quinta-feira, 14 de julho de 2011

Programas para reduzir a retenção de alunos estão em andamento desde 2007

Média nacional de retenção no primeiro ano foi de 2,6% (FCO FONTENELE)

Sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informa que a rede pública estadual contempla somente 0,4% da matrícula de primeiro ano do ensino fundamental.

A orientadora da célula de projetos para os Municípios, Lucidalva Bacelar, explica que esta matrícula se concentra nas escolas indígenas que trabalham, de forma autônoma, com uma modalidade diferenciada em sua metodologia de ensino.


Desde 2007 estão sendo implementados programas para reduzir a retenção escolar e fortalecer o aprendizado na idade certa. Um deles é o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Apoio
“Os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico”, detalha Lucidalva Bacelar, da Seduc.

De acordo com o Sistema Permanente da Educação Básica do Ceará (Spaece), em sua versão Spaece-Alfa, 99,5% dos municípios estão com média satisfatória de alfabetização.

O levantamento envolveu 124.902 alunos do 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas. Os resultados possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição de recursos financeiros entre os municípios e as escolas.

SAIBA MAIS

Redução nos números
Mesmo com o índice de reprovações acima da média nacional, o Ceará tem vislumbrado uma redução desse percentual nos últimos anos. Em 2007, a taxa de retenção dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental era de 6,1%. No ano seguinte, caiu para 5,5%. E, em 2009, para 4,3%.

Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Encontros
Além dos levantamentos estatísticos e das avaliações, o Instituo promove encontros para discutir os temas educacionais e disponibiliza também outras fontes de consulta sobre educação.

Fonte: O Povo

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