sábado, 19 de março de 2011

Perímetros podem ter CVTs

CVT Portuário da Companhia Docas do Ceará
FOTO: ALANA ANDRADE
Grupo de trabalho já está formado para iniciar as ações nas áreas tecnológicas, conforme foi anunciado ontem
Até R$ 100 milhões serão investidos na implantação de centros tecnológicos em perímetros irrigados da Região Nordeste. O projeto em fase embrionária, que pretende adotar como modelo o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Portuário da Companhia Docas do Ceará, contará com a participação técnica e financeira de todos os órgãos envolvidos para superar entraves orçamentários.

Em encontro realizado ontem pela manhã, no CVT Portuário de Fortaleza, foi formado um grupo de trabalho para iniciar as ações nas áreas de tecnologia e assistência tecnológica, visando atender demandas dos pequenos produtores, com base na vocação de cada perímetro irrigado e na expertise de cada órgão. O projeto, com o detalhamento de todos os envolvidos, será entregue ao ministro Fernando Bezerra, da Integração, para avaliação junto aos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia. Juntos eles encaminharão a proposta à Presidência da República.

Encabeçada pelo deputado Ariosto Holanda, o projeto engloba instituições como Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia Vale do São Francisco (Codevasf), Conselho dos Reitores dos Institutos Federais (Conif), CNPq e Embrapa, devendo envolver recursos do Finep e do BNB. Segundo o diretor do campus Limoeiro do Norte do IFCE, José Façanha Gadelha, além de ter participado da elaboração do projeto junto ao Dnocs, "o IFCE fará a formação de pessoal, acompanhamento dos perímetros irrigados e pela realização de pesquisas em seus laboratórios", reforça. Segundo Façanha, o grupo de trabalho terá também a missão de pressionar a bancada cearense para reforçar a proposta perante o governo federal. "O desenvolvimento tecnológico do Estado depende da fixação de centros tec-nológicos no interior. A escola itinerante ensina e vai embora. Então o produtor rural não consegue esclarecer as dúvidas que surgem. Com os centros fixados nos perímetros eles vão se sentir numa extensão do trabalho deles", defende.

Perímetros no Ceará
Rennys Frota, diretor de Produção e Desenvolvimento Tecnológico do Dnocs, informou que dos 19 perímetros irrigados previstos no anteprojeto para receber os CVTs, oito estão no Ceará, que concentra a maior parte dos perímetro de grande porte mantidos pelo órgão. São eles: Curu Paraipaba, Baixo Acaraú, Araras Norte, Tabuleiro de Russas, Jaguaribe-Apodi, Morada Nova, Icó-Lima Campos e Pentecostes. Os outros 11 perímetros estão distribuídos na Bahia, Paraíba, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. "Para fazer a seleção consideramos a área dos perímetros e as comunidades do entorno. Nossa projeção é que para os 19 centros sejam necessários R$ 52 milhões", informa. Frota adiantou que o número de perímetros cearenses beneficiados pode aumentar. O diretor do Dnocs lembra, porém, que ainda vai ser elaborado o projeto da Codevasf. "É um trabalho embrionário", emenda.

ÂNGELA CAVALCANTEREPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: