando a Polícia Federal chegou a fechar por um tempo o templo e houve até a presença da Interpol. As imagens de Nossa Senhora da Conceição, São José de Botas e de Nossa Senhora do Rosário, além do crucifixo, foram tirados do altar, mas foram encontrados algum tempo depois, enterrados. "Um agricultor local estava arando o campo quando as encontrou. Alguém provavelmente as deixou lá para voltar depois", pondera.

A conclusão da igreja se deu em 1712, quando substituiu uma antiga capela de taipa e palha do início do século XVII, de acordo com dados do Iphan. Sua arquitetura faz com que ela seja diferente das demais, de acordo com o Arquiteto do Iphan Francisco Veras.

"A igreja foi construída na beira da praia e tem uma forma diferente das demais igrejas do Ceará. Tem uma torre muito mais elaborada e fachada mais rebuscada. Essas peculiaridades fizeram com que ela se destacasse como monumento nacional", ressalta o arquiteto do Iphan, Francisco Veras.

Conforme os dados do Instituto, a Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição teria começado um processo de soterramento em 1897, quando uma duna móvel passou a cobrir o povoado. No ano seguinte, os responsáveis pelo templo transferiram as imagens e obras para outro local, e a situação permaneceu assim por quase 50 anos, quando a duna começou a recuar. Após o tombamento, o Iphan restaurou e entregou a igrejinha para a população em fevereiro de 1984.

Blog

O artista plástico e diretor do Centro Cultural do Município de Itarema, Alexandre Mulato, mantêm um blog sobre o assunto e, segundo ele, o historiador Antônio Bezerra esteve no local em 1884, e teria afirmado na época: "No meio do espaço compreendido entre as duas ruas, do lado leste, fica a igrejinha, um mimo de arquitetura, que a Rainha de Portugal, D. Maria I, mandou edificar para os índios Tremembé. É diferente de todas que se encontram na Província, no gosto e na construção. Quem a visita não pode deixar de reconhecer em tudo o cunho das obras dos Jesuítas; sua perspectiva lembra os velhos templos de Portugal".

Blog do Alexandre Mulato: http://omulato.zip.net/

Mais informações

Prefeitura de Itarema
Rua 1º de Janeiro, 212
Zona Norte
Telefone: (88) 3667.1667

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Jornal "O Povo" estreia acervo digital

Crédito: Divulgação

O jornal O Povo, do Ceará, estreou novo acervo digital com reportagens publicadas ao longo dos 84 anos de história do periódico.

O usuário do acervo poderá conferir notícias, fotos e entrevistas históricas, incluindo informes publicitários divulgados pela publicação em outros períodos.

Maria Teresa Ayres, gerente do Banco de Dados do jornal, afirma que o objetivo do projeto era resgatar informações publicadas anteriormente, democratizando o acesso de maneira fácil. “Essa é uma ideia antiga do Banco de Dados. Tivemos facilidade (para organizar o espaço online) por termos um grande acervo de material", disse.

Recursos multimídia são utilizados nas fotografias, reportagens e entrevistas para tornar a navegação do acervo mais dinâmica e interativa. 

"O canal Acervo é mais uma ferramenta de convergência que o portal disponibiliza ao internauta, dialogando o conteúdo histórico da versão impressa com as ferramentas da web”, disse o editor do portal O POVO Online, Michel Victor. O canal será atualizado todos os dias e com o tempo o conteúdo disponível poderá ser ampliado.

Fonte: Portal Imprensa

Levantamento aponta Fortaleza como uma das melhores cidades do mundo para os aposentados

Praias de FortalezaA organização considera que a vida noturna de Fortaleza é agradável para os aposentados. FOTO: Divulgação

Fortaleza está entre as cidades mais agradáveis do mundo onde viver no período da aposentadoria, segundo a lista divulgada pela organização norte-americana International Living. Além da Capital cearense, a única cidade brasileira citada foi João Pessoa, na Paraíba.

Os principais critérios utilizados pela organização são a qualidade e o custo de vida de cada cidade. De acordo com o relatório, Fortaleza entrou na lista principalmente pela beleza das praias e por conta dos bons restaurantes que transformam a vida noturna da capital em uma boa opção para os idosos.

A organização já havia afirmado no fim de 2011 que Fortaleza possuía as praias mais bonitas do mundo. João Pessoa foi classificada como uma cidade “verde” e a limpeza da Capital paraibana transformou a cidade em um ambiente bem tranquilo para a população de terceira idade.

Na América do Sul, três cidades do Uruguai foram incluídas na lista por oferecerem principalmente um espaço amplo de cultura. Confira algumas cidades que foram incluídas no ranking: Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta Del Leste (Uruguai); Albergris Caye (Belize); Lago Arenal (Costa Rica); Cuenca, Quito, Canton e Manca (Equador); Paris (França); Região da Calábria (Itália); e Cidade do Panamá (Panamá).

Fonte: Jangadeiro Online

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comunidade Católica Rainha da Paz realiza Street Dance For Jesus

A Comunidade Católica Rainha da Paz realizou na noite deste domingo (29) o Street Dance for Jesus. Foi uma noite de muita alegria, jovens dançaram ao som de música eletrônica além de louvar e adorar Jesus Eucarístico.

Fonte: Paróquia de Acaraú