terça-feira, 20 de setembro de 2011

Livro-Histórias de bronze

Uma fantasia filosófica, um misterioso passeio noturno pela Praça dos Leões e uma enciclopédia ilustrada de monumentos e personalidades do Ceará: é o que reserva a seus leitores o livro em quadrinhos "Conversa de Rei", do cearense André Dias

Ilustração de abertura do livro Conversa de Rei. O autor André Dias opta pela monocromia e por um traço marcado para representar a Praça General Tibúrcio, mais conhecida como Praça dos Leões

Uma escritora de bronze ouve histórias de uma coruja andarilha. Enquanto isso, o General, ali ao lado, desce do pedestal de mármore para filosofar. Aproxima-se dos companheiros residentes no museu e inicia um colóquio filosófico, interrompido por um bode boêmio e marxista, que se põe a discutir com padeiros espirituais. Isso é o que o quadrinista André Dias supõe que ocorram durante as noites na Praça General Tibúrcio, a famosa Praça dos Leões, uma saborosa versão cearense de películas como "Uma noite no Museu" e "Meia noite em Paris". André mergulha no imaginário da praça, subvertendo as figuras imponentes como Rachel de Queiroz, General Tibúrcio, Bode Ioiô e até os leões, em luta com as serpentes.

Não bastando a engenhosidade do tema, o autor inova pelo formato: quadrinhos. Através de HQ, registra a praça sem omitir as mesinhas costumeiras no Lyons Bar, a venda de livros didáticos e os jogos de damas no beiral de concreto. Também tais hábitos se tornaram um costume, uma tradição do lugar.

"Desde pequeno, sempre que andava por aquela praça imaginava uma história. Quando lia contos de fadas, imaginava um lugar parecido com aquele", relembra André, que explica o início do projeto: "Tinha um projeto anterior de fazer histórias curtas sobre pontos da cidade, como o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará... Quando estava desenhando a praça, coincidiu com o lançamento do edital da Secretaria de Cultura do Estado, aí resolvi me aprofundar para lançar um livro maior". Oito meses de desenhos, 200 fotos de referência e muitas leituras depois, estava pronto.

Memória
Além da ficção, o trabalho é ainda um autêntico registro histórico, com bibliografia recolhida com a ajuda de amigos historiadores. Ao fim dos quadrinhos, cerca de 20 páginas foram reservadas a uma enciclopédia ilustrada da praça, com um breve histórico de acontecimentos, monumentos e personalidades como a Padaria Espiritual e a Academia Cearense de Letras.

Como não podia deixar de ser, "Conversa de Rei" foi lançado na praça, há uma semana, no banco de Rachel. Naturalmente, a cerimônia precisava ir até eles, já que a escritora e seus comparsas se recusam a aparecer sem que a noite tenha caído por completo.

CIDADE EM QUADRINHOS
"Conversa de Rei"
André Dias
R$ 20
52 páginas
2011
Expressão

O livro está à venda nas livrarias Lua Nova e Smile. Pode ser adquirido ainda com o autor. Contato: (85) 99349622

MAYARA DE ARAÚJO
REPÓRTER

Nenhum comentário: