terça-feira, 19 de abril de 2011

Capital terá espetáculos

Muito famosa nos anos 1940 e 1970, a peça "O Gólgota - A Paixão de Cristo" volta a ser apresentada

Durante a Semana Santa, que se iniciou no último domingo, acontecerão espetáculos da Paixão de Cristo na Capital. Os fortalezenses já estão ansiosos para acompanhar as encenações sobre o calvário de Jesus. As representações acontecem na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Anfiteatro do Parque do Cocó e também nas ruas do Bairro Aerolândia.

As ruas do bairro Aerolândia vão se transformar em verdadeiro palco para as encenações do espetáculo da Paixão de Cristo na próxima sexta-feira, 22. O Grupo de Teatro João Paulo II promete despertar alegria e emoção em cerca de 2.000 espectadores. A apresentação já é realizada há onze anos.

O início será na Capela Santo Antônio, com os episódios da última ceia e da condenação de Jesus, seguindo pelas vias Aspirante Mendes, Tenente Jaime Andrade e Capitão Olavo, até a crucificação na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pelo segundo ano consecutivo, o espetáculo foi contemplado com o VII edital Ceará da Paixão, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Além do incentivo público, a colaboração de comerciantes do bairro tornou possível a melhoria da estrutura do palco, do cenário, da iluminação e do som para a encenação deste ano.

Domingo
A ´Ressurreição de Cristo´ também será dramatizada, no domingo, 24, a partir das 5h da manhã, durante a celebração, que começa com a procissão dos fiéis saindo da Capela Santo Antônio até à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Durante os dias 21, 22 e 23, sempre começando às 19h, os fortalezenses terão a oportunidade de assistir à apresentação teatral "A Paixão de Cristo", gratuitamente, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento vai iniciar com recitais sacros e também de canto coral.

O espetáculo conta com cerca de 300 profissionais, entre atores, figurante e técnicos de produção, em uma montagem genuinamente cearense. A realização é do Governo do Estado do Ceará.

A organização do evento estima um público de oito mil espectadores nos três dias de apresentações. A montagem tem aproximadamente duas horas de duração e conta com um elenco de 31 atores, em sua maioria nomes consagrados das artes cênicas cearense.

Gólgota
Com o objetivo de reviver uma das principais encenações dos últimos dias de Jesus o grupo Comédia Cearense leva ao Anfiteatro do Parque do Cocó, nos dias 21, 22 e 23, às 18h, a peça "O Gólgota - A Paixão de Cristo". Esse espetáculo, entre os anos 1940 e também no fim dos anos 1970, fez bastante sucesso em Fortaleza.

Considerada uma página antológica da história do teatro cearense, "O Gólgota" teve grandes nomes das artes cênicas nos palcos, começando com o elenco da Escola Dramática de Fortaleza, composta por nomes como o radialista José Limaverde, Abel Teixeira, Afonso Jucá e José Oliveira.

Em um grande palco montado no anfiteatro do Parque do Cocó, com infraestrutura técnica com som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos visuais e figurino elaborado, o espetáculo conta com mais de 300 profissionais. A expectativa é de que o público supere os oito mil espectadores.

Nenhum comentário: