terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Assis Arruda-Sobral


Francisco de Assis V. Arruda, natural de Sobral (CE), nascido a 18 de novembro de 1948, filho de Francisco Linhares Arruda e de Maria de Jesus Vasconcelos Arruda. Engenheiro Agrônomo, formado pela Faculdade de Agronomia do Nordeste, em Areia - PB, em 1975. Concursado pela ANCARPE, em 1975, onde permaneceu até janeiro de 1976. Ingressou, em 1976, no quadro de pesquisadores da EMBRAPA, onde permanece até a presente data. Realizou curso de especialização em Bioclimatologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Em 1982, concluiu o urso de Mestrado em Nutrição Animal, pela Faculdade de Agronomia do Ceará. Ainda neste mesmo ano foi eleito a vereador do Município de Sobral, pelo Partido Democrático Social (PDS), com 1.200 votos, sendo o terceiro mais votado, ocupando posteriormente a vice-presidência no período de 1984-1986. Em 1986, foi eleito pelos seus pares a Secretário da União dos Vereadores do Ceará, sucursal Sobral. Em 1988, candidato a vereador pelo Partido da Frente Liberal (PFL), ficando na quinta suplência.
 
Em 1985, assume a Chefia Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos (Embrapa-Caprinos), sediado em Sobral (CE), permanecendo no cargo até 1988. Representou o Ministério da Agricultura em Santiago-Chile, numa Reunião da FAO, para o Desenvolvimento da Caprinocultura dos Países da América do Sul. Posteriormente, em 1977, representou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, nos Estados Unidos, na Reunião do SMALL RUMINANT COLABORATIVE PROGRAM, convênio que vinha administrando através do Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos. No mesmo ano foi convidado pela Universidade de Oklahoma-USA, para proferir palestra sobre Desenvolvimento da Caprinocultura no Brasil. Em 1989, foi liberado pela EMBRAPA para realizar o Curso de Doutorado na Escuela Técnica Superior de Ingenieros Agrónomos da Uniersidad Politécnica da Madrid, España, defendendo tese em 1993, na Área de Nutrição Animal, com o trabalho "Estudio del Valor Nutritivo Nitrogenado de Subproductos de Maiz Derivados de la Industria del Amidon y Destilerias, para Rumiantes".
 
Tendo publicado vários trabalhos em revistas técnico - científicas de âmbito nacional e internacional.
Em Teresina, em 1998, criou juntamente com outros funcionários do Estado o Grupo de Articulação do Grandes Eventos do Estado do Piauí (GAGEP), assumindo sua coordenação.
Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras, cadeira nº 14, patrono Justiniano de Serpa.
 
Como estudioso em Genealogia, vem desenvolvendo pesquisa na área desde 1970, com as principais famílias da Ribeira do Acaraú. Publicando seu primeiro trabalho em 1980 sobre a Genealogia dos Arrudas, com 150 páginas. Em seguida, publicou a segunda edição ampliada e melhorada sobre o título de GENEALOGIA SOBRALENSE - OS ARRUDAS, editado pela IOCE, com 360 páginas. Em 1993, publica o segundo volume da Coleção "GENEALOGIA SOBRALENSE - OS GOMES PARENTE". TOMO I, II e III impressos pela IOCE. Em 1998, publica o quarto volume OS FERREIRA DA PONTE - TOMO I e em preparo os tomos I, II e III dos Ferreira da Ponte.

Nenhum comentário: