sábado, 14 de maio de 2011

Fulô da Aurora

Os integrantes Fabiano de Cristo, Raphael Bruno e Guilherme Cunha falam sobre a banda, as influências musicais e o novo disco Querendo Tem

Redescobrir a tradição oral do Ceará. É isso que pretende a banda Fulô da Aurora com a composição de suas músicas. Reizados, maracatus, grupos de coco, todos esses “brinquedos” da cultura popular do Nordeste são de grande influência para o grupo, que já vem pesquisando a estética da música nordestina há um bom tempo.

É nesse espírito brincante do Ceará, dos Cocos de Praia, dos batuques dos Bois e Maracatus de Fortaleza, da literatura de cordel, das Bandas Cabaçais, que a Fulô da Aurora desenvolve as canções, buscando uma “poesia lúdica” e uma ressignicação da tradição popular. O grupo se formou em 2003, mas desde muito antes os integrantes já estavam envolvidos numa pesquisa e numa vivência com a música cearense.



Todos participaram do grupo percussivo Tambor de Caboclo, que tocava no bairro Benfica, de Fortaleza. A experiência musical que culminaria na banda Fulô da Aurora foi quando participaram do Brincantes Cordão do Caroá, programa de extensão da Faculdade de Educação da UFC. No momento, só faltava mais um integrante para completar a formação que segue até hoje. Em 2003 já se consagrava a Fulô da Aurora, que tocava em formação cabaçal em vários espaços públicos de Fortaleza, quando faziam rodas brincantes com pifes, zabumba, caixa e prato.

O grupo não parou e resolveu investir também na formação de palco, que conta com vário instrumentos e vozes, femininas e masculinas. São sete integrantes e mais que sete instrumentos. Cavaco, viola, rabeca, flauta transversal, e muita percussão compõem o som do grupo, que investe num trabalho de músicas autorais. O disco Querendo Tem, por enquanto disponível apenas na internet, revela as canções da Fulô da Aurora depois de um amadurecimento como grupo musical. O CD dessa vez conta com uma direção musical e a participação de outros artista cearenses, como Nego Célio e Babi Guedes.

Parceiros de trabalho, mestres da cultura popular, compositores cearenses, influenciam na produção da Fulô, que afirma com veemência a importância dos artistas nordestinos para a composição da obra da banda. O futuro? Aprimorar o trabalho e continuar redescobrindo a tradição musical do Ceará, seja na formação cabaçal, seja na formação de palco. O mais importante parece ser revelar a beleza das músicas brincantes do nosso estado.
O disco Qurendo Tem está disponível para download na página da banda Fulô da Aurora http://fulodaaurora.com.br/

A Fulô da Aurora é composta por:
Rodrigo Claudino: Cavaco, Viola Caipira e Voz
Fabiano de Cristo: Rabeca, Pife, Violão e Voz
Guilherme Cunha: Flauta Transversal, Pife, Violão e Voz
Raphael Bruno: Percussão
Samira Cardoso: Percussão e Voz
Lorena Chagas: Percussão e Voz
Juliana Roza: Percussão e Voz


Nenhum comentário: