sábado, 18 de junho de 2011

Tauá está entre as melhores cidades digitais

Mesmo sendo um Município pequeno, Tauá se classifica bem na lista nacional de cidades que oferece acesso à web

Até na zona rural de Tauá já é possível acessar a internet. São diversos programas mantidos no Município que permitem a conexão dos moradores à rede mundial de computadores
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Tauá Quiosques digitais em vários pontos da cidade, TeleTauá Bodefones, Educação em Informática, Tauanet Móvel, Telesaude, Curso de Inclusão Digital para Todos, Metareciclagem. São projetos desenvolvidos neste Município por meio do Programa Cidade Digital, iniciado em 2006 pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério das Comunicações, e que transformou a cidade quando a inclusão digital. Nos últimos cinco anos, o Município praticamente respira progresso na área digital. Não é à toa que está no ranking nacional do Índice Brasil de Cidades Digitais, cuja solenidade de entrega do Prêmio ocorreu no último dia 14, em São Paulo. Ocupou o 10º lugar, com 332 pontos, atrás apenas de grandes capitais, como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES), as quatro primeiras do ranking e pequenos Municípios do Sul e Sudeste, como Ibirapuitã (pouco mais de 4 mil habitantes), no interior do Rio Grande do Sul, e Tarumã (cerca de 13 mil habitantes), em São Paulo, além de grandes Municípios também paulistas, como Jundiaí, Campinas, Santos e São Carlos.

"Embora seja um Município pequeno, Tauá possui uma série de iniciativas na área, que começaram há cinco anos e estão tendo continuidade. Daí o seu posicionamento entre os dez primeiros", destaca Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial, que lançou o Prêmio, juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Trata-se de um trabalho inédito no País, realizado com o objetivo de medir o nível de digitalização dos Municípios brasileiros que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O trabalho oferece um panorama do estágio de digitalização de 75 Municípios.

Iniciativas diferentes
Ainda sobre Tauá, além da continuidade do Programa Cidade Digital, Lia destaca iniciativas diferenciadas na área. "Tauá mostra que já tem uma tradição e que seus gestores deram importância a oferecer os serviços. Tem iniciativas que são comuns em outros Municípios, mas tem também importantes projetos pitorescos, como o TeleTauá Bodefones, Quiosques, que o elevaram a essa posição", relata.

A diretora ressalta também que o Município já integra digitalmente várias unidades de saúde, uma parte relevante das escolas públicas e inclusão digital para a população de baixa renda. Cita o fato de os agentes de saúde utilizar palmtops em sua rotina de trabalho. "Claro que Tauá ainda precisa avançar mais, mas já oferece consideráveis avanços e serviços à população na área digital", conclui.

Além das dez primeiras colocadas no índice, foram premiadas as cidades que se destacaram em categorias específicas: Acessibilidade, Acesso Público, Cobertura Geográfica e Serviços e Aplicações. Esses Municípios, juntamente com as dez cidades classificadas nas primeiras posições do ranking, foram premiados. Do Ceará, mais um Município destacado com a premiação foi Icapuí, que ganhou na categoria Acesso Público. No ranking, ficou em 42°.

"Esse trabalho pioneiro revelou um fato importante: o nível de digitalização no País ainda é incipiente", afirma Lia Ribeiro. "Ainda falta muito para que as cidades brasileiras alcancem o nível de digitalização plena. Mas, com iniciativas simples como a ampliação da quantidade de aplicações e serviços de governo eletrônico, esses Municípios podem dar um salto de maturidade nessa área", diz.

"As cidades digitais apresentam diferentes estágios de maturidade, ou níveis de urbanização, em relação à disponibilidade e uso das TICs, seja pelo cidadão, governo, sociedade ou empresas", afirma Juliano Castilho Dall´Antonia, diretor de Tecnologias de Serviços do CPqD.

Metodologia
Para avaliar em que estágio estão os Municípios brasileiros, o CPqD criou uma metodologia que leva em conta uma série de critérios, divididos em nove categorias, relacionados não só à infraestrutura tecnológica (presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica etc.), mas também à disponibilidade de serviços digitais e até de recursos de acessibilidade, por exemplo, para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas, que possam ter acesso aos usos do computador.

SILVANIA CLAUDINO
Repórter

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Tauá, Secretaria de Ciência e Tecnologia tivo, (88) 3437.2068/ Momento Editorial, (11) 3124.7444 - São Paulo

Nenhum comentário: