domingo, 27 de março de 2011

Muita emoção na homenagem à mulher acarauense no Plenario da Câmara Municipal de Acaraú

A câmara municipal de Acaraú realizou na manhã deste sábado, 26, no plenário vereador José Otalicio M. Rocha, sessão solene em que foram homenageadas dezessete mulheres com a comenda "Poetisa Dinorah Tomáz Ramos".

A comenda foi instituída no ano de 2005 pelo presidente da câmara naquele ano, Edilson Araújo e pela vice presidente Conceição Lucas. A comenda foi criada para homenagear mulheres em destaque no município em suas áreas de atuação.

Na sua 1° edição no ano de 2005, sete mulheres foram agraciadas com a comenda. Já neste ano de 2011, na sua 2ª edição, dezessete mulheres foram homenageadas com a comenda "Poetisa Dinorah Tomáz Ramos", sendo nove homenageadas por serem destaque na área que atuam, seis homenagens especiais e duas homenagens póstumas.

AS HOMENAGEADAS FORAM:

- Maria Gisela Rios Silveira (Educação)
- Maria de Lurdes Ribeiro Ferreira (Saúde)
- Maria de Lurdes Vasconcellos (Cultura)
- Gislene Menezes Alves da Silva (Desporto)
- Lúcia Silva da Penha (Empreendedorismo)
- Ana Rosa Maria Ferreira (Família)
- Tereza de Jesus Fontenele (Funcionaria Pública)
- Maria do Socorro Brandão Everton (Arte)
- Rossana Borborema Ferreira Gomes (Política)
- Maria da Conceição Lucas (Homenagem Especial)
- Maria Honorata Carmo (Homenagem Especial)
- Maria do Livramento Silva Fonteneles (Homenagem Especial)
- Maria de Fatima Fonteneles dos Santos (Homenagem Especial)
- Maria Socorro de Vasconcelos Rocha (Homenagem Especial)
- Maria Alves de Vasconcelos (Homenagem Especial)
- Adriana Maria dos Santos Moura Amaral (Homenagem Postuma) “Comenda recebida por seu filho Joel Ferreira Amaral Filho”
- Maria Josefina Gonçalves Silveira (Homenagem Postuma) “Comenda recebida pelo Sr. José de Paulo Silveira, representante da família”.

Durante a entrega das comendas, foi lido o perfil de cada uma das homenageadas.

A escritora Maria de Lourdes Vasconcellos, uma das homenageadas, representou eu seu discurso todas as mulheres que receberam a comenda.

O Sr. Lirial Rolim, vice governador do Distrito Lions, fez a leitura da mensagem de Tereza Ramos Fonteneles, filha de Dinorah Tomáz Ramos e que recentemente gravou um CD com os poemas de sua mãe.

A câmara municipal de Acaraú homenageou a Poetisa Dinorah Tomáz Ramos, a qual foi recebida pela Sra. Hortência Maria Rodrigues Rolim, representando a família da poetisa.

Depois de todas as homenagens, o presidente da câmara de Acaraú, vereador Paulo Sérgio Gomes de Andrade, com suas palavras homenageou as mulheres que estavam ali presente e todas as mulheres acarauenses pelo dia internacional da mulher. Em seguida a sessão solene desta sábado foi encerrada pelo presidente da casa.

Poetisa Dinorah Tomás Ramos

Nasceu em 01-10-1906 em Santana do Acaraú. Era sobrinha do poeta Padre Antônio Tomás com quem veio para o Acaraú e aprendeu a ler em três idiomas e a amar a poesia. Foi à primeira mulher vereadora do Ceará, sendo eleita por Acaraú no ano de 1934. Suas obras literárias pertenciam ao Parnasianismo e ao Modernismo. Dinorah foi ainda professora em Acaraú e Sobral aonde também foi vereadora e pertencia a Academia Sobralense de Letras. Recentemente sua filha Tereza Ramos Fonteneles gravou um CD com suas poesias.

Fonte: Blog Jhonata Adams

Nenhum comentário: