terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mons. Manoel Valdery da Rocha - Morrinhos / Cidadão Cruzense

Filho de João Lourival da Rocha e de Maria Edite Soares, nasceu aos dias 31 dias do mês de dezembro de 1938, na cidade de Morrinhos - CE.Tem sete irmãos: Terezinha, Valdemar, Irajá, Paulo, Alba, Irene, Jose de Fátima e Adalberto.Batizou-se aos 10 de janeiro de 1939, pelo Pe. Ara Ken da Frota, na capela Coração de Maria, em Morrinhos. Seus padrinhos foram: N. Sra. do Perpetuo Socorro e Melchior Tomaz. De familia religiosa, desde cedo, demonstrou sua vocação, para o sacerdócio.

Após ter iniciado seus primeiros estudos nas Escolas Reunidas de Morrinhos, ingressou no Seminário Diocesano S. José, em Sobral (Betânia), concluindo ali os estudos correspondentes ao Ginásio e Científicos, entre 1951 a 1957. Estudos superiores: no seminário da Prainha, em Fortaleza Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos), de 1958 a 1964. Validação da Filosofia, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Piauí, em 1970. Especialização em Metodologia de ensino superior pela Universidade Federal do Ceará. Quanto à vocação ao sacerdócio:

Quando criança, recebeu estimulo pela atividade pastoral do seminarista conterrâneo, Jose Ataíde Vasconcelos, já falecido, quando era pároco de Reriutaba da Diocese de Sobral. No dia 6 de dezembro de 1964, Ihe foi conferida a Ordenação sacerdotal, na centenária Igreja da Prainha, Fortaleza. Foi Ordenante, Dom Raimundo de Castro e Silva, Bispo Diocesano de Sobral, Dom João José da Mota e Albuquerque, então em Roma, No Concilio Vaticano II. Primeira Missa em Morrinhos, no dia 20 de dezembro com grande participação e alegria da comunidade.

Atividades:
Coadjutor da Paróquia de N. Sra da Conceição de Acarau, foi nomeado Vigário de S. Francisco da Cruz, tomando posse a 12 de setembro de 1965, onde permaneça até hoje. Aqui mesmo residindo parte do tempo em Sobral, como professor da UVA, vem conseguindo realizar um fecundo apostolato. Alem dos trabalhos normais a Matriz, as Capelas e Comunidades da Paróquia, atendimento as Paróquias vizinhas do Zonal Vale de Acaraú, seu paroquiato foi marcado pelas seguintes realizações: construção das Capelas de Monteiros, Castelhano, Carrapateiras, Imbé, Belém, Barrinha, Lagoa Salgada, Lagoa da Volta, Lagoa de Baixo; criação e instalação da Paróquia de Santa Luzia de Jijoca; edificação do Centro Pastoral de Cruz (CEPAC); construção e instalação da Casa das Irmãs, em Cruz; instalação da Área Pastoral e Aranaú; construção das Salas de Coordenação da Catequese, em Cruz; construção de Prédios Comunitários em 15 capelas, reforma dos cemitérios paroquiais da sede e em 7 capelas; construção das Casas Paroquiais de Cruz em 3 capelas; reforma da igreja matriz de Cruz, de Jijoca e capela de Prata. Também preocupou-se com os problemas sócio-econômicos e políticos locais.

Funda a Escola Fundamental São Francisco (1972) com 1 e 2 graus, hoje dirigida pelas Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus. Debateu-se pela emancipação do Distrito, que se transformou no município de Cruz (1983), do qual e hoje cidadão honorário. Foi o fundador da Rádio Comunitária, de Abril. Possui os títulos em grau superior: Licenciado em Letras em 1971 Faculdade de Filosofia Dom Jose, em Sobral; Graduado em Filosofia Pura pela Universidade Federal do Piauí; Pós-Graduado em Metodologia de Ensino superior, pela Universidade Federal do Ceara, Diretor da escola fundamental São Francisco, de Cruz; do Museu Diocesano de Aplicação (Faculdade de Filosofia Dom Jose ); do Instituto Dr. Tomaz de Paula. Professor do Colégio Estadual Dom Jose; da Faculdade de Educação de Sobral.

Membro do Conselho de Consultores da Diocese como Secretario, desde 1984. Diretor do Instituto de Teologia e Pastoral (ISTEP), 1985-1987; Diretor da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA), de 1984 a 1986. Vice Reitor da Universidade estadual Vale do Acarau, 1986 - 1990. Presidente do Conselho Nacional do Clero(CNC), órgão da CNBB, de 1996-1999. Deixa-nos seu pensamento: "Jesus Cristo: resposta de Deus ao Homem que sempre quis vê-Io já aqui na terra. Igreja: uma criação divina da presença da missão de Jesus no meio de nos. Sacerdócio: dom de Deus it sua Igreja e grande responsabilidade para quem o assume."
Nosso Cônego tem publicações semanais no Correio na Semana de Sobral.

Biografia dos Escritores do Vale Acarau
Prof. Jose Evaldo de Vasconcelos

Nenhum comentário: