domingo, 27 de março de 2011

Domingo no parque

Começa, hoje, com uma apresentação de Adelson Viana e Manassés, a série de shows mensais "Música Para Todos no Parque", que acontecerá sempre às 15 horas no Parque Adahil Barreto. A promoção é da Prefeitura Municipal

FOTO: ALEX COSTA
Uma ótima oportunidade para os amantes da boa música dos cantores, compositores e instrumentistas cearenses. Acontece, hoje, a partir das 15 horas, a estreia do projeto "Música para Todos no Parque" com um show instrumental do violonista Manassés e do pianista e acordeonista Adelson Viana. O evento, que tem a chancela da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura do Município (Secultfor), terá uma periodicidade mensal, sempre no último domingo de cada mês. A produção executiva é do cantor, compositor e músico Isaac Cândido.

Ideia
Projeto que foi pensado e arquitetado há dois anos pelo inquieto Isaac, que também atua cantando nos palcos e nos estúdios em Fortaleza, e implementado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, finalmente "Música Para Todos no Parque" sai da teoria e passa para a prática. O produtor do evento afirma que, desde 2009, insistia com a Secultfor sobre a necessidade de realizar apresentações musicais fora do circuito fixo que já existe no Mercado dos Pinhões com o chorinho, o samba nas sextas-feiras e o forró pé-de-serra no domingo; e no Passeio Público com a música instrumental aos sábados, entre outros. "Creio que era uma atração que estava faltando para a população de assistir shows desses artistas que não se enquadram nesses projetos já existentes", afirma.

Apesar de começar com um show somente instrumental de dois grandes músicos cearenses, como Manassés e Adelson Viana, com uma banda comum de apoio trazendo Nélio Costa no baixo acústico, Denilson Lopes na bateria e Nilton Fiore nas percussões, a proposta de Isaac Cândido é mesclar as próximas exibições com música cantada também: "estamos abrindo com um show instrumental por conta da apresentação que eles fizeram no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. Assisti ao espetáculo e fiquei encantado com a pegada deles. A ideia é que nas próximas atrações possamos misturar um show instrumental e outro cantado, sem preconceitos. ´Música Para Todos no Parque´ pretende mostrar os artistas que já estão consolidados no mercado e não os que estão começando".

Atrações futuras
Como realmente a população ainda não tinha essa opção gratuita de assistir shows dos experientes artistas da música instrumental e cantada em Fortaleza, o "Música Para Todos no Parque" veio preencher esse vazio cultural. Isaac Cândido garante que, pelo menos até o final dessa atual gestão de Luizianne Lins, o projeto está garantido. "Vamos realizar uma apresentação sempre no último domingo de cada mês, começando sempre 15h pois temos de fechar o Parque Adahil Barreto até 17h".

Com a garantia de que tem apoio como os outros projetos sistemáticos da Prefeitura Municipal, Isaac contratou bons equipamentos para os artistas e também fez parcerias com os órgãos responsáveis do Governo do Estado e da Prefeitura. "A estrutura de palco e som é muito boa e também garantimos a segurança com o Polícia Militar do Estado do Ceará, a Guarda Municipal e também a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). O estacionamento é imenso, teremos banheiros químicos e os ambulantes foram cadastrados na Regional Dois. Isso garante também uma boa estrutura para as pessoas que comparecerem ao evento", explicou o produtor.

No que se refere aos cantores, compositores e grupos que participarão futuramente do "Música Para Todos no Parque", Isaac Cândido já tratou de agendar outras atrações que farão os outros shows do evento mensal. "Realizaremos shows bem ecléticos e sem preconceitos de estilo pois o importante é a qualidade artística. Assim, já estamos fechados com o Artur Menezes e o David Duarte para o dia 24 de abril. Em maio, no dia 29, as apresentações serão da Marimbanda e o Melquíades. Em junho o banda Timbral e o Paulo Façanha e encerrando a agenda deste primeiro semestre, sobem no palco o coletivo Bora! Ceará Autoral Criativo e o grupo Breculê", antecipou.

Isaac Cândido lembra que foi assistindo a shows no Parque Adahil Barreto, na década de 90, que o então adolescente resolveu assumir sua postura de artista. Ele diz que, foi lá que presenciou apresentações sempre lotadas e memoráveis que marcaram sua vida. "E daí comecei a pensar em ser cantor e compositor. Assisti shows de Kátia Freitas ainda começando sua carreira, Banda Offcina, Rossé Sabadia e Wagner Tiso, entre outros. Nessa época, meu sonho como artista era toca lá", lembrou o produtor.

Adelson
Um dos músicos que sobem no palco na avant-première do projeto "Música Para Todos no Parque" é o acordeonista, compositor, tecladista, arranjador, produtor, maestro e, agora, também cantor, Adelson Viana. O conceituado profissional diz que recebeu o convite com muito orgulho: "gostaria de parabenizar a organização do evento ´Música Para Todos no Parque´, pois abre mais uma perspectiva para trabalharmos e também para o público também conhecer as nossas músicas. O espaço é muito agradável. Quem puder ir com certeza vai assistir um show de dois instrumentistas que vão dar tudo de si para agradar ao público, ao lado dos outros no apoio como Denilson Lopes, Nélio Costa e Nilton Fiori. Eu e o Manassés temos influências da música nordestina e também da universal e procuramos juntar essas duas vertentes e fazer o nosso trabalho".

Quando se refere ao espetáculo no palco, o instrumentista e compositor cearense diz que, "vamos fazer um show semelhante ao que realizamos em Guaramiranga, só que, com mais músicas, pois o tempo de duração será maior. Vamos começar juntos e depois faremos solos individuais com a banda e no final voltaremos a tocar juntos. No repertório, nossas composições nos duetos e também tocarei alguns clássicos rebuscados e criações de Astor Piazzolla nos meus solos. Um momento especial vai ser quando eu e o Manassés tocaremos o clássico ´Eleanor Rigby´, dos Beatles", prometeu ele.

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: