quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por uma cultura descentralizada

Petição pública encabeçada por Wilton Matos requisita que a empresa Chesf construa um Centro Cultural no Passaré

Roberto César e a banda Eletrocactus, originada no bairro José Walter: "Ainda temos muita produção boa nessa região, mas falta um espaço cultural para dar visibilidade a elas"
Membro da Associação dos Funcionários da Chesf, o compositor Wilton Matos iniciou nesta semana um abaixo-assinado com o objetivo de requisitar a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco a construção de um Centro Cultural nas imediações da empresa, localizada no bairro Passaré.

Matos e outros funcionários se reuniram para fazer essa exigência, dada a política da Chesf de apoiar espetáculos de teatro, dança e música, mas sobretudo em Pernambuco, onde se situa a sede da companhia. O objetivo é que haja uma melhor distribuição desses recursos voltados à cultura e que, no Ceará, isso se reverta na construção desse novo polo.

   O cantor e compositor Wilton Matos, integrante do Bora! Ceará Autoral Criativo, é o autor do abaixo-assinado   

Copa do mundo
Segundo Matos, ainda que a empresa não possua outros centros culturais pelo País, a petição é importante já que o bairro e o entorno não possuem espaços de cultura. "Por conta do Castelão, o Passaré será bastante visado em 2014. Precisamos de um lugar que fomente a cultura dos bairros próximos", defende Matos. O poeta e compositor Alan Mendonça, que apoia a iniciativa, relaciona a importância da construção também à descentralização de equipamentos culturais em Fortaleza: "Aqui ou você tem o Dragão do Mar, na praia de Iracema, ou os espaços no Centro da cidade... Mas Parangaba, Siqueira, esse território mais ao sul, só tem o Centro Cultural Bom Jardim".

Efervescência
Ainda de acordo com os apoiadores, essa inexistência dos aparelhos culturais não pode ser justificada por falta de demandas. Para Roberto César, vocalista da banda Eletrocactus, nascida no José Walter, o bairro possui grande efervescência cultural e precisa de um espaço de escoamento dessa produção. "Quando comecei a enveredar por esse mundo da música, minhas referências, as bandas nas quais me espelhava, eram todas daqui, do José Walter. Eram muitos grupos e isso em 1995. Agora ainda temos muita produção boa nessa região, mas não um lugar para dar visibilidade a elas", afirma Roberto.

Wilton Matos reforça o argumento do cantor citando nomes importantes para a cultura cearense surgidos daquela região. "Esse entorno é um celeiro de grandes personalidades da nossa cultura: o poeta José Furtado, o violonista Tarcísio Sardinha, a escola de artes do José Walter, da Ceiça Martins; fora as muitas bandas formadas nesse bairro. Aqui por perto há muitos desses nomes".

O abaixo-assinado pretende estender a mobilização para que não fique apenas entre os funcionários da empresa. "Queremos que a sociedade participe, que queira também ocupar esse espaço", convida Matos.

A petição pública já foi apoiada por mais de 430 pessoas. Ela é virtual e pode ser assinada no seguinte site: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=chesf.

MAYARA DE ARAÚJOREPÓRTER

Nenhum comentário: