quarta-feira, 23 de março de 2011

Livro Viagem pitoresca pelo litoral cearense é lançado hoje

Depois de viajar por vários pontos do país e registrar a diversidade da fauna e flora brasileira em oito livros, Otoniel Fernandes Neto parece não se cansar. A paisagem escolhida para o nono trabalho foi o Ceará, que ofereceu dunas, falésias, mangues e coqueirais para a obra Viagem pitoresca pelo litoral cearense, lançada hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

A saga, realizada entre agosto de 2009 e junho de 2010, incluiu trajetos em jangadas, carros tracionados e imprevistos, como a perda de equipamentos, anotações e desenhos. O esforço foi compensado com os belos registros do cotidiano de jangadeiros, rendeiras e catadores de cocos, gravados em 54 pinturas de Fernandes e 50 imagens dos fotógrafos Alex Uchôa e Eduardo Peixoto, que acompanharam o pintor na expedição.

“Eu já tinha grande interesse pelo litoral cearense e existia uma cobrança e uma dívida em registrar o local, já que sou de Fortaleza. Esse livro é uma homenagem à minha terra”, conta Fernandes, com mais de 30 anos dedicados às artes plásticas.

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

O livro, patrocinado pelo Ministério da Cultura por meio de lei federal de incentivo à cultura e publicado com apoio da Fundação Assis Chateaubriand, ainda inclui versos de poetas cearenses como José de Alencar, Antônio Sales e Padre Antônio Tomás. “Aquela região inspirou vários artistas e, assim como a pintura, a poesia também tem o poder de transportar as pessoas para qualquer lugar. Por isso a união da fotografia, da pintura e da poesia”, explica.
Além das telas

As obras de Fernandes dividem as páginas com os registros de Alex Uchôa e Eduardo Peixoto. Fotógrafo há 24 anos, Peixoto acompanha o pintor desde 2002 e já captou imagens de quatro expedições. A última, apesar de rápida (foram 15 dias seguidos pelo litoral, o restante do trajeto foi percorrido por Uchôa), foi tempo suficiente para revelar praias desertas, personagens incríveis e fazer um making off da aventura pelo nordeste.

Imagem: Otoniel Fernandes Neto

O dia a dia de Barroquinha, Ilha do Amor, Lagoa da Torta, Tatajuba e de outros cartões postais do Ceará ganha vida nas telas, criadas no mesmo dia da visita. “Além do registro documental, a foto serve para adicionar algum detalhe, mas ele faz questão de finalizar todos os trabalhos no local da paisagem”, comenta Peixoto sobre o processo de criação do pintor.

Confira as fotos Otoniel Arte Brasil: aqui

Serviço:
Lançamento do livro de Otoniel Fernandes. Hoje, às 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul). Edição do autor, 144 páginas, R$ 50 (somente hoje). Após a noite de autógrafos, ele será vendido na livrarias Nobel (Águas Claras Shopping). Preço: R$ 70.

Por Maíra de Deus Brito
 

Nenhum comentário: