quarta-feira, 6 de abril de 2011

Correio da Semana: 93 anos servindo à comunidade, informando e evangelizando

 
Os homens visionários vêem as coisas muito além da imaginação comum. Pensam o futuro em outra dimensão que não é a sua onde, ele vive. E estes homens assim, quando realizam feitos, suas obras na realidade ultrapassam o tempo, crescem em sua estrutura, agigantam-se em sua importância e servem à sociedade, dentro do contexto para as quais foram idealizadas.
 
Um homem de visão foi Dom José Tupinambá da Frota, que em 1918, fundou o Jornal Correio da Semana, que há 93 anos vem fazendo história e contando a história da notícia.
 
Nestas 09 décadas este semanário descreveu para Sobral e Região Norte do Ceará fatos relevantes da humanidade, dentre eles a segunda Guerra Mundial, a morte do Papa Pio XII, a posse do Papa João XXII e seu falecimento, Paulo VI e sua morte, João Paulo II e também sua morte e mais recentemente a posse do atual pontífice, Bento XVI.
 
Criado para divulgar as coisas da Diocese de Sobral, o Correio da Semana passou por diversas fases em sua história. Acompanhou o apostolado do seu fundador, até seus últimos instantes de vida, serviu de veículo informativo para as ações do segundo bispo de Sobral, Dom João José da Mota, esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira, Pe. Egberto Rodrigues de Andrade, Ecônomo da Diocese, Valmir Andrade, Ecônomo da Diocese, Dom Aldo Di Cillo Pagotto e do profícuo trabalho evangelizador de Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B, hoje, Arcebispo de Olinda e Recife.
 
Voltado para divulgar a linha pastoral diocesana, o Correio da Semana também se faz presente, aos grandes momentos sociais, acompanhando a evolução dos tempos, se adequando aos avanços da tecnologia e modernidade e satisfazendo à exigência dos leitores, que acompanham os fatos do dia-a-dia, de Sobral, da Região Norte, do Ceará, do Nordeste e do Brasil.
 
Além dos grandes momentos da Igreja católica, vividos no mundo inteiro e na Diocese em particular, com suas festas religiosas e tradicionais, o Correio da Semana, também divulgou a cheia de 1924, a depressão nos Estados Unidos da América nos anos 30, a Segunda Guerra como já foi citada, noticiou o Concílio Vaticano II em 64, o Congresso Eucarístico em Sobral, a grande seca de 1958, o arrombamento do Açude Orós em 60, a cheia de 74 em Sobral e as enchentes do Acaraú, que sempre alagaram os bairros periféricos e deixando pessoas desabrigadas; as ditaduras: a de Getúlio Vargas e a militar, as reuniões da CNBB, as diretas já, as grandes descobertas da ciência na área da medicina, as mortes dos Kennedys, o Apartheid na África, a queda do Muro de Berlim, a morte de Indira Gand, os grandes conflitos no mundo, dentre outros momentos vividos pela humanidade, que este jornal, semanário, interiorano, através dos seus 93 anos tem acompanhado, divulgando-os com ética, responsabilidade e respeito aos leitores.
 
Seus diretores e editores passados mantiveram sua linha editorial, para a qual esta gazeta foi fundada, seus diretores atuais mantêm a mesma conduta, porém com modernidade, novo design, atualizado e moderno.
 
Hoje o Correio da Semana, tem como Superintendente Dom Odelir José Magri, Bispo Diocesano; o Vigário Geral Cônego Gonçalo de Pinho Gomes; diretor geral, o Padre Francisco de Assis Rocha, assessor de comunicação da Diocese; o ecônomo da Diocese e que também faz parte da diretoria do jornal, senhor Valmir Andrade; editor, diretor e repórter, Araújo Pathelle; redator e repórter, Osvaldo Avelino; fotógrafo e setor de informática Macildo Brito; diagramador e Design Felipe Mendes; revisor, professor Manoel Valdeci de Vasconcelos, Assessor Financeiro Wilson Calixto e os colaboradores: Silveira Rocha, Artemísio da Costa, Pe. Valdery da Rocha, João Barbosa PP Cavalcante, Pe. João Batista Nery, Adalberto Mendes, Osvaldo Avelino, William Vasconcelos, Marcelo Marques, Sargento Vaumirtes, Dimas Carvalho, Chico Prado, Aurélio Pontes, Mesquita da Silva, Márcia Cunha, José Donato, Leite Soares, Simon Nobre e Pe. Martins.
 
Com a nossa equipe pequena, porém autêntica e a expressividade dos colunistas, o Correio da Semana, atingiu o apogeu, completando quinta-feira passada, 93 anos. Uma história, contada, dentro da história.
A diretoria do jornal agradece a todos os colunistas e colaboradores, pela assuidade em suas matérias e ajuda primordial para o sucesso deste semanário. Como também aos patrocinadores e assinantes, que têm nos confiado seus produtos para divulgação e em especial aos leitores, razão maior destes 93 anos.
Reconhecimento
 
Dia 31 de março, quinta-feira passada, o Jornal Correio da Semana, completou 93 anos de circulação, idéia imortal do grande Dom José Tupinambá da Frota. Nestas mais de 09 décadas, este semanário vem contando os acontecimentos que fizeram a história da sociedade sobralense e da região norte do estado, numa inefável comprovação de que o seu idealizador vislumbrava o futuro, o progresso, bem distante de sua época.
Aproveitamos a oportunidade e ouvimos algumas pessoas de nossa sociedade que fizeram considerações a respeito dos 93 anos do Correio da Semana.
 
Correio da semana – 93 anos informando e Evangelizando
 
No dia 31 de março de 1918 nascia o Correio da Semana, uma apaixonante aventura iniciada por Dom José Tupinambá da Frota. São 93 anos de história, de luta, de perseverança, de resistência, de alegrias e fadigas a serviço de uma informação livre, respeitosa e alternativa.
 
Um instrumento de informação e um espaço sempre aberto para quem se compromete com a causa e a mensagem do Evangelho.
 
Reconhecimento por ele sempre acompanhar a história eclesial, política, econômica, social e cultural de nossa região.
 
Comemorar 93 anos de existência significa fazer parte da história do Ceará e da nossa cidade de Sobral. Parabenizo todos que trabalham nesse jornal e todos que por ele já passaram, fazendo parte dessa história.
Parabéns e muitos anos de vida.
Dom Odelir José, mccj

Governador Cid Gomes – O Correio da Semana é uma legenda. Não se pode imaginar Sobral sem este Jornal. Dom José em 1918, três anos depois da criação da Diocese, sentiu a necessidade de fundar um veículo de comunicação, para facilitar a divulgação das atividades da Igreja de Sobral e da região. E ai está o Correio da Semana, novo, nem parece ter 93 anos, atualizado, visto em vários países e com uma aceitação invejável. Solidarizo-me com as alegrias de todos os sobralenses, com a Diocese, os diretores do Jornal e a competente equipe, que faz esta história de sucesso acontecer.

Valmir Andrade, Ecônomo da Diocese de Sobral e diretor financeiro do jornal: “para mim é uma satisfação muito grande ver o jornal Correio da Semana, como está hoje. Logo que assumi, com o ex-bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto, o jornal estava nas mãos de terceiro. Nós trabalhamos e graças a Deus conseguimos trazer o jornal para a administração da diocese e, também mudamos de endereço. Hoje, o jornal está bem administrado pelo companheiro Araújo Pachelle e seus colaboradores. O jornal está muito bem, graças a Deus e a diocese está muito satisfeita com o trabalho que o jornal vem fazendo pregando o evangelho e dando notícias da igreja e noticiando os acontecimentos verificados em nossa cidade e região. É muito importante estar presente nos 93 anos do Jornal Correio da Semana”.
 
Deputado Ferreira Aragão – Eu quero me associar às alegrias deste momento, porque só dura tanto tempo, é quem tem talento e tem competência. Portanto parabéns ao Correio da Semana e a todos que compõem este conceituado semanário. Irei entrar na Assembleia Legislativa com uma Moção de Congratulações, pela passagem dos 93 anos do Correio da Semana, o Jornal da Minha terra, da minha cidade.
 
Presidente da Câmara Municipal de Sobral, vereador João Alberto Adeotado Junior – O jornal Correio da Semana é um jornal quase centenário. Tem dado sua contribuição. Hoje, em dia, o único jornal que nós temos para nos estimular. Agradecemos à Diocese e seus colaboradores desse conceituado jornal. A Diocese que mantém vivo este semanário. Fazendo chegar a todos com suas informações precisas. É muito importante uma instituição ter por trás de si a credibilidade e a obra extraordinária da igreja católica de Sobral e toda região. O mais importante ainda é poder comemorar esta data, porque o Correio da Semana é um dos símbolos do valor da comunidade sobralense. Eu, me associo a todos os seus sonhos e admiradores.
 
Vereador Paulo Vasconcelos: Muito me engrandece como vereador de Sobral, enaltecer o trabalho do Jornal Correio da Semana, quando completou 93 anos de sua fundação servindo ao povo de Sobral, sempre inovando e acompanhando o ritmo de desenvolvimento. E, por seu trabalho e ao longo dos seus 93 anos se tornou um jornal de credibilidade. Por isso, parabenizo a todos que fazem este conceituado semanário o mais antigo do estado do Ceará.
 
Dr. Carlos Hilton, Secretário de Saúde do município de Sobral: “O jornal Correio da Semana é um patrimônio cultural dos sobralenses. É um jornal que vem contando a história de várias gerações. Nós estamos celebrando os 93 anos deste jornal sobralense, momento em que me sinto muito orgulhoso de ter presenciado muitos momentos deste conceituado noticioso.
 

Nenhum comentário: