terça-feira, 22 de março de 2011

Federal do Ceará inicia novo curso de formação de gestores

UFC realiza aula inaugural do seu segundo curso de formação continuada em conselhos escolares; curso é uma extensão universitária semipresencial

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou sexta-feira, 18, a aula inaugural do seu segundo curso de formação continuada em conselhos escolares, fase 1. O curso é uma extensão universitária semipresencial, conta com 80 horas de duração e deve consumir quatro meses.

A formação é promovida em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, dentro do programa nacional de fortalecimento de conselhos escolares.

Foram selecionados 1220 técnicos e gestores das secretarias de educação, divididos em 15 turmas. Foram abertas 220 vagas a mais, devido à grande demanda.

No curso, serão ministrados os conteúdos dos cadernos que compõem o material didático elaborado pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, disponíveis no Portal do MEC. A fase 1 do curso terá o conteúdo dos cadernos 1 a 5.

Os estudos buscam promover a gestão democrática, estimular os conselhos escolares a realizar projetos político-pedagógicos no âmbito da escola, de forma coletiva, e estimular a integração entre os conselhos escolares. Cabe aos conselhos participar da gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola para assegurar a qualidade de ensino.

A aula inaugural acontece no auditório da pró-reitoria de graduação, Campus Pici, em Fortaleza. Na ocasião, serão entregues os certificados daqueles que concluíram as duas fases do curso em 2010.

Diego Rocha

Fonte: Portal do MEC

Nenhum comentário: