quinta-feira, 3 de março de 2011

Estudantes de Acaraú ganham escola de educação profissional


O governador Cid Gomes entregou à população do município de Acaraú, na Região  Norte, a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa. A inauguração aconteceu da noite desta quarta-feira (2) e contou com a presença da secretária da Educação do Estado, Izolda Cela. A unidade é uma das 100 escolas de educação profissional que o Governo Estadual está construindo no Interior, como forma de garantir a capacitação de mão-de-obra aos alunos do  ensino médio. Só até o fim deste semestre serão inauguradas outras 26 escolas semelhantes.

Com as novas unidades, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) projeta disponibilizar aos estudantes cearenses mais de 60 mil vagas de ensino profissionalizante. Na escola de Acaraú, o investimento chegou a R$ 9,2 milhões, oferecendo os cursos nas áreas de informática, enfermagem, hospedagem, agronegócio, aquicultura e guia de turismo.

Cid Gomes destacou que o único caminho para o desenvolvimento é através da educação. A meta do Governo do Estado, segundo ele, é garantir ensino profissionalizante aos alunos dos municípios com mais de 25 mil habitantes. "Com a implantação desse modelo de educação nós garantimos que os jovens saiam da escola preparados para o mercado de trabalho", salientou Cid.

Ao fazer o uso da palavra, a titular da Seduc destacou que a educação do estado evolui a cada ano, quer seja com a qualificação dos professores, quer seja com a reforma e construção de novas unidades de ensino. "Nosso esforço é para que os jovens sejam preparados para a vida profissional", destacou ao lembrar a importância dos alunos nesse projeto de ensino profissionalizante.

De acordo com o prefeito, Pedim do Cleto, o município de Acaraú vive anos de progresso desde que o governador Cid Gomes assumiu a gerência do Estado. Ele cita que no município já foi inaugurado o Centro de Espacialidades Odontológicas (CEO), e que estão em obras a Policlínica e o hospital do município. O chefe do executivo municipal agradeceu aos representantes do Governo a instalação da Escola. “O aluno estuda em um turno e pratica atividades culturais, esportivas e de qualificação no horário em que não está na sala de aula, assim afastamos nossos jovens das ruas e do mau caminho”, disse o prefeito.

Em um discurso emocionado a aluna Brisa Pires leu: "Nós alunos agradecemos ao governador, não pela oportunidade de sonhar, mas pelo início de uma grande realidade". Já a diretora da unidade, Fabiane Moraes, afirmou que os investimentos que o Governo do Estado vem realizando no setor da educação pagam uma dívida histórica com a educação pública de qualidade", resumiu.

A cerimônia contou com as presença do deputado estadual  João Jaime.

03.03.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 8878.8462)

Nenhum comentário: