terça-feira, 20 de setembro de 2011

EEEP Marta Giffoni fazendo parte das Escolas Associadas ao Programa UNESCO-PEA


A Coordenação Internacional do Programa das Escolas Associadas, em Paris, decidiu positivamente pela inclusão da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, no quadro definitivo do PEA. Vale ressaltar que a EEEP Mart6a Giffoni receberá certificação em caráter excepcional, pois  as novas inclusões estão suspensas.

O Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi lançado em 1953, com a finalidade de fortalecer o papel da educação escolar na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Os objetivos do Programa se expandiram nas últimas décadas no intuito de atender às novas demandas da escola e da sociedade em tempos de globalização neoliberal e aprofundamento de problemas globais, tais como desigualdade social, degradação do meio ambiente, exclusão, racismo, fome, desemprego e analfabetismo. Atualmente, o PEA tem como meta fundamental encorajar as escolas associadas a oferecer um tipo de educação de qualidade que promova inclusão e justiça social e eduque cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global. Essa educação de qualidade se baseia essencialmente nos quatro pilares de educação da UNESCO (Dellors, 1996): aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver juntos. O PEA tem ainda por objetivo contribuir para o alcance das oito metas do Milênio (ONU, 2000) e das seis metas de Educação para Todos (Dacar, 2000) até o ano de 2015.

Uma escola PEA deve procurar meios inovadores e criativos para tornar o currículo e aprendizagem escolar mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos. Além de recomendar que a escola trabalhe com temas do cotidiano escolar, o programa recomenda que as escolas associadas desenvolvam atividades relacionadas com as seguintes temáticas centrais: a) problemas mundiais e o papel da ONU, b) direitos humanos, democracia e tolerância, c) aprendizagem intercultural, d) Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O programa também sugere que a escolas associadas desenvolvam trabalhos relacionados com datas comemorativas e anos internacionais adotados pela ONU.

Apesar de não dispor de recursos financeiros para as escolas associadas, a UNESCO recomenda que toda escola PEA  faça contatos e parcerias com outras escolas associadas, organizações e instituições públicas ou privadas, tanto no nível regional como nacional e internacional. Essas parcerias devem ser feitas no sentido de criar alternativas para garantir o suporte financeiro, pedagógico e tecnológico necessário para manter os projetos promovidos pelas escolas associadas. Toda escola PEA precisa também elaborar e encaminhar relatórios anuais de atividades realizadas para a coordenação regional e/ou nacional das escolas associadas da UNESCO . Os relatórios deverão ser elaborados em Inglês, Francês ou Espanhol, línguas oficias da ONU.

Simbologia
É importante, também, que as instituições compreendam o significado simbólico da marca.
O logotipo das escolas foi, recentemente, redesenhado, com o objetivo de retratar melhor o dinamismo da rede. O primeiro logotipo foi desenhado em 1983, por um estudante boliviano, combinava símbolos como o planeta, uma pomba, um livro, crianças e o Sol.
O novo logotipo conserva determinados elementos, simplificando-os. O livro aberto representa a educação; o vôo da pomba simboliza a paz e o globo, o diálogo multicultural.
A partir de agora, também, o logotipo do PEA não pode ser usado separadamente do logotipo da UNESCO.

Fonte: Escola Marta Giffoni

Nenhum comentário: