sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Juliana e Larissa são recebidas com festa

Dupla, que ficou com o bronze em Londres, exaltou a conquista na primeira Olimpíada que disputaram juntas

Juliana e  Larisa voltaram para Fortaleza nesta quinta-feira e foram recebidas com festa / Alexandre Arruda/CBV Juliana e Larisa voltaram para Fortaleza nesta quinta-feira e foram recebidas com festa Alexandre Arruda/CBV

Da Redação, com Lancepress | esportes@band.com.br

Com o bronze olímpico no peito, Juliana e Larissa voltaram nesta quinta-feira ao Brasil com a sensação de dever cumprido. Em Fortaleza, a dupla brasileira foi recebida com festa por torcedores, amigos e familiares no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Estreante em Jogos Olímpicos, Juliana agradeceu o carinho dos torcedores. “Jogar uma Olimpíada é realmente diferente, e ganhar uma medalha representa muito para nós. Eu sou de Santos e a Larissa é do Espírito Santo, mas nos consideramos cearenses. Fortaleza representa uma grande virada na nossa vida e é uma satisfação enorme levar o nome do Ceará pelo mundo afora”, afirmou.

Quinto lugar em Pequim-08, Larissa, que na China formou parceria com Ana Paula, também comemorou a conquista em Londres. “São oito anos juntas, várias competições, e só agora conseguimos jogar uma Olimpíada. O sentimento em 2008 não foi o mesmo porque não tinha a Juliana ao meu lado. No fim do último jogo, nos abraçamos, olhamos uma para outra e não precisamos dizer nada. Já tínhamos ganhado tanta coisa, mas realmente a Olimpíada tem um gostinho especial. Merecíamos fechar o ciclo olímpico com esta medalha, que, para nós, tem gosto de ouro”, disse.

Após a conquista da medalha olímpica, a dupla terá poucos dias de descanso em casa. Na próxima quarta-feira, dia 15, as brasileiras já estarão em ação novamente, em busca do heptacampeonato do Circuito Mundial, no Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia.

Fonte: Band Sportes

Olimpíadas Escolares do Ceará chegam à Etapa Estadual a partir desta sexta-feira (10)

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Chegou a hora de conhecer os campeões da maior competição estudantil do Estado. Entre os dias 10 e 13 de agosto, a capital cearense sedia as disputas da etapa estadual das Olimpíadas Escolares do Ceará, de 12 a 14 anos. A solenidade de Abertura do Jogos acontece nesta sexta-feira (10), às 19 horas, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), e contará com a presença do secretário estadual do Esporte Gony Arruda, e de todas as delegações das cidades campeãs.

No sábado (11), iniciam as competições esportivas, exceto de Tênis de Mesa, Luta Olímpica e Badminton, que acontecem a partir de domingo (12). Os vencedores dessa etapa vão representar o Ceará na fase nacional dos jogos, que acontece entre os dias 06 e 15 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Ao longo de todo o mês julho foram realizadas as competições esportivas nas Regiões: Litoral Leste/Jaguaribe; Metropolitana; Cariri/Centro Sul; Sobral/Ibiapaba; Maçiço de Baturité; Litoral Oeste; Sertão Central e Sertão dos Inhamuns. Participaram dos Jogos cerca de 20 mil de 931 escolas públicas e privadas, em 140 cidades do Ceará.

Neste ano, as Olimpíadas Escolares do Ceará terão disputas em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Sobre as Olimpíadas Escolares do Ceará

Organizadas anualmente pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz às escolas. O objetivo é mostrar que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.

Os alunos das escolas cearenses tem a oportunidade de vivenciar os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem mais de 21 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes do Ceará.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado

Manuella Viana ( manuella.viana@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)

Memórias etnográficas visuais: Índios Tremembé de Acaraú


Registros fotográficos das aldeias Queimadas e Telhas, no município de Acaraú/CE

Fonte: Blog Comunidades Tremembé de Acaraú

Semace promove curso de fiscalização de poluição sonora em Acaraú

Nesta quinta-feira (9), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Controle Ambiental (Gecon), promoveu um curso sobre utilização do decibelímetro e fiscalização de poluição sonora, no município de Acaraú. O evento foi direcionado a técnicos e fiscais da Secretária do Meio Ambiente (Semam), Guarda Municipal, Polícia Militar, Ronda do Quarteirão e Policia Civil da região.

O curso, que foi solicitado pela Promotoria de Justiça de Acaraú e pela Semam, foi facilitado pelo engenheiro químico e técnico da Autarquia, Alexandre Pinto. A capacitação é composta por aulas teóricas e práticas, nos turnos da manhã, tarde e noite, tendo como sede o auditório do Hotel Municipal de Acaraú, localizado na Rua Dom Pedro II, S/N, Centro.

Na oportunidade, a Superintendência orientou os agentes sobre a utilização do decibelímetro, aparelho utilizado para medir a pressão sonora emitida pelos equipamentos, além de abordar questões relativas a legislação ambiental no Estado e a maneira adequada de produzir relatórios e pareceres técnicos.

Glaydson Galeno

Fonte: Assessoria de Comunicação – Semace

Lançamento do projeto social: Um atleta, uma esperança

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Nesta segunda dia 13 de agosto as 19:00 no ginásio do colégio Virgem Poderosa teremos um grande jogo de Futsal AFEC/Acaraú (bi campeão municipal) x SUMOV (um dos maiores clubes de futsal do mundo)

Comemorando o aniversário de 47 anos de muitas glórias, entre elas 6 brasileiros, 22 cearenses, bicampeonato sul-americano, 4 metropolitanas e muito mais. O SUMOV estará em Acaraú.

Na ocasião será o lançamento do nosso projeto social “UM ATLETA, UMA ESPERANÇA”

Venham prestigiar, tragam a família!

Ceará é o Estado que mais fecha escolas rurais

Entre 2002 e 2010, o Estado perdeu 42,8% destes estabelecimentos de ensino, afirma Ipea

O Nordeste sozinho é responsável por 55,4% do total de escolas rurais fechadas de 2002 a 2010, 15.358. Na região, o Ceará é o Estado que apresenta o maior número, com 42,8% menos escolas rurais em 2010, se comparado a 2002. Já o Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Piauí tinham, em 2010, quase um terço a menos desses estabelecimentos no campo do que em 2002. Os dados são da publicação "Políticas Sociais: acompanhamento e análise", divulgada, ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com especialista, a principal causa dos fechamentos das escolas é a dificuldade de manutenção e a falta de estrutura Foto: Honório Barbosa

Segundo o estudo, o fechamento acelerado de escolas no meio rural do Nordeste é especialmente preocupante, pois, além de essa região concentrar o maior número absoluto e relativo de população rural no Brasil, é no campo nordestino que estão os maiores problemas de acesso à educação e onde se concentram os piores indicadores.

O mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício explica que a maior parte desses estabelecimentos de ensino fecham por conta da dificuldade na manutenção. "Em sua maioria, são escolas pequenas, com difícil acesso. Muitas vezes não têm água, energia e a merenda é entregue de forma irregular", diz.

Ele diz que, como alternativa, os gestores tentam agrupar estas escolas. Porém, com isso, surgem outros problemas, como o de transporte de alunos e a distância destas unidades escolares em relação às residência destes estudantes. "A distância de casa para o colégio é um dos fatores que contribuem para a evasão".

Marco Aurélio avalia a política de fechamento destas escolas como errada, pois, segundo ele, não há o espírito de deixar a escola mais perto do aluno. "O fechamento não pode ser uma medida econômica, mas, sim, por um planejamento inteligente, visando cumprir as metas de educação nacionais. Afinal, a população destas regiões são as mais carentes e pobres e a educação é a única alternativa de melhores condições de vida", conclui ele.

Construção

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informou que foram construídas cinco escolas de Ensino Médio (EM), localizadas em assentamentos. Os estabelecimentos contam com estrutura que atende à realidade camponesa com a mesma qualidade das escolas construídas em áreas urbanas. Além destas unidades, 40 Escolas de Ensino Médio foram entregues nos últimos cinco anos na área rural.

De acordo com a Seduc, alunos e professores têm acesso a bibliotecas, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências, espaço para o Grêmio Estudantil e quadra poliesportiva. O objetivo do Estado é ampliar e melhorar a rede de ensino no Interior, propiciando a permanência do aluno nas localidades onde moram e reduzir o uso do transporte escolar.

Em todo o Brasil, o total de escolas do campo fechadas entre 2002 a 2010 é de 27.709. Em termos percentuais, em 2002, as escolas do campo representavam mais da metade de todas as escolas de ensino básico brasileiras, 50,2%. Em 2010, este número diminuiu para 39,7%.

Campo ainda precisa de maior incentivo
Ainda é preciso impulsionar e melhorar as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento rural no Brasil, em especial aos agricultores familiares, aponta o estudo "Políticas Sociais: acompanhamento e análise", realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Conforme a análise, 7.593.352 brasileiros pertencentes à população rural estão em extrema pobreza. Destes, 5.049.317 residem no Nordeste. O levantamento aponta como fatores que ressaltam esta exclusão social as estruturas fundiárias, as formas predominantes de acesso à terra e água e as relações de trabalho.

Outro dado revelado é que, até dezembro de 2010, no Ceará, 20.955 famílias estavam em assentamentos e recebiam o incentivo de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural. Segundo o estudo, "dois grandes desafios devem ser compatibilizados como forma de o governo dispor de estratégia com maiores chances de sucesso no enfrentamento à extrema pobreza rural: recolocar a reforma agrária no centro das políticas de inclusão e justiça social no campo e reformular pontos do Plano Brasil Sem Miséria de forma a incluir o acesso à terra".

André Ferreira, professor do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC), reitera que é preciso investir em grande escala em ações voltadas para a agricultura familiar e para a melhoria nos assentamentos rurais.

THAYS LAVOR/JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTERES

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Congresso Regional das Famílias

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Se tem falado muito em preservar a vida no planeta, em deixar um mundo melhor para os nossos filhos, mas para termos um mundo melhor para os nossos filhos é necessário preservar as famílias, porque delas nascerão filhos novos, filhos melhores que construirão um mundo melhor...

"Só haverá um mundo novo se houver famílias novas" (Moysés Azevedo)

CONGRESSO REGIONAL DAS FAMÍLIAS

11 e 12 e Agosto

Local: Centro de Convenções de Sobral

Inscrição: R$ 5,00 por pessoas

Horário: 8h às 12h – 14h às 17h

Presença de Ana Gabriela e Charles –
Com. De Aliança e de D. Odelir - Bispo Diocesano

Missa de Cura das Famílias e programação para os jovens e crianças

Fonte: Shalom

O impacto da cultura digital em nossas vidas

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Fala aí, você já imaginou a sua vida sem internet? Há quem diga que sim, é possível viver sem estar on-line. Mas vamos lá, imagine-se acordando e descobrindo que o mundo não está mais conectado. Você não pode passar um e-mail, seus contatos e amigos das redes sociais se perderam e você, se quer, pode tuitar, fazer uma simples pesquisa no Google ou acessar seu perfil no Facebook. Calma, não se desespere, é só uma imaginação.

Confira a 1ª parte da reportagem: aqui

Com a invenção da internet, nós entramos na chamada “cultura digital”, ou seja, um mundo novo com novas formas de se comunicar e relacionar, tudo isso proposto por novas tecnologias que avançam tão rapidamente como a própria velocidade da rede.

"O mundo digital é um mundo irreversível", afirma a especialista Martha Gabriel

“Cada tecnologia colocada na sociedade ela muda a sociedade logo em seguida. Hoje, nós temos uma nova tecnologia revolucionária a cada 18 meses”, é o que diz a especialista em Marketing Digital, escritora e palestrante internacional Martha Gabriel. Segundo ela, é impossível pensar o mundo como o vemos hoje, sem estarmos conectados. “Se pararmos para pensar, nós não conseguiremos imaginar o mundo sem eletricidade. Eu diria que é a mesma coisa com relação à internet”, diz Martha.

Se a internet causou uma revolução no mundo, uma outra revolução aconteceu a partir dela: o conceito Web 2.0 com as chamadas redes sociais. Estas permitiram que nossa vida fosse compartilhada com o mundo. Uma simples foto de um lugar bonito, nossos gostos e opiniões podem, agora, atingir milhares de pessoas em tempo real.

“Na verdade, nós já vivíamos em rede, ou seja, todos nós já tínhamos nossos amigos na rua, na escola, no trabalho; mas com a Web 2.0 e as redes sociais nós temos uma plataforma para viver isso de forma on-line”, diz Armindo Ferreira, jornalista e especialista em Marketing Digital.

Confira a 2ª parte da reportagem: aqui

Para muita gente, no entanto, o fenômeno das redes sociais como Twitter e Facebook são “modinhas” que vão passar, mas não é o que pensa Armindo. Segundo o profissional, as mídias digitais vão passar por transformações, no entanto, vieram para ficar. “Eu, quando estudei a história da comunicação, fique imaginando como deve ter sido impactante ver o surgimento da TV. Nós estamos assistindo ao surgimento de uma nova mídia que vai moldar o comportamento das futuras gerações; então, não é mais uma moda”, explica Armindo.

Para se ter uma ideia de como estas novas mídias influenciam nossa cultura cada vez mais, em 2011, nos EUA, um em cada oito casais se conheceram nas redes sociais e se casaram. As ditaduras do mundo árabe caíram após jovens organizarem manifestações nas páginas do Facebook, o que ficou conhecido como a ‘primavera Árabe’. Desde 2010, as grandes empresas mundiais têm migrado boa parte de sua publicidade para estas novas mídias. No entanto, nem tudo é um mar de bits e amizades coloridas na internet.

Os transtornos do mundo digital

Se presenciamos o surgimento de uma nova cultura, significa que também estamos sujeitos a conviver com os transtornos próprios deste mundo virtual. A superexposição, a necessidade de sempre adquirir a mais nova tecnologia e o vício em estar sempre conectado são alguns dos limites que este mundo começa a nos apresentar.

Segundo estudos realizados pela Universidade de la Salle nos Estados Unidos, existem cerca de 2, 2 bilhões de usuários de internet no mundo. Deste número, cerca de 50 milhões podem ser considerados viciados na rede.

“A pessoa pode ser considerada viciada na internet quando ela passa a ter prejuízos na sua vida cotidiana, porque só quer ficar on-line. Ela deixa de estudar, trabalhar e ter um convívio social saudável para ficar na rede”, analisa a psicóloga Renata Maransaldi, que trabalha no projeto AnjoTI, grupo que oferece ajuda às pessoas com transtornos compulsivos como vício de jogos, compras e internet.

“A pessoa é considerada viciada em internet quando deixa de ter vida social para ficar na rede” Renata Maransaldi

Segundo a especialista, a pessoa, muitas vezes, não se dá conta de que está trocando as suas relações pessoais, como convívio com a família e com amigos, pelo mundo cibernético. “A pessoa se programa para ficar duas horas na internet, mas passa a ficar oito ou mais, até mesmo o dia inteiro; então, é hora de buscar ajuda profissional”, alerta Renata.

“Eu sempre digo que rede social é espaço público, o que você não gostaria de fazer no mundo off-line não faça no on-line”, diz Martha Gabriel se referindo ao comportamento que tem se tornado muito comum nas redes: a superexposição. “Para que você fica postando, o tempo todo na rede, o que você faz ou gosta de fazer? Talvez isto dê poder aos outros, para que eles possam manipulá-lo no futuro”, diz a especialista.

Religião e cultura digital

Se a internet é um mundo no qual as pessoas se relacionam e compartilham de tudo, será que há espaço para Deus neste mundo? Será que a fé e a religião têm espaço nesta nova cultura?

"Deus está presente na rede porque o homem está aí", afirma padre Antonio Spadaro

“Sim. Deus é presente no mundo on-line, porque o homem está presente aí”, diz padre Antônio Spadaro, doutor em teologia da comunicação pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Segundo o sacerdote, é preciso mudar o conceito de que a internet é apenas um instrumento, um meio de comunicação. “Internet é um ambiente de vida que exprime o desejo mais antigo do homem: conhecimento e relação”, relata o sacerdote.

Será que nós cristãos temos testemunhado o rosto de Cristo neste mundo? Será que ainda não estamos tímidos neste campo de missão? Uma pesquisa realizada com cristãos, no Reino Unido, apontou que 64 % dos entrevistados usam a internet para postar conteúdos religiosos, sendo que a faixa etária de 16 a 18 anos responde por 87% das pessoas que evangelizam, intencionalmente, por esses meios.

“Não se trata apenas de postar conteúdos religiosos na rede, o cristão deve ser ele mesmo, dar testemunho de sua fé; é assim que ele evangeliza”, diz padre Spadaro, que ainda faz um alerta: “Hoje, particularmente hoje, a evangelização é testemunho”.

A internet continua mudando o mundo e nós somos os protagonistas desta mudança. Somos testemunhas de uma novo modo de difundir a informação e o conhecimentos. Nesta cultura que estamos vendo nascer já nos inquietamos com algumas perguntas: como será o futuro? O que nos reserva este mundo de inovações e tecnologias? Como viverá as próximas gerações?

A resposta para estas indagações serão respondidas com a nossa vivência neste mundo de hoje.

Fonte: Destrave-Canção Nova

Universidades receberão R$ 55 mi

Investimento será feito até 2014. Uece ganha R$ 25 milhões e a Urca e a UVA terão R$ 15 milhões cada

O total de R$ 55 milhões é o montante autorizado pelo Governador Cid Gomes para investimentos nas três universidades estaduais cearenses até o ano de 2014. Dos recursos, R$ 25 milhões serão destinados à Universidade Estadual do Ceará (Uece), R$ 15 milhões para a Universidade Regional do Cariri (Urca) e R$ 15 milhões para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O anúncio foi feito na última sexta-feira (3) durante reunião de Monitoramento de Ações e Programas Prioritárias do Governo do Estado (Mapp).

Na Uece, entre as melhorias, está a construção de laboratórios e quadras esportivas Foto: José Leomar

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, os investimentos irão contribuir para a garantia do ensino e da pesquisa, impulsionando, assim, o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.

"Essa melhoria promove, dentre outras coisas, a atração de doutores para as universidades, já que terão ainda mais condições de desenvolver suas pesquisas, isso reflete não apenas aprendizagem dos estudantes, mas no desenvolvimento socioeconômico do Estado como um todo, já que o resultado das pesquisas traz benefícios para toda a sociedade", avalia Barreira.

Cerca de R$ 90 milhões foi a soma dos investimentos nas universidades estaduais em infraestrutura, custeio e manutenção, isso do ano de 2008 a 2011. O secretário destaca, ainda, a forte contribuição que o Estado tem dado para a expansão do ensino superior público federal. Foram mais de R$ 18 milhões, de 2007 até hoje, empregados em recursos e desapropriações.

Como resultado, houve a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, a instalação de campi da Universidade Federal do Ceará no Interior do Estado, e a ampliação do número dos Institutos Federais do Ceará (IFCE).

Aplicação

Melhorias na infraestrutura física serão realizados com os investimentos aplicados na Uece. Serão construídos laboratórios, quadras esportivas, e implementados projetos de acessibilidade. Também será adquirido ônibus tipo rodoviários, assim como outros equipamentos.

Para a Urca, está previsto a construção do Campus de Artes Violeta Arraes, na cidade de Barbalha, bem como a reforma e ampliação do Campus São Miguel e adequação dos campi da Universidade à acessibilidade. Também haverá aquisições de equipamentos, veículos, acervo e material didático, além de reforma da parte elétrica.

Na UVA, os recursos serão aplicados na compra de veículos para apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Serão adquiridos equipamentos de informática e mobiliários para salas de aula, além da construção e aparelhamento do Restaurante Universitário. Os investimentos beneficiarão, ainda, a área de assistência estudantil, a compra de livros, apoio a projetos de pesquisa e extensão, e a melhoria das instalações do Museu Dom José, administrado pela Universidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Educação no Ceará - Evento debate desafios da primeira infância

Seminário reúne representantes de várias cidades do Estado para debater exemplos para a área

"Cidadania é dar a todos o mesmo começo, e eu não vejo outra forma de iniciar os seres humanos com as mesmas condições, a não ser pela educação que eles recebem". A fala da pedagoga Vera Lúcia Paolillo foi proferida na abertura do seminário "O que estamos fazendo de melhor pela primeira infância?" que acontece até a tarde de hoje, na Assembleia Legislativa. Educadores, secretários de educação de municípios e pesquisadores estiveram presentes iniciando os debates.

De acordo com informações do IBGE, 30% das crianças do Estado do Ceará são atendidas nos Centros Educacionais Infantis (CEIs) FOTO: ALEX COSTA

O evento busca soluções e apresenta resultados e alternativas para a educação das crianças de zero a seis anos. O atendimento, principalmente das pessoas de zero a três anos, ainda não é possível na rede pública em grande parte do Estado.
O professor Antenor Manoel Naspolini se engajou na causa da melhoria da educação nesta faixa etária no Ceará, desde 1988. Para ele, os projetos atuais são oportunos, já que, em sua concepção, tudo se decide antes dos seis anos. "Por isso, é necessário que a criança tenha boas referências, bases afetivas na família, porque o verdadeiro aprender acontece nesta idade".

Resultados

Representantes de várias cidades estiveram presentes mostrando os resultados que os programas do governo estão surtindo, a exemplo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Crianças de até sete anos são beneficiadas pelo Paic, mas os mais atendidos são as de quatro e cinco anos. A proposta para atendimento das crianças de zero a três anos é que o Paic seja incrementado para recebê-las.

Para que isso aconteça, muitas mudanças são imprescindíveis, e os profissionais devem ser preparados especialmente para esta acolhida na escola. Vera Lúcia Paolillo lembrou que "a função social da educação infantil é compreender duas ações básicas: cuidar no educar e educar cuidando".

De acordo com a secretária de Educação do Estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, as melhoras graduais estão garantindo um novo nível para a educação no Ceará.

Conforme dados do IBGE, o Ceará tem o maior percentual no País de crianças de quatro e cinco anos na escola. De zero a três anos, o Estado apresenta a melhor marca, com 30% das crianças atendidas nos Centros Educacionais Infantis (CEIs). "Nossa meta para este ano é universalizar e atender em todos os Municípios a demanda de crianças de quatro e cinco anos. As de zero a três serão atendidas paulatinamente. O projeto será efetivado a longo prazo. A solução é melhorar e construir mais CEIs".

A gestora citou a importância de as crianças frequentarem o ambiente escolar. "Os anos iniciais da vida são um momento de desenvolvimento da linguagem, da formação de vínculos, da noção de tempo e espaço, das regras sociais, dos limites. O momento é determinante e esta criança precisa de um bom educador para sua formação".

MÁRCIA FEITOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hospital Regional Norte prorroga inscrições de concurso para 1.641 vagas

A Secretaria da Saúde do Ceará prorrogou as inscrições para 1.641 vagas para o Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral. As oportunidades são para nível médio (944 vagas) e superior (697). Só para médicos são 342 vagas. Os salários variam entre R$ 622 e R$ 7.955,04.

O período de inscrição segue até 13 de agosto, pelo site do Instituto Cidades. A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 120 para nível superior. O processo de seleção será feito pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
Provas

Está mantida a data da prova de conhecimentos específicos. As provas da seleção serão realizadas nas cidades de Fortaleza e Sobral no dia 2 de setembro.
Para os cargos de Direção e Gestão o processo seletivo será composto de provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos. Para os cargos de nível superior Médico, Não Médico e Administrativo valerá prova objetiva e avaliação de títulos. Já para os cargos de Nível Médio será considerada prova objetiva.

O hospital

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as obras do Hospital Regional Norte estão em fase final de conclusão. A inauguração, conforme anunciou o governador Cid Gomes, será até o fim do próximo mês de setembro. O HRN contará com 382 leitos e será o maior do Interior da região Nordeste, com capacidade de realizar 60 cirurgias por dia e até 1.300 internações por mês. A obra teve investimento de R$ 229.082.947,73.

Confira abaixo os cargos ofertados por grupo: aqui

MEC autoriza curso de Medicina privado em Sobral

O Ministério da Educação divulgou ontem o resultado da avaliação para a implantação de um curso de Medicina particular em Sobral, a 350 km de Fortaleza (Zona Norte do Estado).

Mantido pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (Inta), o curso deverá ofertar as primeiras vagas no início de 2013.

Sobral já conta com um curso de Medicina, desde abril de 2001, em formato de campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC).

De acordo com o diretor do Inta, Oscar Rodrigues Junior, o curso particular do Inta reflete o trabalho desenvolvido não somente pelos gestores, mas por todos os colaboradores da Instituição. “Atuamos no intuito de promover uma educação de qualidade no Ceará. Sonhamos com esse momento e ele chegou”, afirmou.

Rodrigues Júnior destacou as parcerias firmadas com o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Sobral, através de suas secretarias de saúde, assim como o Hospital do Coração e Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que servirão de unidades de ensino.

Para o coordenador do curso, Klauber Roger, a autorização representa um grande avanço. “Sem dúvidas, essa é a maior conquista dos últimos 10 anos para a região”, afirma o docente.

O curso de Medicina deverá ter 60% de doutores e 40% mestres, todos com produção científica nos últimos anos.

De acordo com o relatório de avaliação, o projeto pedagógico do curso é atual e está atento às necessidades do mercado de trabalho. Foi elaborado em conjunto com núcleo docente Estruturante e levou quatro anos para ficar pronto.

“O projeto possui inovações. É moderno. Queremos formar profissionais com elevada capacitação técnica, capazes de atuar com ética, com eficiência e em equipe, e sincronizados com as demandas da sociedade”, afirma Roger.

Fonte: O Povo

domingo, 5 de agosto de 2012

Aeroporto de Aracati: Turismo cearense tem nova porta de entrada

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A população de Aracati, no Litoral Leste do Estado, estava em festa neste sábado (04). O Governador Cid Gomes e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, inauguraram o primeiro aeroporto regional de vocação turística do Ceará. Gastão Vieira definiu a obra como um grande passo para a concretização de um projeto que vai impulsionar o turismo nacional. “O Governo Federal tem como referência de planejamento de infraestrutura viária regional, o planejamento que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará. Esse aeroporto é um exemplo das ações de infraestrutura que temos implementado para dar mais conforto ao turista e contemplar a atividade como um todo”, destacou.

O Dragão do Mar, como foi batizado o novo aeroporto de Aracati, tem capacidade de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais. Segundo o Governador, além de servir como uma nova porta de entrada para o turismo do Ceará, o equipamento vai permitir grande desenvolvimento para o município e a região do Litoral Leste.“Ele tem um padrão de modernidade, conforto e segurança, e ajudará na meta de trazer mais turistas para o Estado. É um legado fundamental para a cadeia produtiva do turismo e para a economia do Ceará, para ajudar a melhorar a vida de quem vive nessa região”, destacou Cid Gomes.

O equipamento recebeu dos Governos Federal e Estadual o investimento de mais de R$ 23,7 milhões. Ele conta com pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. O que antes era apenas uma pista de pouso, foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

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Como lembrou o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, o novo equipamento também vai abrigar um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da TAM Aviação Executiva. Já na sua fase inicial serão 150 novos empregos diretos sendo gerados. “Imagine o ganho para o município ter 150 técnicos convivendo entre o povo, isso é bom para o desenvolvimento do aeroporto, da cultura da região e mais ainda, na incrementação da renda local”, destacou o secretário. A base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. O Centro cearense será maior do que o que a empresa mantém no município paulista de Jundiaí, também para aviação executiva.

O Secretário também destacou o planejamento infraestrutural do Governo do Estado, que vai dotar o Litoral cearense com mais dois aeroportos regionais, o Aeroporto Regional de Jericoacoara, no Litoral Oeste, que está sendo construído pelo Governo do Estado e segue os mesmos padrões do capacidade, conforto e modernidade do equipamento de Aracati, o de Camocim, que recentemente foi entregue pelo Estado todo revitalizado. “O povo não precisa só de obras emergenciais. O povo também precisa de obras estruturantes, e essa é uma obra estruturante e de futuro. Em poucos anos será possível ver o crescimento dessa região graças ao novo equipamento”, destacou Bismarck.

Na ocasião Cid Gomes aproveitou para anunciar a duplicação da CE-040, que liga Aracati a Fortim. “Vamos também trabalhar para viabilizar o trecho que vai de Fortim a Beberibe”, se comprometeu Cid Gomes. Ele destacou ainda investimentos que estão sendo viabilizados para meios de acesso aos municípios turístico do Estado, como a duplicação da CE-085, que liga Fortaleza a Paracuru, no Litoral Oeste; a duplicação da estrada que vai de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), até Baturité; e da via na Serra Grande, no Norte do Estado, ligando Tianguá, Ubajara, Ibiapina e São Benedito. “Também em são Benedito será inaugurado um aeroporto regional assim como já foi em Tauá, será construído o de Canindé e outro em Itapipoca. E vamos sinalizar o Aeroporto de Limoeiro do Norte”, destacou Cid Gomes. “Essas obras não só atraem turistas, como facilitam o acesso a região e através do incremento na economia melhoram a vida da povo cearense”, finalizou Cid Gomes.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado