quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educação-Ministro e governador participam de aula inaugural

Unilab tem aula inaugural com presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do governador Cid Gomes e de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa 

A Unilab fica em Redenção e oferece cinco cursos de graduação (FOTO: IGOR DE MELO)
O estudante de Guiné Bissau Leni Ernesto Mango, 20, viajou por quatro horas para realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Já o estudante Ednângelo Duarte, 22, que mora no município de Redenção, precisou dar apenas alguns passos para ter a mesma conquista. Os dois integram a lista da primeira turma de alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).

Ontem, foi realizada a aula inaugural com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no Campus da Liberdade, em Redenção. O governador do Ceará, Cid Gomes, e representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa também participaram do evento. 

Para o ministro da Educação, a criação da Unilab representa um avanço no processo de integração entre o Brasil e os países africanos. “O projeto político pedagógico está voltado para atender aos anseios dos brasileiros e africanos”, informou.

São 360 alunos matriculados na Unilab. Dos 180 inscritos para este primeiro trimestre, 39 são estrangeiros de países que falam a língua portuguesa. A seleção dos estudantes brasileiros se deu através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já os estrangeiros, participaram de uma seleção organizada pelas embaixadas. 

De acordo com o reitor da Unilab, Paulo Speller, estão previstos também os cursos de Medicina, Farmácia e Saúde Pública. Porém, sem data confirmada. Nesta fase inicial, estão disponíveis os cursos de Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias. 

As aulas começam na próxima segunda e ocorrem provisoriamente no antigo Centro Administrativo de Redenção. Os cursos são divididos por trimestres.

Investimentos
 
A licitação para a primeira etapa das obras no campus definitivo da universidade deve ser iniciada em setembro. Ao todo, a Unilab recebeu R$ 7 milhões de apoio financeiro do governo estadual. O governador Cid Gomes ressaltou a importância da universidade no desenvolvimento do Maciço do Baturité e garantiu a construção de um hospital regional em Redenção assim que o curso de Medicina seja implantado na Unilab. “A unidade servirá como base de formação dos estudantes”, garantiu.

Outra ação proposta será a duplicação da CE-060, entre Pacatuba e Redenção, e uma nova estrada entre Redenção e Pacoti. “Vamos melhorar ainda mais o acesso à Unilab”, completou.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A Unilab iniciou suas atividades com uma aula inaugural do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele falou sobre a importância da integração dos países luso-brasileiros no desenvolvimento econômico e educacional.

SAIBA MAIS

O ministro da Educação reconheceu que o Ceará precisava de mais uma universidade federal e garantiu novos investimentos para o Sul do Estado. “A Unilab em Redenção é um reconhecimento pelo exemplo educacional que foi dado com a abolição”.

A Unilab teve o objetivo de capacitar os alunos para que possam potencializar seus conhecimentos onde nasceram.

Para o presidente da Associação de Estudantes de Guiné Bissau, Miate Bonte Có, o desejo de contribuir no desenvolvimento da África fez com que muitos alunos aproveitassem a chance de estudar na Unilab.
Haddad falou da integração da escola especial na educação pública. Ele garantiu que alunos com necessidade especiais receberão apoio dobrado do Fundeb.

Quanto ao Enem, ele se comprometeu a estudar a possibilidade da prova em libras. “Vou levar essa demanda ao MEC. Se tiver uma solução técnica, nós vamos fazer”.  

Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: