domingo, 13 de março de 2011

Mudanças no audiovisual

Francis Vale-FOTO: FÁBIO LIMA
Fundado em 2008, o Fórum Cearense de Audiovisual realiza sua primeira mudança de colegiado. Em pauta, as demandas do setor no Estado do Ceará

Com o intuito de contribuir para um processo de discussão democrática do setor de audiovisual no Estado, pesquisadores, estudantes e cineastas se reuniram para formar o Fórum Cearense de Audiovisual.

Criado em 2008, o fórum tem se reunido semanalmente, com o propósito de congregar interessados em audiovisual, que desejem discutir as demandas do setor e propor encaminhamentos aos órgãos públicos que desenvolvem projetos na área.

"O Fórum nada mais é do que a reunião da cadeia produtiva do audiovisual cearense: desde pesquisadores até diretores e cineclubistas". Vem gente de toda a Fortaleza para as reuniões. Não fazemos a exigência de nada, nem filiação nem carteirinha, as pessoas colocam seus nomes na lista de e-mails e recebem as comunicações", explica um dos membros do colegiado atual, o cineasta Francis Vale.

Há um ano, o fórum optou por estabelecer um colegiado gestor para coordenar suas atividades e ações. Amanhã, o grupo passa por sua primeira mudança de gestão, em mais uma reunião aberta ao público, às 18h30 no equipamento Vila das Artes, (Rua 24 de maio, 1221, Centro).

Balanço
Segundo Vale, a grande importância do Fórum tem sido as intervenções nas políticas de editais. O grupo exigiu maior democratização das políticas de incentivo do Governo do Estado.

"Antes, os editais contemplavam 10 ou 15 pessoas, no máximo, agora são muito mais do que isso. Fora que eles abriram as políticas também para os cineclubes, incentivando a exibição de filmes e não só a criação. Essa tem sido nossa maior contribuição, ainda que nossas sugestões sejam apenas até certo ponto acatadas pela Secult", revela o cineasta. Francis analisa com desconfiança as promessas na nova gestão da Secretaria de Cultura do Estado em investir no setor de audiovisual. Para ele, é preciso saber o que o secretariado considera como promoção do cinema no Estado. "Não sei se eles tem uma visão holywoodiana da coisa. Trazer gente de fora pra vir fazer filme aqui não é estimular o cinema estadual! Tem que investir em quem está começando, dar continuidade à política de editais... Ações concretas. Agora temos vários cursos de audiovisual no Ceará, mas onde esse pessoal vai atuar?", defende Vale. Para ele, essa é a missão das coordenações do fórum: manter a frequência das reuniões para que possam fiscalizar as ações na nova gestão estadual.

Um comentário:

Philipe Ribeiro disse...

Lista do colegiado:
http://birimbelo.com/textos/manchete/forum-cearense-do-audiovisual-elege-novo-colegiado/