quinta-feira, 14 de julho de 2011

Reprovação acima da média

Segundo dados do Inep, 3,8% dos alunos do 1º ano foram reprovados no Ceará. Média nacional é de 2,6%

Alunos do primeiro ano do ensino fundamental continuam sendo reprovados nas escolas públicas e privadas do Ceará. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,8% dos alunos nesta faixa escolar foram reprovados no Estado.

O percentual é considerado alto em relação à média nacional, que foi de 2,6%. O Ceará ocupa a 5ª posição no ranking de estados que mais reprovaram alunos no 1º ano em 2010, incluindo escolas públicas e particulares. Perde apenas para Rio (9,6%), Piauí (7,6%), Paraíba (5,3%) e Amazonas (4,1%).

Entre os municípios cearenses, Fortaleza registra um percentual ainda mais crítico. Foram 4,6% dos alunos reprovados em período de alfabetização. O Ministério da Educação orienta que não ocorram reprovações nesse período. O receio é que a reprovação acabe desestimulando a aprendizagem da criança, justamente em um período importante de alfabetização.

No fim do ano passado, o Conselho Nacional de Educação aprovou um parecer recomendando a retenção apenas a partir do terceiro ano.

São as escolas particulares as que registram maior índice de reprovação entre os alunos do 1º ano – em nível estadual e municipal. Na capital cearense, por exemplo, a rede particular teve 4,9% de reprovação. Na rede pública, foram 4,3%.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-Ce), Airton de Oliveira, explica que o rigor no projeto pedagógico acaba exigindo mais do aluno em obter um bom resultado. “Exigimos mais esforço do aluno, que corresponda aquilo que a escola planejou”.

E acrescentou que a rede privada não adota o sistema automático de aprovação, além de ter diferenças na metodologia dos projetos pedagógicos. “O artigo 30 da Lei de Diretrizes e Bases confere às instituições de ensino autonomia no seu projeto pedagógico. A avaliação é um estágio de medição do desempenho do aluno dentro do projeto pedagógico escolhido”.

Para Edgar Linhares, do Conselho Estadual de Educação, a reprovação é uma deficiência técnica da escola. “Os professores devem compreender o papel de ensinar. Quando há reprovação é porque a escola não esteve atenta às necessidades do aluno”.

O POVO entrou em contato com a Secretaria Municipal da Educação (SME) para que uma análise dos números fosse feita. Mas a assessoria de imprensa informou que a secretária Ana Maria Fontenelle não falaria sobre o assunto, nem os técnicos do órgão.

Porém, a assessoria enviou uma nota afirmando que a equipe de
Coordenação do Ensino Fundamental realiza um acompanhamento nessa série para que a taxa de reprovação seja 0% para 2011.


ENTENDA A NOTÍCIAMEC e Conselho Nacional de Educação orientam que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental não sejam reprovados. Porém, escolas públicas e privadas do Ceará ainda registram um percentual alto de retenção desses alunos.


Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br

Fonte: O Povo

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