segunda-feira, 25 de abril de 2011

Belezas do Ceará

Desbravar a rica biodiversidade do Ceará é o objetivo do "Expedições", programa da TV Diário que chega, amanhã, à segunda edição. Composto por imagens inéditas de diferentes regiões do Estado, é apresentado por Clotilde Dantas

Clotilde Dantas apresenta o novo programa da TV Diário, “Expedições”
FOTO: ALEX COSTA
O Ceará é associado a imagens de litoral, sertão e caatinga. Poucos sabem que o Estado possui uma biodiversidade que vai muito mais além. Mostrar toda a riqueza do Ceará é o compromisso do "Expedições", programa que chega, amanhã, à segunda edição.

Em um ano e meio, a equipe da TV Diário desenvolveu o projeto do programa. Repórteres, produtores, editores e cinegrafistas viajaram pelos sertões e litoral, passando por serras, rios e lagos, vencendo matas nativas, caatinga e várias formas de solo e calor.

Clotilde Dantas conta que está conhecendo mais o Ceará por meio do "Expedições"
FOTO: ALEX COSTA
Os cinco primeiros programas foram realizados em parceria com uma equipe do Diário do Nordeste que, em 2009, garimpava paisagens do Estado para uma reportagem. Nesse processo, os jornalistas receberam a orientação de um biólogo, Thiers Pinto.

Ao todo, foram realizados 16 programas, sendo que alguns ainda estão em fase de finalização. O primeiro foi ao ar na terça-feira passada, dia 19 e, segundo o editor George Facundo, recebeu muitos elogios. "Precisávamos revelar o Ceará em sua profundidade. O programa de estreia mostrou o que resta da Mata Atlântica no coração de Fortaleza e os desafios do mangue para ficar livre da interferência humana".

A apresentadora Clotilde Dantas conta que também está muito contente com o programa. "Eu mesma acabei conhecendo retratos do meu Estado que não conhecia. O Ceará ainda é muito pobre, mas riquíssimo em biodiversidade".

O parque do Cocó tem sido espaço para a jornalista apresentar o programa
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Para a apresentadora, o "Expedições" desvenda regiões e personagens fortes, capazes, muitas vezes, de sobreviver no meio do nada. "Essa é uma experiência que estou tendo como jornalista, editora, telespectadora e cearense".

Clotilde escolheu apresentar o programa em um espaço ao ar livre. "Abdiquei do estúdio porque achei que o contato com a natureza traria proximidade com a temática. Algumas gravações ocorrem no Parque do Cocó. Dá mais trabalho, mas fazemos tudo por amor ao programa", explica a jornalista.

Os próximos "Expedições" mostrarão serras do Estado; locais onde a vegetação está denegrida pelos homens; os diferentes rios, além de revelar a realidade dos aterros sanitários e trazer à tona um filão da economia que está crescendo: o da mineração.

"Queremos chamar a atenção do interesse público para que passe a aproveitar as potencialidades do Estado de maneira realmente eficaz", espera Clotilde.



Nenhum comentário: