domingo, 11 de setembro de 2011

Festa reúne lazer e solidariedade

Enquanto alguns jovens se divertiam, outros doavam sangue ou tiravam documentos
FOTO: ALEX COSTA

Um dia de lazer e prestação de serviços à comunidade marcou o encerramento das comemorações

Desde 2008, o Ceará celebra a Semana da Juventude como forma de estimular a criação de política públicas para essa parcela da população, estimada em 2,1 milhões no Estado. Por ano, o Governo Estadual investe R$ 500 milhões, que são distribuídos por todas as secretarias que realizam ações voltadas para os jovens, informa Ismênio Bezerra, da Coordenação Especial de Políticas Públicas de Juventude do governo do Estado.

De olho no futuro, Ismênio Bezerra considera fundamental o investimento em políticas para esse grupo. "Agora, estamos vivendo o boom da juventude no Brasil, mas o quadro vai mudar dentro de 30 anos", atenta. Uma das preocupações diz respeito à inversão na base da pirâmide de contribuição da Previdência Social, considerado um risco para o País.

Uma das medidas é desenvolver políticas para que os jovens passem mais tempo na escola. Ou seja, não ingresse logo no mercado de trabalho, como acontece no momento. Um dos exemplos desse investimento no Estado é o incentivo ao esporte e à cultura. Como também a construção de escolas profissionalizantes e o desenvolvimento dos projetos das praças da juventude, a exemplo da Praça do Centro de Artesanato (Ceart), na Avenida Santos Dumont, palco da festa do encerramento das comemorações da Semana da Juventude em Fortaleza.

Celebração
"O momento é de celebração", afirmou Ismênio Bezerra, fazendo referência à festa que terminou com show artístico, à noite. Mas nem só de festa vive a juventude do Ceará. Prova disso é a preparação para a 2ª Conferência Estadual da Juventude, cuja etapa final vai acontecer de quatro a seis de novembro, em Fortaleza. Atualmente, estão acontecendo as etapas territoriais, no Interior e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os jovens ainda convivem com problemas que vão desde a necessidade de migrar, como acontece, todo ano, principalmente nos municípios de Russas, Cratéus e Hidrolândia, cujos jovens continuando viajando para trabalhar, durante quatro meses no corte da cana, em São Paulo, lamenta. A gravidez na adolescência e as drogas, a exemplo do crack, são outros problemas da juventude.

Nenhum comentário: