terça-feira, 12 de abril de 2011

Cearenses criam solução para fotos em 360 graus

Nova ferramenta leva experiência com imagens imersivas em 360 graus para as telas do iPad e do iPhone

Maurício Rodrigues e Marcelo Belém aprimoraram a ideia do uso de imagens em 360 graus para plataformas móveis
Uma foto "navegável", onde o usuário pode escolher o ângulo de visão de sua preferência. Assim é a fotografia 360x360 graus, que vem sendo utilizada na internet para superar as limitações que o próprio meio virtual impõe quando se quer oferecer uma imersão no ambiente fotografado. A solução, que entra na área da realidade virtual, tem sido útil, por exemplo, nos sites de construtoras, arquitetos ou decoradores que desejam apresentar aos clientes uma visão mais próxima da realidade dos ambientes presentes em seus empreendimentos.

Diferente do vídeo, na realidade virtual o próprio usuário comanda a navegação pelo ambiente, aumentando a interação. De olho nessa demanda, o estudante cearense de desenvolvimento de sistemas Maurício Rodrigues criou uma solução própria que faz a "costura" digital de seis a oito fotografias normais para criar uma única imagem navegável que oferece a visão de 360 graus em todos os sentidos. Após a junção das fotos, as imagens são renderizadas por um programa desenvolvido por Maurício.

A ideia da foto de 360 graus é antiga e, segundo Maurício, data de 1953 o primeiro registro desse tipo, feito por um fotógrafo brasileiro. Algo semelhante está sendo feito atualmente pelo serviço StreetView, do Google, que conta com carros registrando imagens das ruas de várias cidades ao redor do mundo. Ao acessar o serviço, o internauta pode navegar pelas ruas em todas as direções. "A teoria já existe. O que a gente fez foi aprimorar para que funcionasse tanto em computadores normais quanto em dispositivos móveis", afirma Maurício Rodrigues, destacando que o diferencial da solução criada no Ceará está na sua disponibilidade para ser utilizada em aparelhos como o iPad e o iPhone, da Apple.

A tecnologia utilizada para a interface é a linguagem HTML 5, que é suportada de forma nativa por qualquer navegador. Segundo Maurício, a ideia de criar uma solução deste tipo surgiu há 8 anos, quando já trabalhava com sites 360 graus. Mas só em 2010 ele pôde desenvolver uma solução mais prática que rodasse em múltiplas plataformas através do próprio navegador da máquina do usuário. "Sempre quis desenvolver algo assim, mas o custo era muito elevado. Precisava rodar em cima de uma Java Virtual Machine (JVM)", diz, referindo-se à plataforma Java, que é executada em computadores pessoais e em outros dispositivos, como os telefones celulares.

Com a ideia da ferramenta multiplataforma na cabeça, Maurício Rodrigues criou a empresa Z5 Tecnologia e juntou-se ao gerente comercial Marcelo Belém, da empresa Mauna Comunicação, para tornar sua criação comercialmente viável. O processo de desenvolvimento levou 10 meses e o primeiro protótipo ficou pronto em novembro do ano passado.

Os empreendedores vislumbram um mercado amplo para a ferramenta, atendendo desde construtoras até órgãos públicos. Hoje, eles já oferecem soluções principalmente à área da construção civil. Maurício e Marcelo disponibilizam aos clientes produtos como o "tour virtual", ao preço de R$ 450, que inclui o trabalho de captura, edição, renderização de imagens, disponibilizadas em um link para utilização em sites. Além do link, o cliente também pode obter o trabalho finalizado na forma de arquivo para a web ou em full HD (imagens de alta definição). Alguns trabalhos podem ser conferidos aqui.

Nenhum comentário: