sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval de todos os sons


Soam os primeiros acordes da edição 2011 do Festival Jazz & Blues. A palavra de ordem é boa música, para além dos rótulos. Os paraenses Aldo Sena e Mestre Veira, feras da guitarrada, se apresentam amanhã no BNB Clube, na festa que marca o lançamento do evento. Este ano, o festival inclui uma nova cidade em seu roteiro de atrações. Além de Guaramiranga e Fortaleza, Sobral recebe apresentações de grandes músicos

Primeiros acordes

Dois ícones da música paraense são as atrações na festa de lançamento da 12ª edição do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. Aldo Sena e Mestre Vieira se apresentam, amanhã, no BNB Clube, representando a riqueza musical que é marca registrada do eclético evento

Nomes consagrados da música popular paraense, os instrumentistas Aldo Sena e Mestre Vieira, são as atrações de amanhã no BNB Clube. A noitada, que começa às 21 horas, conta ainda com a música cearense do cantor João Mamulengo, que fará um repertório de baião e forró pé-de-serra.

A festa marca o lançamento do Festival Jazz e Blues. A programação do evento acontece de 5 a 8 de março, em Guaramiranga; de 10 a 12, em Fortaleza; e dia 11, em Sobral. Amanhã, Aldo Sena lança o seu CD mais recente, "O Rei da Guitarrada". Desde que chegou às lojas, em dezembro de 2010, o álbum já vendeu cerca de três mil cópias, um êxito no mercado alternativo, fora do circuito das grandes gravadoras.

Novo CD
Longe dos estúdios desde 1997, Aldo Sena afirma ter feito o melhor disco de sua carreira. São 13 músicas inéditas, nas quais todos os arranjos são compostos por ele, e três regravações. O disco tem o sugestivo nome de "O Rei da Guitarrada", no qual o instrumentista paraense, sem firula alguma, define-se como o maior nome da Guitarra Paraense. Desde primeiro disco do músico, o LP "Ripa na Chulipa" (1983), o guitarrista já lançou 10 discos.

"Depois de quatro anos sem gravar, resolvi registrar minhas músicas. Elas foram feitas conforme minha prática de fazer os temas de acordo com as notas que quero utilizar. Vou tocando e desenvolvendo a melodia até terminar por completo. São melodias simples, mas, com sentimento", revelou Aldo.

Influências
A guitarrada é um gênero musical criado pelo Mestre Vieira no qual, a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cumbia, carimbó e merengue. O marco do gênero foi o lançamento do disco "Lambadas das Quebradas", de 1978. Aldo Sena conta que se apaixonou pelo estilo assim que ouviu o disco do Mestre Vieira.

Começou primeiramente a tocar violão com o desejo de se especializar depois na guitarra. O músico sonhava em se destacar e levar o ritmo para todo o País. Sonho concretizado, aliás, já que passou por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até em Berlim em 2006, em excursão promovida pelo governo paraense.

No palco do BNB Clube, Aldo Sena vai interpretar antigos sucessos, como "Lambada do Mestre" e "Merengue Arretado", e músicas do seu novo, caso de "Portal da Amazônia" e "Ponto Final". "Estou muito feliz em tocar no BNB Clube e também prometo que também vai rolar, no final do show, umas músicas de carnaval para animar o pessoal", antecipou.

"Garanto que o Mestre Vieira também vai fazer uma grande apresentação. É uma honra tocar com ele. Vai ser um show com uma grande pegada por que vou trazer minha banda do Pará, que tem o Bob na bateria, o Charles no contrabaixo e o Antônio Alves na guitarra base. São todos músicos experientes que já tocam comigo nos palcos e nos estúdios", detalhou.

MAIS INFORMAÇÕES
Show de lançamento do 12º Festival Jazz & Blues. Amanhã, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646 - Aldeota). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e sócio). Contato: (85) 4006.7200

Para além do jazz e do blues
A fórmula é não ter fórmula. Há muito o Festival Jazz & Blues abriu as portas pra outros gêneros. Assim, sobem ao palco do Festival de Jazz & Blues em 2011, já reconhecido e respeitado no Brasil e no exterior, músicos do quilate do violinista francês radicado no Rio de Janeiro, Nicolas Krassik; o baixista cearense residente no Rio de Janeiro, Adriano Giffoni; o gaitista carioca Jefferson Gonçalves; o flautista e saxofonista carioca que mora em Fortaleza, Márcio Resende; o baixista paulista Arismar do Espírito Santo e o percussionista paulista Caíto Marcondes, entre outros. Os intérpretes são as cantoras cariocas Joyce Moreno, que mescla a MPB com levadas de jazz, e Daniela Spielmann uma das representantes da atual cena do blues e do rock nacionais.

As atrações internacionais são Rick Estrin dos Estados Unidos toca swing jazz, blues tradicional e jump blues, tanto na gaita cromática quanto na diatônica, o saxofonista Moreira Chonguica de Moçambique, que atua na praia do jazz contemporâneo, e a cantora cabo-verdiana Carmen Souza, que empresta sua voz para o jazz e o blues.

Além deles, os experientes músicos cearenses Marcus Rocha, Manassés, Adelson Vianna, Mimi Rocha, Vanildo Franco, Pádua Pires, Moacir Bedê, Marcos Maia e o veterano Zé Menezes, além dos grupos Meninos da Casa Grande, Dunnas Jazz, A Outra Banda da Serra que fazem exibições nos diversos espaços do Festival.

Oficinas
A produção do evento musical também selecionou 116 estudantes para as Residências Artísticas que serão realizadas em Guaramiranga entre os dias 26 de fevereiro a 4 de março, semana que antecede o evento na serra. Foram 570 candidatos de 79 cidades cearenses, que passaram por audições em oito cidades. A lista completa dos selecionados está disponível no http://www.jazzeblues.com.br.

Durante as Residências Artísticas os selecionados terão aulas práticas e teóricas de música. A proposta é estimular e colaborar para a formação musical de novas gerações e, assim, agregar valor à comunidade. Parte dos alunos permanecerá em Guaramiranga durante o carnaval para acompanhar o Festival Jazz & Blues e vão se apresentar no mesmo palco das grandes atrações, em shows batizados de Toca Jazz, possibilitando o contato com o público.

MAIS INFORMAÇÕES
Festival Jazz & Blues. Vendas online: http://www.bilheteriavirtual.com.br e http://www.teatroviasul.com.br. Contato e programação: http://www.jazzeblues.com.br

NELSON AUGUSTO 
REPÓRTER

Nenhum comentário: