quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto na tela grande

Em sessão especial, será lançado hoje o filme "Poço da Pedra", realizado pelo Ponto de Cultura Acartes, do bairro Pirambu

Atores do filme "Poço da Pedra", em cena filmada no município de Itaitinga (CE). Para a realização do longa, foi construída uma cidade cenográfica no local
Resultado de cinco anos de trabalho do Ponto de Cultura Academia de Ciências e Artes (Acartes), do Pirambu, o longa-metragem "Poço da Pedra" será lançado hoje às 18h, no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA). O roteiro é uma adaptação do romance homônimo de Gerardo Damasceno, diretor da Acartes e também do filme.

O autor já havia adaptado a obra para peça de teatro, juntamente com o dramaturgo Raimundo Cavalcante. "Escrevi esse livro há uns 20 anos, e ainda não lancei, é inédito. A primeira adaptação foi para uma peça, lançada em 2002 e encenada pelo grupo de teatro da Acartes. À época ainda não éramos ponto de cultura, mas já tínhamos esse grupo formado", recorda Damasceno.

Apesar de ser uma ficção, "Poço da Pedra" faz uma releitura de fatos recorrentes na política do nosso estado e do País. A comunidade do pequeno distrito de Poço da Pedra, no município de Itaimbé da Serra (nomes fictícios) sofre com a ambição de políticos e poderosos que planejam dominar as terras do local, ao saberem que naquela região irá passar uma rodovia federal, que promete valorizar a área. Assim, o grupo investe na divisão dos moradores.

Ápice
Depois de adaptar a história para teatro, Damasceno e Cavalcante renovaram a parceria e adaptaram o livro para o audiovisual. Ao todo, foram 43 dias de filmagens. "A primeira etapa durou um mês, quando gravamos boa parte das cenas. Fizemos um intervalo, captamos o restante do recurso e filmamos por mais 13 dias. Tivemos tomadas em Fortaleza, mas o grosso foi realizado no município de Itaitinga", revela Damasceno.

"Construímos uma cidade cenográfica, com 14 locações. Também gravamos quatro cenas em Guaramiranga. Concluída essa fase, iniciamos a edição e finalização. Isso demorou mais uns cinco meses", detalha o diretor.

Mas, segundo Damasceno, o processo de construção do filme vem desde 2005, quando a Acartes tornou-se Ponto de Cultura. "Como Ponto, uma de nossas atividades é a oficina permanente de capacitação de atores, além de oficinas de cinegrafista, som, edição. Nos últimos cinco anos formamos elenco e equipe técnica para várias produções e produzimos muitos curtas-metragens", recorda o diretor. "Esse é nosso primeiro longa, a coroação de uma trajetória. Sua realização vem desde a aprovação do projeto dentro da Lei Rouanet, a captação de recursos, a preparação de elenco", destaca Damasceno.

Cerca de 100 profissionais trabalharam na execução de "Poço da Pedra" - 80% deles foram instruídos e formados em cursos fornecidos pela própria Acartes. O ator global Aramis Trindade é um dos protagonistas do filme. No lançamento, o longa será exibido pela primeira vez para imprensa e convidados.

Na ocasião, também será haverá exposição dos maquinários confeccionados e utilizados no filme. Célio Turino, Secretário de Cidadania Cultural do Governo Lula e idealizador dos Pontos de Cultura, estará presente e será homenageado.

MAIS INFORMAÇÕES
Lançamento do filme "Poço da Pedra". Hoje, às 18 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar. 
Para imprensa e convidados.

ADRIANA MARTINS
 REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: