terça-feira, 22 de março de 2011

Professores participam de curso sobre deficiência intelectual

Virgínia Queiroz e Prof. Poulin  Foto: Luiza Amorim

Aprendizagem Cooperativa, dentro da proposta da Pedagogia Cooperativa e da Pedagogia de Projetos. Esta foi a metodologia que os professores Dra. Adriana Leite Limaverde e o canadense,Dr. Jean Robert Poulin apresentaram durante o curso “Deficiência intelectual: os desafios para a prática docente”. Este foi o segundo módulo da capacitação que a Célula de Educação Especial da Secretaria de Educação ofereceu a 43 professores da rede municipal de ensino que trabalham com atendimento educacional especializado (AEE). 

Segundo o Prof. Poulin, a Educação Inclusiva se apóia sobre a participação de todo conhecimento, do papel de cada aluno com ou sem deficiência, na produção do conhecimento. “O trabalho cooperativo permite essa interação entre os alunos e permite a cada um dar sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento comum”, explica o professor. Ele diz ainda que o professor deve saber trabalhar as habilidades e comportamento dos alunos especiais para que eles se adaptem a sala de aula regular. A metodologia proposta é a de trabalhar com projetos, diferentes atividades de aprendizagem em comum, mas, com objetivos diferentes, conteúdo diferentes. Mas, o contexto do trabalho é comum, o de cooperar

Durante 40 horas de aula, os educadores discutiram sobre o ensino e atendimento às diferenças na sala de aula, destacando o planejamento como estratégia para a organização do ensino nas diferentes formas de aprender. Para o Secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, “O curso pretende capacitar os professores para que eles possam junto aos alunos eliminar as barreiras de acesso ao conhecimento e dessa forma fazer com estes alunos especiais não sejam excluídos do processo de aprendizagem”, justifica. 

A gerente do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação de Maranguape, Virgínia Queiroz, destaca o modo como o curso foi concebido, misturando teoria e prática, com aulas de campo e discussão de situações vividas em sala de aula. “O curso envolve atividades de observação de situações de aprendizagem na sala de aula, desta forma, o professor poderá conhecer melhor o aluno. Os professores estarão preparados para utilizar melhor a Sala de Recursos Multifuncionais”, explica. 

O curso está inserido na proposta do prefeito George Valentim em valorizar o professor e oferecer uma Formação Continuada para os educadores, para que eles possam oferecer um melhor atendimento e ensino aos alunos.
 
Saiba Mais
        A sala de recursos multifuncionais é um ambiente que possui um professor especialista em AEE e que trabalha com os alunos no contraturno escolar. Dependendo das necessidade e habilidades do aluno ele é estimulado através de processos de aprendizagem diversos como jogos adaptados e a informática, por exemplo.
        Dr. Jean Robert Poulin - professor canadense da Universidade de Quebec, em Chioutimi, está no Brasil como professor visitante na Universidade Federal do Ceará, trabalhando no grupo de pesquisas. Sua área de conhecimento é deficiência intelectual, educação cognitiva e inclusão escolar. É doutor em Ortopedagogia ( que no Brasil é equivalente a Psicopedagogia). Há 38 anos atua na formação de professores em Educação especial.
       Dra. Adriana Leite Limaverde - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Parecerista do CNPq. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Ceará da Faculdade de Educação do Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem - leitura e escrita, deficiência intelectual e a aprendizagem da leitura e da escrita, inclusão - ensino fundamental, alfabetização, leitura e escrita, Atendimento Educacional Especializado, deficiência intelectual, desenvolvimento e aprendizagem.

Reportagem: Luiza Amorim

Fonte: Maranguape

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