quinta-feira, 3 de março de 2011

Novo livro de contos de Chico Anysio

Repetindo o sucesso do livro anterior, “Os Fazedores de Histórias”, editora lança o livro “O fim do mundo é ali”, com 43 contos de ficção de autoria de um grande artista

Da Redação

A Editora Prumo lança mais uma obra de ficção de Chico Anysio, aclamado como um dos maiores humoristas brasileiros. Inspiradas nas cenas do cotidiano do povo brasileiro e nos seus mais variados estereótipos, as 43 histórias do livro O fim do mundo é ali têm como ponto comum o humor e a malícia característicos do artista e refletem a sua verve e sua compreensão pelos sentimentos populares. “O seu talento se estendeu para a literatura ao agradar público e crítica com o trato singular que dá à narrativa”, afirma o publisher Paulo Rocco, no prefácio do livro.

No novo título, o autor prende o leitor com o ritmo que dá à sua prosa e com seu humor de qualidade indiscutível. Num mesmo conto, Chico Anysio é crítico, narra com ironia, e se mostra quase sempre sagaz quando encontra um gran finale surpreendente para as suas histórias, característica já marcada de sua escrita. No conto ”Prazer e Lazer”, ele começa indagando: “E se Paris não existisse? O que seria feito da safadeza? Não que a capital francesa seja uma grande devassa, ninguém disse isto; mas que Paris é cheia de novidade, apareça um para negar”. O autor narra a experiência de Pedro Emílio num bordel de Paris, e diverte o leitor com a maneira de pontuar os clichês típicos da situação, e com as ”armadilhas” em que coloca os personagens.

No conto ”Menor abandonado”, Chico Anysio abusa de sua inventividade e malícia, mas conserva certa dose da inocência própria dos personagens. A história narra as investidas de Flávia para conseguir adotar um filho, já que o médico lhe dissera ser impossível engravidar. Sem alegria e no desespero, ela segue o conselho da amiga do trabalho nos Correios, que lhe dá a sugestão salvadora: “Tem tanto menor abandonado na rua. Pega um, leve para casa e faz uma experiência. Se der certo com ele, ainda mais dará com um que você adote oficialmente”. O trecho apenas anuncia o que Chico Anysio preparou para o desfecho arrebatador da história.

Um dos aspectos mais marcantes do estilo do autor está na caracterização dos personagens, habilidade já exibida com genialidade na televisão, no teatro, no rádio e nas artes plásticas. "A Prumo sente-se honrada em ter no seu catálogo um escritor desse nível, consagrado pelo seu excepcional talento, tanto profissional quanto pessoal, capaz de entender a alma do próximo, da coletividade, e reproduzi-la em diferentes formas de mídia, criando uma relação fácil, sutil com quem esteja do outro lado”, afirma Paulo Rocco.



Sobre o autor



Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em 12 de abril de 1931, em Maranguape, no Ceará. Aos oito anos de idade, Chico Anysio se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde teve uma infância tranquila, dividida entre as aulas e o futebol, sua grande paixão. Mais tarde, conseguiu um emprego na Rádio Guanabara, exercendo funções diversas desde radioator até comentarista de futebol. Trabalhou em várias rádios na década de 1950, sempre atuando e também escrevendo roteiros. Sua estreia na tevê foi em 1957, na TV Rio, com o programa Noite de Gala. Em 1959, estreou Só Tem Tantã, mais tarde rebatizado como Chico Total. Chico Anysio é um artista múltiplo, criador de personagens clássicos no rádio, na televisão e no cinema; autor de romances, livros de contos e piadas; compositor de canções e comentarista esportivo dos mais sagazes. (com assessoria)

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: