terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aluno que escreve com os pés inicia curso de direito no interior do Ceará

Robson Gomes, 17 anos, sofre paralisia nas mãos e escreve com os pés.
Estudante sonha em ser juiz de direito e trabalhar com pessoas especiais.

O estudante Robson Gomes, que escreve com os pés devido a uma paralisia que afeta as mãos, iniciou nesta semana o curso de direito e diz estar "um passo mais próximo" do sonho dele, que é ser juiz de direito.

"Passar para o curso de vestibular mais concorrido da Urca [Universidade Regional do Cariri] não é fácil, requer muita educação. Agora é só eu me empenhar no curso", diz o estudante, de 17 anos. "Quando eu me formar, quero abranger essa área das cidades, para que os deficientes tenham acesso livre. Só quem está no lugar de pessoas como eu sabe a real situação do dia a dia", diz Robson.

"O Robson é uma grande alegria para todos nós. E é especial, no sentido belo da palavra, pelo esforço e pela dedicação", diz Antônio Ambrósio de Oliveira, coordenador do curso de direito da Universidade Regional do Cariri.

O garoto sofre de paralisia nas duas mãos e usa os pés para redigir e folhear o material didático. “É o mais dedicado aluno que temos", afirma o ex-professor de português Marcelo Jorge Sobreira.

A mãe, Francisca Teresa Gomes, ajuda o filho em tarefas diárias como banho e alimentação, mas nos estudos, diz ela, o jovem “faz tudo sozinho”. Desde os sete anos, Robson Gomes escreve com os pés e tem letra bonita, dizem os professores. Natural de Pernambuco, Robson e a mãe moram no Crato desde o início deste ano.

Fonte: G1 Ceará

Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú

Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizou, na última quarta-feira(15), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral, a 26ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú para avaliar os resultados das reuniões de alocação do ano de 2012.

A Reunião teve início com o pronunciamento do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, Francisco Márcio Cavalcante, que representa no comitê a Secretaria de Meio Ambiente do município de Acaraú. Na ocasião, Francisco Márcio agradeceu a presença de todos os convidados e realizou a leitura da pauta do encontro.

Em seguida, a Tecnóloga em Recursos Hídricos da Cogerh, Kamylle Prado, fez uma apresentação acerca da fiscalização dos recursos hídricos, oportunidade na qual enfatizou os diversos pontos a serem priorizados durante a fiscalização e a parceria firmada entre a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, a Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – Semace. A tecnóloga abordou também a nova lei que trata das fiscalizações e citou algumas infrações e ações já realizadas pela gerência de Sobral em parceria com os demais órgãos.

Dando continuidade ao encontro, o Coordenador do Núcleo de Gestão da Gerência da Cogerh em Sobral, Bartolomeu Almeida, apresentou um relatório produto de uma vistoria realizada pela Companhia no açude São Vicente.

Já o Gerente Regional da Cogerh em Sobral, Vicente Lopes, fez uma breve apresentação onde foram divulgados os resultados das alocações realizadas no ano de 2012 e as deliberações dos reservatórios que formam a Bacia.

Fonte: Cogerh

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SEMACE realizará audiências públicas em Acaraú

Nesta quinta, 23, serão realizadas duas audiências públicas no município de Acaraú, mais precisamente na Fazenda Cacimbas, S/N, Zona Rural. Os empreendimentos são dois Parques Eólicos que se instalarão na Fazenda Cacimbas e na Fazenda Libra, aproveitando, em parte, os locais dos viveiros de camarão.

Os empreendimentos são: Central Eólica Cataventos Paracuru I (Faz. Cacimbas) e Central Eólica Cataventos Acaraú (Faz. Libra). A primeira audiência se iniciará às 10 horas e será a respeito do empreendimento Cataventos Paracuru, já às 14 horas  será a vez do empreendimento Cataventos Acaraú.

Nas audiências serão apresentados os projetos dos empreendimentos e o Estudo de Impacto Ambiental - EIA e seu respectivo Relatório de Impacto no Meio Ambiente - RIMA.

A SEMAM já havia liberado as anuências para os dois empreendimentos, as quais foram devidamente aprovadas no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMAR. Nestas anuência foram especificados todos os locais de instalação dos aerogeradores, sendo estes totalmente instalados fora de qualquer Área de Preservação Permanente, inclusive suas vias de acesso.

Fonte: Semam-Acaraú

Em todo o país, 32 mil escolas públicas têm ensino integral

No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática

A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta segunda-feira,20, que o Programa de Ensino Integral Mais Escola oferece educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país, sendo que em quase 18 mil delas a maioria dos alunos é beneficiário do Bolsa Família.

“Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, disse.

No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática. A escola oferece ainda atividades como música e esportes, que ajudam na concentração e na disciplina dos estudantes.

Dilma comentou também os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentados na semana passada. Segundo ela, os números mostram que o aprendizado no país melhorou em escolas com ensino integral.

“Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Brasil teve nota 5 no Ideb, superando a meta de 2011 e também a de 2013. Nós tivemos bons resultados também nos anos finais do ensino fundamental – o Ideb atingiu 4,1, também acima da meta para 2011”, destacou.

A presidenta avaliou, entretanto, que é preciso fazer “um grande esforço” em relação ao ensino médio brasileiro. A estratégia, segundo ela, deve ser baseada na implementação do ensino integral nas escolas e na melhoria dos currículos.

Fonte: Agência Brasil e O Povo

Notas do Ideb podem ser consultadas na internet

Já está disponível no site do Ministério da Educação (MEC) o sistema de consulta aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Na página, é possível consultar a nota de cada escola, da rede de ensino, dos municípios e estados, além de comparar a nota atual com a de anos anteriores e verificar se as metas de melhoria da educação foram atingidas.

O indicador, que é calculado a cada dois anos, estabelece uma nota de 0 a 10 para cada escola, rede de ensino, município e estado, além da média nacional que, em 2011, foi 5 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental.

Se nos anos iniciais houve crescimento de 0,4 ponto, nos anos finais a melhora é mais lenta – a nota passou de 4 pontos em 2009 para 4,1 em 2011. No caso do ensino médio, a situação é mais grave: na média nacional, a meta de 3,7 pontos foi atingida, mas nove estados pioraram seu desempenho em relação a 2009.

O Ideb atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Todos os entes federados e escolas têm metas a serem cumpridas até 2022, bicentenário da Independência do Brasil.

Consulte: aqui

Fonte: Agência Brasil e O Povo Online

Pedra Branca: exemplo nacional

As escolas mais bem avaliadas do Ceará estão localizadas em sítios escondidos na zona rural da cidade

Estudantes da escola Cícero Barbosa Maciel provam que ações simples, mas eficazes, podem transformar o ensino público Foto: EDIMAR SOARES

Quando a equipe do O POVO foi enviada ao pé da serra de Pedra Branca, encravada no Sertão Central cearense, esperava encontrar na cidade a anunciação de um projeto de educação peculiar, algo que justificasse o desempenho de duas pequenas instituições da rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Havia de ter algo por trás da nota 8,1 alcançada por alunos do 1º ao 4º ano das escolas de Ensino Infantil e Fundamental Cícero Barbosa Maciel e Sebastião Francisco Duarte, ambas escondidas na zona rural da cidade. O desempenho dos meninos que estudam ali lançaram as escolas à 12ª colocação entre todas as instituições públicas de educação do País. No Ceará, são as mais bem-avaliadas.

Diante do que O POVO encontrou no município de 43 mil habitantes, o feito de Pedra Branca é de encher os olhos. Tanto das centenas de crianças que atravessam estrada de terra batida para chegar às salas de aula em caminhões pau-de-arara, quanto das equipes de docentes que acompanham o dia-a-dia daquelas turmas, enterradas num sertão pelado a esburacados 261 km de Fortaleza.

“O que há de extraordinário na rotina desses meninos?”, perguntou a repórter a professores, pais de alunos, e crianças que estudam ali. A resposta mais objetiva parecia estar estampada em um cartaz afixado em uma das paredes da Escola Sebastião Francisco Duarte: “Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos”.

O fato é que nada há de excepcional na rotina das quase 300 crianças matriculadas nas duas escolas bem classificadas no Ideb. A frase do norte-americano Warren Bennis aponta para a mais fácil conclusão: as turmas do 1º ao 4º ano das duas instituições de ensino são bem assistidas por professores, aprenderam a ter prazer em estudar e, com o apoio de cada colega, nasceu um batalhão de meninos aplicados e disciplinados.

Para as diretoras de ambas as instituições, o diferencial ali é o acompanhamento pedagógico que é feito de modo individual. Tudo em diálogo com os pais. A informação é tão verdade que no dia em que a reportagem chegou ao local, deparou-se com uma reunião de pais e mestres para que fosse anunciado o desempenho da escola no Ideb. Entre a multidão de pais de alunos que acompanhava a reunião, ninguém sabia ao certo do que se tratava a tal sigla, mas todos apostavam em algo positivo.

“Tenho segurança que meu menino está sendo bem acompanhado aqui. Quando ele chega em casa, a primeira coisa que faz é abrir o caderno pra fazer o dever. E nem pede minha ajuda, não”, contava orgulhosa a agricultora Maria Ivone Paes, 37, mãe de João Alisson, alundo do 3º ano da escola Sebastião Francisco Duarte.

João foi um daqueles que alcançou as melhores notas do Brasil. O primeiro grande feito da vida, aos oito anos. Depois desse, o menino, como tantos outros ali, mudou de planos. Antes, chegara a falar em “mudar de vida” em São Paulo. Hoje, prefere se formar e ser doutor por ali mesmo, na simpática Pedra Branca.

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA

O Ceará obteve um dos maiores avanços educacionais do País, além de ter recebido a melhor avaliação do Nordeste nos quesitos do Ideb avaliados pelo Ministério da Educação.

 Raquel Maia raquelmaia@opovo.com.br

Fonte: O Povo Online

Diocese de Sobral será sede da 3ª Romaria de Catequese

Acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto a  III Romaria dos Catequistas do Regional Nordeste 1, em Sobral.  A Comissão de Catequese do Regional preparou um subsídio de reflexão para motivar a participação de todos os catequistas. Nessa mesma ocasião estará sendo concluído o Ano Mariano e dando abertura ao Ano Catequético, tudo isso fazendo alusão rumo ao primeiro centenário da Diocese de Sobral.

Nas três paradas contemplaremos o a mística dos sacramentos da iniciação à vida cristã tendo em vista o Projeto da CNBB sobre a mesma.


1ª Contemplação do Sacramento do Batismo
- Matriz do Coração de Jesus   
2ª Contemplação do Sacramento da Crisma
- Santuário São Francisco
3ª Contemplação do Sacramento da Eucaristia
- Arco de Nossa Senhora.

“Movidos pela força da oração, ungidos pelo espírito da missão, vamos juntos construir uma igreja em ação. ”

Pe. Marcos Uchoa, pela Comissão.

Mais informações: aqui

Fonte: Jornal Correio da Semana

domingo, 19 de agosto de 2012

Certidão de nascimento será facilitada no Ceará

Mudança beneficiará ainda mais o sistema de registros feito dentro das maternidades de todo o País

A medida beneficia 317 unidades de saúde que, interligadas ao cartórios de registro civil, oferecem o serviço às mães FOTO: MIGUEL PORTELA (06/01/2009)

A emissão de certidões de nascimentos em maternidades do Ceará e do Brasil deve ser agilizada com o provimento da Corregedoria Nacional de Justiça, que facilita a emissão do documento. Com a medida, não será mais necessário o envio da digitalização de documentos no ato do registro, bastando a declaração do profissional das unidades interligadas nas maternidades. Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça, a decisão foi publicada no Diário da Justiça no último dia 14.

A medida beneficia 317 unidades de saúde que, interligadas a cartórios de registro civil, oferecem o serviço às mães. A novidade foi anunciada no Seminário Nacional de Implantação do Registro Civil Eletrônico, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), na semana passada.

O novo provimento também determina o fim do envio físico dos documentos, que deverão ficar armazenados na própria unidade e em formato digital nos cartórios que lavraram o registro, facilitando, assim, a vida dos pais e dos bebês.

O serviço de cartório dentro de maternidades está sendo implantado em cidades de todo o Brasil para reduzir o número de crianças sem registro de nascimento. Embora ainda não publicado oficialmente pela Corregedora Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as melhorias que acompanham o novo provimento entrarão em vigor em breve e beneficiarão as maternidades dos hospitais de Fortaleza e de todo o Brasil.

No Estado do Ceará, 93 maternidades públicas oferecem serviços de cartório para registro de nascimento no interior das unidades de saúde, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O primeiro hospital público do Estado a disponibilizar os serviços de registros civil para os bebês nascidos na maternidade foi o Hospital Geral Dr. César Cals. De agosto de 2008 até agora, já foram registradas 7.580.

Conforme a assessoria do hospital, logo que chega para fazer o pré-natal, a gestante já é informada pelas assistentes sociais sobre o serviço e orientada sobre como deve proceder. Além do Hospital Geral Dr. César Cals, Gonzaguinha da Barra do Ceará, Gonzaguinha de Messejana, Gonzaguinha José Walter, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a Maternidade Nossa Senhora da Conceição, do Conjunto Ceará, também oferecem o serviço para registros de bebês dentro do próprio hospital, conforme dados Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Porém, em todos os hospitais que oferecem o serviço, fica à escolha dos pais registrarem o filho no local ou não.

Facilidade

A assistente social da Maternidade Escola Assis Chateubrian (Meac), que também oferece o serviço, Angélica Maria Barbosa, afirma que o melhor do sistema é a facilidade e conforto proporcionados aos pais da criança, que não precisam se deslocar até o cartório para registrar o bebê. "É um serviço muito útil e importante, pois é fundamental para a garantia da cidadania da criança", defende Angélica.

O sistema de unidades de saúde interligadas a cartórios de registro civil foi lançado em setembro de 2010, através do Provimento Nº 13 da Corregedoria Nacional de Justiça, que regulamentou a emissão de certidões de nascimento em maternidades brasileiras. Neste ano, o Provimento Nº 17 trouxe as mudanças, porém, nem todas os hospitais tomaram conhecimento.

Para emitir os documentos, é necessário que as unidades de saúde trabalhem em parceria com os cartórios de registro civil e ambos precisam estar cadastrados no sistema eletrônico da Corregedoria Nacional. Além disso, medidas de segurança são estabelecidas para combater o sub-registro (ausência de registro civil), sendo necessário que o profissional responsável por atestar os documentos na maternidade e fazer a comunicação com o cartório seja cadastrado no sistema. Isso dá autenticidade ao sistema e segurança às mães.

Atualmente, no Brasil, existe um total de 7.446 cartórios com atribuição de registro civil que oferecem o serviço em parceria com as maternidades.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste