segunda-feira, 9 de maio de 2011

Artista Cearense Iran Bz - 17 anos de estrada

Num país de tantos modos de vida, formas de expressão e identidades, o que esperar de um compositor brasileiro senão uma miscigenação harmônica, melódica e poética? Hoje, já não se pensa mais numa única identidade como quis a tradição, mas, sim, em várias identidades, como maneira de pensar e agir.

 Foto: Divulgação
 Esse foi o caminho multifacetado percorrido pelo artista cearense Iran Bz durante 17 anos de estrada. Cada faixa assinada, em seu álbum de estréia, traz uma personalidade distinta, um “eu” que fala e que transborda o tempo ordinário dando ritmo exato àqueles instantes pincelados pelo autor.

Destaque nos festivais por aí afora, Iran Bz comenta sobre seu estilo amalgâmico: “Definições são sempre superficiais... não gosto de rótulos, minha música não pode ser rotulada, por ser extração de uma vida cheia de idas e vindas, com muitos motes, muitos motivos diferentes, muitos ritmos..”.
A pluralidade de suas canções dialoga com a vasta dimensão territorial de nossa história, como Maracatu, Moda de viola, Samba, Funk, Rock, dentre outras modalidades da música popular brasileira.

A novidade está justamente em fazer nos lembrar de toda a multiplicidade da nossa cultura nacional...

“Quando se pensa em algo universal, logo nos remetemos a linguagem essencial e plural. A arte deve ser tratada como algo ilimitado, um quarto sem paredes, com vista para tudo que a imaginação possa criar”

Nesse pensamento Iran Bz traduz parte de sua essência, também explicitada no seu trabalho musical. O seu primeiro CD, intitulado “Traços de Meu Canto”, traz em onze faixas, um pouco da sua história e sua influência adquirida nesses 27 anos de comunhão com a arte.

“Tudo que percebo como algo feito com verdade, me comove e influencia...”

Umas das características marcantes de “Traços de meu Canto” é a percepção fácil da “verdade” com a qual Iran compõe e interpreta suas canções:

Faixa 01 – Traços de Meu Canto – premiada canção que fala de suas raízes para o mundo.
Faixa 02 – Aquele Verão – Canção inspirada na sua primeira viagem ao sudeste.
Faixa 03 – Menina do Maracatu – Homenagem à Rainha do Maracatu Nação Fortaleza, com a participação belíssima do Paulista Zezo Ribeiro, gravado parte na Espanha e parte em São Paulo.
Faixa 04 – Se Não For Amor – Mistura de ritmos e letra fascinante.
Faixa 05 – Samba Jazz – outro grande sucesso. Com a participação especial do guitarrista carioca Carlo Filipe e Cantora Thais Macedo. Uma nova concepção.
Faixa 06 – Diferente – Bela canção de Evaristo Filho e Edmar Gonçalves
Faixa 07 – Enquanto Toco no Cais – Composição feita no Rio De Janeiro em 1997...pura sensibilidade.
Faixa 08 – Ser Zen – outra grande participação especial... o grupo Vitrola Digital, música alternativa de boa qualidade e letra alucinógena. Parceria de Iran Bz com Cunha Nobre.
Faixa 09 – Paixões de Divã – Um dos grandes hits do cd. O Autor cede parceria aos amigos Roney Filho e Jerusa Gomes.
Faixa 10 – É loucura – Iran em “voz e violão”...parceria com sua amiga Socorro Cavalcante.
Faixa 11 – Iracema / E o juízo? – uma canção de amor a sua terra natal...Fortaleza.

1998 – Participou do primeiro Recital de Música Popular do Conservatório Alberto Nepomuceno cantando no coral, acompanhando vários cantores ao violão e ainda com sua banda em parceria com Cristina Malagueta.
2007 – 1º Festival Nacional de Musica de Rio das Ostras - RJ - 5º Festival de Música Brasileira de Macaé – RJ

- Show no Espaço Mix – Petrobras – RJ
- Show no Flagra Pub – RJ
2008 – Finalista do 2º Festival Nacional de Música de Rio das Ostras – RJ
- 3º Lugar no 6º Festival de Música Brasileira de Macaé – RJ
2009 - Abriu o 39º Festival Nacional da Canção – MG
2010 - Lançamento do cd “Traços de Meu Canto” no Teatro José de Alencar, participando das festividades do centenário do maior palco do Ceará.
- Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras
- Show no Teatro Municipal de Rio das Ostras
- Show no Teatro do Sesi – Macaé – RJ – Circuito Cultural

As composições de Iran Bz são o reflexo de sua personalidade. Nelas, o artista se expõe e manifesta toda sua raiz brasileira, que é caracterizada por muita paixão. Paixão pelo nordeste, sua praia primeira; paixão pela música, sua essência; paixão pela verdade, sua prática de vida; paixão por ser simplesmente Iran Bz.

“Quem conhece seu trabalho sabe que suas canções são expressões vivas de seus sentimentos, pensamentos e crenças e não o resultado de uma produção milimetricamente arquitetada para cair no gosto popular, o que acaba acontecendo, não por projeção, mas como resultado de uma alma que não tem medo de falar através de notas musicais, ritmos e letras, de seus anseios, de suas verdades, de suas raízes. Cada uma de suas composições tem uma história, que o artista sabe bem contar. Histórias essas que fazem parte de sua vida, de suas crises, de seus amores, de suas dores...”
(Ariane Albuquerque – musica)

“gostei muito da tua música. Muito bom teu trabalho, fiquei com vontade de ouvir mais.”
(Cardo Peixoto – compositor, músico)

“O tapete vermelho está estendido para o Iran, tem muita verdade em tudo o que faz...Menina do Maracatu foi um presente pra mim, por ter participado dessa linda canção.”
(Zezo Ribeiro – violonista)

Grupo ou Sozinho: 6 pessoas no grupo

Moradores de Rio das Ostras - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: