quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto colore prédios históricos

Pinceladas chegam a Fortaleza após projeto ter passado por cidades como Olinda, Salvador e Rio de Janeiro (FOTO: RAFAEL CAVALCANTE)

Pinceladas de cor dão alegria em volta da Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. O espaço ganha colorido com a pintura dos prédios ao seu derredor

E o Museu do Ceará deixa, aos poucos, de ter a cor creme e passará ao original cor de rosa. A Igreja do Rosário ganha mãos de cal e retira os traços dos pichadores. O Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, recebe um amarelo mais vivo ao invés do antigo, desbotado.

E, dessa forma, tudo ao derredor da Praça dos Leões, nome famoso da oficial General Tibúrcio, faz lembrar o tempo de outrora. O projeto “Tudo de cor para Fortaleza”, realizado pela Coral Tintas, inaugura hoje os serviços começados há cerca de duas semanas. No evento, haverá o lançamento do mutirão de pintura na praça e leva a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes a sujar a mão de tinta.

“Tá ficando bem bonito. O ruim vai ser quando a negrada chegar para pichar. Quem é que vai tomar conta?”, questiona o vendedor Samuel Fernandes da Silva, 30, vendedor no Centro de Fortaleza. “Não digo que vai dar mais gosto, porque eu adoro do que eu faço, mas vai ficar mais prazeroso”, conclui.

O projeto ocorreu em outras cidades, como na pernambucana Olinda. Na praça, serão pintados os prédios do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras; o Museu do Ceará, a Igreja do Rosário e a Casa do Estudante, todos no Centro. Prédios particulares também ganharão mãos de tinta.

Satisfeito, o pintor Leandro Freitas, 35, capricha em cada pincelada. “É para a cidade ficar mais bonita”, felicita-se o fortalezense, enquanto pinta a fachada do Palácio da Luz.

A paleta de cores dos imóveis foi definida por uma parceria entre a empresa de tintas, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Para a definição das cores foi levado em conta a ultima das camadas de tinta. Aqui no Museu (do Ceará), por exemplo, encontramos o rosa”, conta a diretora do museu, Cristina Holanda. Segundo ela, a Associação de Livreiros da Praça dos Leões já se organiza para manter o espaço conservado.

Entrega do projeto “Tudo de cor para Fortaleza”, hoje, 17, às 15 horas, na Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões). Às 19h30min, acontecerá show com Fagner, na Praça do Ferreira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Iniciado em agosto de 2009, o projeto já usou 96 mil litros de tintas em mais de 2.200 imóveis do País, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro e Florianópolis.

SAIBA MAIS

Todos os prédios do entorno da Praça dos Leões receber ão pintura, inclusive um estacionamento e um edifício em frente à praça, na rua Conde D’eu.

O projeto é encabeçado pela AkzoNobel e une moradores, voluntários e colaboradores da companhia em uma grande onde de pintura e conservação das áreas escolhidas.

Em Fortaleza, mais de seis mil litros de tinta estão sendo usados para a transformação das
fachadas da Praça General Tibúrcio - popularmente conhecida como Praça dos Leões - e 14 imóveis em seu entorno, além da Igreja do Rosário, Palácio da Luz, Museu do Ceará e a Casa do Estudante.

As cores foram definidas, de acordo com a diretora do Museu do Ceará, Cristina Holanda, através de uma equipe formada por pessoas da equipe da empresa de tintas, da Secretaria de Cultura do Ceará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), levando em consideração a cor da fachada original dos prédio.

Angélica Feitosa
angelica@opovo.com.br 

Fonte: O Povo

Do Blog: Uma atitude louvável, pois os prédios históricos de Fortaleza, estive visitando os mesmos em julho e percebi o quando estavam precisando desta restauração.

Nenhum comentário: