sexta-feira, 8 de julho de 2011

Educação profissional motiva planejamento

Dez ministérios participam de planejamento da educação profissional no Ceará até 2020

O Instituto Centec realiza atividades voltadas para a ciência e tecnologia, contribuindo para uma educação de qualidade
PATRÍCIA ARAÚJO
Fortaleza. O planejamento da educação profissional no Ceará até 2020 está em pauta de hoje até o dia 10 em Fortaleza. Trata-se da Oficina de Busca de Estratégias e Prioridades, realizada pelo Instituto Centec, no Marina Park Hotel. Este planejamento tem como objetivo construir cenários ideais, identificar os caminhos e definir as ações para a construção de futuro, alinhados com as diretrizes de governo para a Ciência Tecnologia e Ensino Tecnológico. O trabalho adora como metodologia os fundamentos da tecnologia de planejamento para resultados.

Hoje, o ministro Ubiratan Aguiar dará a palestra de abertura no evento de planejamento sobre o tema "Educação Profissional Brasileira: Avanços e Desafios", às 19h30.

Representantes de dez ministérios do Governo Federal participam do evento, organizado pelo Instituto Centec e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação, com parceiros e beneficiários dos serviços de educação profissional e tecnológica do Instituto Centec para planejar o futuro da organização.

Os representantes dos ministérios que confirmaram presença foram: o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes; o coordenador de Subvenção Social do Ministério da Justiça, Manuel Teles; o secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca, Felipe Matias; o secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Simi; o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Roberto Loreno; o secretário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Duarte de Castro; o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reginaldo Silveira de Lima; a chefe de Gabinete da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Teresa Cristina Oliveira; a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, do ministério do Turismo, Regina Cavalcante; e o secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, ex-presidente do Instituto Centec.

Apoio
A presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, destaca o apoio dado à realização da Oficina pelo BNB, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Instituto Centec, Crea-CE e Assembleia Legislativa. A abertura do evento terá a presença de várias autoridades do Estado.

Já confirmaram participação nas atividades dos grupos de trabalho no sábado os prefeitos Edmilson Júnior, de Quixeramobim; Clodoveu Arruda (Veveu), de Sobral; Marilene Campelo, de Aracoiaba; José Hélder Matos, de Várzea Alegre; Odvar Facó, de Beberibe; Guilherme Landim, de Brejo Santo; José Almir, de Groairas; Aninha de Kito, de Fortim; Henrique Sávio Ponte, de Ipu; e Frank Gomes, de Itaiçaba. Também virá Ricardo Soares Cretella, diretor de Indústria, Comércio e Porto da Prefeitura de Cubatão.

Após a abertura do evento, as atividades serão retomadas no sábado de manhã e à tarde com o trabalho de 12 grupos em imersão, cada um com um representante dos ministérios e um prefeito de Município cearense. No domingo pela manhã, a plenária de encaminhamento de soluções coroa a Oficina de Busca de Estratégia e Prioridades.

A aproximação com a rede de parceiros do Centec com o Governo Federal é importante para a discussão de projetos e captação de recursos, avalia Geórgia, uma vez que as políticas dos ministérios convidados são das áreas de atuação do Instituto.

O Instituto Centec mantém uma rede de 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), duas Faculdades de Tecnologia Cetec (Fatec) e quatro Núcleos de Informação Tecnológica, todos no interior do Ceará. Só a Sede fica em Fortaleza.Fatec Cariri

O secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, agendou a visita da Comissão de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação, nos dias 11 e 17 de setembro, para a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte. A solicitação da visita foi feita pela presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, em audiência agendada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, que articulou o contato com o secretário do MEC.

O funcionamento da Fatec foi autorizado em 2006. Depende da avaliação o recredenciamento e reconhecimento dos cursos da Fatec que formam tecnólogos em eletromecânica, manutenção industrial, irrigação e drenagem e tecnologia em alimentos.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Centec
Oficina de Busca de Estratégia e Prioridades, em Fortaleza
Telefone: (85) 3066.7000

Nenhum comentário: