quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comissão debate criação do Instituto do Livro e da Leitura no Ceará


A Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa do Ceará realizou na tarde desta terça-feira (03/05), no Complexo de Comissões da Casa, audiência pública para debater políticas públicas para o livro e leitura no Estado e a criação do Instituto do Livro e da Leitura. A iniciativa atendeu a requerimento do presidente da Comissão, deputado Ferreira Aragão (PDT).

O parlamentar ressaltou a importância de se apoiar iniciativas que estimulem a leitura e assumiu o compromisso de levar ao governador do Estado documento propondo a criação do Instituto, subscrito por 11 instituições.

O deputado Júlio César Filho (PTN), presente ao debate, ressaltou a importância do incentivo à leitura, principalmente para a juventude. "Se tomarmos como exemplo as nações mais prósperas, vemos que a política de incentivo à leitura sempre esteve presente nas suas histórias. É valorizando essa idéia junto aos nossos jovens que vamos conseguir mudar nossa realidade", afirmou.

Representando o Conselho Consultivo do Anuário Literário do Ceará, o professor Auto Filho apresentou um documento com elementos para a criação do Instituto. “Várias entidades reuniram suas ideias nesse documento com as medidas necessárias e urgentes para a criação e gestão do nosso instituto, dando assim uma contribuição decisiva para tornar o Brasil uma sociedade leitora, digna de figurar entre as grandes nações cultas do mundo", pontuou.

A presidente da Associação Cearense de Imprensa, jornalista Ivonete Maia, declarou apoio à criação do instituto também como cidadã. "O que está no documento precisa ser concretizado. E quando estiver pronto, que sirva ao povo e não vire mais um ornamento. O Ceará merece isso", declarou. Concordando com as palavras da jornalista, o vice-presidente da Academia Cearense de Letras, poeta Barros Pinho, apoiou as ideias presentes no documento: “Entramos nessa empreitada convictos do nosso sucesso. O instituto vai enriquecer nossa cultura".

Estiveram presentes ao debate representantes da Secretaria de Cultura do Estado, Sindicato das Indústrias de Gráfica do Estado, Sindicato dos Livreiros do Ceará e Câmara Cearense de Letras.
LA/CG

Fonte: Assembléia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: