terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Genealogia Sobralense

Este trabalho teve inicio por volta de 1970, com as primeiras investigações sobre a família Arruda, trabalho despretensioso de cunho estritamente familiar que veio a ser publicado dez anos depois, em 1980. um livro de apenas 150 páginas. Partindo desse trabalho inicial , esse estudo foi ampliado para uma pesquisa mais ampla sobre as principais famílias que colonizaram a Ribeira do Acaraú, mas especificamente o município de Sobral. Então, a idéia é desenvolver uma Coletânea sobre a GENEALOGIA SOBRALENSE, que venha contemplar estas famílias numa ordem cronológica na Região. Cada volume será dedicado a uma família.

O PRIMEIRO VOLUME, será sobre as SETE IRMÃS, tratará de um roteiro genealógico envolvendo uma ampla história sobre a colonização da Ribeira do Acaraú, trabalho que envolverá as principais famílias que colonizaram a região, só podendo ser desenvolvido após o estudo que está sendo realizado com as demais famílias, previsto sua publicação em 2008.

O SEGUNDO VOLUME, foi dedicado à família GOMES PARENTE, trata da descendência do português INÁCIO GOMES PARENTE e será desdobrado em SEIS TOMOS, em virtude da grande quantidade de informações e período de abrangência de 1742- 2002, já publicado QUATRO TOMOS e no prelo os TOMOS V e VI previsto para 2002.

O TERCEIRO VOLUME foi dedicado à família ARRUDA, pelo destaque na região e atualização do primeiro trabalho genealógico desenvolvido pelo autor, com um período de abrangência de 1700 a 1980, trata da descendência do português AMARO JOSÉ DE ARRUDA, publicado em 2ª edição. Este trabalho está sendo atualizado para sua publicação em 3ª edição, previsto para 2003.

O QUARTO VOLUME, sobra a família FERREIRA DA PONTE, tendo como patriarca o português GONÇALO FERREIRA DA PONTE, que veio residir na então Vila da Caiçara, por volta de 1642, considerado um dos mais antigos colonizadores da região, tendo um dos filhos casado com uma das Sete Irmãs. Esse trabalho será desenvolvido em QUATRO TOMOS, tendo sido já publicado o PRIMEIRO TOMO, com 450 páginas, rico em biografias e ilustrações. Os três outros tomos serão editados nas seguintes datas: TOMO II, em 2004; TOMO III, em 2006 e TOMO IV, em 2008.

O QUINTO VOLUME, dedicado a família LINHARES, tendo por base o estudo desenvolvido por Mário Linhares e outras pesquisa desenvolvidas pelo historiadores Francisco Sadoc de Araújo, José de Xerez Furna Uchoa, Pe.Fortunato Linhares, Vicente Miranda e Marcelo Linhares. Este trabalho será desenvolvido em SEIS TOMOS, a partir de 2004. Grande parte do ?>trabalho já está elaborado, necessitando de uma atualização por ocasião de sua publicação.

O SEXTO VOLUME será sobre a família FERREIRA GOMES, também se encontra em fase de pesquisas, tendo um previsão para sua conclusão em 2005. Estamos colocando na nossa Home Page uma ficha genealógica para coleta de dados sobre esta e outras famílias que estamos trabalhando.

O SÉTIMO VOLUME da coletânea será dedicado aos RIBEIRO DA SILVA, que se encontra também em fase de pesquisa. Tendo em vista seu entrelaçamento com as Famílias Gomes Parente, Ferreira da Ponte, Linhares e Ferreira Gomes. Esperamos realizar este trabalho após o estudo conclusão dessas famílias, em 2008.

O OITAVO VOLUME da coletânea será dedicado aos BEZERRA DE ARAÚJO, que estamos realizando a pesquisa e a organização das informações que nos tem chegado. Esperamos publicar estas informações em DOIS TOMOS. Haja vista o grande entrelaçamento desta família com as demais famílias da região, principalmente com os Ferreira da Ponte e Linhares. Sua editoração será por volta de 2010, quando os trabalhos da Família Ferreira da Ponte e Linhares tiverem sido concluídos.

O NONO VOLUME da Coletânea será?> dedicado aos AGUIAR , através de um levantamento de registros de nomes dos AGUIAR desde o inicio da colonização da fazenda Caiçara, dando um subsídio para aqueles que desejam desenvolver um trabalho seqüencial sobre a Família Aguiar na Zona Norte do Estado do Ceará.

O DÉCIMO VOLUME , será dedicado a DESCENDÊNCIA DE DIOGO LOPES DO CORAÇÃO DE MARIA, um trabalho de cunho histórico sobre a influência deste patriarca e de sua descendência nos aspectos socioeconômico da região. Sua publicação está prevista para 2012.

Outros trabalhos estão previstos sobre os aspectos genealógicos de outras famílias de Sobral como os Prados, os Cavalcante, os Rangel e os Feijão, etc.

Fonte: Genealogia Sobralense

Nenhum comentário: