quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile cívico-militar do 7 de setembro acontece em Acaraú

Alunos de escola municipal expondo faixa
Sete de setembro. Data em que se comemora a independência do Brasil. Para lembrar a data, a Prefeitura de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, promoveu hoje um desfile cívico militar com ampla participação popular. Marcharam pela manhã nas ruas do Centro, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da sede e de seus distritos, pelotões das polícias Militar, Ronda do Quarteirão, pelotão de escoteiros, Tiro de Guerra de Acaraú, Guarda Municipal, entre outras instituições.  
Fizeram-se presentes inúmeras autoridades, dentre as quais o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, o Chefe do Tiro de Guerra, Vanderlei Terras de Souza, Secretários Municipais, Comandante da Polícia Militar, Major Rondon, o Vigário da Paróquia de Acaraú, Padre José Eudez Cruz, diretores e professores de escolas.  
A concentração se deu às 7h, em frente à igreja Matriz de Acaraú, no Centro, onde foi feito o hasteamento da bandeira e houve pronunciamento das autoridades. Em seguida, o desfile iniciou-se às 8h30min, seguindo em direção à Praça Manuel Duca da Silveira, também no Centro, onde foi montado um palco onde se posicionaram as autoridades para receber os pelotões. Alunos impunhavam faixas com os nomes de suas escolas e cartazes com projetos que participam e frases contra as drogas e a favor do esporte. Ronda do quarteirão e Guarda Municipal tocavam músicas cívicas, dando a cadência da marcha em homenagem à Pátria.

Faixa estimula a inclusão de deficientes
As calçadas ficaram repletas de populares que aguardaram ansiosamente a passagem do cortejo em homenagem ao país. Projetos governamentais eram divulgados em cartazes e faixas, como do projeto de Leitura, da Secretaria de Educação e contra as drogas, pelo Proerd do Ronda do Quarteirão. Também eram divulgadas inúmeras mensagens conscientizadoras, como da necessidade de inclusão de pessoas com deficiência.  
O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú em articulação com as outras Secretarias Municipais e outros órgãos e entidades acarauenses.

Inúmeros alunos de escolas do Município foram mobilizados a confeccionar cartazes, faixas e a caracterizar-se para o evento. Em destaque no desfile, uma bandeira do Brasil confeccionada com garrafas PET pelos alunos da Escola Francisca Silveira Gomes, do bairro Pedrinhas. Conforme a professora Maria Sandrina, o objetivo foi conscientizar as pessoas da necessidade de reciclar, "colaborando, assim, para a conscientização ambiental". A escola mobilizou mais de 250 alunos que estavam participando do desfile. 
Também desfilaram 18 crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, matriculados na Escola Municipal Professora Tereza de Jesus Silva. Esse público, conforme a técnica Nádia Araújo, da Secretaria de Educação, tem sido beneficiado com projetos e ações por parte da Secretaria de Educação, como as salas estruturadas e multifuncionais, preparadas para atender esse público. Além da formação continuada de profissionais para atendimento adequado.  
Para o Cabo Francisco de Assis, do Tiro de Guerra do Município, o desfile cívico militar promovido pela Prefeitura estimulam às crianças e jovens não somente a ter amor pela Pátria, como também "acaba tirando-os do mundo das drogas e impulsionando a uma realidade melhor".

Guarda Municipal de Acaraú
Francisco Natan da Silva, de 14 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Odete Silveira, impunhava orgulhoso a faixa com o nome de sua escola. O estudante acredita que o desfile é um momento importante "em que nós brasileiros comemoramos o aniversário da independência do Brasil". 
O Prefeito Municipal de Acaraú, que saudou aos presentes e participou ativamente das atividades em comemoração a Pátria destacou a importância de eventos como o realizado neste sete de setembro para homenagear a Pátria, com "perseverança num dia de sol forte em nossa cidade, demonstrando nosso amor pelo nosso país". 
Desfile também ocorreu a partir das 16h no distrito de Aranaú, que contou com ampla participação popular. 

Fonte: Vale do Acaraú Notícias

Nenhum comentário: