sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Museu Madi já está há dois anos fechado após enchente

Prefeitura de Sobral diz que tem plano de emergência para salvar o Museu Madi de possíveis enchentes do Acaraú

Situado à margem esquerda do Rio Acaraú, o Madi foi totalmente inundado em 2009. Teve que ser desativado e acervo ainda está guardado no Centro de Convenções FOTO: WILSON GOMES

Sobral O Museu Madi, desativado há dois anos, vai voltar a funcionar até o fim do primeiro semestre de 2012, no mesmo local, à margem esquerda do Rio Acaraú. O Museu foi inundado em 2009 devido às fortes chuvas que castigaram a cidade, provocando a enchente do Acaraú. Todo acervo foi salvo e está guardado no Centro de Convenções da cidade.

Inaugurado em 5 de julho de 2005, o Madi funcionou por quase quatro anos, atraindo grande número de visitantes e sendo referência nacional do movimento Madi. Além do Madi, serão reinstalados na chamada Esplanada Praça Cívica, à margem esquerda do Acaraú, um anfiteatro, a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) e uma biblioteca.

"Vamos, na verdade, construir um moderno Centro Cultural, que será de maior peso com um diferencial único", informa o secretário de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Campelo Costa.

"Na Esplanada, vamos ter ainda a Escola Superior de Música, além de um espaço para cursos de Pintura, Serraria, Reciclagem de Papel e Desenho, ministrado em parceria com a Secretaria de Educação", completou.

Maquete
Na próxima semana, o novo Museu Madi será lançado por meio de uma maquete eletrônica. "Essa maquete será levada para o Pavilhão Sobral da Casa Cor Ceará em Fortaleza, em outubro", antecipa Campelo Costa.

O secretário destaca que a licitação para ampliação do Madi será feita ainda este ano e as obras, que devem durar seis meses, têm começo previsto para janeiro de 2012. O dinheiro para ampliação está garantido por meio de recursos da Prefeitura de Sobral, Governo do Estado, Ministério da Cultura e Banco do Nordeste (BNB).

"O Madi não só voltará para o mesmo local, como receberá melhoramentos", diz Campelo. Ele rebate quem afirma que o Madi deveria sair da margem do Acaraú. "Não precisa. Temos estudos que, em caso de alagamentos terríveis, como os que aconteceram em 2009, salvamos o acervo rapidamente sem prejuízo. Além disso, a estrutura pode ser lavada, a exemplo do que acontece na Praça de São Marcos, em Veneza, na Itália", compara o secretário.

A engenharia que fez o Madi de Sobral projetou comportas e a previsão de toda área urbanizada do Acaraú para possíveis banhos. O secretário informa ainda que o novo Madi terá uma plataforma de um anfiteatro e um espaço da Ecoa para, dentre outras atividades, fazer restauros e fazer atividades programáticas no local.

O Madi de Sobral é o único do gênero construído no Brasil. São cerca de 100 obras doadas por artistas Madi do mundo inteiro do movimento Madi. São esculturas, pinturas e desenhos de valor artístico inestimável, conforme salienta Campelo Costa. "Sobral foi contemplada com esta maravilha e vamos voltar a corresponder esta confiança", completa o secretário.

A criação do Museu em Sobral é possível graças ao sucesso das edições dos salões internacionais de artes plásticas realizados no Município, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. Em 2005, o espaço foi inaugurado com a presença de vários artistas do movimento, que vieram da França, Hungria, Uruguai e Estados Unidos.

O Movimento Madi foi criado pelo artista plástico uruguaio Arden Quin, em meados de 1940. Pode ser entendido pelo significado das letras M (Movimento), A (Abstração), D (Dimensão) e I (Imaginação).

Tem no seu conceito a ruptura dos ângulos tradicionais de um quadro. "O Madi desconstruiu a forma tradicional da arte geométrica, fazendo-a sair dos ângulos retos", diz o catálogo do movimento.

Esta manifestação artística nasceu na Argentina com apenas dez participantes. Hoje, mais de 100 artistas participam do movimento em todo o mundo. França, Itália e Hungria têm fortes organizações do movimento com uma boa leva de artistas militantes. Também há artistas Madi na Argentina, Japão, Espanha e Estados Unidos.

Catálogo
A Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral lançará ainda este ano um catálogo com todas obras da cidade. "Está pronto e estamos mandando para gráfica e, logo em seguida, lançar", revela Campelo Costa, informando que a Casa de Cultura de Sobral está preparando uma exposição com algumas obras do Museu para ainda este ano.

Outro projeto em curso por Campelo é a fiação subterrânea do Centro Histórico da Cidade. "Só ficará na parte de cima a posteação de iluminação pública. Os fios serão todos por baixo", afirma. O Planetário de Sobral é mais uma ação que deve ficar pronta em 2012. "Estamos montando a cúpula que é importada", diz ele.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral, Av. Dom José Tupinambá da Frota, 881, Centro, fone: (88) 3611.2712

Lauriberto Braga

Repórter

Nenhum comentário: