quinta-feira, 3 de março de 2011

Na educação, progressos lentos

Relatório da Unesco alerta para analfabetismo de adultos

O Globo

O Brasil é o oitavo país com a maior população de adultos que não sabem ler nem escrever, com 14 milhões de analfabetos. Esse dado foi divulgado ontem pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE).
O estudo mostra que há 796 milhões de adultos analfabetos em todo o mundo, a maioria vivendo em dez países.

A Unesco reconheceu o esforço do país para diminuir o analfabetismo. Entre 2000 e 2007, 2,8 milhões de adultos foram alfabetizados e, de 2004 a 2009, o índice caiu 1,8%.

— Mas o Brasil precisa trabalhar em ritmo mais acelerado para cumprir sua própria meta de 2015, que é reduzir o analfabetismo a 6,7% da população — ressalta Fontani.

Segundo a Unesco, o Brasil melhorou seu desempenho na educação, mas não conseguiu deixar a 88 posição no ranking internacional.

O IDE mostra que o Brasil tem um dos índices mais baixos da América Latina, ficando em 19 lugar e perdendo para todos os países da América do Sul. O Brasil melhorou seu índice de 0,883 no ano passado para 0,889, este ano.

— O Brasil está no caminho certo, mas falta muito para atingir as metas de 2015 e 2016, que são colocar todas as crianças na escola e diminuir o analfabetismo de adultos — diz Paolo Fontani, coordenador da Unesco no Brasil. 

Nenhum comentário: