sexta-feira, 4 de março de 2011

CD Tributo - Muitos carnavais

Evaldo Gouveia
Homenageado do Carnaval 2011 de Fortaleza, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia ganha disco-tributo com releituras de sua obra. O CD duplo já está disponível para download gratuito

Parte da obra do cearense Evaldo Gouveia está sendo disponibilizada para o público, inclusive para ser baixada gratuitamente na internet, no disco duplo com 20 faixas, "O Trovador - Uma homenagem a Evaldo Gouveia". O compositor iguatuense também é o grande homenageado do ano de 2001 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Download
A idealizadora do projeto e produtora executiva do luxuoso CD, Elaine Brito, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, afirma que o álbum tem uma perspectiva musical mais ampla da obra do homenageado. "É um disco que resgata parte do trabalho de Evaldo Gouveia e seus parceiros letristas, mas não é composto somente por músicas carnavalescas. O CD físico está saindo agora, mas também já está disponível para baixar pela internet no hotsite da PMF em http://www.carnavaldefortaleza.com.br".

O álbum "O Trovador - Uma homenagem a Evaldo Gouveia", numa atitude pioneira, foi disponibilizado pela Prefeitura com licença Creative Commons, para audição e uso não-comercial. O trabalho tem a direção musical e artística do consagrado percussionista e arranjador cearense Pantico Rocha (da banda de Lenine).

Destaques do disco
"Bloco da Solidão" - Tendo na primeira parte da canção o solo violoncelo de Ocelo Mendonça, em perfeita sintonia com os ponteios do violão de Marquinhos Arcanjo, a voz brejeira de Elba Ramalho desfila agradável

"O Conde" - O grupo carioca Casuarina já começa a original marcha rancho imprimindo uma atmosfera com o tempero do samba, alicerçado com um regional de violão, cavaquinho pandeiro e percussões.

"Alguém me disse" - O bolero ganha ritmo latino com os metais. A privilegiada voz de Kátia Freitas brilha sob os auspícios de Cristiano Pinho, que assina o arranjo e toca guitarra, fazendo um solo brega a "la Fernando Catatau"no final da canção.

"O Trovador" - Começando com as guitarras distorcidas de Jr. Tostoi que também permeiam toda a canção, desde o início as digitais artísticas do talentoso Lenine. "O mundo melhor de Pixinguinha" - Sérgio Loroza e os integrantes do bloco Unidos da Cachorra fizeram um casamento perfeito e com direito também ao arranjo e no violão de Tarcísio Sardinha.

"Mulher brasileira" - Com muita percussão, o Bangalafumenga com sua levada cativante também fez uma boa versão do samba de Evaldo.

"Maldade" - O Breculê fez um arranjo "tronxo" (no bom sentido), que remete à atmosfera de seu primeiro CD, "Vidas Volantes". Já em "Somos iguais", Leny Andrade registra sua voz grave no clima notívago de piano, baixo e bateria da bossa nova. "Em cada verso, um samba" traz Zé Renato imprimindo sua marca, fazndo jus ao título da música.

"Pior pra você" - O samba sincopado recebe um roupagem moderna do grupo Academia com vocais semelhantes ao do MPB4. "Que Queres tu de mim" - Jane Duboc nos remete ao clima da bossa nova e ainda conta com a bonita gaita de Gabriel Grossi. "Tango para Tereza" - Marcus Caffé conta com o criativo acordeom de Ítalo Almeida com citações de Astor Piazzolla.

"Dançando forró - Waldonys canta e toca dando o seu recado brejeiro e bem nordestino. "Analista de boêmio" - A estreia da companheira de Evaldo, Lidu, não compromete o samba. "Esquinas do Brasil/Canto cearense" - O dono das canções empresta sua marcante voz celebrando também o seu tributo.

Duplo O Trovador - Uma homenagem a Evaldo Gouveia Vários
Secultfor
2011
20 faixas
Gratuito

Produção: Pantico Rocha. Participações: Evaldo Gouveia, Dominguinhos, Lenine, Leny Andrade, Jane Duboc, Elba Ramalho, Zé Renato, Isabela Taviani, Sérgio Loroza, Eudes Fraga, David Duarte, Marcos Caffé, Kátia Freitas, Lidu, Waldonys, Casuarina, Fino Coletivo, Bangalafumenga, Breculê, Academia e Bloco Unidos da Cachorra.

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Nenhum comentário: