quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acaraú lidera número de aplicação de doses de vacina em campanha de multivacinação

Posto de Saúde de Aranaú, em Acaraú, líder em doses.
Foto: Divulgação

A região do Baixo Acaraú cearense aplicou, até o presente momento, na campanha de atualização da caderneta de vacinação (multivacinação), o total de 1.520 doses de vacinas do calendário básico infantil. A informação consta no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS). Os responsáveis pelas crianças menores de 5 anos têm até esta sexta-feira, dia 24, para levar os pequenos até um posto de saúde, das 8h às 17h, para atualizar o cartão de vacina das crianças. A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos Municípios.

No Baixo Acaraú, o Município que aplicou o maior número de doses de vacina até o momento foi o de Acaraú, com o total de 783 doses; e o que registrou a menor quantidade de vacinas foi Marco, com o total de apenas seis doses aplicadas. Bela Cruz registrou 178 doses; Cruz, 70; Itarema, 136; Jijoca, 132; e Morrinhos, 215 doses de vacina. Lembrando que a campanha tem por intuito atualizar as cadernetas que estavam em atraso, levando as crianças a se prevenirem de várias doenças.

Dentre as vacinas disponíveis nos postos de saúde, as crianças recebem a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio. Além disso, menores de 5 anos recebem suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Confira o total de doses aplicadas no Baixo Acaraú:


MUNICÍPIO
TOTAL DE DOSES
ACARAÚ
783
BELA CRUZ
178
CRUZ
70
ITAREMA
136
JIJOCA
132
MARCO
6
MORRINHOS
215
TOTAL DE DOSES
1.520

Fonte: SI-PNI/ SUS – Ministério da Saúde e Vale do Acaraú Noticias