sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uma imersão literária

Projeto do Centro Cultural BNB, "Abril para a Leitura" presta homenagem à arte das letras com uma mostra babélica, onde cabem teatro e artes visuais

Cena da peça "Ensaio para um silêncio", do grupo Expressões Humanas, sob direção de Herê Aquino. O espetáculo é livremente baseado no romance "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector
Uma programação de fôlego para o mês mais literário de todos. Assim será o evento multimídia "Abril para Leitura", promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Fortaleza. O projeto pretende marcar as datas comemorativas relacionadas ao livro e à leitura, comemoradas nas próximas semanas: o dia internacional do livro infanto-juvenil (02/04); o dia nacional do livro infantil (18/04); e o dia mundial do livro
(23/04).

Com entrada gratuita, a programação abrange peças de teatro adulto e infantil, um espetáculo cênico-musical, curso de apreciação de arte, oficina de formação artística, palestras e debates, passeios no Trenzinho da História, exibições de curtas-metragens, contação de histórias e uma Tenda Poética, entre outras atividades.

A agenda já tem início hoje, com a apresentação da peça "Ensaio para um silêncio", do grupo Expressões Humanas, com direção de Herê Aquino. Livremente inspirado no romance "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, o espetáculo é uma tentativa da captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. A peça se trabalha o jogo entre criador e criatura e dos diversos "eus" que duelam na criação de personagens.

Na sexta-feira seguinte é a vez do espetáculo "Algumas histórias de amor", dirigido e encenado por Edivaldo Batista e Paula Yemanjá. Escrito a partir de contos de Marina Colasanti e Nelson Rodrigues, a peça traz à tona sentimentos e relações discutidas à luz de uma bela refeição, por meio de personagens como uma mulher que espera o marido ausente, e outra que se empanturra de comida para deleite do esposo.

Além do teatro, também há espaço para o cinema. A programação especial exibirá quatro curtas-metragens cujo foco é a literatura, em dois sábados: "Memórias de papel", "Como comer um elefante", "Pedreiro literário" e "Nosso livro".

Quem prefere ser mais do que espectador deve apostar na Tenda Poética, onde durante dois dias acontecem performances, rodas de leitura, leituras dramáticas e a Mostra de Poesia Falada. O público poderá inscrever sua poesia e apresentá-la no palco do CCBNB - Fortaleza.

Para os pequenos
Os domingos são dedicados ao público infantil. No dia 3 será apresentado o espetáculo "Livrolândia - O Reino da Leitura", com a Cia. Camarim de Teatro e direção de Davidson Caldas. A peça conta a saga de um rei que se cansou de ler histórias e decidiu lançar um concurso em seu reino para a pessoa que tivesse a voz mais bonita e soubesse ler bem. O espetáculo será reapresentado dia 17 (domingo), nos mesmos horários e local, e no dia 30, às 17h30, no Centro Cultural Patativa do Assaré (Av. B, 701), no Conjunto Ceará, dentro do programa Arte Retirante.

No dia 10 será a vez de "Em cada canto um conto", com o grupo potiguar Carmim e direção de Rogério Ferraz. Trata-sede um espetáculo lúdico e musical que trata da narração de histórias e brincadeiras populares. As histórias ressaltam valores como lealdade, trabalho em equipe e honestidade.

Também aos domingos acontece a oficina de arte "Animais inventados de biscuit" e o passeio no Trenzinho da História. A oficina parte da leitura do livro "O coelhinho esquisito descobriu que é bonito" para estimular as crianças a criar animais imaginários com as peças de biscuit. Já o passeio é direcionado a crianças de até 12 anos e seus acompanhantes. O trenzinho vai percorrer ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza, mostrando as principais praças e monumentos históricos da região. Haverá uma parada de 20 minutos na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.

Dentro da programação infantil acontece ainda a contação de histórias "Marcelo, Marmelo, Martelo", baseada no livro homônimo da escritora de literatura infantil Ruth Rocha. Na história, um simpático menino muito curioso passa a questionar o nome e o sentido das coisas.

Conhecimento
Sem esquecer as ações formativas, o "Abril para Leitura" realiza no período de 5 a 7, o curso de apreciação de arte "Fortaleza das Letras: a Cidade na Literatura", ministrado pelo professor Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra. O curso visa apresentar poemas, trechos de contos, romances e crônicas da literatura cearense, que enfocam a Capital cearense, no mês do aniversário da cidade.

Por sua vez, a oficina de formação artística "Laboratório de produção literária" acontece no período de 12 a 15, com o objetivo de vivenciar a criação literária de narrativas, através de conhecimentos teóricos e exercícios práticos de escrita artística.

Já no Literatura em Revista, um programa de apreciação e difusão literária, as escritoras Érica Zíngano, Roberta Ferraz e Renata Huber falam sobre o livro "fio, fenda, falésia", no dia 26. Na edição seguinte do programa, dia 30, o poeta Ítalo Rovere rememora em prosa e verso as viagens que fez para a Índia em 1989, 1990, 1991 e 1997, para encontrar-se com a Madre Teresa de Calcutá, com quem conviveu e trabalhou.

Já o programa Troca de Ideias traz, no dia 26, o artista visual Efrain Almeida. Cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain participará de uma conversa com o público sobre sua trajetória artística e história de vida. Além disso, lançará o livro "Efrain". Seus trabalhos afirmam o caráter autobiográfico de sua produção, que levanta questões relacionadas à natureza do sertão nordestino, ao corpo, à sexualidade e à religião.

Por fim, nos dias 12 e 26, acontece o Clube do Leitor, um programa onde as pessoas se encontram para participar de um grupo e compartilhar novas leituras e conhecimentos. A programação inclui ainda espetáculos e debates em outros municípios cearenses, dentro do programa Arte Retirante.

Programação
Hoje e 15/04 - Peça "Ensaio para um silêncio", às 15 horas e às 18h30

3/04 - Espetáculo "Livrolândia - o Reino da Leitura", às 11h e às 17h

De 05 a 07/04 - Curso "Fortaleza das Letras: a Cidade na Literatura", de 14h às 18h. Inscrições gratuitas na recepção do CCBN

8/04 - Espetáculo "Algumas histórias de amor", às 15h e 18h30

10/04 - Espetáculo "Em cada canto um conto", às 11h e 17h

12 a 15/04 - Oficina de formação artística "Laboratório de produção literária", de 14h30 às 18h30

19/04 - Conversa com as escritoras Érica Zíngano, Renata Huber e Roberta Ferraz, autoras do livro "fio, fenda, falésia", às 18h30

26/04 - Conversa com o artista visual Efrain Almeida, às 18h

Confira programação completa do evento no site do CCBNB - Fortaleza

http://migre.me/49BEa

MAIS INFORMAÇÕES
Abril para Leitura - De hoje até 30 de abril no CCBNB - Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro). Contato:
(85) 3464.3108

ADRIANA MARTINS
 REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: